Rússia reforça segurança após novo ataque em Volgogrado

Destroços do ônibus atingido por um ataque a bomba em Volgogrado, na Rússia

Atentado a bomba em ônibus do transporte coletivo causa a morte de ao menos 14 pessoas na cidade russa. Segundo ataque em apenas dois dias cria dúvidas sobre a segurança dos Jogos de Inverno em Sochi.

Um novo atentado a bomba matou ao menos 14 pessoas em Volgogrado nesta segunda-feira (30/12), apenas um dia após um ataque semelhante ter causado 17 mortes na estação central de trem da cidade russa.

A segunda bomba explodiu no interior de um ônibus elétrico do sistema de transporte coletivo da cidade por volta das 8h30 (horário local), quando muitas pessoas se dirigiam para o trabalho. “Os explosivos foram detonados por um homem-bomba”, afirmou o porta-voz do comitê de investigação.

Segundo ele, os dois ataques estão ligado entre si. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados. O primeiro também teria sido executado por um terrorista suicida, porém, por uma mulher.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou um reforço da segurança em todo o país na sequência dos dois ataques, separados por menos de 24 horas.

Os atentados ocorreram apenas poucas semanas antes do início dos Jogos de Inverno de Sochi e mostram que as autoridades podem enfrentar sérios problemas com o terrorismo durante o evento, que é uma das prioridades de Putin e atrairá a atenção internacional para a Rússia.

Volgogrado fica a cerca de 650 quilômetros de Sochi e é um importante ponto de conexão para quem se dirige às províncias do Cáucaso do Norte, no sul da Rússia.

Apesar de ninguém ter assumido a autoria dos dois ataques, as primeiras suspeitas dos investigadores recaem sobre os grupos separatistas da Chechênia, região localizada no Cáucaso do Norte. Meses atrás, o líder rebelde Doku Umarov anunciou novos ataques contra alvos civis, incluindo os Jogos de Sochi. Em outubro, um ataque suicida a bomba causou a morte de seis pessoas em Volgogrado.

 

Fonte: WD

 

12 Comentários

    • Olá vhalldez

      Depois de toda a ameaça feita pela Arábia Saudita contra a Rússia, creio que a pergunta seria meio que detrás para frente: A Arábia Saudita não estaria envolvida nisso?

      Terão que provar o não envolvimento.

      Abs

    • Vai reforcar seguranca? Se nao me engano Putin mandou publicar nos jornais a entrevista com Bandar Bin Sultao da Arabia Saudista. Ele e o chefe de espionagem saudista. Ele teria dito a Putin se este nao abandonasse Assad, os islamitas radicais poderiam atacar Russia. Diante dessa ameaca, eu creio que anunciar agora que Russia vai reforcar seguranca e o mesmo que fechar as portoes do chiqueiro depois que porcos escaparam. Um pouco tarde.

    • Primeira coisa que ocorreu na minha cabeça depois do segundo ataque.
      Talvez não tenha nada a haver , mas …. seria um grande tapa na cara de Putin e cia.
      Caso os caras estejam patrocinando tudo isso e aconteça algo durante as olimpiadas de inverno , Putin teria coragem de ir pra cima dos caras e atacar ?

      Os sauditas em 2011 compraram *84* F-15 e colocaram pra reformar outros 70
      Acho que sunitas iriam dar trabalho pro Putin , sem falar da bolha de fogo que iria se torna as regiões separatistas russas , principalmente as de etinias islamicas sunitas.

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Os sauditas terão que se apegar a Alá se esses terroristas, fizerem parte da folha de pagamento deles;os russos não são os americanos !!!

    • rsrsrsrrsrsrsrss… irão fazer o que ???… o mesmo vale para os americanos… ou exterminam ou calam a boca… russofilia não irá mudar NADA, pastelzinho de vento…

      • Não necessariamente Blue Eyes,se for comprovado o envolvimento dos Saudistas é bom a Família Real tomar um cuidado extra e contratar o James Bond para ser seu segurança,pois os Russos tem um leque enorme de opções,desde de bombons de Plutônio a agentes infiltratos que podem armar grupos dissidentes do Regime Saudita,supondo que um Xiita derrube um exploda um avião particular Saudita,o que eles fariam criariam uma briga,e com o relaxamento das Sanções ao Irã eles poderiam armar mais os Iranianos,os Sírios.Espero que esse suposto Gênio da Diplomacia Saudita não esteja envolvido pois se estiver e assim que os russos comprovarem,ele pode estar pois mesmo que não seja agora,ele terá o seu troco.

      • Esse nao e o primeiro ataque terrorista islamico contra Russia patrocinado “sugerido” pelo Sultao Bin Bandar da Arabia Saudista. Bin Bandar, eterno Chefe dos servicos secretos saudistas, tem mandado seus militantes islamicos lutgasr contra os russos, desde os tempos da Uniao Sovietica no Afaganistao. E se a Uniao Sovietica nao ousou atacar militarmente, com bombas atomicas ou armas convencionais, nao sera agora que Russia vai faze-lo. Organizar contra ataques terroristas. Bem quando era ainda Uniao Sovietica, KGB, isso era possivel. Porque naqueles tempos a KGB contava com apoio de milhares de militantes arabes, membros de partidos ou organizacoes, de uma forma ou outra associado com o partido comunista. Mesmo pessoas nao arabes trabalhavam nessas missoes para os Sovieticos. O “chacal” Carlos, era talvez o mais famoso, mas creio que existia outros. A Russia nao mais se clama ser a “patria do comunismo” (uma contradicao nos proprios termos) e um pais capitalista como qualquer outro e nao e o mais rico. Nao creio que e capaz de mobilizar alguem que vai querer suicidar por sua causa. Os shiitas, seja do Libano, Irao ou da propria Arabia Saudista estao tentando alguma coisa contra a familia real da Arabia Saudista e nada tem conseguido ate agora. Creio mais que a CIA e o MI6 tem mais chances, quandos eles decidirem, se diciderem, descartar algums dos principes que estao no poder na Arabia Saudista. E so “convencer” outro principe . Existem mais de 5.000 principes que sonham com o poder real. Nao estou exagerando. Foi assim que em 1975, o antigo rei da Arabia Saudista foi assassinado. Teria se transformado numa inconveniencia para o Tio Sam e uns principes organizaram sua partida para o paraiso, comer uvas pera eternidade. Uvas nao garotas virgens. E uma palavra mal traduzida no Quoram que levam pessoas pensarem que se eles morrerem pela causa eles vao encontrar mocas virgens lhes esperando. A palavra nao e arabe e siriaca, e quer dizer UVAS.O antigo rei esta comendo uvas pera eternidade.

      • BRAVO !!! JOJO, uma saraivada de realidade… assim são os fatos e não as miragens que os russófilos de plantão gostariam de ver no deserto de castelos de cartas para o desencanto dos mesmos… vão chorar na cama que é lugar quente… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Não viaja, barquinha… ainda não é tempo de velejar na maionese… sabe qndo os russos iriam “jogar” uma bomba nos árabes ???… NUNQUINHA…

Comentários não permitidos.