Exército chinês planeja criação de sistema de comando conjunto

Honour guards from the navy, land, and air force dress in the latest uniform and salute in formation in Beijing

Exército chinês planeja criação de sistema de comando conjunto

As Forças Armadas da China planejam estabelecer um sistema de comando conjunto para “melhorar a eficiência” em situações de crise, destaca a imprensa estatal.

Atualmente, o Exército Popular de Libertação, o maior exército do mundo, que inclui a marinha e a aeronáutica, está organizado em um sistema de sete regiões com as forças terrestres em seu núcleo.

Os militares iniciaram “um positivo programa piloto” para criar um sistema operacional de comando conjunto, que será aplicado “no tempo devido”, afirma o jornal estatal China Daily, que cita o ministério da Defesa.

A informação não explica se o atual sistema regional será substituído.

Uma estrutura mais unificada poderia reduzir a possibilidade de que um comandante local adote uma ação não autorizada em uma situação de crise.

Arthur Ding, especialista da Universidade Nacional Chengchi de Taiwan, afirmou que discussões internas sobre a criação de um sistema deste tipo podem ter acontecido durante anos, como parte da modernização militar na China.

O ministério da Defesa afirmou que a modernização não aponta para nenhum país, informa o China Daily.

Ao longo de 2013, Japão e China protagonizam uma disputa territorial pelas ilhas Senkaku, controladas por Tóquio no Mar da China Oriental, que Pequim reivindica com o nome de Diaoyu.

Fonte: AFP 

1 Comentário

Comentários não permitidos.