Armada nuclear da Rússia inicia recuperação

submarino atômico, rússia, marinha de guerra

Foto: RIA Novosti

O final de 2013 ficou marcado por um reforço para a Marinha de Guerra da Rússia. No dia 23 de dezembro, a Marinha recebeu o segundo porta-mísseis do projeto 955 Borei: Aleksandr Nevsky e, um dia antes do novo ano, a 30 de dezembro, vai realizar-se a cerimônia de entrega do principal porta-mísseis multifuncional do projeto 885 Yasen: Severodvinsk.

Mais vale tarde do que nunca?

No início do ano, o principal navio da classe Borei, o Yuri Dolgoruky, foi entregue à Marinha. A sua construção fora iniciada em 1995. O Severodvinsk demorou ainda mais tempo, pois a sua construção fora lançada em 1993. A construção do Aleksandr Nevsky foi mais rápida e começou em 2004.

Porém, é preciso compreender os fatores que influenciaram a construção do Yuri Dolgoruky e do Severodvinsk: o financiamento estável e os trabalhos regulares começaram apenas nos meados dos anos 2000. Antes disso, ambos os submarinos eram apenas secções separadas quase sem nada no interior. Além disso, ambos os projetos tiveram de ser adaptados a novos equipamentos.

Hoje, os prazos de construção são reduzidos: em 2014, deverá ser entregue à Marinha o terceiro submarino do projeto 955: Vladimir Monomakh, cuja construção foi iniciada em 2006. E planeja-se reduzir até 4 anos o prazo de construção do quarto e dos restantes Borei. O mesmo deve acontecer com os Yasen.

Por enquanto, o principal problema dos Borei continua a ser o fato de o complexo de mísseis Bulava ainda não estar perfeito, porém, isso deverá ficar resolvidos nos próximos 1-2 anos.

Contenção nuclear e convencional

A função dos Yasen e dos Borei é idêntica, mas tem diferenças substanciais. Os Borei Dolgoruky, Nevsky e seguintes são porta-mísseis estratégicos. Cada um transporta a bordo 16 mísseis balísticos com cargas nucleares.

A principal arma dos Yasen são as rampas de lançamento universais que comportam até 32 complexos de mísseis de cruzeiro Oniks e/ou Kalibr. Dependendo dos armamentos, os Yasen podem atingir alvos submarinos e costeiros a uma distância até 2.800 quilômetros. O raio de alcance dos mísseis antinavio é menor: até 300 quilômetros, mas eles têm uma maior velocidade de voo.

A diversidade e a alta precisão dos mísseis de cruzeiro permite utilizar os submarinos do tipo Yasen para tarefas de contenção convencional, eles podem atingir eficazmente infraestruturas militares, incluindo componentes do sistema de prevenção avançada e de defesa antimíssil. Além disso, podem atacar esquadras de porta-aviões e os seus torpedos e hidra-acústica permitirão combater contra porta-mísseis estratégicos do adversário.

Em geral, no quadro do atual programa estatal de armamento, a Marinha deverá receber até 2020 oito submarinos dos projetos 955 Borei e 885 Yasen. Atualmente, foram entregues à Marinha de Guerra da Rússia dois Borei e, nos próximos tempos, espera-se a entrega do primeiro Yasen, em diversas fases de construção e testes encontram-se mais dois Borei e dois Yasen. Em 2014, espera-se o início da construção de pelo menos dois dos quatro submarinos de ambos os projetos.

Não só dos Yasen…

Não obstante todas as qualidades do projeto 885 Yasen, ele tem uma desvantagem substancial: o preço destes submarinos é de cerca de 100 bilhões de rublos. Isto é condicionado pelas suas enormes dimensões e caraterísticas técnicas, juntando-se a isso as possibilidades de combate. Além disso, as tarefas da Marinha de Guerra da Rússia não poderão ser resolvidas exclusivamente à custa da construção de um pequeno número desses submarinos.

No melhor dos casos, os Yasen são capazes de substituir os “caçadores de porta-aviões” do projeto 949A Antei. Porém, a Marinha necessita de pelo menos 15 a 20 modernos submarinos nucleares multifuncionais para realizar as tarefas diárias de seguir os submarinos e navios do provável adversário, bem como para proteger os porta-mísseis dos submarinos -“caças” inimigos. E, finalmente, para a presença regular nas regiões fulcrais do oceano com a possibilidade da atual rotação de forças e do seu aumento.

O novo projeto Malakhita do Bureau Naval de Construção de Máquinas de São Petersburgo deverá precisamente corresponder a esses requisitos. A construção do submarino deve começar por volta de meados da década. Ele irá ter medidas e um arsenal menores em comparação com o Yasen. Isso tornará a construção significativamente mais rápida. Em combinação com os submarinos a diesel da nova geração, os três novos submarinos do projeto Yasen, os Borei e o promissor submarino Malakhita constituirão a base das forças submarinas da Marinha de Guerra da Rússia nos próximos 30-40 anos.

Os fatos citados são de responsabilidade do autor

Fonte: Voz da Rússia

39 Comentários

  1. Um unico submarino desse, armado com vários BULAVAS (quando estiverem 100% operacionais) ja seria suficiente pra afundar a Europa

    Realmente, nao é todo pais do mundo que tem autonomia tecnológica pra fazer do Zero um monstro desses

    • “Um unico submarino desse, armado com vários BULAVAS (quando estiverem 100% operacionais) ja seria suficiente pra afundar a Europa ”

      É verdade! Mas essa capacidade só servirá para fastar os russos ainda mais do mundo ocidental, prejudicado será o povo russo.

      Além disso, a resposta da OTAN também destruiria complemente a Rússia. Qual a vantagem?

      Deveriam gastar dinheiro desenvolvendo tecnologias civis e criar empresas competitivas no mercado internacional, como a IBM, sansung, Toyota, Boeing, Airbus, Embraer GM, Nokia, Microsoft, coca-cola e etc. Isso sim traria poder econômico e influência aos russos.

      Na década de noventa, quando a URSS faliu, dezenas de submarinos e armas nucleares russas ficaram enferrujando e apodrecendo em portos e depósitos. Sem manutenção, haviam sérios riscos de vazamentos e acidentes nucleares, situação que só foi resolvida devido ao financiamento, de bilhões de dólares, pelos Estados Unidos e Europa.
      Talvez sem o dinheiro dos capitalistas o norte da Rússia hoje fosse um grande deserto nuclear.

      Enquanto o ocidente impedia que a catástrofe na Rússia fosse ainda maior, os russos, em agradecimento, gastavam o pouco dinheiro que tinham no desenvolvimento de mais míssies e ogivas nucleares.

      A Guerra Fria já provou que ameaças nucleares são uma péssima forma de diplomacia e uma ótima maneira de se jogar dinheiro fora.

      Qual aliança militar a Rússia tem hoje? Quem se compromete a entrar em guerra se a Rússia for atacada?
      Não nego o direito deles se defenderem dos potenciais inimigos, mas deveriam entender que hoje o poder no mundo globalizado ou multipolar o poder está no dinheiro e na influência econômica.

      • Eu falei em guerra ?

        E falei em aliança?

        E se a russia for atacada, os russos nao precisam de aliança, ja que eles tem poder pra explodir o mundo mesmo com seus novos topolos…

        Simples assim….

        Quanto ao texto, Eu simplesmente me referi ao poder de fogo deste submarino

      • “Na década de noventa, quando a URSS faliu, dezenas de submarinos e armas nucleares russas ficaram enferrujando e apodrecendo em portos e depósitos. Sem manutenção, haviam sérios riscos de vazamentos e acidentes nucleares, situação que só foi resolvida devido ao financiamento, de bilhões de dólares, pelos Estados Unidos e Europa.
        Talvez sem o dinheiro dos capitalistas o norte da Rússia hoje fosse um grande deserto nuclear.”

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        De novo a década de noventa?

        Como deve ser triste pra esses tapados perceberem que a rotatória do mudo mudou de eixo……

        Mas continue com a febre dos anos 90….

        É só o que resta !!!

      • “ja seria suficiente pra afundar a Europa ”

        Isso não é falar em guerra e ameaças?

        você não entendeu o que eu falei. eu disse que o governo russo está cometendo os mesmos erros do passado. E depois vai pedir ajuda ao ocidente para resolver seus problemas.

        A Rússia está se armando justamete contra países que salvaram ela da catástrofe total.
        Se continuarem assim os anos noventa vão se repetir e desta vez ninguém terá dinheiro para ajuda-la.

      • É por causa desse tipo de resposta que nenhuma pessoa séria neste blog acredita que voce seja engenheiro, pois é impossível ser engenheiro com menos de dez anos de idade.

      • Vc vem falar dos anos 90 em pleno final de 2013 e acha que tem moral pra criticar alguém?

        Sinceramente, eu acho é graça!

    • “Realmente, nao é todo pais do mundo que tem autonomia tecnológica pra fazer do Zero um monstro desses’

      É, se você “engenheiro” descontar o fato de que nas últimas duas décadas os russos absorveram inúmeras tecnologias de informática e comunicações do ocidente sua afirmação é verdadeira.

      • “E dai?”

        E dai é que não seria possível construir esse submarino sem tecnologias ocidentais. Portanto, os russos não o contruíram sozinhos desde o zero como você diz.

      • ????

        A partir do momento que eles incorporam e absorvem o conhecimento, isso passa a fazer parte do patrimonio intelectual deles…

        Além disso, a física, a química, a matemática e a termodinâmica sao as mesmas para todos os paises

      • Tá perdendo tempo com cretino… manda ele pra chechenia… ele não vai gostar… não é chegado na coisa… rsrsrsrsrsrsrs…

  2. Engraçado como a Rússia nao pode comprar ou desenvolver sequer um parafuso que os abirobados cheios de recalque e hemerroidas doloridas aparecem pra falar dos EUA e citar a guerra da chechenia e os anos 90

    É de cair o c*** da bunda uma coisa dessa

    • Ninguém aqui vai te impedir de vc lamber as bolas russas, rafalicha… fique a vontade e deixe de ser histérica… não pode nem mais falar que os russo não são nem tão notáveis assim que vc se descabela toda ???… e nós é quem somos recalcados ???… rsrsrsrsrsrs… segura sua onda, menina…

  3. Deagol,

    Na moral , sem ofensas, seu comentário é muito inocentes demais.

    1- A Rússia é um dos maiores países do mundo
    2- A Rússia é a segunda maior força militar do mundo.
    3- A Rússia é a maior fornecedor de energia para Europa. Gás e Petróleo. Sem isso, a Europa congela.

    Nenhum país se atreve a entrar em uma guerra declarada com a Rússia, pois sabe que pode ser extinto. Até os EUA evitam qualquer tipo de confronto com os Russos. Não por medo, mas sabem que possível confronto entre eles pode destruir o planeta.
    Você citou a OTAN como resposta a Russia, quais os países da OTAN que podem enfrentar a Rússia tirando os EUA? Os únicos países da Europa que tem força militar de primeira linha e equipamentos é a França e a Inglaterra. Os resto são apenas medianos em termo de força militar.
    Além disso, se a Rússia quiser deixar Europa de joelho é só cortar fornecimento de gás e Petróleo.

    Você disse que a Rússia não tem alianças? E a aliança OTSC ? Organização do Tratado de Segurança Coletiva, formado em 1992 logo após o colapso da União Soviética, seus membros são: Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Em qualquer guerra declarada contra Rússia, esses países entram automaticamente no conflito.

    Amigo Deagol, é bom pesquisar antes e não escrever baseado na emoção .

    • Daqui a pouco ele vai te atacar e dizer que vc só conversa besteira…..

      E deve tb fazer uma comparação básica com os EUA….

      Claro…

      No discurso dele nao pode faltar o cominho básico: os EUA…..

      • “Daqui a pouco ele vai te atacar e dizer que vc só conversa besteira…..”

        Não vou atacar o colega BobSap, pq ele não disse nenhuma besteira e até concordo com o comentário dele, ao contrário de você que geralmente só escreve bobagens.

    • BobSap

      Não nego o poder da Rússia nem critico a capacidade de seus engenheiros. Pelo contrário, admiro muito a capacidade tecnológica deles, que inegavelmente é uma das maiores do mundo.
      Só critico os exageros que esses fanboys fazem cada vez que aparece um novo armamento russo, que na maioria das vezes só serve para jogar dinheiro fora.

      “Organização do Tratado de Segurança Coletiva, formado em 1992 logo após o colapso da União Soviética”

      Bem lembrado colega, BobSap!

      Mas esse tratado ainda existe?
      E se existir, a maioria desses países não irão se mexer em uma guerra contra a OTAN, e memso assim não tem grande poder nem capacidade de projeção de força para enfrentar o resto da Europa.

      • SE NÃO ME ENGANO FOI VC QUE CITOU QUE A RÚSSIA NÃO TEM ALIANÇA MILITAR CERTO? QUE ALIANÇA? PRA QUE? A RÚSSIA É SEGUNDA POTÊNCIA MILITAR CONVENCIONAL, NUCLEAR AINDA É PRIMEIRA, SE DEFENDE SOZINHA. QUEM ATACARIA? OS EUA? NÃO EXISTE DEFESA CONTRA MÍSSEIS NUCLEARES, O TÃO FALADO SISTEMA DE DEFESA ANT MÍSSEIS DOS EUA ATÉ HJ SE MOSTRARAM INEFICAZES CONTRA ARMAS ESTRATÉGICAS, TANTO QUE A RÚSSIA ATÉ NEM SEQUER TENTOU E OLHA QUE QUANDO O ASSUNTO É INTERCEPTAÇÃO ELES SÃO LÍDERES, OU VC NEGA OS S-300, 400 500? OS EUA ENTRAM EM GUERRA CON A RÚSSIA É O FIM COMO DISSE O AMIGO ACIMA. BULAVA E TOPOL PRA TUDO QUE É LUGAR, TRIDENTS AMERICANOS IDEM, TANTO QUE NA SÍRIA OS USA DERAM MEIA VOLTA, A ÚNICA GUERRA QUE EU CONHEÇO QUE OS EUA DISSERAM QUE IRIAM E NÃO FORAM VC SABE DISSO MUITO BEM. O URSO BATEU O PÉ E O TIO SAM VIU QUE ERA SÉRIO, A MESMA COISA OS USA, NA ÁREA DE INFLUÊNCIA NORTE AMERICANA OS RUSSOS NÃO SE METEM. EM RELAÇÃO A JOGAR DINHEIRO FORA, A RÚSSIA OU SUAS EMPRESAS NÃO TEM MESMO TRADIÇÃO OU CAPACIDADE A CURTO PRAZO DE COMPETIR COM TOYOTA, COCA-COLA, MICROSOFT ENTRE OUTRAS GIGANTES ETC.. NO MUNDO CAPITALISTA A RÚSSIA AGORA COMEÇA A DESLANCHAR, ACHAR QUE VAI MONTAR UM PROJETO HJ E AMANHÃ VAI QUEBRAR AS GIGANTES JAPONESAS, NORTE AMERICANAS ETC… UMA VIAGEM. DESENVOLVENDO COM CALMA, EM PARALELO PODE SER QUE DAQUI ALGUM TEMPO A RÚSSIA ENTRE COM FORÇA NESSE CENÁRIO, EU ENTENDI SUA COLOCAÇÃO DEAGOL, MAS NO MOMENTO É SÓ GÁS, VODKA E ARMAS.

      • DIGA-SE DE PASSAGEM, ESSE ” DESLANCHAR” É EM RELAÇÃO A ELES PRÓPRIOS, POIS EM REALÇÃO AO TIO SAM E CIA, REALMENTE NÃO DÁ. VC SABE QUE ATÉ MESMO NOSSO BRASIL ESTÁ EM SITUAÇÃO MUITO MELHOR PARA COMPETIR, NÃO É A TOA QUE SOMOS A 6 ECONOMIA DO MUNDO. RESUMINDO, NÃO INVESTIMOS EM ARMAS , MAS DESENVOLVEMOS EM OUTRAS ÁREAS, CORRUPÇÃO A PARTE ESTARÍAMOS BEM MELHOR, VEJA SÓ, OS RUSSOS FAZEM AVIÕES DE COMBATE, TRANSPORTE MILITAR COMO NINGUÉM, MAS NÃO TEM CONDIÇÕES NENHUMA DE COMPETIR COM UMA EMBRAER OU BOMBARDIER DA VIDA, QUEM DIRÁ AIR BUS E BOEING. ENTENDEU MINHA COLOCAÇÃO? AINDA NÃO DÁ PRA RÚSSIA NESSA AŔEA.

      • Ai… mais um russófilo rasgando as calcinhas sem motivos… tá bom… nós já sabemos… a Rússia é a maior brasa… mora ???… rsrsrsrsrsrsrssr… não precisa gritar o tempo todo… não somos surdos…

      • “OLHA QUE QUANDO O ASSUNTO É INTERCEPTAÇÃO ELES SÃO LÍDERES, OU VC NEGA OS S-300, 400 500?”

        líderes? E qual deles msotrou eficácia em combate?

        Qual desses sistemas já provou ter capacidade de destruir míssies balísticos de médio alcane ou satélites como o AEGIS fez?

        Nenhum!

        Os americanos estão muito na frente dos russos no desenvolvimento de veículos anti-míssies exoatmosféricos.

        Enquato a capacidade de altitde máxima do
        S-400 é de 30 ou 35km, o THAADs e o AEGIS podem abater alvos em alturas de 150km ou 200km. São muito mais avançados do que qualquer SAM russo, pois podem manobrar no espaço.

      • “ACHAR QUE VAI MONTAR UM PROJETO HJ E AMANHÃ VAI QUEBRAR AS GIGANTES JAPONESAS, NORTE AMERICANAS ETC”

        Não é de hoje para amanhã, já se passaram 30 anos.
        E não acredito em “QUEBRAR AS GIGANTES JAPONESAS, NORTE AMERICANAS” e sim em competir com elas no mercado mundial.

        Essas multinacionais, em geral,produzem muito mais dinheiro que todo o mercado de armas russas.

    • Bobshap,

      Se os russos cortarem seus energéticos para a Europa, temo que tudo o que conseguirão é fazer a alegria dos árabes… África e América do Sul também agradecem…

      • vai construir um gazoduto da arábia saudita pra europa em um dia? se for no inverno europeu do meia hora pra congelarem…

      • Castelo,

        Não precisa de gasoduto… Petroleiros e navios transportadores de gás poderiam, suprir a demanda européia pelo básico, mesmo que seja mais caro a principio que importar dos russos… Se os russos cortarem o fornecimento, não demora muito e os navios começam a chegar com gás de outro lugar…

        Por fim, esse ato seria um caos econômico para os próprios russos, cujas relações com a Europa se veriam irremediavelmente abaladas…

  4. Algumas questões eu gostaria de citar antes de comentar esta boa notícia das forças de defesa dos russos…
    1- A Rússia é a oitava, e já está a caminho da sétima posição nas dez maiores economias do globo terrestre.
    2- O IDH russo em 2005 era de 65 em relação aos demais países do mundo, em 2012, já havia subido 10 posições, passando a ser o número 55 do globo em desenvolvimento humano. O Brasil está na posição 85.
    3- A Rússia é riquíssima em minérios, auto suficiente em petróleo e seus derivados.
    Esses são alguns dados para renovar a mentalidade de alguns que vêem a Rússia presa em um looping na década de 90.
    Mas agora falando sobre a reportagem acima, realmente tenho que bater palmas para a industria de defesa russa, que está cumprindo seu cronograma de produção, e devo também bater palmas para o governo russo que investe pesado em sua soberania, não ficando atrás de nenhum país do mundo no quesito seriedade.

    • ARC.

      Admiro muito a Rússia, mas discordo das decisões de seu Gonverno autoritário.

      “realmente tenho que bater palmas para a industria de defesa russa, que está cumprindo seu cronograma de produção, ”

      Isso não é exatamente verdade.O desenvolvimento dos novos submarinos russos tem passado por vários problemas técnicos e atrasos, sendo os melhores exemplos o novo submarino de ataque, cujo reator gera menos potência que o necessário, é menos silencioso do que o esperado e os míssies bulava que constantemente falham nos testes. Sem contar o grande aumento de custos que as novas tecnologias tem trazido.

      • Deagol,
        Quanto a questão de falhas em novos modelos de submarinos é extremamente normal, pois a tecnologia a ser domada nessa área é extremamente complexa, só tendo no mesmo nível dois países no mundo: EUA e Rússia, que vale ressaltar, dominam de forma soberana a tecnologia invisível e eletrônica nos SUB’s, ou seja,eles não tem a quem recorrer a não ser aos testes (que servem exatamente para isso, verificar falhas, limitações, etc) e seria injusto da sua parte colocar essa cruz no ombro russo, pois muitos países, inclusive os EUA, França,UK, falham em alguns de seus projetos (diferente da Rússia, a maioria destes escondem suas falhas), pois até que se alcance dominação em determinado campo, haverão falhas…e nesse caso, nós sabemos que os russos estão tentando aperfeiçoar seus SUB’s para uma nova classe, o que traz esses riscos. Mas a capacidade tecnológica bélica russa é tão avançada, que me são testemunhas, os itens mais avassaladores do planeta, não tendo praticamente oponente a altura em eficiência e eficácia: os sistemas anti mísseis russos, e os mísseis balísticos de médio e longo alcance ( exemplos são, S-300, S-400, Topol-M, Iskander-M).E não posso esquecer de forma alguma a classe Akula de SUB’s que inclusive, até mesmo os radares norte americanos não conseguem rastrear /tendo um episódio ocorrido no golfo do México comprovando tal fato/.
        Agora quanto a política russa, é complexo, longo, e extremamente profundo, os motivos que levam seu governo a serem dessa maneira.Porém, não é de desagrado de sua população, pois este mesmo governo tem quase que total aprovação de sua população, e é importante ressaltar que o governo dos EUA e UK, se baseiam em doutrinas autoritárias também, porém todas subentendidas e incutidas em pseudo patriotismo, a odiada doutrina Monroe e escondidas pelas suas manipulações midiáticas. Mas sim, quero concordar que ainda existe um caminho pela frente pelo qual a Rússia deverá percorrer até alcançar eficiência em todos os setores de sua existência como nação…mas esse caminho,eles já começaram a percorrer a algum tempo.

  5. Sou pragmático. Razões a Rússia tem. Invadida em dois períodos conturbados em sua parte mais rica à oeste dos Urais dizimada economicamente e demograficamente. Seus soldados viraram tapete e depois pó abaixo das botas dos invasores. Dependeram do inverno e decisões mal tomadas do agressor para se levantar, expulsar, vencer. Com severas perdas. Eles decidiram não mais ser subjugados ou depender da sorte. Criaram uma bela defesa que impõe respeito a qualquer um na terra. E as tecnologias alcançadas nesse intento de dissuasão eficaz são uma grande vantagem sem dúvida. É claro que em certos setores a CCCP não avançou tecnologicamente pois não havia concorrência e a tecnologia estagnou. Mal do comunismo. O que não aconteceu com o setor de defesa/espaço que concorreu com os EUA por 45 anos. Quando terminou o comunismo estes setores tiveram acesso tecnologias equivalentes às russas. Só que mais avançadas vindas da área da OTAN. Integrou algumas aos seus sistemas é claro. Más falta alguma coisa para os produtos russos serem competitivos no ocidente porém. Ela tem recursos minerais, espaço vital, material humano especializado, infra estrutura industrial, de transporte, de telecomunicações e capacidade agrícola suficiente. Não existe deficiências até aí. Talvez os padrões de ferramental diferentes do ocidental. Ou o modo de gerência contaminado com costumes anteriores à 90, incompatível com lógica/metodologia moderna. Ou o imperialismo russo sobre seus antigos satélites/territórios em confronto com a OTAN, que gera desconfiança/bloqueios dos ocidentais do norte. Ou provavelmente um suporte/garantia não confiável no pós venda, por falta de uma cultura comercial. Ou um crescimento demográfico baixo incapaz de manter/ampliar o mercado consumidor interno com vantagens. Eles tem todo conhecimento/potencial para desenvolver tecnologias más esbarram em alguns entraves. A capacidade de defesa permite a Rússia manter seus antigos vícios impedindo-a de se integrar mais à Europa ocidental. Más também garante que ela não seja subjugada novamente por terceiros. Ela, Rússia, pode filosofar sobre isso tranquila. Porque muito fogo e sangue foi derramado para isso. O que garante essa tranquilidade? Bulava e companhia limitada.

    Nada contra nem a favor más no BRASIL temos a parada do orgulho g e lá a do orgulho patriótico:

    http://www.youtube.com/watch?v=6x2ZK-dV3yk

    Só para ressaltar que devemos dar valor a que lutou em guerras pelo BRASIL, seu povo e integridade, como militar ou civil, perdendo a vida em muitos casos, desde a colônia, império e república. Coisa que alguns querem desmerecer. Como os soldados que lutaram contra o invasor na guerra do Paraguai. Que visava destruir o BRASIL e usurpar nosso território. Pra quem não gostou existe sempre aquele ditado: BRASIL ame-o ou deixe-o…

    • Caro jnpnhr.

      Acho que não discordo do que você diz, porém acredito que os russos, ao invés de bancar a superpotência, deveriam seguir o exemplo de países como Japão e Alemanha que se desenvolveram tecnologicamente e possuem empresas que dominam mercados internacionais trazendo empregos e riquezas.

      Imagine uma Rússia rica em recursos naturais e ainda com a capacidade industrial e tecnologica do Japão, Alemanha, ou quem sabe até Estados Unidos. Aí sim se tornaria uma superpotência novamente em poucas décadas.

      • DEAGOL ENTENDA A CABEÇA DOS CARAS, COMO DISSE O jnpnhr, OS CARAS DEPENDERAM DE INVERNO E DECISÕES MAL TOMADAS MESMO, LITERALMENTE FALANDO…TIRA ISSO DA CABEÇA DELES? NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES. UMA HORA A COISA MELÉIA DO HORA, VEJA A CORÉIA DO NORTE, O KIM JONG-UN ACHA QUE O POVO ACREDITA NELE, QUE A CN É MIL MARAVILHAS E TAL QUANDO NA VERDADE SONHAM COM UMA CORÉOA DO SUL, A TEMPOS ATRÁS ELES ACREDITAVAM QUE A CN ERA MESMO O QUE SE DIZIA SER, UMA HORA A RÚSSIA VAI COMEÇAR A DEIXAR ARMAS DE LADO E COMEÇAR MAIS ECONOMIA DIVERSIFICADA.

      • “UMA HORA A RÚSSIA VAI COMEÇAR A DEIXAR ARMAS DE LADO E COMEÇAR MAIS ECONOMIA DIVERSIFICADA.”

        É isso que estou defendendo.

        Deveriam investir em tecnologias civis, já passaram 30 anos e eu não vejo um produto russo no mercado.
        Enquanto isso já está cheio de carros chineses andando por nossas ruas e competindo com a GM, Ford, Renault e outras, em breve ( poucas décadas) serão aviões tomando espaço da boeing, Airbus e Embraer.

        Sem contar os outros inúmeros produtos “made in China” que dominam mercados por todo o mundo.

      • Superpotência JOGAR hmmmmmm

        Nós não jogamos uma superpotência e reconstruir nossas agências militares e de inteligência, após o colapso da década de 90

        Europa, como em sua crise da Europa e 40% da população sem trabalho é a União Europeia e os Estados Unidos pytajutsja afetar tudo e indicam como viver tudo
        atacar o Iraque e outros países

        na década de 90 que eram fracos e apontamos nossos amigos ocidentais como vivemos eo que fazemos e qual é o padrão de vida não se torne um bom

        Sechas temos todo o nosso país-razvivaetsya mínimo prtsent bezrobotnyh

        principal ameaça é o terrorismo e tentativa de dividir o nosso país, é por isso que precisamos de um exército forte e serviços secretos, por isso vamos continuar a desenvolver e avançar

        Assim, o Ocidente não gosta de uma Rússia forte, que este ano já salvou os EUA da desgraça na Síria e Irã decidiu problemmu

      • Caro Rustam.

        Concordo que a Rússia tem o direito de ser uma nação forte.

        Mas na décade de noventa seu país aceitou empréstimos e fianciamentos dos americaos e europeus, caso contrário a crisa teria sido muito maior.

        Ná década de 90, os americanos abandonaram vários projetos militares destinados a enfrentar a Rússia como o Zumwalt, B-2, F-22, Seawolf, comanche, Cruzader e etc.

        Isso mais do que prova de que a OTAN não possuia a intenção de atacar a Rússia e não enxerga o povo russo como inimigo.

        Esses ICBMs que seu governo está construindo, são resusltado de paranóias e orgulho ferido de velhos comunistas como o Putin.

        Só servirão para afastar vocês do mundo ocidental cada vez mais.

    • “Nada contra nem a favor más no BRASIL temos a parada do orgulho g e lá a do orgulho patriótico:”… agora colocaram o raficha em uma sinuca de bico… se ele for a parada gay, como faz todo ano, não poderá ir a parada russa… que situação mais desesperadora para um russófilo indefinido !!!… rsrsrsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.