Inpe antecipa lançamento do Cbers-4

CEBRS4São José dos Campos

Uma equipe de técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, deve viajar à China para iniciar a montagem do Cbers-4 (satélite sino-brasileiro de recursos terrestres), que pode ter o cronograma de lançamento antecipado de 2015 para dezembro deste ano.

A informação é da AEB (Agência Espacial Brasileira). Os técnicos trabalharão na instalação e testes dos sistemas elétricos do satélite, uma das primeiras etapas da montagem do orbitador.

No final do ano passado, o Brasil propôs à China antecipar o lançamento do novo orbitador, que irá substituir o Cbers-3, que foi lançado em dezembro, mas desapareceu 30 minutos depois.

O satélite foi lançado fora da sua órbita prevista porque o motor do terceiro estágio do foguete chinês Longa Marcha 4B parou de funcionar 11 segundos antes do previsto.

Segundo a AEB, a maior parte dos equipamentos do Cbers-4 já se encontra na China, onde, neste caso, ocorrerá a fase de montagem, integração e testes do satélite.

A AEB e o Inpe concordam que o prazo é bastante exíguo, que o risco é desafiador, mas entendem que as equipes técnicas das duas instituições estão capacitadas a concluir o cronograma no novo prazo.

Fonte: O Vale 

8 Comentários

  1. O GOVERNO BRASILEIRO NÃO APRENDE MESMO !!!… mais um que vai para o espaço, literalmente… 🙂 acreditar em chinês é passar atestado de otário…

    • O Longa Marcha nunca teve uma falha em lançamentos, até o evento do CEBERS-3. No caso nem se pode dizer que o lançador falhou pois a carga principal foi lançada com êxito.

      Preconceito de origem, realmente, é algo triste…

      • “O Longa Marcha nunca teve uma falha em lançamentos, até o evento do CEBERS-3”

        Que coincidência não?! logo no nosso?! A China esta desenvolvendo uma industria bilionária de satelites geo estacionários, seria uma pena se um “potencial cliente” se tornasse independente e ate concorrente neste setor não?!

        Falow e disse olhos azuis, enquanto não tomarmos vergonha na cara, e começarmos a lançar coisa útil de Alcantara, e não foguetes de são João, vamos ficar nas mãos de um e de outro, e acreditando em contos da carrochinha tipo “pareceria estrategica”

      • Matou a charada, amigão… só os comprometidos ideologicamente com os incompetentes não aceitam os fatos “venéreos”… 🙂
        “Venéreos” pela sacanagem que fizeram com o Brasil… e ainda tem quem não queira aceitar que nos passaram a mão na bunda e ainda não comemos NINGUÉM… nem um miojo sabor “cachorrinho pé de poodle”… rsrsrsrsrsrss…

  2. Vai lançar em dois anos… só acredito vendo!

    Esse foi a primeira falha desse foguete… desde os anos 90, é extremamente confiável, e espanta que nunca tenha falhado antes!

    Perdas são normais na área espacial, todos os grandes já perderam com isso!

  3. Se o lançamento se der em dezembro 2015, sera uma vitória contra toda essa incompetência que se instalou no programa espacial brasileiro !

    E provará que podemos fazer as coisas em bem menos tempo,basta querer !

  4. Uma equipe de técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, deve viajar à China para iniciar a montagem do Cbers-4 (satélite sino-brasileiro de recursos terrestres), que pode ter o cronograma de lançamento antecipado de 2015 para dezembro deste ano. ===== Cara, e eu pensando q estava montado…e só esperando p ser lançado c algumas alterações p melhorar-lo..Bem, pelo menos irá ao espaço antes de dezembro de algum ano e bem antes de 2020..AD.Esses são os caras q são responsáveis pela segurança do n país, e ñ kerem ser espíonados.E dizer q votamos nesses trastes( abaixo a Ditadura do voto Obrigatorio).Ñ são confiáveis.Trágico.Sds.

  5. caiu um soldado mais a infantaria continua ,
    mataram os engenheiros e cientistas mas esta formada outra equipe e seguiremos em frente
    o resto é apenas a síndrome dos vira latas !!!

Comentários não permitidos.