Uruguai oferece ao Paraguai saída ao oceano com futuro porto

Sugestão: Praefectus
Ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Enrique Pintado, em reunião em Assunção com seu colega paraguaio, Ramón Jiménez, ofereceu ao país uma saída para o mar através de um porto de águas profundas no Atlântico Sul, em região próxima da fronteira com o Brasil.

O Uruguai ofereceu nesta quinta-feira ao Paraguai uma nova saída ao oceano Atlântico com a utilização do porto de águas profundas que construirá em Rocha, no leste do país e na fronteira com o Brasil.
A oferta foi feita pelo ministro de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, Enrique Pintado, em reunião realizada em Assunção com seu colega paraguaio, Ramón Jiménez.
“Estivemos analisando com o ministro o que poderia ser o cenário a curto e médio prazos para o Paraguai com a habilitação do novo porto em águas profundas”, disse Pintado.
No encontro também foram analisadas as melhorias e facilidades oferecidas ao Paraguai pelos portos uruguaios de Montevidéu e Nueva Palmira, por onde sai 36% da soja paraguaia.
Pintado estará nesta sexta-feira na Bolívia com o objetivo, segundo o comunicado, de “facilitar o comércio entre os países através de uma saída mais direta pelo Atlântico”. Paraguai e Bolívia são os dois únicos países da América do Sul sem litoral.
As autoridades uruguaias devem oficializar a obra do porto de águas profundas em 2014. A construção será iniciada ainda durante o mandato do presidente José Mujica, que vai até 1º de março de 2015. O cronograma oficial estima que a obra terá um custo inicial de US$ 1 bilhão.

Fonte: Exame

5 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Essa atitude construtiva do Mujica é boa para toda a região e fortalece ainda mais o espírito de união em torno da ideia de uma integração social,econômica e abre um leque de oportunidade para todos.
    .
    parabéns Uruguai !!!

  2. Nossa, é uma boa notícia, para o Brasil!! Os paraguaios tinham um esquema de exportação passando pele Paraná e usando o porto de Paranaguá. O Brasil só levava bola nas costas com esse acordo.. nem as taxas os paraguaios pagavam.. Os uruguaios vão se arrepender..

Comentários não permitidos.