Premiê japonês está perto de acordo sobre base dos EUA em Okinawa

OkinawaAção resolveria impasse de quase 20 anos que criou tensas relações com Washington

O primeiro ministro do Japão Shinzo Abe nesta quarta-feira (25) ficou mais perto de obter a aprovação da ilha de Okinawa para a substituição de uma base aérea dos Estados Unidos, um movimento que resolveria um impasse de quase 20 anos que criou tensas relações com Washington.

Um acordo com membros do governo de Okinawa poderia ser uma conquista para Abe, que prometeu uma postura militar mais assertiva do Japão num momento em que a aliança de segurança entre Japão e Estados Unidos foi testada pela tensão com a China sobre ilhas disputadas no Pacífico.

As negociações avançaram em um encontro entre Abe e o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, que mantém um veto efetivo sobre os planos de construir uma nova base aérea dos Estados Unidos para substituir a base Futenma.

Nakaima elogiou Abe por oferecer uma série de concessões para atender várias preocupações, incluindo promessas de maior orçamento para Okinawa nos próximos sete anos e a perspectiva de maior controle ambiental sobre as bases dos EUA.

Nakaima a Abe falou, acrescentando que tomaria uma decisão final sobre a aprovação da construção de uma nova base na sexta-feira (27), sobre o que foi oferecido.

— O que foi oferecido foi surpreendente e esplêndido.

Os EUA e o Japão concordaram em 1996 em fechar a base Futenma, mas a construção de uma nova base enfrentou forte oposição em Okinawa, que abriga mais da metade das forças militares dos EUA no Japão. Okinawa foi ocupada pelos EUA até 1972.

Fonte: R7 via Notimp

30 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Os japoneses,caíram no laço das circunstância, ou seja;se não submeterem aos caprichos da vaca-sagrada dos americanófilos,esta os deixaram à própria sorte entre o Urso e o dragão… 😉
    .
    Quê sorte heim…rssrrsr

    • lucena o povo japonês ,não quer bases americanas ,em seu território ,o que acontece com o governo japonês e coreano do sul ,são apenas fantoches nas mãos dos yankes
      o futuro é começarem levantes para a retirada das bases e além disso ,por mudanças de políticos vermes entreguistas no japao e na coreia do sul
      no japao existe penas de morte aonde são mortos dissidentes políticos que atacam as bases americanas
      um dia o japao expulsa os gringos de seus território
      coitado do japonês que acredita que os gringos estão la para defender o japao da china ou de qualquer outro pais
      la no japao são apenas espolio de guerra ,perderam e hoje estão vivendo de joelhos
      e tem gente que mostra o japao como exemplo
      talvez exemplo de um povo que esta se sujeitando nas mãos dos anglos saxioes
      além disso Fukushima joga e polui os oceanos radioativamente cade as ongns de merd@ ,não aparece pois quem controla ali são os americanos que transformaram o japao em um boizão de piranha

      • levando em consideraçao a vontade de vingança que os chines possuem em relaçao ao japao, certamente ter os EUA como um aliado contratual deixa os japas mais tranquilos e em consideraçao as suas conclusoes sempre erradas ,fica registrado que o japao se livrou de ser desmantelado logo apos a segundona, se nao fosse a sombra do tio san, sovieticos e chineses iriam trucidar os japas, entao criticas a esta aliança domostra TOTAL desconhecimente real dos fatos, o lixo de esquerda so se baseia na ideologia vagabunda dos miopes, chupem bastante, porque esta aliança ainda vai durar MIL anos ,recheios de pinico kkkkk

      • Amigo, eles não se cansam de apanhar da verdade… parecem ser sádicos, esse meninos esquerdopatinhas… rsrsrsrsrsrsrs…

      • zoinho míope ,já falei aqui no site que você e seu filho o teropodre não enchergam nem uma trave na frente de seus narizes entreguistas de tucano
        como vocês sempre estão errados ,e nunca jamais acertaram nada em todos esses anos do site
        novamente sobre o japao é so especulação de vira-lata de gringo pura atitude de capacho rsrsrs mas continua tentando um dia talvez quem sabe rsrsrs

  2. Acho que os Yankees podiam abandonar o Japão , eles nipos se viram bem.
    Transferir essa base para ilha formosa , ai sim , seria fogo no pavil rsrsrs
    Dragão esta blefando , não aguenta com o Godiliza domesticado.

  3. Os EUA e o Japão concordaram em 1996 em fechar a base Futenma, mas a construção de uma nova base enfrentou forte oposição em Okinawa, que abriga mais da metade das forças militares dos EUA no Japão. Okinawa foi ocupada pelos EUA até 1972. ==== E a atitude dos soldados iankss e está levando os nativos Okinawa a resistirem a presenças dos mesmos na ilha .O famoso inimigo íntimo …Sds.

  4. Onde ingleses e estadunidenses entram, sempre é muito difícil sua retirada posterior…É uma dificuldade para soltarem o osso!

    Se tivessem conseguido acesso a Alcântara, possivelmente ainda estariam por lá daqui a 100 anos, já como um enclave militar do EUA dentro do território brasileiro!

      • Correto NADA… eles tiveram bases no nordeste brasileiro e qndo acabou a guerra se retiraram… vai dizer agora que foi o estado brasileiro, sempre bem armado que os fez sair ???… logo se vê que vcs são de uma ignorância histórica temerária… claro, desvirtuando os fatos para que encaixem no ativismo esquerdopata que vcs abraçaram… que falta de dignidade !!!…

      • se eles não tivessem saído, nos brasileiros teríamos saído com eles
        se o tio sam entrar dentro da aqua até a altura da cintura ,esse zoinho azul vira lata e puxa saco ,morre afogado ,pois esta grudado no saco do titiu pedofila sam ,rsrsrs es um carrapado estrela !!!!

      • Bicheirento, vai catar o pauzinho que jogaram pra tu e para de querer parecer engraçadinho… tu só é engraçado em suas burrices propagadas sem um pingo de vergonha de se passar por idiota… quem le o que vc fala tem pena… que animalzinho mais abestalhado !!!…

    • Nao tem nada a ver uma coisa com a outra, no começo as tropas no japao foram de ocupaçao, na decada de 60 passou aser uma base avançada contra a urss, apos a decada de 80 estas bases começaram a perder a razao de ser, mas no incio do seculo, com a certeza do surgimento do novo IMPERIO ,estas bases assumiram um papel de dissuasao em relaçao a uma provavel agressao ao japao, entao,tirando alguns lunaticos japoneses e tirando os IMBECIS latrinos que criticam a aliança sem avaliar sem paixao, o povo japa aprecia o guarda costas !

      • Ja prestei bons serviços ao SAn, fui bem pago, mas cheguei a conclusao que poderia ter feito de graça , o prazer em travar mira na cabeças de esquerdopatas e melhor doque uma transa com a mulher fruta , nao confunda reciprocidade com capachismo ,seu otario !

      • NAO PRECISO , nunca estive ,mas basta um telefonema e lah estarei, de preferencia acompanhado de belas irlandesas e cerveja preta !

      • Que conclusao acertada, gostaria de ter este sentimento pela banana latrina porem, as ecas que a habitam geram grandes nuvens de gases fetidos ,principalmente quando tecem comentarios sem nexo !

  5. Alvez8O
    26 de dezembro de 2013 at 14:25

    Onde ingleses e estadunidenses entram, sempre é muito difícil sua retirada posterior…É uma dificuldade para soltarem o osso!

    Se tivessem conseguido acesso a Alcântara, possivelmente ainda estariam por lá daqui a 100 anos, já como um enclave militar do EUA dentro do território brasileiro!
    === Vide Guantánamo em Cuba, o canal do Panamá….ainda estamos c sorte. Sds.

      • Cite uma naçao confiavel , vamos,cite MEIA naçao confiavel e EU te provarei que naçao confiavel so existe nas cabeças PODRES de imbicis esquerdopatas , tente,cite !

      • Ele deve estar se referindo a Esquerdolândia, terra do nunca, lá onde o barbudo judeu perdeu as pregas… rsrsrsrsrssrsrs… terra visitada por Nietzsche, Maquiavel e seus discípulos… terra dos sonhos e utopias… lá, onde o sadismo discordante da ultra-realidade vigora…

      • E cite você,
        qual outro país tem 800 bases militares no exterior, espalhadas pelo planeta…

        Se atualmente existe algum império militar, este é o EUA…

      • O que tem a ver uma coisa com outra ???… distorcendo os fatos, caro militonto ???… não discutíamos qual país é mais forte e sim que NENHUM é confiável… capiche ???…

      • os estados unidos quer usar armas biológicas contra as outras nações ,e esta usando suas bases pelo mundo para fazer isso
        essas gripes podem ser já fruto do trabalho cancerígeno do titiu pedofila sam
        chupa mais essa puxa saco de gringos rsrsrs

      • EH mesmo ! Oh ,conte mais, diga aonde leu tais perolas ,ou sera que isto sao delirios de uma mente perturbada e limitada $

      • Biluzinho… volta pra casinha e para de fazer cacas no tapete da sala… rsrsrsrsrsrs… mas que cachorrinho vira-latas mais sem vergoinha… rsrsrsrsrs… pé de poodle…

Comentários não permitidos.