Índia testa ICBM Agni III

agni_30300fNOVA DÉLHI, 23 de dezembro (RIA Novosti) – A Índia  realizou nesta segunda-feira um teste de um míssil balístico com alcance de 3.000 quilômetros (1.800 milhas), informou a imprensa local.

O míssil Agni-III foi lançado a partir de um lançador móvel baseado em trilho implantado em Wheeler Island, na Baía de Bengala, ao largo da costa de Odisha. O teste foi o segundo de uma série de ensaios do exército indiano e o sexto no geral, segundo o jornal The Hindu.

“O míssil chegou a uma altitude de 380 km e suportou temperaturas abrasadoras, uma vez que re-entrou na atmosfera e caiu na ponto de destino, depois de voar por cerca de 800 segundos”, disse o jornal.

O Agni-III é um sistema de dois estágios de combustível sólido desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia.

De acordo com os militares indianos, o Agni-III é equipado com um sistema de navegação avançada para assegurar um alto grau de precisão, e já foi encomendado pelo exército.

O Agni-III faz parte da família de mísseis balísticos intercontinentais indianos de médio alcance . Desde  2008, a família de mísseis Agni é composta por três variantes operacionais; porém o  Agni-IV e Agni-V, ainda estão em fase de testes.

O DRDO está supostamente trabalhando no desenvolvimento do sexto míssil na família Agni, o Agni-VI, com alcance estimado de até 10.000 quilômetros (6.200 milhas).

Fonte: Ria Novosti

2 Comentários

Comentários não permitidos.