China Revela versão mais avançada do seu caça leve o J-10″C”

J-10B_101b
Na foto o caça J-10B
Informações: Red Dragon (Taiwan).
Texto e  adaptação: E.M.Pinto
Mal acaba de revelar ao público internacional o mais recente desenvolvimento do caça leve da família J-10, a variante “B” que recentemente entrou em serviço na  Força Aérea do Exército da Libertação Popular da china (PLAAF), a Chengdu Aircraft Industry Group  anunciou estar trabalhando numa variante mais furtiva e mais avançada da aeronave, que por hora atende pelo código J 10″C”.
A nova aeronave já em testes, também é equipado com um radar de varredura eletrônica ativa AESA, a varianet anterior, o J-10B segundo a Chengdu, teria a capacidade de superar os caças F-15J do Japão se um confronto aéreo viesse a ocorrer sobre as ilhas Diaoyutai disputadas pelo Japão e China  (chamadas Senkaku no Japão e Diaoyu na China).
O caça também é construído para ser consideravelmente furtivo em relação a variante J 10-B que já é dezenas de vezes mais discreto que a versão J-10A.  O J-10B já usa material absorvente de radar e novas tomadas de ar (diverterless), refinamentos aerodinâmicos que lhe conferem maior capacidade de discrição em comparação com o seu antecessor, o J-10A.
comparisonJ-10
Segundo informações além dos EUA, a China é o único país no mundo que tem a capacidade de projetar e construir sistemas diverterless, entrada supersônico (DSI).  A diverterless (DSI) é um tipo de entrada de ar usado por alguns modernos aviões de combate para controlar o fluxo de ar em seus motores que trabalham em conjunto para desviar a camada limite do fluxo de ar para longe do motor do avião, enquanto comprimindo o ar para retardá-lo a partir de uma velocidade supersônica. O sistema pode ser usado para substituir os métodos convencionais de controle da camada limite de fluxo de ar durante o voo supersônico a velocidades de até Mach 2, tal como a rampa de admissão e de cone de entrada , que é mais complexa, pesada e cara, utilizada em todos os demais caças, ocidentais e orientais.
Com esta tecnologia, o J-10B é acreditado para ser o melhor lutador de 4,5 geração na região da Ásia-Pacífico. Seu sistema de comando HMD montado no capacete projetado para pilotos J-10B reage muito rápido e também é muito semelhante aos desenvolvidos para os caças F-16E / F Block 60 e ao francês desenvolvido para os caças F3 e F4 Rafale.
Não se sabe ainda quais serão as modificações estruturais impostas ao programa J-10C. Acredita-se que uma variante possa inclusive estar sendo desenvolvida para operar abordo de Porta Aviões, a China almeja possuir uma poderosa força de caças 4,5 G ainda nesta década, com efeito para a próxima, a partir de 2030 as forças armadas chinesas estarão sofrendo uma vultosa conversão para a 5ª Geração, não é segredo a ninguém que os avanços necessários para estes programas, estão sendo desenvolvidos nos programas de 4,5 atualmente em desenvolvimento.
J -10C? A imagem é uma concepção artística, meramente representativa
J -10C?
A imagem é uma concepção artística, meramente representativa
Sabe-se que  o J-10B foi projetado principalmente par ser um caça de superioridade aérea, ele não possuirá plena capacidade de ataque a qualquer tempo. para isto, será necessário uma caça multifunção, capaz de realizar missões de ataque ao solo, bem como missões de combate aéreo contra potenciais inimigos na região. Portanto, a PLAN  pretende possuir uma  versão mais avançada, o  J-10C, preenchendo a necessidade da Força Aérea e da Marinha do PLA.

38 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    “(….)Segundo informações, além dos EUA, a China é o único país no mundo que tem a capacidade de projetar e construir sistemas diverterless, entrada supersônico (DSI) (…)”
    .
    .
    Essa história de bisbilhotar os outros realmente faz um grande diferencia quando se faz um projeto,ganha tempo e dinheiro em cima dos ouros….é a China ensinando como se faz…rsrsrsrr

    • Pois é né…quando os chineses fizerem o mesmo com os E-jets da Embraer eu quero ver essa sua risadinha de quem se acha muito esperto meu caro pastel de vento….

      • É verdade caro HMS.
        Os chineses já prometeram publicamente que irão nos eliminar do mercado de produtos industrializados.

        saudações.

      • Que boquinha mais limpa !!!… deve ter recebido um mingauzinho de maizena na última noite !!!… rsrsrsrsrsrssrs… limpe sua boquinha, empaladinho, que tá escorrendo pelos cantos…

      • por LUCENA
        .
        .
        Para fazer uma cópia dos E-jets,provavelmente eles já tenham,nem precisa invadir o sistema de defesa como eles fizeram com a sua “vaca-sagrada”;pois na China, já se fabrica alguns E-jets.
        .
        Nem duvido que os chineses tenham feito com nós o quê a tua vaca-sagrada vez,nos bisbilhotar;se os chineses fizeram com os “melhores” do mundo,em tese,eles podem fazer com qualquer um que não tenha a “maestria” em seguraça como os EUA……rsrsrsrs
        .
        Fico só imaginando oquê os russos encontraram na empreitada deles na web do tio Sam,esses sim,fizeram sem deixar rastros…rsrsrsrr

      • Lucena, vc é um idiota… não tem como classifica-lo de outra forma… quem lê seus comentários sente-se vazio… não a toa te chamam de pastel de vento… pra fazer loas a esquerdopatia vc vai contra até sua mãe… vc é um pervertido esquerdalha… vai se tratar, obtuso… vc acha que estamos aqui defendendo os EUA, mas na verdade vc é que os ataca não porque não entenda que os mesmos são mais capazes em algumas situações, mas porque isso te põe entre os demais desmiolados como um suposto defensor da brasilidade ofendida pelo anglicismo, o que é um engano… basta ver a contestação que fizestes ao Tirelles… sem pé e sem cabeça e ainda por cima afirmando que é melhor sermos massacrados pelos chineses em nossa indústria só para poder nos contradizer… que mente mais sórdida !!!… mente de escorpião… prefere morrer a se entregar aos fatos… vai se tratar, cara… vc é psicopata e dos brabos…

  2. A quanto tempo falo pra voces que a Chine desenvolve caça VTOL e a Russia um 5.0 navalizado mono turbina 5.0 ? E a quanto tempo voces desdenham do que eu falo e tudo o que eu disse vem paulatinamente surgindo nas midias.
    Enquanto se conformam com um Brasil capaxo e corrupto e com os EUA falido e usando de todos os meios sua maquina para manipular e persuadir na ansia terminal desesperada muitos de voces nasceram escravos cresceram escravos e ortodoxos contentam-se explicitamente com isto kkkk.
    Agora xupa nu talentinhu que sai coalhada.

      • “Traduzindo:
        “muitos de vocês nasceram escravos do capitalismo”.”

        E por acaso tivemos a chance de escolher o sistema econômico em que vivemos?

        Me pergunto, você e o maluquinho dividem metade do seus salários com os outros?

        Compram carros e apartamentos mais baratos para dividir seu dinheiro com os necessitados?

        Não assistem filmes e não ouvem músicas americanas?

        Na verdade vocês nasceram escravos do capitalismo como todos os outros aqui.

      • na verdade criticam o capitalismo porque eh moda, no fundo estes otarios curtem todas as mazelas proporcionadas pelo capitalismo, nao abrem mao dos seus direitos individuias de gastarem suas granas com oque bem intenderem, ladram apenas para marcar posiçao, afinal nao ha como esperar atitude coerente de idiotas !

  3. Ta ai um caça que eu gostaria de ver na FAB com eletrônica israelense.
    A China avançou muito nessas ultimas décadas em termos tecnológicos, o que esta obrigando a Índia a gastar um pouco mais, a Coreia do Sul, o Japão e a Austrália também, isso sem falar nos EUA que está tendo que realocar seus recursos, a não podemos esquecer da Coreia do Norte para engrossar mais esse mingau. Nessa próxima década as coisas vão estar bem quentes na região.

  4. Maluquinho, concordo com você, em quase tudo, não há
    dúvida, se o curso natural dos acontecimentos, não sofrer
    uma intervenção abrupta, nos proximos 15 ou 20 anos
    vamos ter que refinar o nosso mandarim, 好吧

    • Tem algo mais engraçado ainda,é só o japão anunciar qualquer novidade no setor bélico que a china reclama aos quatro cantos do mundo que o japão deve renunciar o rearmamento.
      Fico impressionado com o Belicismo chines,tudo deles é para acertar os E.U.A ou o Japão,acho que essa agressividade nem a alemanhã Pré Primeira Guerra tinha,quando os alemães lutavam para ser a potencia dominante na europa,Eu já havia dito nenhum caça chines em uso hj é pareo para o Mitsubishi F2 e nem a sonho o F15J.

      • Igual o F-4 phaton II era com o MIG-21 né meu caro sabe no que deu! Se tão superior não tinha perdido nenhum.
        Outra questão se o J-10B tem AESA e os F-2 e F-15j (X-band pulse-doppler) AN/APG-63(V)1 se não me engano. J-10B tem material RAM, o F-2 tem alguns compósitos.
        Potência hoje ele usa WS-10, amanhã WS-10B que será um pouco mais potente que o F-2 e no futuro WS-10G não duvido supercruiser + empuxo vetorado, quem viver verá.
        HUAHUAHauhuahauhauhaua.
        Adoro ver esses comentários quanto mais fanboy mais ignorante a pessoa é.
        Bom para considerações J-10B superior ao F-2 e pouco inferior ao F-15J Kai.
        O resto é tática de combate.
        Parem de falar besteira gente sobre o vetor, só brasileiro faz isso pq em fóruns gringos não vejo um nego subestimando equipamento alheio e sim debatendo suas capacidades com base na realidade impostas por noticias verídicas.

      • “Bom para considerações J-10B superior ao F-2 e pouco inferior ao F-15J Kai.
        O resto é tática de combate.”

        Está ai um cara que não tem a menor ideia sobre o que está falando!

      • Lol

        Huahuahuahuahua

        Peixada quer papiar sobre tank soviético de novo ou ta bom a surra que levou?
        Ah senhor tenho mais e mais videos
        so pancada na lateral.
        Sei tanto quanto o senhor meu caro.

        Puxa briga comigo n, q tu vai apanhar de novo!
        Liriririririri!

      • Pra chegar a está conclusão fiquei horas pesquisando e inclusive vendo os vídeos que o senhor tanto desmerece.

        Nada nessa vida é indestrutível meu caro!

        Lembrando que pros AWACs tem o YJ-91, levou em conta na equação n? Claro que tu levou o senhor não é bobo de desmerecer nada né?!

        Ou estou enganado!?

        Da próxima vez não encurte sua resposta e vá de ponto a ponto onde quer chegar mostrando informações verídicas.

        Mais pro F-2 nem precisa, deixa que a tsunami leva. huahuahuahuahuahuahu!

      • Grande vantagem !!!… e o que ganhamos com isso ???… acaso o Brasil fica na Ásia ???… ô mentiezinha deturpada…

      • O adjetivo em questão se aplica com perfeição à você no que tange a chineses e iranianos….e quanto a ser “igual ou até melhor que os ocidentais”, isso apenas mostra a sua falta de sintonia com a realidade….

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Eles tentaram copiar alguns motores russos más não tiveram exito;tiveram que compram mais uns tantos dos russos até “conseguirem” os seus próprios…. 😉
      .
      # (*) China não conseguiu copiar motores de aviação russos
      [ planobrazil.com/china-nao-conseguiu-copiar-motores-de-aviacao-russos/ ]
      .
      # (*) China pede ajuda russa para desenvolver motores de caças
      – [ portuguese.ruvr.ru/news/2013_11_14/China-pede-ajuda-russa-para-desenvolver-motores-de-cacas-4318/ ]
      .
      # (*) Ladrões levam motores de F-16 em Israel – [ aereo.jor.br/2012/12/10/ladroes-levam-motores-de-f-16-em-israel/ ]
      .
      .
      Como se pode vê,até aqui é mais fácil conseguir a tecnologia através com ajuda dos russos através de cooperações ou, através de rouba,quer com ajuda dos ladrões que existe em Israel ou bisbilhotando a web do tios Sam,onde até aqui,os chineses foram bem sucedidos…rsrsrsr

  5. Todos esses refinamentos realmente colocariam o caça chinês J-10B dentro da geração 4.5. Sem sombra de dúvidas, seria um duro adversário para o Eagle.

    A depender do preço, sucesso garantido de exportação…

    • _RR_

      Os Chineses vem surpreendendo o mundo com seus avanços na área militar. Isto ´parece ser bom pois cria uma preocupação para os EUA fazendo com que estes tenham outras prioridades que não sejam a América do Sul.
      A China a cada dia que passa se torna um pleier mais importante no cenário mundial.
      A cinco anos atrás as pessoas desdenhavam de suas conquistas. Agora as pessoas já discutem estas conquistas com seriedade.
      O J-10B e o anunciado J-10Cestão ai para confirmar isto.
      Concordo com você que este avião parece preencher os requisitos para um excelente vetor de superioridade aérea.
      Acredito que em breve, assim que desenvolverem um motor nacional, os Chineses poderão abocanhar uma boa fatia do mercado internacional de aviões de combate.
      Desdenhar as capacidades Chinesas, é o mesmo que não querer enxergar o próprio nariz.

      Sds.

      • Grande _RR_.
        Enfim um comentário sensato sem fanboyolagem.
        Sobre o motor WS-10A já está sendo fabricado em escala.
        Surgiu ainda uma versão do j-10 com pod interno de armas (EWP) e possivel CFT e internal Infrared Search-Track (IRST) no modelo muito parecido com o usado no F-35.
        Mais isso ta com cara de só ser um trabalho artístico mesmo.

  6. muttley
    25 de dezembro de 2013 at 14:26

    Ta ai um caça que eu gostaria de ver na FAB com eletrônica israelense.
    A China avançou muito nessas ultimas décadas em termos tecnológicos, o que esta obrigando a Índia a gastar um pouco mais, a Coreia do Sul, o Japão e a Austrália também, isso sem falar nos EUA que está tendo que realocar seus recursos, a não podemos esquecer da Coreia do Norte para engrossar mais esse mingau. Nessa próxima década as coisas vão estar bem quentes na região. === Já existe, e fato, cópia do..e p país como o BRASIL. O Sino nos repassarim a T&T dos mesmos…Sds.

  7. E tem mais novidade chinesa no ar.

    1) O novo caça bombardeiro JH-7b foi flagrado em testes essa semana.

    http://i.imgur.com/xvfaYSo.jpg

    http://i.imgur.com/28RBMG6.jpg

    2) J-20 com nova pintura em cor branca. O que especula-se ser o teste de um novo material absorvente a radar.

    http://img0.itiexue.net/1735/17358060.jpg

    3) E pra quem é pouco cético ainda tem essa imagem desfocada de um possível bombardeiro stealth

    http://img11.itiexue.net/1735/17356859.jpg

  8. “_RR_
    25 de dezembro de 2013 at 17:39”

    http://www.youtube.com/watch?v=lDyZ_fXKcZs

    “Deagol
    25 de dezembro de 2013 at 16:33”

    http://www.youtube.com/watch?v=0WtsHjDR0AE

    Irruuuu….. 🙂

    “Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar”

    Sun Tzu.

    Um feliz Natal para todos vcs em especial para todos daquele “ocidente”….Um futuro de muitas esperanças,paz,harmonia,vida e prosperidade…Boa Sorte….. 🙂

    http://www.youtube.com/watch?v=x6CRdOAjaHE

  9. “Blue Eyes, Na Resistência
    25 de dezembro de 2013 at 20:55

    Lucena, vc é um idiota… não tem como classifica-lo de outra forma… quem lê seus comentários sente-se vazio”

    Como bem disse o sábio senhor Deagol uma certa vez…Quando sentir um vazio dentro de você…Coma…Porquê deve ser fome……….o senhor Deagol tem uns ditados muitos sábios….de autoria dele mesmo….ele consegue elaborar uns ditados bem inteligentes e profundos as vezes senhor Blue Eyes…. 😉

    o chinês parece que tem um awac novo também…um tal de air police 500…uma coisa assim…

Comentários não permitidos.