A RÚSSIA POSSUI O TRANSPORTE ESPACIAL MAIS SEGURO E SEGUE INSUBSTITUÍVEL.

Sugestão: Lucena

Autor: Grigori Milenin

A Rússia mantém o monopólio no mercado dos transportes espaciais. A agência aero-espacial NASA prolongou o contrato com a Agência Federal Espacial da Rússia Roscosmos de transporte dos seus astronautas para a Estação Espacial Internacional até finais de 2017.

Depois dos EUA terem renunciado à utilização das suas naves vaivém Space Shuttle, os aparelhos espaciais russos Soyuz são o único meio de transporte de astronautas para a EEI e de seu regresso à Terra. Porém, hoje, na América, assiste-se aos últimos retoques da nave de nova geração Dragon, cujo início de exploração está planejado para 2017.

Yuri Karash, perito em política espacial, considera, em declarações à Voz da Rússia, que o prolongamento do contrato da NASA com a Roscosmos por esse período pode significar o desejo dos americanos se prevenirem:

“A nave espacial Dragon, fabricada pela empresa americana SpaceX, deve começar a voar, na sua variante pilotada, dentro de cerca de dois anos. Depois é necessário mais um ano para afinações. Resumindo, o início da exploração está previsto para 2017. Parece que os Estados Unidos decidiram que necessitam de um “airbag” sob a forma de utilização durante dois anos de naves espaciais Soyuz até se convencerem de que a Dragon voa bem”.

Segundo as condições do contrato para 2014-2016, a parte americana já pagou à Roscosmos mais de 750 milhões de dólares pelo transporte dos seus astronautas para a EEI. A quantia impressiona, sendo que uma parte sua pode ser investida no desenvolvimento das próprias naves da nova geração. Porém, neste caso, o interesse ativo dos americanos para com as Souyz pode tornar-se um obstáculo à criação de novas tecnologias, observou Yuri Karash:

“A continuação das aquisições pelos americanos travará a criação de nova tecnologia espacial. Ou seja, enquanto continuarem a comprar as nossas Soyuz, haverá sempre pessoas que exagerarão as suas vantagens. Semelhante relaxamento continua a existir na área espacial e exerce uma ação desfavorável no seu desenvolvimento”.

Entretanto, hoje, a astronáutica russa necessita de novas naves espaciais. Segundo Alexander Zheleznyakov, membro da Academia de Cosmonáutica Tsiolkovsky, as nossas Soyuz poderão ter, dentro em breve, sérios concorrentes:

“É preciso ter em conta que, além da Dragon, os americanos estão a fabricar mais duas naves pilotadas. Trata-se da Dream Chaser da empresa Sierra Nevada e a CST-100 da companhia Boeing. Todas elas devem terminar os testes de voos pilotados até 2017. Estas três naves farão concorrência”.

Os peritos sublinham que o interesse dos parceiros estrangeiros para com a exploração de naves espaciais da série Soyuz é bem justificado: esta tecnologia mostra há várias décadas o alto nível de fiabilidade e segurança. Porém, o mundo muda e, para não ficar para trás, o campo espacial russo deve trabalhar para o futuro.

Fonte:Voz da Rússia

18 Comentários

  1. A Rússia mantém o monopólio no mercado dos transportes espaciais. A agência aero-espacial NASA prolongou o contrato com a Agência Federal Espacial da Rússia Roscosmos de transporte dos seus astronautas para a Estação Espacial Internacional até finais de 2017.==== A Russia segue insubstituível….qto ao BRASIL…veremos nesse ano de 2014AD, essa é a promessa…Quem viver verá.Sds.

    • Tinha um projeto do inicio da década passada para um ônibus espacial russo. Mas o projeto está parado a um bom tempo por uma série de problemas em achar parceiros e entre outros imbróglios.

  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, EUA comprando voos espaciais russos porque são mais seguros, kkkkkkkkkkkk é de me colocar um sorriso no rosto, só de imaginar o congresso americano aprovando a verba para fechamento do contrato kkkkkkkkkk, o ano começou engraçado, Putin e Medvedev devem estar passando mau de tanto rir.

    • Qual a graça?

      Primeiro que os EUA compram voos russos pq é mais barato, e não há mal nenhum no fato das duas nações coperarem.
      Bom para a Rússia!

      • Viu como você é criancinha!

        Por isso que ninguém acredita que você seja engenheiro.
        Se fosse, se expressaria como adulto.

        Você não tem amigos ou uma namorada?
        Pq dá para ver claramente que a coisa mais importante na sua vida é ficar de picuinha na internet.

        Isso é falta de mulher!

      • Carater é uma coisa pessoal e NÃO CONFIO EM QUEM TIRA ISSO EM BASE PRA JULGA-LOS… pois passa a querer julgar pessoas e não comentários.. passa a atacar argumentadores e não argumentos!!

        No mais nesse planeta não existe bom caracter o bastante pra se achar no direito de julgar outro carater!!

        Certo terapode?

        Ou será que você se acha bom carater o bastante pra julgar outro carater, de outra pessoa?

      • Não fale do que vc não tem, Franco… tai uma pessoa desprovida de tal valor… VENDIDO até a alma pelo seu projeto de ser útil ao partidão…

      • Não é questão de cooperação Deagol. Nós sabemos que a postura dos EUA com qualque r nação, é de superioridade, e se tratando dos russos, com quem eles disputam a quase meio século a superioridade aeroespacial, é hilário ver uma notícia dessas.
        Sds

      • Caro ARC.

        Eu não acho hilário, pois nunca subestimei as capacidades aeroespaciais russas. Sem dúvida, para mim, a Rússia merece muito respeito e admiração.
        Se tem foguetes melhores, mais seguros ou mais baratos parabéns à ales.

        Prefiro 1000 vezes Estados Unidos e Rússia cooperando do construindo armas uns contra o outros. Mesmo pq não acredito que os americanos pretendam atacar os russos algum dia.

        Se em muitas ocasiões acabo desrespeitando a Rússia como país, na verdade, meu objetivo é criticar a opinião de Fanboys, pessoas enganandas, ou o próprrio governo autoritário russo. E não seu povo, mesmo pq nunca visitei a Rússia e não posso criticar sua população e o mesmo vale para o Irâ.

        Ainda acho que em muitas aéreas tecnológicas os Estados Unidos estão na frente, não pq sejam melhores mas sim pq tem mais recursos para investir, fazem mais testes, Tem mais experiência em combate.

        Aém disso ainda existe o intercâmbio tecnológico com a Europa e as empresas civis que gastam o próprio dinheiro no desenvolvimento tecnológico e depois repassam suas inovações para o governo.

        O que sou contra é “comunistas de macdonalds” defendendo a Rússia de hoje, capitalista, como se ela fosse um país inocente e vítima dos EUA.

        Acho justo as pessoas defenderem o socialismo ou comunismo, cada um tem direito á sua opinião política, porém defender China e Rússia é defender o capitalismo que já tomou conta desses países.

        Outro ponto:
        A estação espacial internacional quase foi batizada de MIR 2, isso só não ocorreu por motivos políticos. A Rússia deu imensa contribuição com o seu modelo de estação espacial enquanto EUA e Europa contribuiram com eletrônica avançada e ergonomia de forma importante.

        Sempre soube da cooperação entre russos e americanos na área espacial, por isso essa notícia não me surpreende em nada.

        Parabéns aos engenheiros russos.

        Saudações

    • ARC,

      Não tem novidade alguma depois do POÇO SEM FUNDO PRA VERBAS dos Shuttle…

      Só mais um degrau escada abaixo, entre tantos que a hegemonia dos USA está conhecendo…

      E ninguém vai substituí-los, nem Rússia e nem China.. todos coexistirão em blocos contrapostos, mas nenhum terá a hegemonia, nem mesmo na área espacial!

      Valeu!

    • kkkkkkk pra vc que ainda nao consegue enxergar que americanos e russos possuem relaçoes comerciais naturais para duas potencias maduras , a esquizofrenia antiamericana somente existe nos habitantes de naçoes LIXOES , entre naçoes desenvolvidas ha ideias diferentes para alcançar objetivos comuns , por isto eles sao chamados russos e americanos ,esta relaçao nao eh compreendida por esquerdopatas latrinos ,cadjuvantes , isto tudo sem considerar que a nave russa eh confiavel e serve aos objetivos !

  3. A meu ver o Soyuz é a espaçonave de maior sucesso da história da exploração espacial é como o fuzil AK, simples e confiável !

    • Sim… por isso é mais barato pagar os russos do que ter toda um infraestrutura para tal… o dia que não compensar, os yankes farão até melhor… como sempre…

      • Blue eyes,
        Não sei se isso é bem uma verdade, respeito sua opinião, mas acho que os russos estão bem a frente nesse quesito aeroespacial, o que torna a escolha dos EUA pelos lançadores russos, uma escolha inteligente, o que não atrasa suas pesquisas nos espaço, e diminui custos (o que eles precisam fazer no momento, devido a crise interna), não acho que seja uma questão de “a hora que eles decidirem fazer melhor, farão” se tudo fosse assim, eles já seriam tão bons quanto os japoneses em nanotecnologia, seriam tão bons quanto os alemães em mecânica industrial, seriam tão bons quanto… etc…ou seja, eles são muito bons em muitas coisas, mas não compensa investir agora em algo que no momento é desnecessário,podendo fretar viagens com os russos.
        Sds.

  4. Na China que não pra confiar, soltou pecinha e perdemos um satélite.
    hauahuahauhauahuah
    Rindo da própria desgraça, mais, não perco a piada.

Comentários não permitidos.