Defesa & Geopolítica

Retrospectiva 2013 o avanço da indústria aeroespacial Chinesa

Posted by
Y20

Protótipo do supercargueiro chinês Y 20

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O ano de 2013 foi um ano extremamente interessante para os seguidores mais simpáticos ao PLAAF, este foi o ano do surgimento de muitos novos projetos militares na China. Embora  fossem escassas novas notícias acerca dos caças  furtivos J-20 e J-31, os muitos outros projetos realmente vieram para tomar o centro nas discussões  centro e e a atenção do público internacional.

y 20

Concepção artística do Protótipo do supercargueiro chinês Y 20

Y-20

Embora  as primeiras imagens do cargueiro Y-20 realizando taxiando a baixa velocidade tenham aparecido primeiramente no final do ano passado, ele ainda não havia feito o seu voo inaugural até o final de janeiro deste ano. O segundo protótipo do Y-20 fez seu voo inaugural muito recentemente. Parece que este programa está a progredir bem até agora.

Y 20

Primeiro protótipo do supercargueiro chinês Y 20

O PLAAF está desesperado por algo como Y-20, não apenas para cumprir o papel de transportador estratégico, mas também, como plataforma para AWACS de próxima geração (e outros papéis C4ISR). A PLAAF também necssita de um grande reabastecedor aéreo e já se fala num modelo base para um laser aéreo transportado. A PLAAF foi forçada a comprar um número significativo de aeronaves recondicionadas, IL-76 da Rússia nos últimos anos de modo a preencher a lacuna até a entrada em serviço dos Y-20 prevista para ocorrer entre  3 e 5 anos.

Y-20-Cargo-lifiter-China3

Primeiro protótipo do supercargueiro chinês Y 20 em voo

Especula-se a possibilidade de aquisição de novos IL-476 em razão da taxa de produção do Y-20, que tende naturalmente a ser baixa nos primeiros anos. Para o autor do artigo original em inglês, o Y-20 é projeto de aviação mais importante para o PLA.

J-20-Mighty-Dragon-Chengdu-J-20-fifth-generation-stealth2002-second-third-fighter-aircraft-prototype-Peoples-Liberation-Army-Air-Force-OPERATIONAL-weapons-aam-bvr-missile-ls-pgm-gps-3

Os dois primeiros protótipos do caça de 5ª Geração Chinês J 20

J-20/J-31

Foi um ano pouco agitado para os projetos dos caças de quinta geração. Muitos de nós esperam que terceiro protótipo do J-20 de número, 2003 fosse ser demonstrado ainda este ano.

J-20-first-flight-111

Primeiro protótipo do caça de 5ª Geração Chinês J 20 em voo

J-20-first-flight-121

Primeiro protótipo do caça de 5ª Geração Chinês J 20 em voo

Porém, isto não ocorreu gerando expectativas e  decepções, embora hajam algumas fotos recentes que indicam que o 2003 pode estar pronto. Parece que as principais melhorias estão a ser feitas neste terceiro protótipo, enquanto que os 2 primeiros são provavelmente mais como que demonstradores tecnológicos.

 Já o caça J-31 tem vindo a fazer mais alguns vôos de teste, porém esta aeronave é pouco conhecida e ainda não é definido ainda o seu exato papel no PLAAF.

J-31-new

Primeiro protótipo do caça de 5ª Geração Chinês J 31 em voo

Semelhante ao que ocorre no J-20, o primeiro protótipo do J -31 provavelmente seja mais um demonstrador de tecnologia que um protótipo de desenvolvimento do projeto como se esperaria de ser.

J-31-11

Primeiro protótipo do caça de 5ª Geração Chinês J 31 em voo

Ao que se sabe o instituto 601 trabalha arduamente para conseguir desenvolver um protótipo que satisfaça todos os requisitos do PLAAF.

Shenyang-J-31-Gyrfalcon-Stealth-Fighter (1)

Protótipo do caça de 5ª Geração Chinês J 31

2013 foi então um ano de poucas novidades sobre o status atual deste programa e dos próximos passos aserem tomados pelos seus projetistas e construtores.

j15-081

Concepção artísica do caça naval J 15 em Voo

Família Flanker

 Enquanto rumores sobre a possível aquisição de caças russos mais avançados da série Su-35  não se concretizam, o programa do caça naval embarcado baseado no Su-33, sobre o novo código,  J- 15 seguiu em 2013 para  a fase de produção.

j15-2

Caça naval J 15 em voo

Aguarda-se as priemiras imagens dos caças J-15 d eprodução abordo do Porta AViões chinês, Cv-16 Liao Ning, isso provavelmente só vai acontecer no próximo ano. Ao que parece o protótipo do caça J-16 move-se em direção a um primeiro lote de pré-produção. A produção dos caças J-11B / S continuou este ano, mas provavelmente, muito em breve ela será substituída pelos caças do modelo mais avançado da série  J-16. 

j-15-13

Protótipo do caça naval J 15 em Voo

Nesse ponto, o J-15 será produzido para a aviação naval e o J-16 para a força aérea. Os caças J-16 e J-10B são susceptíveis de serem os principais caças multifunção em PLAAF até que os vetores de 5 ª geração entre em serviço.

j10b-31-1

Protótipo do caça J 10B em voo

Família J-10

Em 2013 deu-se o fechamento da linha de produção do caça J-10A, fcom o 7 º e último  lote de aeronaves para serem entregues. Mais recentemente, caças J-10 A foram vistos operando no regimento de vetores da brigada 124. No início deste ano, havia sido flagrado na 12 ª divisão. A brigada 124 poderá operar completamente equipada com os modleos J-10A e S ou um mix em conjunto com os modelos J-10B.

Sendo assim, agora há 10 regimentos (FTTC, 44, 1 º, 2 º, 3 º, 24 º, 9 º, 15 º, 12 º, 124)  em serviço na PLAAF que operam o modelo, porém o J-10 também equipa o 12 º  regimento da 4 ª divisão a serviço da PLAN, além de 12 em serviço desde agosto no  primeiro esquadrão de demonstração aérea.As somas totais dão conta de 300 aeronaves do modelo J-10 A e S, uma produção muito saudável. 

PLAAFJ-10B

Protótipo do caça J 10B taxiando antes do voo

Recentemente foram avistadas nas imediações da CAC, os testes de voo da nova variante a J-10B que superou em cinco anos o tempo estimado para o seu desenvolvimento. Isso  provavelmente se deve a uma combinação dos eventos ocorridos no Instituto 611 e na fábrica que havia dedicando a maior parte de seus recursos para o projeto J-20, bem como, no foco dos avanços necessários para as complexas mudanças necessárias no projeto J-10A para o padrão exigido do J-10B.

Jian-10 (J-10B) AESA RADAR fc-20 PLAAF PAF (5)

Protótipo do caça J 10B em voo

O J -10 B será o primeiro caça a jato da PLAAF a possuir um radar AESA e toda uma série de novos aviônicos de nova geração. Há rumores de uma variante J-10C em desenvolvimento, mas é improvável que tenha qualquer lugar perto do nível de alterações que foram exigidas no programa J-10B. Por esse tempo, a produção de ambos os J-20 e J-31, caças de 5 ª geração, estarão começando as suas produções.

maiden-flight-of-z-20-helicopter

Protótipo do helicóptero médio Z-20 no seu primeiro voo de testes

Helicópteros

Mais recentemente, o muito especulado protótipo do helicóptero médio de 10 toneladas e de uso geral Z-20 fez seu voo inaugural. Pode-se dizer pelas fotos que é fortemente inspirado (ou clonado) no programa S-70 black hawk. Tal como o S-70 e o NH-90, esta classe de helicóptero pode ser usado para uma ampla variedade de papéis, tanto para o exército quanto para a marinha, não se exclui a possibilidade de seu uso também pela PLAAF.

Z-20_001

Protótipo do helicóptero médio Z-20 no seu primeiro voo de testes

O Z-20 pode substituir o Mi-17 e o Z-8B na maior parte das missões de transporte e SAR, enquanto pode ser a nova geração de aeronaves SAR / ASW abordo das fragatas e destroyers da PLAN.

Eurocopter-ec175

Helicóptero médio EC 175 que terá a sua variante chinesa Z-15 e Z-16 em voo de testes

Outro projeto que será muito importante é o projeto Z-15 que terá uma versão armada e equipada com as turbinas chinesas WZ-16, esta versão deve estar voando no próximo ano.

F-WWPB Eurocopter EC175

Helicóptero médio EC 175 que terá a sua variante chinesa Z-15 e Z-16 em voo de testes

Semelhante ao Z-20, deverá prestar grande ajuda, tanto para o exército quanto para a marinha. Ele pode substituir muitos dos papéis atualmente a cargo dos subdimensionados Z-9.Até o momento, o principal problema com a indústria helicóptero chinesa é a falta de helicópteros entre a classe de 4 toneladas do Z-9, e 13 toneladas do Z-8.

Z-10-2

Helicóptero de ataque WZ-10 na primeira unidade operacional do PLA

Até o momento os helicópteros Z-10 preenchem o espaço destinado as aeronaves de 6 toneladas mas como helicópteros de ataque. Porém o Z-15 e Z-20 entram no nicho das aeronaves de  7  e 10 toneladas com a vantagem de serem programas de helicópteros projetados e construídos domesticamente.

Changhe_Z-16

Helicóptero de ataque WZ-10 durante voo de exibição

UAV

 Dois grandes projetos de aeronaves não tripuladas também chamaram a atenção em 2013. O primeiro uma aeronave semelhante ao X-47B, batizado de  Lijian, espada afiada, o qual foi desenvolvido pelo Instituto 601 Hongdu.

Voo inaugural do UCAV,"Espada Afiada"

Voo inaugural do UCAV,”Espada Afiada”

Ele teve seu voo inaugural em novembro e realmente dá China um UCAV furtivo que pode executar uma variedade de funções de ataque. Daqui para frente há muito trabalho para ser feito, a começar por novo motor que se encaixe no bocal do motor para realmente permiti-lhe a entrada em serviço.

O UCAV,"Espada Afiada" taxiando momentos antes do seu voo inaugural

O UCAV,”Espada Afiada” taxiando momentos antes do seu voo inaugural

A PLAAF realmente está investindo pesado neste campo colocando um monte de recursos nesta área pois um outro projeto de aeronave de segunda geração, denominado Soaring Dragon que teve a sua primeira aparição em 2011, ressurgiu agora dois anos mais tardes com inúmeras modificações.

Soaring2

Soaring em testes estáticos

Acredita-se que a aeronave seja a solução chinesa para um UAV de vigilância de longa autonomia e de voos à elevadas altitudes, semelhante ao Norte Americano RQ-4 Global Hawk

O Soaring, provavlemnete sejaa resposta chinesa a uma aeronave do tipo RQ-4 Global Hawk

O Soaring, provavelmente sejaa resposta chinesa a uma aeronave do tipo RQ-4 Global Hawk

Além destes  destes dois projetos, 2013 revelou ao mundo outro importante programa de uma aeronave de ataque não tripulada semelhante ao MQ-1 o CH-4 “Pterossauro”, um UCAv que já foi fotografado expondo armas de precisão e pods de reconhecimento de nova geração sobre seus pilones.

CH-4

CH 4 um UCAV para ataque semelhante ao RQ-9 Reaper

Acredita-se que a aeronave deva cumprir as missões de ataque de precisão e contra insurgência, semelhante aos  UACV norte americanos RQ-9 Reaper, não estão descartadas as possibilidades de exportação destas aeronaves a clientes estrangeiros.

Não se descarta a possibilidade de exportação do UCAV CH-04

Não se descarta a possibilidade de exportação do UCAV CH-04

Bombardeiros / caça-bombardeiro –

Ainda em serviço depois de décadas, o bombardeiro chinês H6, viu em 2013 o debut da sua mais nova versão, a H-6K que estreou na PLAAF este ano, a nova variante recebeu bastante alterações aerodinâmicas e uma completa revisão dos seus sistemas de combate.

H-06K em testes estáticos

H-06K em testes estáticos

Não se espera uma produção substancial desta aeronave, pois ele deve servir até a entrada do novo bombardeiro que está em desenvolvimento, algo que não se espera aconteça antes di fim desta década.

H-06K em voo

H-06K em voo

Depois de muita especulação  finalmente se viu recentemente o vôo inaugural do modelo JH-7B. Ao contrário das especulações anteriores, o JH-7B possui  muito poucas modificações externas em relação a variante de série JH-7A.

As mudanças são a inclusão de um IFR retrátil, reforços das asas e fuselagem para transportar mísseis maiores e mais pesados e uma nova geração de aviônicos. O  JH-7B é susceptível de ser desenvolvido para a aviação naval em apoio as missões de ataque naval, já a PLAAFdeverá adquirir para esta função a variante do caça-bombardeiro J-16.

Conclusões

Como um todo, este tem sido um ano de muitos trabalhos e avanços para a aviação militar chinesa. As aparições do Z-20, do segundo Y-20 e primeiro JH-7B foram eventos marcantes para os seguidores da PLAAF.

Ao mesmo tempo, o início da produção e a continuidade do projeto do caça J-10B são fatores importantes. Os caças J-10B e J-16 devem permanecer como os principais aviões de combate da PLAAF até o final desta década.

As maiores conquistas para o próximo ano certamente serão as mudanças no terceiro protótipo do J-20, o desenvolvimento do bombardeiro estratégico da próxima geração e o desenvolvimento de novos UAVs.

Fonte:  China-Pla Blog

12 Comments

shared on wplocker.com