Governo Sueco trabalha para agregar valor ao Gripen-E e fala em vendas

Gripen_NGTradução e adaptação: E.M.Pinto
Sugestão Alexandre Galante

O governo sueco está trabalhando em uma estratégia conjunta com a Saab para estender a oferta dos caças Gripen-E para o Brasil que inclui uma dimensão industrial radicalmente sem precedentes que veria o Brasil tornar-se a base de produção primária para as futuras vendas do  Gripen-E para a América do Sul e África, através de um desenvolvimento e participação nos lucros e parceria numa  joint venture com a Embraer.

O primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt pretende convocar uma reunião inter-departamental entre os ministros cruciais para a venda Gripen-E para o Brasil em janeiro de 2014. O Ministério do Comércio (MOT) já está trabalhando em uma proposta que ligaria investimentos industriais de grande porte por algumas das maiores empresas de sistemas de tecnologia  e manufatura da Suécia para o contrato de venda. A proposta deve incluir as empresas de setores que não tão somente da defesa.

“O segmento industrial de Oferta Gripen para o Brasil pode ser reforçada –  vamos olhar para todas as possibilidades de fazer isso”, disse o ministro do Comércio Ewa Björling. O MOT está trabalhanado sobre a proposta em colaboração com a Saab e uma equipe de assessoria especial nomeada pelo ministro da Defesa Karin Enström.

O nível de entusiasmo político por parte da Suécia foi incendiado pelas negociações inter-governamentais entre os departamentos comerciais suecos e brasileiros após o anúncio de 19 de dezembro, com a seleção do Gripen-E como futuro caça para Força Aérea Brasileira. Nessas discussões, o Brasil sinalizou que estaria aberto a considerar a compra de um lote adicional de 100 Gripen-E se o contrato US$ 4,5 permanecer no cronograma de entrega e dentro do orçamento definido pelo Brasil.

O governo sueco já confirmou que parte do Gripen-E, 36 aviões de combate destinados em contrato de venda preliminar da Saab serão fabricados em uma nova fábrica em São Bernardo, uma cidade industrial localizada perto de São Paulo. Esta instalação deve produzir a aeronave Gripen-E e Gripen-F em apoio a todas as vendas futuras para outros países sul-americanos e africanos.

“O Brasil tem excelentes relações com seus vizinhos na América do Sul e com outros países em desenvolvimento. Isso é algo que queremos explorar. Vemos isso como apenas o início do que promete ser uma cooperação industrial muito frutífero entre Suécia e Brasil”, disse Lennart Sindahl, presidente da Saab Aeronáutica.

Os dois governos também estão discutindo uma solução provisória, antes da entrega dos primeiros Gripen-E em 2018, ao abrigo do qual o Brasil poderia alugar caças Gripen C / D  do excedente da frota e estoque da Força Aérea Sueca.

“Há um interesse por uma solução intermediária pelo Brasil e vamos montar uma proposta de locação para atender a essa necessidade, após examinarmos a gama de questões de viabilidade”, disse Sofia Karlberg, porta-voz de Defesa Nacional da Suécia e da Agência de Exportação de Segurança.

O estoque atual de Gripens da Força Aérea Sueca de versão mais antigas inclui cerca de 87 aeronaves Gripen-C e 50 caças Gripen-A que datam de meados da década de 1990. A proposta de arrendamento é provável que inclua uma possível conversão do Gripen  para o padrão Gripen-C, que seria financiado pelo Estado Sueco.

Fonte: Defense News

18 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Se concretizar aquilo que se falam na mídia,o Brasil acertou na parceria com os suecos.
    .
    Isso abre novas possibilidades de parceria inclusive alguma estratégicas no campo científico e sócio-econômico.

  2. Pra mim não passa de kaozadas como as muitas que ja estamos acostumados com nossa midia comprada e vendida pra vender cabeça de sardinha como cação

  3. Blá, blá, blá…
    É só o que a SAAB sabe proporcionar…
    Informações objetivas, tangíveis e revestidas de seriedade, passam longe. Muito longe.

    Pois, pode-se considerar como algo sério uma matéria que fala em vendas de uma aeronave, cujo protótipo voa em 2015, que teria suas primeiras unidades entregues em 2018, com entregas comprometidas para os primeiros clientes até 2023? Uma aeronave de 4ª geração que faz sua entrada quando o mundo recebe caças de 5ª geração?

    Piada. As forças aéreas de primeira linha vão se equipar com F-35, FGFA, KFX, T-50, J-31 e J-20. As forças aéreas mais humildes vão com o que se tem à mão: JF-17, MiG-35, SU-30 e os F-16 que ainda voarem… Ninguém irá ficar esperando o Gripen NG, que será depois do F-35 o caça monomotor, leve, mais caro do mundo!

    É preciso entender o seguinte: apenas a Suécia, o Brasil e a Suíça serão os operadores do Gripen NG. Isto nos obrigará a adquirir pelo menos uma centena deste caça para que haja uma escala adequada de produção. Talvez consigamos com algum esforço convencer os sul-afriancos a submeterem os seus Gripen C a uma reconstrução, para que se tornem Gripen E…

    O que será, será…
    Enquanto isso, temos aquilo que chamo de Bloco Carnavalesco de Desinformação Especializada da SAAB em ação, com matérias como esta, acima. Informar sobre os direitos intelectuais do radar AESA Raven ES 05, se estes deverão ser discutidos com a Selex, ou se este já se encontra no acordo com a SAAB, ninguém consegue, mas nos brindar com sonhos da SAAB, isso acontece a todo instante.

    É bom lembrar, que os interesses de um fabricante, necessariamente, não são os mesmos da nação.

    • Meu preferido era o SU-35 .. sempre foi desde o inicio … so q hj e Gripen .. e q seja .. n acho q o GripenNG sera tão caro assim … o resto so vamos saber com a ”’minuta” do contrato .se n atender o q a SAAB prometeu ( q vai desde a fabricação total da aeronave …a fabricação do radar e o novo motor ”GE/VOLVO”…em solo nacional ) se cancela .. mesmo os ingleses q possuem grande parte do conhecimento em cima do ‘Raven ES 05” ( q e um Ótimo AESA…).. se mostraram bem otimistas e duvido mt q vão ”dificultar ” algo …… so vamos ter ctz das coisas no final de 2014 ..e q venham uns 24 Gripens C ^^… depois os repassamos pra Argentina kkkkkkkk vamos ver o q vai ser

  4. Pelo seu comentário, caro soviético teria que ser qualquer porcaria russa, vc não tem muita diferença dos americófilos, só muda a paixão mas tudo é mesma porcaria. Pra quem ama o Brasil é hora de darmos um voto de confiança na FAB e no Gripen, e olha que eu queria o Rafale. Chega de idiotas fazendo torcida contraria.

    • O seu comentário revela que aquele que trata o assunto com o fígado atende pelo nome de Carlos Augusto.

      O meu comentário possui uma dúvida racional, para qual você não tem resposta. Voto de confiança é uma desculpa retórica para quem está de conluio, este não é o meu caso. O Gripen NG é um caça que deveria estar pronto e operacional, e não um caça que está para chegar. Quando adentrar ao cenário as principais forças aéreas do mundo estarão incorporando caças de 5[ geração, e a nossa FAB estará a receber o limitado Gripen NG, escolhido pela falta de visão da FAB, cristalizada na COPAC.

      E idiota é aquele que não faz uso racional do seu cérebro, desconhece o que se passa, e segue outros com discurso de manada.

      • ” O Gripen NG é um caça que deveria estar pronto e operacional”

        Não é vc quem decide isso, a FAB optou por um programa e não um “caça-pronto-operacional” simples assim, qualquer semelhança com o AMX não é mera coincidência.

        Quanto a limitação, vc se contradiz, se ele não está “pronto” como vc pode apontar as sua limitações?? Quanto a caças 5G, bom o único disponível no mercado é o inacabado F-35 rs rs r s

    • Carlos Augusto,
      A questão não é torcer contra e nem muito menos ser idiota. A questão é racional estamos entrando em um projeto que ainda vai ser implementado e que precisa ser aprovado.
      Nossa FAB precisa de um caça pronto e de ponta pq nossos vizinhos estão bem equipados e nossas dimensões são continentais.
      Gripen não é um caça ruim, mas não é para o Brasil.

      • O comando da FAB discorda.

        “Há críticas de que o Gripen não tem capacidade para fazer a cobertura do País, porque ele foi projetado para voar em países pequenos, como a Suécia, e não tem autonomia para voar em país continental como o Brasil?”

        Saito: Isso é coisa de pessoa que não entende.

        A FAB tem 28 mil paginas de estudos sobre os caças do FX-2 e os palpiteiros querem saber mais.

        kkkkkk

    • Carlos Augusto,

      Se tens alguma ideia à agregar é sempre bem vindo, mas taxar os demais comentaristas por adjetivação de qualquer ordem não é de bom tom para a discussão.
      O comentário do César foi pautado em uma opinião com posições e embasamento, faça o seu da mesma forma e siga as regras de postagem.

      Att,
      Carcará do Cerrado.

      • Como eu gostaria que essas regras fossem aplicadas tb aos que taxam os outros comentaristas de vendidos e traíras e adjetivam os outros c/ palavras de baixo calão aqui. 2 pesos e 2 medidas.

  5. Se falou tudo reverso do Vader, eu continuo dando o meu voto de confiança á FAB, mesmo porque nem todo mundo é safado como os nossos políticos, no mais vamos aguardar ave de rapina (Ilya Ehrenburg). O caça que eu queria voando na FAB era o
    o Rafale F3 e vc o SU35, mas perderam, o seu nem na short lista estava, agora faz torcida pelo o Brasil, vermelhão petista.

    • Verdade Rogério, aqui se usa de dois pesos e duas medidas, a ideia que eu tenho a agregar sr. carcará que o caça que foi escolhido é o Gripen, e para esta escolha foi gasto muitos anos de avaliações para escolher aquele que melhor atendesse a FAB e a industria aeronáutica brasileira, quanto a observação do Cesar, me parece que não foi levada em consideração por ninguém da FAB,somente por vc, caracará, então façam bom uso da opinião do Ilya Ehrenburg em qualquer botequinho da esquina. Ah pensando bem não da para comparar o Vader com vc, ele é mais inteligente.

      • Carlos, o amigo Carcará é um moderador e como tal fez suas vezes… tem que se entender seu posicionamento de moderação… senão não há necessidade de se ter moderador… o PB é muito democrático e aceita opiniões diversas… espero que entenda e não fique chateado… eu também levo umas bordoadas de vez em qndo… é natural… tudo pelo bom andamento do blog… no seu caso foi só um lembrete… nada demais… saudações…

      • Fica aqui registrado o meu pedido desculpa ao carcará, que já conheço como uma pessoa equilibrada (educada).

  6. Pessoal todos nós temos opniões diferentes em relação aos caças que deveriam servir a nossa FAB uns querem o caça A o outro o caça B mas todos queriamos que esta novela do FX tivece um fim, a nossa Embraer divulgou que teria condições de construir um caça se realmente ela tiver e eu acredito que tenha tal capascidade sera que ela com ajuda da SAAB não pode surpreender com um gripen com tecnologia suficiente para se igualar aos tão falados caças de 5 geração,e com um preço que esta ao nosso alcance todos nós concordamos que nossos pilotos ariscam suas vidas ao entrarem na quelas velharias EU RESPEITO A TODOS ATE PORQUE NÃO SOU UM ESPECIALISTA MAS SOU BRASILEIRO E COMO TODOS TAMBEM ESTOU PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DE NOSSO PAIS,a decisam foi tomada com aval de nossos pilotos e seram eles a ariscarem suas vidas nestas maquinas para nos defender sera que eles são tam idiotas ao ponto de escolherem fazer roleta russa com estas maquinas TAMBEM NÃO ACREDITO NISTO ENTAM VAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA E ESPERAR PARA VER NO QUE VAI DAR ATE PORQUE NÃO PODEMOS FAZER NADA PARA MUDAR TAL ESCOLHA.saude ,feliscidade,e prosperidade a todos os seguidores do Blog.

Comentários não permitidos.