Tradução e adaptação: E.M.Pinto
A fábrica de aviões Aviakor da Rússia anunciou neste sábado os planos para começar a montagem da aeronave de carga leve An-140 para as forças armadas russas a partir de 2017.
“Estamos a trabalharn as mudanças de design da aeronave. Os primeiros aviões para o cliente – o Ministério da Defesa russo – devem ser entregues em 2017 “, disse Alexei Gusev, diretor-geral da Aviakor.
A Aviakor é baseada em Samara e assinou em março deste ano um acordo com o departamento do projetos da Antonov na Ucrânia o qual prevê a transferência de direitos de propriedade intelectual para os futuros An-140S e An-140T aviões de carga.
O An-140S é uma versão do avião de passageiros baseado no An-140-100 com uma grande capacidade de carga e descarga por uma porta lateral, já a versão “T” tem o compartimento de carga modificado, com a introdução de uuma rampa para embarque e desembarque traseiro.
A transferência dos direitos de propriedade intelectual permite que o Ministério da Defesa russo possa comprar produzir o An-140 a partir de uma empresa russa, ao invés de solicitar aos ucranianos.
Paralelamente, a fabricante de aviões Ilyushin, tem planos para construir mais de 60 aviões de transporte Il-luz 112V para os militares russos, com as primeiras entregas também prevista para 2017.
Os anúncios indicam que os militares russos aparentemente tenham escolhidos tanto o An-140 quanto o Il-112 como o substituto para a sua frota de aviões de carga de cerca de 300 An-26 e An-24 .