Rússia desenvolve projeto do Mi-28NM helicóptero de quinta geração

O Caçador Noturno Mi-28N, base para o helicóptero de quinta geração Mi-28NM

O consórcio Helicópteros da Rússia anunciou esta semana que os helicópteros de ataque de quinta geração das Forças Armadas russas deverão ter os seus primeiros protótipos testados dentro de três anos.

O Mi-28NM, uma versão moderna do Mi-28N Caçador Noturno, está passando por um processo de atualização desde 2008 e, segundo o diretor executivo do consórcio responsável pelo projeto, Andrei Shibitov, até 2017 terá todas as características de um helicóptero de quinta geração.

Tais características, de acordo com órgãos da imprensa especializada da Rússia, deverão incluir baixa visibilidade ao radar, alcance de voo prolongado, avançado sistema de controle de armas, capacidade de combater caças e velocidade de 600km/h.

 

Fonte: Diário da Rússia

14 Comentários

  1. Não é um bom projeto! O Mi-28 é pesado e pouco potente. Não é à toa que perdeu a concorrência indiana para o Apache.

    • Tireless… Segura a onda para não passar vergonha. As diferenças de desempenho e de relação peso/potência entre os dois é mínima, desprezível.

      São helicópteros equivalentes.

    • Mais blindado que o apache, aguenta pancada de 30 mm e talvez uma rodada de rpg com o foguete mais comum PG-7VL, carrega mais armamento e tem capacidade de alto-defesa contra aeronaves como o
      A-10 thunderbolt II.
      Provavelmente foi eliminado pq é um ferro velho em questão de sensores, miras térmicas, gerenciamento de batalha e eletrônicos. Nisso o apache deve ter dado uma surra nele, pq até o sistema de imagem termal a Russia importa da frança.

      • “Mais blindado que o apache, aguenta pancada de 30 mm e talvez uma rodada de rpg com o foguete mais comum PG-7VL, carrega mais armamento e tem capacidade de alto-defesa contra aeronaves como o
        A-10 thunderbolt II.”

        Realmente é mais blindado que o apache, mas disparos de 30mm atravessam facilmente a blindagem de desse helicóptero.
        quanto a capacidade de auto defesa contra aeronaves o apache e cobra também tem, porém no caso do pache os americaos não quiseram intala-la.

    • ” Este poderoso helicóptero é capaz de atingi a velocidade máxima de 300 km/h, graças a seus dois motores Klimov TV-3-117KM com 2500 hp cada. Esse motor é uma versão do motor usado no Kamov Ka-50 Hokun, com a potencia melhorada. Esses motores permitem, também, uma razão de subida na ordem de 820 m/min, o que pode ser considerado um excelente desempenho quando se compara com helicópteros da mesma classe. Essa razão de subida é o dobro do que consegue o seu similar norte americano AH-64 Apache Longbow.

      A capacidade ofensiva deste verdadeiro tanque voador poderia ser classificada como “escandalosa”. O peso em armamento pode exceder os 2300 kg. Pode ser transportada uma combinação de 16 mísseis antitanque que pode ser o AT-6 Spiral (9K114 Shturm) com alcance de 6 km e guiado por radio, ou o míssil AT-9 Spiral 2 (9M120 Ataka V) com 6 km de alcance e guiado por radio. A vantagem do AT-9 é ser mais preciso e destrutivo contra blindados. 2 casulos de foguetes de diversos calibres sendo os de 80 e 122 mm os mais comuns. O Mi-28 está armado com um canhão 2A42 de 30 mm com cadência de tiro controlada de 900 tiros por minuto e com um carregador de 300 cartuchos. A velocidade da granada na boca do cano deste canhão é de 1000 m/seg. Esse canhão é o mais poderoso já instalado em um helicóptero, podendo destruir blindados leves e médios e causar sérios estragos em um tanque MBT.”

      http://aircombatcb.blogspot.com.br/2007/08/mil-mi-28n-night-hunter-o-predador.html

  2. “Tais características, de acordo com órgãos da imprensa especializada da Rússia, deverão incluir baixa visibilidade ao radar, alcance de voo prolongado, avançado sistema de controle de armas, capacidade de combater caças e velocidade de 600km/h.”

    Com certeza os russos podem desenvolver tecnologias para melhorar essa aeronave, mas baixa visibilidade ao radar e velocidade de 600km/h todos sabemos que é impossível. Somente reprojetando todo o helicóptero do zero.

    Deve ser um erro de interpretação da “Imprensa especializada”.

    • E verdade Jackson de Almeida, se esse helicóptero é um abacaxi, então me diga, qual é o melhor rotor da América do sul capaz de enfrentar de igual para igual.

  3. Vai caçar nosso super tucanos com essa velocidade… uahuahauhauhauahu
    Tá na cara que isso éh fake, vão arrumar a aerodinâmica tirando alguns dos vários rebites… Possível remotorização, mais potencia menos consumo, nada de 600 km/h no máximo velocidade de cruzeiro 320km/h, que eu particularmente acho difícil de acontecer e diminuir sua detectabilidade aos sistemas inimigos de pronto emprego… refazer toda sua eletrônica(sensores, câmera termal e talvez a estreia do President-S).

    No mais, nem pensar em comprar essa jabiroca agora, espera essa versão pq do jeito que tá parece que saiu do filme do rambo dos anos 80.

Comentários não permitidos.