Barack Obama promulga lei para inviabilizar Glonass nos Estados Unidos

O jornal The New York Times destacou que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou uma lei que dificulta a construção em território nacional de estações de correção do sinal do sistema russo de navegação por satélite Glonass. De acordo com o documento, a construção destas unidades só será permitida quando a Casa Branca se certificar de que não serão utilizadas para espionagem e aprimoramento das armas da Rússia.

Além disso, as estações do Glonass nos Estados Unidos só poderão repassar à Rússia informações que não estejam criptografadas. Um congressista, apontado pelo jornal como fonte desta notícia e que não teve o nome revelado, garantiu que o verdadeiro objetivo desta lei é não só dificultar mas, praticamente, inviabilizar a operacionalidade do Glonass nos Estados Unidos.

 

Fonte: Diário da Rússia

49 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    “(…) Além disso, as estações do Glonass nos Estados Unidos só poderão repassar à Rússia informações que não estejam criptografadas. Um congressista, apontado pelo jornal como fonte desta notícia e que não teve o nome revelado, garantiu que o verdadeiro objetivo desta lei é não só dificultar mas, praticamente, inviabilizar a operacionalidade do Glonass nos Estados Unidos.(…)”
    .
    .
    .
    Isso tem um nome,protecionismo,eles vem com essa bandeira falsa,e com muita hipocrisia,por considerar que os russos utilize o Glonass para fins de espionagem.
    .
    Pode até que os russos utilize o Glonass com meio de espionar,e que os russos façam com eles o mesmo que os americanos fazem com nós,brasileiros com suas inúmeras antenas espalhadas pelo território brasileiro;partido disso;logo os americanos estão abrindo um precedente que eles fazem,reconhecem isso e cabe os outros países tomarem as mesmas providências que o governo deles estão fazendo.
    .
    Se o Brasil venha fazer isso,com certeza eles dirão que há exagero do governo e que é protecionismo da parte do Brasil !
    .
    Agora vem os latidos…rsrsr

    • por LUCENA
      .
      .
      CPI da Espionagem quer investigar as 841 antenas da embaixada dos EUA
      .
      De acordo com os registros da Anatel, o “arsenal” de antenas norte-americanas (são 841 ao todo) não encontra paralelo em nenhuma outra embaixada.
      .
      .
      .
      Brasília – A CPI da Espionagem parece ter comprado integralmente a versão dos representantes das quatro maiores operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil (Vivo, Tim, Claro e Oi) que, em audiência pública no Senado, nesta terça (5), negaram que as operadoras tenham colaborado com a espionagem norte-americana praticada contra a presidenta Dilma Rousseff, seus assessores e empresas brasileiras. Após o evento, anunciou que vai investigar porque a embaixada dos Estados Unidos mantem 841 antenas, a maioria móveis, em funcionamento no país.
      .
      De acordo com os registros da Anatel, o “arsenal” de antenas norte-americanas não encontra paralelo em nenhuma embaixada. A segunda que mais utiliza a tecnologia, a da Romênia, possui 20. Em seguida vem a França, com cinco, e o Chile, com três. “Nós sabíamos que a embaixada dos Estados Unidos possuía antenas, inclusive autorizadas pela Anatel. Mas não tínhamos ideia de que eram em número tão expressivo”, alegou a presidenta da CPI, senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), que disse que cobrará “explicações sólidas” dos Estados Unidos sobre o fato.
      .
      Pontos de insegurança
      .
      A utilização das antenas externa foi apontada pelos representantes das empresas de telecomunicações como principal tecnologia capaz de promover a espionagem dos dados de brasileiros já que, segundo eles, as redes nacionais são extremamente seguras e nada vulneráveis a invasões por dentro. Eles descartaram, por exemplo, qualquer possibilidade de interceptação de dados via cabos submarinos, tecnologia de difícil manuseio. Também garantiram que a inviolabilidade dos dados de seus clientes é política de todas as empresas, inclusive suas parcerias internacionais.
      .
      Diretor da Oi, Marcos Mesquita garantiu que a rede brasileira é segura. “Todo acesso não autorizado é bloqueado. E todo acesso autorizado é registrado e, portanto, rastreável”, alegou. Segundo ele, a maior fragilidade para a segurança de qualquer sistema está na atitude das pessoas que o utilizam. “A rede é um meio de transporte e nada interfere neste meio”, ressaltou.
      .
      Dois técnicos da Oi que o acompanhavam, porém, admitiram a possibilidade de interceptação de dados via ondas, por meio de equipamentos que, como antenas, estejam fisicamente próximos do alvo. O diretor da Vivo, Ari Sérgio Perri Falorini, acabou concordando. “Se for por rádio, sim, é possível. Se for por cabo, não, é muito difícil”, resumiu.
      .
      Diretor da TIM, Nelson de Sá também admitiu que “a internet é uma rede aberta que permite muitas interações”. Mas também responsabilizou os usuários pelas possíveis brechas para a espionagem. “Os contratos de adesão que a pessoa faz para ter acesso a certos aplicativos a fazem abrir mão da privacidade”, destacou.
      Denúncia bombástica
      .
      A denúncia de que a Agência de Segurança Norte-americana (NSA) vinha espionando governo e empresas brasileiras com a colaboração das operadoras de telecomunicações que atuam no país foi levada a público pelo jornalista do The Guardian, Glenn Greenwald, porta-voz das revelações do ex-técnico da NSA, Edward Snowden, sobre os programas secretos norte-americanos de interceptação de dados eletrônicos e telefônicos em vários países do mundo.
      .
      Indignada com a falta de uma resposta convincente do governo dos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff denunciou a prática à Assembleia de Segurança da ONU, abrindo um debate mundial sobre a segurança da rede mundial de computadores. Em meio à comoção geral, o senado brasileiro aprovou a criação de uma CPI para investigar o assunto. A comissão, no entanto, parece bastante esvaziada. Apenas quatro senadores participaram – e mesmo assim parcialmente – da última sessão.
      .
      .
      (*)fonte: [ cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/CPI-da-Espionagem-quer-investigar-as-841-antenas-da-embaixada-dos-EUA/4/29465 ]

    • Discordo meu amigo,
      Isso se chama seguro morreu de velho, o sistema Glonass foi criado para fins militares e com certeza ele pode servir para guiar mísseis balisticos.
      Como vc disse deveríamos fazer o mesmo com as antenas que instalaram em nosso país tão logo eclodiu o incidente Snowden , mas só vimos silêncio em relação a isso.

  2. Isso não é de se espantar,bobo foi a Rússia de deixar o GPS,ser implantado no seu território,será que pensaram que o EUA iam ceder espaço para o Glonass ?

    Esses dispositivos são estratégicos foram criados para fins bélicos,os EUA estão se precavendo,o único sistema desse tipo que pode vir a ter antenas nos EUA é o Galileo europeu, o Glonass e o Baiudu chinês podem desistir !

    • “Isso não é de se espantar,bobo foi a Rússia de deixar o GPS,ser implantado no seu território,será que pensaram que o EUA iam ceder espaço para o Glonass ?”

      Primeiro, o GPS tem grande utilidade para a sociedade russa, assim como para a brasileira e muitas outras.

      Segundo, o Glonass poder ser usado para guiar míssies, seria muita burrice dos americanos permitir um sistema de orientação de armas russo operar nos Estados Unidos.

      • Que isso Deagol ? Vou fazer apologia ao Glonass e repúdio ao GPS te ”plagiando” usando suas palavras, segue abaixo !

        Primeiro, o Glonass teria grande utilidade para a sociedade dos EUA, assim como para a brasileira e muitas outras.

        Segundo, o GPS poder ser usado para guiar míssies, foi muita burrice dos russos permitirem um sistema de orientação de armas dos EUA operar na Rússia.

      • “Primeiro, o Glonass teria grande utilidade para a sociedade dos EUA, assim como para a brasileira e muitas outras.”

        O problema é que o GPS entrou e dominou o mercado primeiro. Os americanos não precisam do Glonass.

        Pq o Glonass teria grande utilidade se o GPS já está em serviço há anos? A única utilidade possível para o glonass seria como um sistema redundante caso o GPS falhasse.

        “Segundo, o GPS poder ser usado para guiar míssies, foi muita burrice dos russos permitirem um sistema de orientação de armas dos EUA operar na Rússia.”

        Se foi burrice eu não sei mas o GPS é um serviço extremamente útil para a aviação, navegação, transporte rodoviário e vários outros setores da indústria.
        Até agora os Russos, como todas as outras nações, só foram beneficiados pelo uso civil do sistema.

        Acho difícil que bloqueiem o GPS na Rússia, pois as companhias aéreas e deles dependem muito desse sistema e como o Glonass não funcionará nos EUA o transporte aéreo russo internacional será prejudicado.

      • Pelo que leio o Glonass sera tão bom quanto o GPS,e sua aceitação se dará à partir do que ele possa oferecer ao mercado atual !
        Ambos os sistemas podem coabitar perfeitamente.
        Como eu disse anteriormente ambos dispositivos foram criados para fins bélicos,tanto que a China terá o seu próprio.
        Mas como bem disse o giancarlos argus dos anjos vieira esse problema russo pode ser contornado
        colocando as antenas do Glonass no México !

      • César,

        É isso mesmo o que está acontecendo, coabitação, e no Brasil será ainda maior essa coabitação!!

        Citam O GPS PRA AVIÔNICA COMO SE NÃO FOSSE POSSIVEL fazer a menos dele… Será??

        Pro pessoal que tem por base de raciocínio o ódio ideológico por aquilo e por aqueles que não são aliados dos USA ou OTAN, tentar explicar isso parece perda de tempo…

        E mesmo assim vamos colocar como a coisa é… na pratica, sem ideologias mil!

        A maior empresa de produção de navegadores satelitares, a GARMIN, já está produzindo aparelhos que incorporam o sinal do Glonass também, e SÃO AS COORDENADAS DESSES NAVEGADORES SATELITARES QUE SERVEM PROS COMPONENTES AERONAUTICOS EMBARCADOS, a própria Embraer selecionou PRÓPRIO A GARMIM PRA ISSO nos Phenom, com o G3000, como você mesmo pode verificar no PDF abaixo:

        http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&ved=0CFoQFjAF&url=http%3A%2F%2Fstatic.garmincdn.com%2Fpumac%2F190-00762-02_0A_Web.pdf&ei=8rfEUrC9KMHWkQfW54CQDw&usg=AFQjCNFMzLm9zAWAUj09_l-vke8axW5KWQ

        Você mesmo pode comprar um navegador satelitar AERONAUTICO pra fazer a acoplagem no seu avião, jatinho ou aeronave comercial, pra trabalho ou esporte:

        http://www.garmin.com/us/products/intheair/sport-aviation

        Ou pra teco-Teco NO MERCADO LIVRE SE QUISER:

        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529586464-gps-aeronautico-garmin-pilot-iii-piloto-avio-aeronautica-_JM

        E vemos que também a maior empresa de serviços de navegadores pra automóveis da América latina, a Zatix, também está nessa de Glonass:

        http://www.alphaautos.com.br/2011/03/zatix-assina-acordo-de-cooperacao.html

        O MESMO PODE SER FEITO PRA NAVIOS, CARROS, MOTOS, AGRIMENSURA, etc…

        Então o Glonass é sim uma realidade… e se você não é aliado da OTAN não significa que você seja inimigo… Se você faz uma rede de navegação por satélite tua não quer dizer qeu está desafiando ninguém, acho que quer dizer que deseja ser independente!!

        O Brasil mesmo está no Glonass e no GPS e vai estar no Galileo também, e se brincar os dos Chineses vem com certeza vendo nossos acordos na área espacial com os chinas, e o Brasil não é inimigo nem dos USA nem da Rússia, nem da OTAN ou da China… Viver sem ter lado algum.. ah quanto é belo assim sendo pragmático e sem ideologias agressivas!! Simples né??

        Não vejo problemas nisso a não ser o Brasil NÃO TER O SEU PRÓPRIO SISTEMA TAMBÉM!!

        Em caso de riscos ou comoção militar obviamente essas antenas seria desativadas em um e ficaria em outro sistema… alias abre até mais possibilidades pro Brasil assim, NADA DE RADICALISMOS… SEM IDEOLOGIAS… SEM SER ALIADO… E SEM SER INIMIGO!!

        O pessoal vive de ideologia demais cara… e nem percebe!!

        Valeu!

      • Se o resto do mundo quiser usar o Glonass, por mim está ótimo.

        Mas eu não permitira o uso de um sistemas de posicionamento construído por um país que constrói armas e afronta o meu Brasil.

        Simlpes assim

      • Deagol,

        A Rússia AFRONTA O BRASIL… não sei disso não, alias as relações são excelentes e a instalação da antena Glonass no Brasil demonstra isso!!

        Talvez você esteja falando que afronta o teu outro país, os USA!

        Os USA afrontam sempre o Brasil, vimos isso até recentemente e você apoiá o GPS, não entendi tua visão à parte a questão ideológica cega obviamente!

      • “Os USA afrontam sempre o Brasil, vimos isso até ”

        Quando é que os EUa afrontaram o Brasil
        com armas?

        já começou com loucuras?

      • “A Rússia AFRONTA O BRASIL… não sei disso não, alias as relações são excelentes e a instalação da antena Glonass no Brasil demonstra isso!!”

        Estava falando do ponto de vista dos EUA.
        Não tenho nada contra o glonass no brasil.

      • Deagol,

        “Mas eu não permitira o uso de um sistemas de posicionamento construído por um país que constrói armas e afronta o meu Brasil.”

        Que eu saiba as armas fabricadas pela rússia não são pra afrontar “O MEU BRASIL”… mas os seu U.S.A.!

        Então seguindo esse teu raciocínio DEVEMOS RETIRAR TODAS AS ANTENAS GPS DO BRASIL…

        Pois estão sempre enfrentando o Brasil e vimos isso até recentemente, SERVEM PRA GUIAR MÍSSEIS DE PRECISÃO E BALÍSTICOS, Drones e tudo mais!!

        Eu até concordaria com você sobre essa coisa de não permitir que países que afrotnam “O MEU BRASIL” tenham seus sistemas de posicionamento extendido no Brasil, e como vimos isso está sempre ocorrendo com os USA!

        Mas isso não é possível a menos que o “O MEU BRASIL” tivesse um próprio sistema, vamos esperar pra ver os resultados dos investimentos no Glonass que já estamos fazendo, e vendo as relações excelentes que as duas chancelerias diplomáticas tem, maior exemplo está nos BRICS, tem tudo pra dar certo também!!

        Valeu!!

      • Degol,

        E o GPS também pode ser usado pra guiar mísseis, vimos isso já.. alias foi criado pra isso!!

        Então todo o teu argumento pode ser usado contra você!!

        Então é muita BURRICE DO BRASIL, RÚSSIA E OUTROS permitir que o sistema de orientação de armas estadunidense opere em seus territórios!

        Não é mesmo Deagol??? OU não, não é assim?? PRA UM PODE E PRA OUTRO NÃO É ISSO??

        Valeu!!

      • Esses países, inclusive a rússia, usam GPS pq necessitam dele. Toda a marinha mercante e a aviação comercial russa ( que se nega à comprar aviões russos) usa GPS por falta de opção.

        Se é burrice dos russos, provavelmente sim.

        ]

      • Deagol,

        Não a utilidade do Glonass é a mesma que a do GPS… quem tem praticamente um monopolio do sistema de navegação, agora o Glonass chega até pra isso, pra trazer competição no mercado!!

        Interessante é que o GLONASS FAZ O MESMO QUE O GPS FAZ…

        Pode ser usado pra toda marinha mercante, aviação comercial, navegadores de carros, etc…

        Então todos os países podem usar também o Glonnas, porque não??

        Isso aumentaria a competição até dentro dos capitalistas USA, não é isso que representa, livre inciativa e competição?

        Estariam os USA impedindo a competição e querendo monopólio?

        Se é burrice da Rússia, também é do Brasil, e do mundo? Provavelmente sim!

        E outra coisa, os navegadores GLONASS podem ser usados pra aviões de fabricação ocidental também… componentes precisam de uma fonte de sinal satelitar, QUE É O NAVEGADOR, e assim basta fazer a conexão com O NAVEGADOR que tenha glonass!

        A Garmim lançou o Oregon 600, um navegador que recebe os dois sinais em um único aparelho, o mesmo pode ser feito pro mercado aeronáutico, naval, automotivo, etc… sabe como é, NÃO EXISTEM DEUSES!!

        http://mundogeo.com/blog/2013/09/16/garmin-apresenta-o-navegador-oregon-600-com-receptor-gpsglonass/

        E O BRASIL JÁ TEM ACORDO PRO GLONASS sabia?E já tem até antena e centro pro sistema de correção…

        http://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/9750/GLONASS—-UnB-recebe-estacao-do-sistema-russo

        Valeu!!

      • “MELHOR ASSIM, dois, três, quatro do que um só país dominando o sistema de navegação por satélite”

        Concordo, mas como eu já disse antes, se a Rússia continuar a desafiar os EUA sofrerão cada vez mais boicotes.
        E as companhias aéreas russas provavelmente serão obrigadas a continuar com GPS caso contrário terão mais dificuldade nos voos internacionais.

      • Deagol,

        E a Rússia não poderia fazer o mesmo pois os USA estão sempre inventando e fabricando armas pra desafiar a Rússia, ou não??

        Não terá mais problemas nos voos internacionais pois COMO JÁ MOSTREI ACIMA EXISTEM NAVEGADORES COM AMBOS OS SISTEMAS, quando tiver que entrar nos USA usa-se só o GPS… no resto do mundo podem usar o Glonass tranquilamente!

        Então os USA fabricarem armas pra desafiar outros países pode, você concorda é isso??

        Só ideologia sem nexo a tua amigo, só isso!

        Valeu!!

      • “Só ideologia sem nexo a tua amigo, só isso!”

        Não é você que fica louco quando não tem razão e ai começa a perder a capacidade de interpretação de texto.

        Já disse, que não tenho na contra o Glonass no brasil.

      • Você pode ignorar todos os dados que eu trouxe.. isso não te dará razão, só demonstrará ainda mais a tua ideologia sem nexo e base!!

        São os dados a base de razão, não as crenças!

        Interessante que não foi isso que disse lá encima… Disse que não seria uma boa para o “MEU BRASIL”.. mudou versão agora é??

      • Deagol,

        Louco quando não tenho razão… perdia a capacidade de interpretação de texto aonde??

        Vamos ver…

        Você disse acima:

        “Mas eu não permitira o uso de um sistemas de posicionamento construído por um país que constrói armas e afronta o meu Brasil.”

        Quando foi que o Brasil foi enfrentado pelos russos com armas, ou sem armas mesmo??

        Isso sim é loucura… é loucura tua que perdeu a razão, e está errado!!

  3. Enquanto isso no Brasil , eles tiram foto até da frente da minha casa , se eu marca e tiver peladão no quintal , minha beleza estará pelo mundo.
    Democracia deve ter limites de privacidade!

  4. Quer dizer que os EUA podem estar aperfeiçoando sua armas com o uso do GPS espalhando por todos os lugares?
    Existem duas coisas a se dizer aqui:
    A primeira é o “Lead by example”, ou seja, o nosso bom e velho “dê o exemplo”, “seja o exemplo”. Não cobre dos outros o que você mesmo não o faz.
    A segunda coisa a ser dita é a também boa e velha “reciprocidade”. Quando mais a reciprocidade for usada, mas as coisas tenderão a se equilibrarem.
    Agora, independente de rixas, todo país deveria exigir também que somente dados não criptografados do GPS fossem enviados para os EUA, por uma questão de democracia e transparência.

    • Eles já deram o EXEMPLO.. chama-se Iraque 1 e 2… o GPS foi excelente pra guiar mísseis e agredir o país!

      RECIPROCIDADE… vamos ver…

      Vai sonhando essa exigência.. alias alguns por aqui até são a favor dessa vantagem americana!

  5. Americanos são babacas ja que os caras se presdispõem a interligação.Vão arrumarem é de ficarem sozinhos pois o Glonass ja é uma realidade.

  6. Simples ué…retira as parafernálias norte americanas do território russo também, eles tem todo direito de impedir possível espionagem em seu teritório, assim como qualquer país do mundo pode bloquear a espionagem da NSA também. Só cai no conto do vigário norte americano, quem é muito burro e de facil manipulação. Ratifico, odeio essa doutrina Monroe, em que de forma resumida, eles são os bons e o resto é resto.

    • Sim… e se os países qeu ESTÃO CORRENDO ATRAS DO PRÓPRIO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE FIZEREM O MESMO QUE ELES??

      Se a Rússia, e depois a China fizerem o mesmo, ou até a Europa com o Galileu (Difícil pois são da OTAN) mas poderiam fazer isso na área civil… ficariam os USA sozinhos com os países pequenos e sem condição de gerar um sistema como o GPS??

      Como o maluquinho também disse acima, os USA estariam dando um tiro no pé fazendo algo que poderia ser feito contra eles também?

      Valeu!!

  7. O mundo adotou o GPS, e ninguém fez cara feia para os EUA, nem a Rússia, tampouco a China…
    E o GPS terá o Glonass como concorrente, como terá o sistema europeu Galileo, e o sistema chinês, cujo nome me foge a memória…
    Nessas horas os norte-americnos poderiam ser mais nobres, mas ao que parece, o verdadeiro espírito de porco do irmão do norte não consegue se manter quieto, e aparece…

  8. Todos os Países que pretendem ter peso na economia e nas decisões mundiais desenvolvem seus próprios sistemas de posicionamento. A argumentação Yanke para evitar a expansão do sistema Russo, será a mesma usada para justificar qualquer sistema que pretenda operar fora de seu controle e apenas reforça a uma grande verdade que muita gente prefere ignorar, que é o uso do sistema GPS para fins de espionagem. O Brasil por seu tamanho e grandeza deveria investir pesado para se tornar independente em todas a tecnologias que de alguma forma nos deixem vulneráveis a interesses contrários aos nossos e sujeitos a hipocrisias coma as desse países, e essa tecnologia é uma delas.

      • Os países podem permitir para uso civil em tempo de paz, e em caso de conflito como as antenas são no seu território basta destruí-las ou desativa-las.

  9. Os países podem permitir para uso civil em tempo de paz, e em caso de conflito como as antenas é no seu território basta destruí-las ou desativa-las.

Comentários não permitidos.