Ação resolveria impasse de quase 20 anos que criou tensas relações com Washington
O primeiro ministro do Japão Shinzo Abe nesta quarta-feira (25) ficou mais perto de obter a aprovação da ilha de Okinawa para a substituição de uma base aérea dos Estados Unidos, um movimento que resolveria um impasse de quase 20 anos que criou tensas relações com Washington.
Um acordo com membros do governo de Okinawa poderia ser uma conquista para Abe, que prometeu uma postura militar mais assertiva do Japão num momento em que a aliança de segurança entre Japão e Estados Unidos foi testada pela tensão com a China sobre ilhas disputadas no Pacífico.
As negociações avançaram em um encontro entre Abe e o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, que mantém um veto efetivo sobre os planos de construir uma nova base aérea dos Estados Unidos para substituir a base Futenma.
Nakaima elogiou Abe por oferecer uma série de concessões para atender várias preocupações, incluindo promessas de maior orçamento para Okinawa nos próximos sete anos e a perspectiva de maior controle ambiental sobre as bases dos EUA.
Nakaima a Abe falou, acrescentando que tomaria uma decisão final sobre a aprovação da construção de uma nova base na sexta-feira (27), sobre o que foi oferecido.
— O que foi oferecido foi surpreendente e esplêndido.
Os EUA e o Japão concordaram em 1996 em fechar a base Futenma, mas a construção de uma nova base enfrentou forte oposição em Okinawa, que abriga mais da metade das forças militares dos EUA no Japão. Okinawa foi ocupada pelos EUA até 1972.
30 Comments