18 Comentários

  1. Meus parabéns ao Plano Brasil!

    Desejo a todos os comentaristas e responsáveis por esse espaço um feliz natal!

    Boas Festas! 🙂

  2. Obrigado PB!
    E um 2014 recheado de muito dinheiro e saúde para toda a turma de participantes deste espaço virtual.

    …E também que nesse novo ano que está chegando vejamos em nosso país:

    – As baterias de Pantsir;
    – O voo do 1º KC-390;
    – A subida do VLS ou Ciclone;
    – O Hexa da seleção;
    – O fim da revolução na Síria;
    – O surgimento de um candidato verdadeiramente a altura de nossa presidência;
    – Nosso país entrando num projeto de caça de 5ºG;
    – O fim do programa do Faustão;
    – O fim do programa do Serginho Groisman;
    – O fim da TV Lobo;
    – O ET Bilú ganhando cidadania brasileira;
    – A anulação da reserva Raposa do Sol;
    – etc
    – etc
    .
    .
    .

    • Meio que off, mas tem a ver com os desejos do colega, porque ontem a noite assiste a um filme que me fez pirar o cabeção: atrás das linhas inimigas 2, quando um grupo de seals sabota os testes e o o lançamento de um míssil balístico norte coreano… o que me fez lembrar do assim chamado acidente de Alcântara (MA), explosão do nosso VLS e a morte de muitas pessoas envolvidas que detinham experiência e conhecimento de tecnologia adquirida durante anos de pesquisa…. que nosso futuro VLS consiga definitivamente sair das idéias e se tornar história brasileira! Amém!

      Cronograma previsto para lançamento do VLS-1:

      Abril de 2014
      Operação Santa Bárbara

      Na base de Alcântara, campanha de testes de componentes e redes elétricas, incluindo os sistemas de controle, telemetria, telecomando e apoios de solo. Será feita a simulação completa da sequência de lançamento e todos os meios serão avaliados.

      Entre julho e agosto de 2014
      Voo tecnológico XVT-01

      Veículo também chamado VSISNAV, tem apenas os dois primeiros estágios ativos. Esse veículo está em fase de ensaios de qualificação dinâmica dos componentes, módulos e pirotécnicos. Os motores já estão sendo carregados e preparados, e os demais sistemas, montados.

      É um protótipo do VLS-1, que será lançado com objetivo de qualificar em voo: o sistema de separação entre os motores do primeiro e segundo estágios; as novas redes de comando, controle, telemetria e pirotécnica; o sistema de navegação inercial – SISNAV; a estabilidade de queima e acendimento, sob aceleração, do motor S43 do segundo estágio; e ainda, realizar medições diversas das condições de voo e de vibração do veículo, avaliar os meios de solo do CLA e aferir as estações de monitoramento remoto. Para executar essa missão, somente os propulsores da parte baixa desse veículo serão ativos.

      Até 2016 (sem recursos garantidos)
      Voo tecnológico XVT-02

      Será um veículo completo, que executará um voo tecnológico, com todas suas funcionalidades e com todos os estágios ativos. Serão qualificados: a nova arquitetura da rede elétrica em malha fechada, com computador de bordo nacional; sistema de separação e queima dos motores do terceiro e quarto estágios; a atuação do sistema de rolamento e estabilização e inserção em órbita de uma carga tecnológica. O SISNAV, sistema inercial autônomo desenvolvido no IAE e avaliado no voo do VSISNAV, será a plataforma de navegação principal do veículo.

      2017 (sem recursos garantidos)
      VLS-1 V04

      O V04 será o protótipo do VLS-1 em sua versão final, visando à qualificação de tipo do veículo. Todos os sistemas serão baseados na configuração derivada do XVT-02. O objetivo macro do V04 é o de cumprir voo completo, colocando um satélite brasileiro em órbita equatorial terrestre.

      *Com informações obtidas em entrevista com o tenente-coronel Alberto Walter da silva Mello Junior, atual gerente do VLS-1, e com o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho.

  3. Ao PB que acompanho desde sempre e aos colegas que acrescentam muito ao meu conhecimento: Paz, muitas bençãos e prosperidade em 2014!

    Plano Brasil: Sucesso!

Comentários não permitidos.