Primeiro fuzil de tecnologia brasileira é produzido em Itajubá, MG

Nova arma é resultado de três anos de pesquisa do Exército brasileiro (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)

O primeiro fuzil 100% brasileiro passou a ser produzido em Itajubá (MG). A arma é resultado de três anos de pesquisa da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), que é ligada ao Ministério da Defesa. O fuzil IA2, calibre 556, já foi aceito pelas Forças Armadas. A expectativa é de que sejam fabricadas 200 mil armas.

O novo fuzil, que pode ser semi-automático e automático, é mais leve, pesa pouco mais de três quilos. A arma também é mais precisa. Ele é capaz de atingir um alvo a 600 metros de distância e pode dar mais de 600 tiros por minuto. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 50 milhões no projeto. Para construir a nova arma, a fábrica da empresa precisou ser modernizada em Itajubá. Oficinas foram reformadas e máquinas substituídas.

Novo fuzil pode disparar até 600 tiros por minuto (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)

Nova arma é resultado de três anos de pesquisa do Exército brasileiro (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)

O IA2 é o mais moderno entre os 40 modelos de armamentos que são fabricados exclusivamente para o Exército na fábrica de Itajubá. Ele será o sucessor do FAL, que ainda é usado nas Forças Armadas brasileiras e que pesa um quilo a mais. A diferença entre os dois também está na utilidade. O novo fuzil é mais apropriado para combates com distâncias menores entre os inimigos.

O fuzil calibre 556, de exclusivo do Exército, tem custo estimado a partir de R$ 5,5 mil. Outra arma da mesma família do IA2 está em fase de testes. A arma, ainda mais potente, terá calibre 762.

 

Fonte: G1

 

 

11 Comentários

  1. Muito bom, já passou da hora de aposentar os FALs !! O Brasil já mostrou que tem recursos humanos/talentos pra fazer qualquer coisa… basta querer !
    Abraço,

  2. O pessoal dos Morros do Rio aguardam a producao mais acentuada para poder comprar com mais garantias. Uma vez testada pelo Exercito a arma estara pronta para o combate urbano..vem depois da copa

  3. Nossa… Quanta diferença na fabrica da imbel…

    Nem parece aquele galpão abandonado dos sofridos anos de FHC (tão defendido pelo Vaderuxo)

    Parabéns a Imbel e parabéns “Azizquerdas feias, bobas, barbudas, fedolentatas e comedolas de cliancinhas” …..

    Espero que eles continuem a evolução deste fuzil…. Para no futuro termos novas versões…….

    Em tempo: o recuo da armas é bem melhor do que o do FAL… Possivelmente tem a ver com mudança de calibre

    • É verdade stadeu, o fuzil está bastante leve, na mesma media do HK-36, M-16A2, M-4A3, HK-416 etc, etc… reclamar do peso do IA2 5,56mm é um erro.

  4. sobre o peso do fuzil ,põem em bandoleira ,
    fuzil bom é aquele que não da incidente de tiro , alias qualquer arma ,não pode mastigar , e o fal 762 já tava voltando até o ferrolho na cara do soldado ,
    parabéns ao governo federal e aliados do governo e do brasil recuperação de uma fabrica brasileira de armamentos ,isso por causa da criação das leis do livro de defesa ,esse mesmo livro que os pipocas tanto falavam mau e desacreditavam o livro ,é o que vai dar a alça de mira para o desenvolvimento da defesa brasileira

Comentários não permitidos.