Para França, Brasil não era ‘alvo prioritário’ do caça Rafale

Daniela Fernandes

De Paris para a BBC Brasil

Caça Rafale | Foto: AFPEmpresa diz que caça francês é ‘quatro vezes melhor’ que o sueco

O Brasil “não era o alvo prioritário” da França para a venda de seus caças Rafale, declarou nesta quinta-feira o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, ao comentar a escolha dos aviões Gripen, da sueca Saab, para renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

“Isso pode decepcionar os brasileiros, mas o Brasil não era o alvo prioritário do Rafale. Nós temos outras possibilidades de negócios mais importantes, como a Índia e os países do Golfo”, disse Drian nesta manhã.

O governo indiano negocia desde 2012 com a Dassault, fabricante do Rafale, a compra de 126 caças (número que pode subir a 189), um negócio estimado em 13 bilhões de euros (cerca de R$ 42 bilhões) e que também prevê transferência de tecnologia.

O ministro afirmou ainda que “há vários anos o governo francês e a Dassault explicam aos brasileiros que o Rafale é um avião de altíssima tecnologia que poderia corresponder às necessidades do Brasil”.

“Os brasileiros decidiram de outra forma, é a responsabilidade deles”, disse Drian, acrescentando que a escolha do Gripen sueco em detrimento do Rafale é uma “decisão soberana do Brasil”.

‘Parceria’

Ele afirmou que a França possui “uma parceria muito importante na área de defesa com o Brasil, tão importante em termos financeiros quanto o Rafale”.

O ministro francês se referiu à construção da base naval em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e de quatro submarinos convencionais, além de um submarino a propulsão nuclear, que representam um negócio de mais de 6 bilhões de euros, além de uma “boa colaboração” na construção dos helicópteros franceses Caracal.

No ano passado, a francesa Dassault também já havia perdido para a sueca Saab, fabricante do Gripen-NG, um contrato com a Suíça para a compra de 22 aviões.

O presidente francês, François Hollande, também minimizou a derrota do Rafale na licitação da Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças.

Hollande, que esteve no Brasil na semana passada, disse que já “esperava há vários meses” o fracasso da venda do Rafale para o país.

“O Brasil queria um avião menos sofisticado, portanto mais barato, que não precisava necessariamente ser entregue imediatamente. A partir disso, o Rafale não poderia estar bem classificado, apesar de ser um excelente avião”, disse o presidente.

“O Brasil queria um avião menos sofisticado, portanto mais barato, que não precisava necessariamente ser entregue imediatamente. A partir disso, o Rafale não poderia estar bem classificado, apesar de ser um excelente avião.”

François Hollande, presidente da França

O caça, utilizado pelas Forças Armadas da França em diversas operações de combate, nunca foi exportado.

Segundo a imprensa francesa, ele é chamado na França, por autoridades e especialistas, como o “melhor avião do mundo”, mas sua venda continua sendo dificultada pelo seu preço, decorrente de seu alto nível de sofisticação.

‘Última esperança’

O deputado Olivier Dassault, herdeiro do grupo industrial e membro do conselho de administração da empresa, afirmou que o Rafale é mais caro do que o Gripen porque o caça francês “é quatro vezes melhor” do que o concorrente.

“A qualidade tem preço”, disse Dassault em entrevista à TV francesa LCI.

Em comunicado divulgado na noite de quarta-feira, após o anúncio do governo brasileiro, o grupo Dassault afirmou “lamentar que a escolha tenha sido o Gripen, dotado de inúmeros equipamentos com origem terceira, sobretudo americana”.

O caça sueco, diz o comunicado, “não pertence à mesma categoria do Rafale: monomotor e mais leve, o Gripen não é equivalente em termos de performance e, por consequência, de preço. Essa lógica financeira não leva em conta nem a relação custo-eficiência favorável ao Rafale nem o nível de tecnologia oferecida”.

Já o ministro Alain Vidalies, das relações com o Parlamento, reconheceu a decepção com a derrota do Rafale e afirmou que isso representa uma “má notícia para a França”.

Ele afirma que a lei de planejamento militar prevê a venda de um certo número de aviões Rafale para garantir o equilíbrio financeiro desse programa industrial.

A França, por razões de restrições orçamentárias, reduziu o volume de encomendas de aviões Rafale internamente, o que torna a exportação desses aviões ainda mais importante.

A imprensa francesa afirmou nesta quinta-feira que a Índia se tornou a “última esperança para o Rafale”.

Fonte: BBC Brasil

 

36 Comentários

  1. Esse é o tipo de declaração arrogante e debimental que pode jogar tudo pelos ares… É melhor os Franceses baixarem a bola e lembrar que existem outros interesses em jogo que não sejam o FX-2…

  2. “Isso pode decepcionar os brasileiros, mas o Brasil não era o alvo prioritário do Rafale. Nós temos outras possibilidades de negócios mais importantes, como a Índia e os países do Golfo”, disse Drian nesta manhã. KKKK

    Drian, “aurez merde”

  3. Postura deplorável da Dassault, lastimável conduta totalmente divergente das atitudes que deveriam ter mediante os pactos já firmados com nosso pais. Se não estão satisfeitos, pensem duas vezes antes de dar um passo político imbecil como deu o ex-presidente Nicolas Sarkozi, que tinha a venda do Rafale nas mãos, mas devido sua falta de perspectiva do tabuleiro global, tomou uma atitude burra, que pra mim, foi a assinatura da derrota do Rafale no FX-2.

  4. Essa é a face sem máscara da provável “parceria” que os “amigos franceses” queriam conosco! lamentável! Ficar de boca fechada, ou simplesmente parabenizar a escolha e o escolhidos teriam sido melhores opções!

    Isso se chama “queimar o próprio filme”. 🙂

    Bom pra eles não ficarem achando que viramos “vassalos comerciais” da França, e estamos destinados a aceitar tudo que nos oferecerem! Muito bom!

    E diga-se de passagem, Brasil/Suécia abre portas em ambos os continentes, para ambos os países, na área de alta tecnologia. E o Brasil bem que precisa.

    A Suécia tem muito mais pra oferecer, não só com o Gripen, que as promessas furadas da França!

  5. O senhor Jean-Yves Le Drian deveria ser mais comedido com suas palavras.
    Se não sabem perder, não deveriam competir, e devia ter mais respeito para as decisões do Brasil.
    … “há vários anos o governo francês e a Dassault explicam aos brasileiros que o Rafale é um avião de altíssima tecnologia que poderia corresponder às necessidades do Brasil”…
    Conversa fiada e choradeira deste senhor. Tanto Franceses quanto Americanos fizeram o mesmo.

  6. ”Para França, Brasil não era ‘alvo prioritário’ do caça Rafale”

    Beleza assim não há ressentimento algum, pois nós brasileiros não queríamos esses caças mesmo kkkk !

  7. Provérbios franceses:

    “Dans l’adversité, on connaît ses amis. Le malheur ne connaît pas d’ami. Le malheur ne connaît pas d’ami.”
    – É na hora do perigo que se conhece um amigo. É nos tempos maus, que se conhecem os amigos bons.

    “Cuisine mangée, amis dispersés.”
    – Depois da comida, os amigos somem.

    “Tant que l’or luit, force d’amis.”
    – Enquanto o ouro brilha, atrai os amigos. Amigo do bom tempo, muda-se com o vento.

  8. Pelo amar de deus ,nao diga isto senhor ministro, a esquerda antiamericana ja nao, possui a capacidade cognitiva desnvolvida e vc ainda da uma declaraçao destas, o lixo latrina vai ficar aboboado pois, na cabeça destas desgraças ,somente americanos sao arrogantes,falsos ,oportunistas e trairas kkkkkkk, eles pagam boquete ate no diabo so para contrariarem o tio san kkkkkk, oooooooo raça de filarias ingenuas e mal carater !

    • Chuuuuuupahh,devagar pois quando começar a vazar as noticias sobre as mas vontades francesas dos outros contratos vcs irao mentruar ate se desidratarem kkkkkkkk

      • rsrsrsrsrsrrsrsrss… espero, para o nosso bem, que vc esteja errado… já investimos BILHÕES e se a vaca for pro brejo, a conta cai na nossa cabeça… sem choro e nem vela…

      • Tudo bem … se mostrar o que está rolando de errado nos contratos dos submarinos e helicópteros aí teremos novas informações ,mas …
        o gripen é o mais fraquinho e não vão passar tecnologia e não tem capacidade nuclear… isso ninguém muda.

  9. “é quatro vezes melhor”
    Isso é exagero, mas que o Rafale é muito melhor que o Gripen isso é!

    Sobre o texto, bem, estão chorando, mas em nenhum momento atacaram o Brasil ou nossa soberania, o incrível é que já tem gente pedindo o cancelamento dos contratos só por isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o governo vai muito cancelar contras por isso. Essa foi muito boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Alvo prioritário nós éramos sim, da espionagem americana.
    Aliás a boing que é americana é unha e carne da saab .
    O fato do fx-2 redundar em montagem de tecnologia alheia que não nos é permitida , não é problema algum né ??? Teremos um Super-Tucano a jato monta monta monta …
    Bom mesmo e bater palminha que nem malandro-galinha.

  11. É preciso ver o contexto da declaração:

    1-Os franceses estão disputando outras concorrências pelo mundo com o Rafale, portanto, dizer que o Rafale é um caça superior hoje, ao que o Gripen NG será no futuro, o que de resto é uma verdade, serve como mensagem de sustentação retórica para os outros mercados (para quem pensa haver no mercado algo análogo a suíte SPECTRA, aviso logo para tirar o cavalinho da chuva, pois não há. Os artigos da loja do tio Moshe não chegam nem perto em termos de capacidade e eficiência).

    2-A França possui inúmeras parcerias conosco, muito mais valiosas do que essa representada pelo FX-2: Submarinos, Satélites, Gerenciamento de Usinas Nucleares e de Plantas de Geração de Energia Eólica… A perda, grande, ocorreu para a Dassault.

    3-O engraçado é que no futuro, talvez, o Rafale vista as cores nacionais, mas em um cocar da Marinha do Brasil, visto que ele é um candidato para equipar o futuro porta-aviões brasileiro… Seria interessante ver exercícios entre a FAB e a MB, uma com o Gripen NG, e os navais com o Rafale M, ou F-18, quiçá o F-35… Fica para o futuro…

    • “(para quem pensa haver no mercado algo análogo a suíte SPECTRA, aviso logo para tirar o cavalinho da chuva, pois não há. Os artigos da loja do tio Moshe não chegam nem perto em termos de capacidade e eficiência).”

      Eficiência que nunca nunca foi demosntrada, pois o Rafale precisou de armas stand-off até para enfrentar as obsoletas defesas da líbia. Além disso, você já disse que o Su-35 tem RCS menor que o gripen.Muito confiáveis são suas afirmações, se o Rafale fosse tão superior aos outros certamente não seria tão difícil de vender.

      • Relaxa Deagol, esse foi um que ficou buzinando 3 anos sobre o anuncio do Rafale, era depois do Natal de 2009, carnaval de 2010, eleições, visitas de chefes de estado,2011, 2012 etc etc. e o que foi confirmado não teve nada a ver com o Rafale, era Tijolão p/ cá perna curta p/ lá e só o Rafale servia, agora se metem a saber mais que o ten Brigadeiro Saito sobre o alcance do caça escolhiodo kkkkk, risível. O Rafale N é 40% mais caro que o C, o C não foi escolhido pelo preço salgado imagine o N.

    • Como voce pode afirmar que um caça fabricado e testado é melhor que um programa de caça que ainda sera fabricado?
      Voces tem umas filosofias verdadeiramente equivocadas e escorregar na maionese fantasiando teorias é direito de todo lunatico mas AFIRMAR meu caro é a mais idiota burrice kkkkkk

  12. Boa Ilya , você está se superando e enxerga … ao contrário da malandros-agulhas por aí.

    “””3-O engraçado é que no futuro, talvez, o Rafale vista as cores nacionais, mas em um cocar da Marinha do Brasil, visto que ele é um candidato para equipar o futuro porta-aviões brasileiro… Seria interessante ver exercícios entre a FAB e a MB, uma com o Gripen NG, e os navais com o Rafale M, ou F-18, quiçá o F-35… Fica para o futuro…”””

    Talvez seja isso mesmo ,venha da MARINHA DO BRASIL uma atitude de RESPONSA NUCLEAR com Rafales capacitados exatamente como os SUB-NUCLEARES… não sou a favor de porta-aviões(grandes alvos) mas há sempre novas táticas e técnicas .

    CAPACITAÇÃO NUCLEAR JÁ , ISSO É DISSUASÃO .

    Mas eu fiz a pergunta e ninguém responde :

    A dilma sabia da capacidade nuclear do RAFALE ????? E da INCAPACIDADE do gripe???
    Se sabia foi omissa e outros adjetivos e se não sabia foi TRAÍDA… e por quem (???)
    Ninguém responde ???
    Talvez na sabatina do morin e do saito eles nos digam a VERDADE .

    • kkkk na sabatina do Morim Térnim de Tergal e do Saito Jaspion Usaf medalha meu caro o recheio da linguiça é unico so péle de porco e olhe la kkk.
      Saito ta mais preocupado em convercer a Boeing e os EUA de todo tempo que mamou neles pra depois escolherem o NG kkkk

    • Já te contaram que o Brasil já aderiu ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP)??

      Mas por curiosidade qual é a habilidade necessária para um caça ser considerado com “capacidade nuclear”? Visto que até A-4 (Israel), Jaguar (Índia), MiG-21 e Etendard (França) as possui.

      • Não acredito … é mesmo … eu não sabia … rs rs rs .
        Ademais enquanto tivermos um pacifista no ministério da defesa com complexo de vira latas vai ser isso mesmo … morin o pacificador , a diferença de mentalidades entre países e é gritante, já ouviu falar na Colt Peacemaker ? Só para lustrá-lo, isso mesmo lustrá-lo.

  13. Toda a tecnologia hi-tech embarcada no Gripen NG é de ultima geração chegando mesmo ate ser considerado o caça mais moderno da atualidade.

    • Meu chapa ecnologia já testada tem o STucano e vai ter o KC- 390 , o NG tem mas não é dono e vai passar a nós o SUFICIENTE pois não tem autoridade e propriedade intelectual … Ôô coplexo arraigado que não passa.

Comentários não permitidos.