Irmandade Muçulmana é declarada ‘grupo terrorista’ no Egito

Irmandade Muçulmana. APA Irmandade Muçulmana do ex-presidente Morsi foi mantida na clandestinidade durante a ditadura militar

A Irmandade Muçulmana, principal movimento político do Egito e grupo do ex-presidente Mohammed Morsi, foi declarada “terrorista” pelo governo interino instaurado pelos militares.

O governo interino tomou a decisão após um atentado atingir a sede da polícia egípcia no início da semana. O Egito vive sob forte tensão política desde a deposição do ex-presidente Morsi por uma junta militar em julho.

A Irmandade Muçulmana negou responsabilidade no ataque, assumido por um grupo ligado à rede Al Qaeda.

Milhares de integrantes do grupo foram presos nos últimos meses, após protestos do grupo. A Irmandade Muçulmana ficou na clandestinidade durante a ditadura militar que governou o Egito na segunda metade do século 20.

Morsi é mantido preso desde sua deposição. A Irmandade Muçulmana conquistou o poder nas primeiras eleições livres no Egito, após a queda do regime militar de Hosni Mubarak, em meio a uma onda de protestos na esteira na chamada Primavera Árabe.

A liderança do grupo, que hoje se encontra no exílio, disse que os protestos contra o governo interino implantando pelos militares deve continuar.

‘Horrorizado’

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro-ministro do Egito, Hossam Eissa, que afirmou que a partir de agora as autoridades terão mais poderes para reprimir os membros da Irmandade Muçulmana.

Eissa disse que membros, financiadores ou quem estiver promovendo as atividades do grupo serão punidos.

A decisão é uma resposta ao atentado suicida à sede da polícia no distrito de Mansoura, que deixou 16 mortos e mais de cem feridos, segundo o governo.

“O Egito está horrorizado, de norte a sul, com o crime odioso cometido pela Irmandade Muçulmana”, disse Eissa.

“Isso (ataque) se deu em um contexto de uma perigosa escalada da violência contra o Egito e os egípios e de uma clara afirmação da Irmandade Muçulmana de que o grupo não conhece nada além da violência”, disse.

O governo egípicio disse que irá notificar os demais países árabes da decisão. Desde 1998, a região assinou um tratado antiterrorismo.

Um dos líderes do grupo no exílio, Ibrahim Munir, disse à agência France Presse em Londres que a decisão “não é legítima” e afirmou que “os protestos vão continuar, certamente”.

Clandestinidade

Simpatizantes da Irmandade Muçulmana vêm organizando protestos desde a deposição de Morsi, em julho.

O primeiro governo democraticamente eleito do país não resistiu à presão dos setores seculares do Egito, incomodados com a crescente influência islâmica nas políticas públicas do país.

Sob o governo de Morsi, o Egito ganhou uma constituição considerada pró-Islã, o que despertou o temor em grupos seculares e na minoria cristã de que o país pudesse virar uma teocracia.

Morsi foi derrubado após imensas manifestações populares de grupos contrários à interferência religiosa na polícia.

O movimento, que tem 85 anos, já havia sido banido no Egito em 1954, no início do regime militar – que se estendeu até o governo de Mubarak.

Para tentar driblar novamente a clandestinidade, o partido se registrou como uma ONG em março deste ano.

Oficialmente, o partido da Irmandade Muçulmana é o Partido da Liberdade e Justiça, criado em 2011 como uma agremiação “não-teocrática” após a queda de Mubarak.

Fonte: BBC Brasil

23 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    A primavera árabe no Egito promete,de um lado a ditadura patrocinada pelos EUA e o seu braço armado do governo Saudita,Al-Quaeda bem como os sionistas que tomaram o poder em Israel.
    .
    Do outro,Os grupos armados pelos aiatolás,em fim;o Egito corre o risco de se tornar o que é hoje o Afeganistão,a Líbia ou seja,a “etiopização” no Oriente Médio.

    • por LUCENA.
      .
      .
      “(…)O governo interino tomou a decisão após um atentado atingir a sede da polícia egípcia no início da semana. O Egito vive sob forte tensão política desde a deposição do ex-presidente Morsi por uma junta militar em julho.(…)”
      .
      .
      Não sei porquê más,isso me lembrou o “Rio-centro”….rsrsrsrsr

  2. Conforme já previsto, ao colocar a irmandade muçulmana na clandestinidade, eles,os militares, impedem q algum membro da mesma ganhe outra x às futuras eleições(viciadas..)…tinham de agir assim , caso contrario, o golpe e os assassinatos efetuados dariam em nada. E se eleito, o membro da irmandade mandariam td p à cadeia ou coisa pior…hábitos de semitas “mt civilizados”.sds.

  3. Essa coisa de dizer que o regime militar do Egito caiu na chamada Primavera Árabe é o maior primeiro de abriu que já existiu, os militares nunca deixaram o poder do Egito, prenderam Hosni Mubarak para dar uma falsa resposta ao povo,pois o mesmo não tardou a voltar a liberdade !

    A Irmandade Muçulmana, ganhou as eleições nas urnas,de modo democrático, o atual governo egípcio não passa de um governo de títeres que usurparam a democracia de seu povo, portanto sem nenhuma legitimidade !

    A Primavera Árabe do Egito ainda não terminou,só ira acabar com o fim do regime militar e a volta da democracia ao país !

    • Democracia em um país eminentemente islâmico ???… rsrsrsrsrsrssrsrsra… tais brincando ???… quem preserva o pouco que resta de liberdade, por mais paradoxal que possa parecer, é o regime militar que atualmente governa o Egito… deixe a “democracia” reinar e verão a implantação da Sharia em menos de 48 horas… isso que dá pensar com a parte esquerda do cérebro !!!…

    • E o que você queria César? Que o Egito virasse uma nova tecracia ao estilo do Irã? Bem fizeram os militares em depor a Irmandade Muçulmana do poder…

      • Sera que a Irmandade Muçulmana é tão ruim assim a ponto das pessoas saírem as ruas pedindo a volta do ex-presidente Mohammed Morsi ?

        Como podemos crer nesses militares que sempre usurparam o Egito,vocês acreditam que eles irão fazer eleições novamente,que irão respeitar a democracia ?

        Para vocês só é democracia quando vocês ou os seus amados estão no poder !como dizem para vocês pimenta nos olhos dos outros é refresco !

        Uma minoria (pois foram votos vencidos) vem tentando dar um golpe de estado contra a democracia brasileira desde que o PT chegou ao poder, essas pessoas não tem nenhum compromisso com a democracia brasileira,para eles democracia é só quando eles vencem,quando perdem, querem logo virar a mesa,dar o golpe ! Essas pessoas não tem compromisso com o BRASIL querem apenas preservar seus interesses em detrimento da maioria !

  4. Para quem não sabe o Irã teocrático surgiu assim, era uma ditadura apoiada pelos EUA que virão um possível avanço comunista no pais. O ditador do Irã, o Xá, estava se enfraquecendo e a luz amarela acendeu nos EUA , ai alguém tem uma brilhante ideia ajudar um tal de Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini que estava exilado na França se não me engano. Bom deu no que deu e o resto da historia (pelo menos a parte que a imprensa gosta de contar) todo mundo sabe.
    Agora o Egito vai ser mergulhado em uma guerra civil e um regime teocrático vai surgir para a alegria do pessoal conservador aqui do ocidente, é tudo que eles querem, intolerância, para justificar a sua própria.

    • Lamento lhe informar meu caro muttley .mas você esta equivocado A Republica Islâmica do Irã não surgiu da maneira que você esta dizendo, na verdade isso tudo se deu com a derrubada do o primeiro-ministro iraniano Mohammad Mosadeg em 1953, quando este decidiu nacionalizar as reservas de petróleo do país, fato esse que veio a contrariar a Inglaterra e seus aliados que patrocinaram um golpe militar contra Mosadeg, e levando ao Xá Reza Palevi de volta ao poder,pois o povo reagiu contra o Xá quando esse tentou tirar Mosadeg do poder,esse fato levou o Xá para o exílio !

      Na verdade os EUA não viram um possível avanço comunista no pais, foi o próprio Xá Reza Palevi,quem se desgastou pela segunda vez perante o povo iraniano ao se subordinar aos governos do ocidente e bater de frente com o Imã Khomeini e a rivalidade islâmica que se opunha ao governo fantoche do XÁ !

      Na verdade ninguém teve uma brilhante ideia de ajudar um tal de Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini, o Imã Khomeini era uma personalidade de grande respeito em seu país,conhecido e amado por muitos,tanto que o Xá,teria inclusive declinado de um plano para matá-lo !
      Não foi o acaso quem vez o Imã Khomeini lider dessa revolução,mas sim suas atitudes e opiniões perante o governo do Xá !

  5. Kazim
    26 de dezembro de 2013 at 19:42

    Pensei que já tinha visto tudo. Mas ouvir alguém chamar os egípcios de semitas superou até o inimaginável. === Os Egipcios atuais são àrabes, certo? Logo, são semitas por sua linhagem , são filhos de Ibraim/abraão c a Egipcia AGAR (Gên.16:4 ) assim como os judeuss. Sds.

    • Sim os egípcios hoje são árabes, mas o povo que fundou essa nação não era, seria semelhante ocorre as Américas hoje !
      Veja o caso do BRASIL, hoje seu povo é do grupo latino(embora haja muitos índios no país ainda hoje ),mas antes de 1500 não era !

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.argus ,
      .
      Está correto em afirmara que os árabes são semitas..
      .
      O que aconteceu no Egito é o mesmo que há em Israel,onde há muitos indo-europeus convertidos ao judaísmo que foram para ali no fim da II GM e que estes não são semitas,logo também em Israel houve um mix de raças,assim com no Brasil.

    • Não meu caro. Os egípcios são Camitas, ou seja, descendem do segundo filho de Noé, Cam. Da mesma forma, os palestinos também são do mesmo tronco. Esclarecendo, os egípcios e os palestinos não são árabes, nem Ismaelitas. Nem todos os seguidores do Islâ são árabes, tais como os europeus (ex. Bósnia) e os norte africanos.

  6. É difícil para o mundo ocidental entender o mundo árabe. Xiitas, Sunitas, burkas e xales, guerreiros de Alá, atentados, a condição feminina e tantas coisas que soam estranho ou inaceitável. Mas devemos lembrar que a história nos mostra os primeiros cristãos tão ou mais devotados a causa religiosa do que os muçulmanos. A honra máxima de um cristão era morrer como mártir. E os chamados cristãos mataram e destruíram muito em nome de Deus. Mesmo hoje em dia podemos ver, pelos meios de comunicação, “cristãos” muito ortodoxos fazendo a interpretação literal da bíblia e adeptos do criacionismo. Os mais antigos devem lembrar do reverendo Jones nas guianas e tantos outros conservadores.
    Fico imaginando a decepção do verdadeiro Cristo e de Alá com o rumo das coisas.
    Bem, todo esse meu blábláblá foi apenas para contextualizar e evitar a simples condenação da situação árabe sem colocar em perspectiva toda a situação.
    Viajei..

  7. Nada de novo que o servico de desinformacao BBC nao menciona o papel que o MI6, servico secreto britanico teve na formacao da Irmandade Mulssumana. Nem sobre a relacao entre a CIA e a Irmandade na decadade 1950, quando o governo norte americano tentou derrubar o governo nacionalista de Nasser. Os EUA nao viam com bons olhos a relacao entre Nasser e o governo Sovietico. Os EUA serviu-se da Irmandade apos a chamada Primavera Arabe quando um movimento de massa forcou Mubarak abandonar o poder.Morsi sempre foi fantoche dos Americanos, tal qual fora Mubarak comop e o atual general, Sissi, que ocupa o poder egipcio no momento. Como fantoche sao descarta veis quando o governo Yanque pensa qua nao sao mais uteis. Sao como limao. Uma vez retirado o suco, joga se fora o bagaco.Definicao de quem e terrorista tambem depende das decisoes de Washington. Quando Washington decide que um regime em poder deve ser destabilizado, um grupo armado de oposicao pode ser transformado em exercito de libertacao nacional, forca democratica ets etc. Quando decide o contrario, esse mesmo grupo pode ser classificado como terrorista. Washington considera os islamitas radicais do Al Quaeda operando na Siria como forca democrata. O mesmo grupo operando em Iraque sao considerados terrorista.Kasin esta correto em nao considerar o povo Egito como Semita. Um termo mistico de qualquer forma. A parte Norte do Egito antigo foi por um tempo ocupado por povos semitico, os Hykso, E os arabes que invadiram o Egito no Seculo VII e impuseram a religiao mulssumana sao semitas, na verdade mais semitas que os o Askhenasis que nada mais sao que europeus que se converteram ao judaismo e hoje praticamente se consideram como os unicos semitas do mundo. Mas o povo cristao do Egito, nao sao semitas, sao decendentes do antigo povo egipcio dos tempos dos Faraos. Sao Africanos. Martin Bernal, em seu livro Black Athena, volume 3, usando os resultados de estudos linguisticos dos ultimos 30 anos, mostra que os povos que mais tarde se tornou os povos historicos do Oriente Medio e Norte da Africa, originalmente viviam na area da Africa que hoje e denominada de Tanzania e Zimbabwe. Linguisticamente, aparentemente, excluindo os sumerianos,( cuja lingua ainda se sabe de onde originou, sabe-se que nao e indo-europeia, nem africana, mas nada mais do que isso pode se afirmar com conviccao.) e excluindo povos de origem turca, os povos historicos, assirios, babilonios cananeus, filisteus, fenicios, sirios, hebreus, arabes, algumas tribos da Etiopia e do Sudao e povos cuja lingua fazia parte do Aramaico, sao povos que podem ser denominados Semitas. Originalmente segundo Bernal, povos africanos. Linguisticamente a lingua falada pelo povo egipcio antigo nao era uma lingua semita. Agora. a maioria do povo egipcio falam arabe, lingua falada por um povo considerado semita, os Arabes.. Interferindo no debate Cesar Pereira e Muttley. Cesar Pereira esta correto quando diz que o Xa foi colocado no poder em 1953, apos um golpe de estado organizado pelo servico secreto MI6 e CIA. Mas o Muttley esta mais do q

  8. continuando. Mas o Muttley esta corretissimo quando afirma que Khommeny veio ao poder com ajuda do CIA e do MI6, e do Servico Secreto Frances. A BBC transmitia as mensagens que Khomeni dirigia ao povo Iraniano quando ele vivia asilado na Franca. Duas razoes levaram Washington abandonar o Xa Resa Palevi. Uma sendo a impopularidade do Xa no Irao. Os EUA simplesmente decidiu abandona-lo, quando percebeu que este era incapaz, apesar da brutalidfade da SAVAK, policia secreta do Xa, de derrotar nao so os Fedains, maoistas iranianos, os Mujharedins, militantes islamicos de esquerda, e principalmente destruir a influencia do PartidoTudeh, o partido comunista do Iran, vinculado com Moscow que controlava os sindicatos operarios no Irao. Sucedeu-se com o Xa Raze Palevi, o mesmo que sucedeu com Mubarak. Limao sugado e limao descartado. A outra razao que Washington decidiu abandonar o Xa, foi a politica economica que este tentou implementar. O Xa tentou usar os petrodolares iranianos para industrializar o pais e mesmo criar uma industria nuclear no pais. (para fins pacifico e claro!) A fonte para essa informacao estao nos livros de William Engdhal, Century of War and Gods of Money. Tambem pode ser lidos os artigos publicados sobre o assunto no Executive Intelligence Review de Lyndon La Rouche, um extremista de direita, que tinha na pessoa do falecido Doutor Eneias um amigo que tinha os mesmos pensamentos politicos.Ambos catolicos ortodoxos conservadores.

Comentários não permitidos.