Travessia Argentina-Antártica

 Juan Carlos Cicalesi

No dia 20 de dezembro de 2013 realizou-se com êxito a travessia de dois helicópteros Mi-171E da Fuerza Aérea Argentina desde território continental argentino até a Base Antártica Marambio, constituindo-se assim o Escuadrón que ficará encarregado das operações na Antártica.

A missão das aeronaves será prestar apoio operativo à Campaña Antártica de Verano (CAV) 2013-2014 do Programa Antártico Argentino e executar tarefas de suporte logístico, assistência em situações de emergência e busca e salvamento, sempre que solicitado pelas Bases Antárticas.

Devido à importância e a complexidade da operação, contou-se com o apoio de aeronaves e navios da Armada e da Prefectura Naval argentinas e da Fuerza Aérea de Chile.

Além dos dois Mi-171E, a Fuerza Aérea Argentina operou com dois C-130, um DHC-6 Twin Otter e um helicóptero Bell 212; a Armada Argentina participou com um avião P-3 Orion e o aviso ARA “Suboficial Castillo” (A16); a Prefectura Naval Argentina colaborou com um avião Casa C212, um helicóptero AS365 Dauphin e o Navio-Patrulha “Prefecto Fique” (CG27). A Fuerza Aérea de Chile utilizou um helicóptero Bell 412. As fotos foram tomadas na Base Marambio.

Fonte: Segurança&Defesa

6 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    A Antártida poderá ser palcos de disputa acalorada pelas potências e nesse contexto,as Malvinas será novamente a manchete principal da mídia internacional.

  2. Quem sabe a Antártica seja a ultima fronteira geológica fora do oceano.. Eu me lembro quando era criança ( a mil anos..hehe) de um atlas do meu irmão que mostrava a antártica partilhada ( na forma de pizza) entre alguns países, como a URSS. E tinha uma “fatia” razoável que era a brasileira. Creio que hoje em dia a nossa “fatia” seria bem menor..

Comentários não permitidos.