LCA alcança importante marca no projeto

LCATradução e adaptação: E.M.Pinto

O programa de caças leves LCA indiano recebeu o resultado do apuramento II (IOC-II) operacional em 20 de dezembro, o resultado abre o caminho para a aquisição da aeronave pela Força Aérea Indiana quase três décadas depois da concepção do projeto.

A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico, um laboratório da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa, desenvolveu para substituir o MiG-21 aeronave de combate de fabricação russa.

Atrasos no desenvolvimento forçaram a Força Aérea comprar aeronaves de caça no exterior,  as negociações finais estão em andamento com a Dassault da França para a compra de aviões de combate Rafale. Os aviões estão sendo adquiridos ao abrigo do programa Medium Multi-Role Combate Aircraft estimado em US$ 12 bilhões.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1lb1uix” standard=”http://www.youtube.com/v/XXGV9o8L_sY?fs=1″ vars=”ytid=XXGV9o8L_sY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6756″ /]

Alcançar IOC-II significa que o caça é totalmente operacional em condições diferentes. Um oficial da Força Aérea afirmou que a aeronave estará pronta para assumir um papel de combate somente após receber o requisito operacional final, provavelmente em 2015. A aeronave será testada com seu armamento, incluindo canhões de 23 milímetros, mísseis ar-ar  beyond-visual-range, ar-superfície  e com capacidade de reabastecimento ar-ar.

Alcançar IOC-II também significa que a aeronave está pronta para ser pilotado por pilotos da Força Aérea que podem testar as capacidades de combate do avião.

Até agora, apenas os pilotos de teste de voo do Centro Nacional de testes tem voado a aeronave. Pilotos da Força Aérea que testarão a aeronave no próximo ano darão a  palavra final sobre a concessão da capacidade operacional final.

LCA lift off

Depois de atingir IOC-II, a estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) vai começar a produção em série da aeronave para a Força Aérea, que encomendou 20 aeronaves Mark-1, a ser seguido por outros 20 posteriormente. A Força Aérea também quer 124 Mark-2, o primeiro dos quais é esperado para ser introduzido por volta de 2018.

Relatos da mídia este ano, afirmavam que a  HAL está buscando ajuda no exterior ao consórcio Eurofighter para desenvolver a linha de montagem. Segundo as notas, as instalações de produção foram criadas na HAL e a entrega da aeronave está prevista para começar a partir de 2014. Os planos  são  para produzir inicialmente oito aeronaves por ano. Outros planos estão em andamento para aumentar a taxa de produção de 16 aeronaves por ano, em consulta com IAF e MoD. A HAL está totalmente preparada para atender o cronograma de produção desafiador e espera cumprir as exigências dos clientes de forma limitada no tempo.

O Mark-1 é um monomotor, leve, altamente ágil, um caça multi-função supersônico com um avançado sistema digital de fly-by-wire de controle de voo com as sistemas de controle de voo avançado.

Fonte: Defense News

7 Comentários

  1. O Mark-1 é um monomotor, leve, altamente ágil, um caça multi-função supersônico com um avançado sistema digital de fly-by-wire de controle de voo com as sistemas de controle de voo avançado. — O n gripen NG tem td isso e mais um pouco, em 2019 vc poderão testemunhar….tá virando mania.A Índia fazendo o dever de casa, c Dalits, intocáveis, parabéns.Sds.

  2. Isso e um mini mirrage 2000, rsrs

    Falando serio, a China projeta e fabrica caças, a India idem, Russia então e covardia.
    Porque do BRIC só o grandão bobão da America do sul, precisa fazer 16 anos de c# doce, para escolher um caça importado com a tal da “trasferência de tecnulugia” ?
    E não, não e culpa de nossos engenheiros, capacidade eles tem de sobra, lhes falta um governo que acredite nela

  3. Trinta anos desenvolvendo um caça monomotor, sem redundância de n sistemas, o único motor já é um exemplo disso, e com o monoconjunto simplista de1 asa delta só… eita projeto demorado.
    Chegar então agora, em 2013, depois de três décadas de desenvolvimento com um caça de conceito no máximo de 4ºG… é um projeto que se perdeu na curva do tempo…
    … Propinoduto será mera coincidência, pois não creio que haja verdadeiro custo-benefício nesse avião dado tudo que já deve ter sido investido. E que ainda tem pela frente mais alguns anos, de envelhecimento de projeto, pois ainda tem que provar sua operacionalidade efetiva. É forçar a barra com o dinheiro de um povo miserável num tal de supersônico made in Índia.

    • Melhor nos prepararmos para uma eventual situação de morosidade eterna no projeto NG… pode ser mais um propinoduto, mas agora brazuca… quem sabe com vistas ao pleito de 2018/2022… e igualmente, coitado do povo miserável brasileiro… agora que a inflação vai ser estimulada com força… é o pior imposto para a pobreza… e o menos justo…

  4. Mas deixando os indianos e seus caças nativos de lado,
    Um feliz Natal e excelente 2014 para todos do Plano Brasil, comentaristas e editores.

  5. Entre as áreas muito dinâmicas estão a da informação digital, da microeletrônica e os sistemas de defesa dos países tecnológicos.
    Os sistemas de defesa dos países tecnológicos dependem das duas primeiras, informação digital e microeletrônica, para existir. Pode-se ver aí o porque do BRASIL estar sempre devendo na defesa do território/povo, ou seja, nação. São áreas muito dinâmicas e os processos decisórios no BRASIL ainda seguem o ritmo da monarquia dos Pedros, cheia de burocracia, discurso vazio rico em floreados além das propinas para todas as escalas do poder, condes, viscondes, barões, coronéis, etc…
    Esse ritmo decisório, cheio de corrupção e loop’s de retórica floreada baseado em corrupção, não combina com o mundo moderno dinâmico e rápido em mudanças. Podemos ver isso em fatos do cotidiano atual. No caso da espionagem da NSA & companhia, onde a lerdeza e incompetência do executivo não previu que estaria sendo espionado. Coisa que existe, espionagem, desde os áureos tempos das primeiras civilizações humanas. Podemos ver isso também nas decisões tempestivas tanto do executivo federal e de legislativo da câmara e do senado, quando bradarão que iriam tomar decisões incríveis para bloquear a espionagem da NSA e companhia. Sem levar em conta que não detemos tecnologias para isso. Os sistemas modernos de comunicação digital foram criados desenvolvidos e aperfeiçoados no Norte do globo. Lá se detém toda sua estrutura e conhecimento, enquanto o BRASIL carece até de meios de educação. Pois os recursos são desviados para comprar votos e manter o eleitor escravo. Podemos ver isso finalmente numa retórica até boba de defensores do governo federal. Eles acham estar fazendo caridade as forças armadas ao repor e ou modernizar os meios de defesa e custeá-los. Os meios de defesa das três forças militares são as ferramentas necessárias prestar seu serviço. Este serviço está na mesma categoria dos serviços da segurança pública exercido pelas polícias, bombeiros e defesa civil. Além disso, o auto grau de tecnologia exigido nos meios usados pelas forças armadas, geram grande conhecimento para o país que as desenvolve implicando em desenvolvimento tecnológico e todos benefícios econômicos e sociais que isso propicia. Os serviço público prestado pelas forças armadas tem a mesma importância que os outros com educação, saúde e igual valor ao prestado pelas polícias, bombeiros e defesa civil.
    Temos que modernizar nosso sistema de governo para adapta-lo ao mundo atual e diminuir seu custo tornado-o mais eficiente. O senado federal custa sozinho anualmente alguns bilhões. A câmara federal outros. Produzem juntos um monte de lixo virtual e material e servem de cabide de empregos para aparentados. O governo federal, além do cabide e junto com partidos da base, compra votos com bolças e não investe na saúde/educação de maneira satisfatória. O pior é que o país está envelhecendo, diminuindo o número de filhos por casal, antes de sair do subdesenvolvimento pesando cada vez mais na previdência. Alguns investimentos estão sendo feitos, más sempre estão aquém da grandeza deste país e o bonde não espera. A indústria nacional diminui. E pra fechar não temos opções decentes para governar o país nas próximas eleições. Só meia boca. As duas facções principais de partidos são farinha do mesmo saco. Más isso não quer dizer nada! O que vai impelir as decisões é o povo na rua exigindo por mudanças. Porque se deixar na mão de políticos, não sai nada. A batata tá assando meu… 2014 será melhor, agregamos conhecimento com nossos erros e acertos. Agiremos melhor. Ação! Até lá…

Comentários não permitidos.