Defesa & Geopolítica

NAe São Paulo de volta em 2014

Posted by

São Paulo A 12

Atendendo a um pedido da Marinha do Brasil, a francesa DCNS está promovendo uma checagem (check) da catapulta dianteira no Navio-Aeródromo São Paulo (A-12).

Com uma folha de serviços onde constam mais de 5.000 lançamentos, esse sistema é o elemento chave das capacidades do navio para operar sua ala aérea embarcada de asas fixas.

O objetivo dessa intervenção no A-12 foi o de realizar um apurado diagnóstico e variados testes para a Marinha do Brasil, de modo a restaurar o potencial original da catapulta.

São-Paulo-A-12

Os trabalhos foram iniciados em novembro aproveitando as facilidades da Base Naval do Rio de Janeiro (Arsenal de Marinha). Após a intervenção do time de técnicos da DCNS, a catapulta realizou lançamentos a seco algumas vezes para comprovar a performance. As autoridades navais brasileiras expressaram satisfação com o trabalho e resultados obtidos.

O AF-1 Falcão deverá retornar ao convés do NAe São Paulo em 2014 (Foto: T&D)

Em navios aeródromos como o NAe São Paulo, a catapulta é utilizada para lançar as aeronaves a partir do convoo.  O dispositivo imprime uma altíssima velocidade em uma distância muito curta, viabilizando assim a decolagem de aviões navais.

O São Paulo deverá retornar em breve ao setor operativo da Esquadra, para completar a requalificação de sua tripulação e dos novos jatos AF-1M Falcão modernizados pela Embraer Defesa & Segurança.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

5 Comments

shared on wplocker.com