Para ficar quites

Infographie-Rafale-vs-Gripen-©-avionslegendairesO melhor da compra dos caças suecos não está nas condições do negócio nem nas conveniências do avião, já muito conhecidas. Está no momento em que foi comunicada. Foi só o presidente francês François Hollande dar as costas, encerrada a vinda a Brasília com ofertas e um chefão da fábrica do caça Rafale, e Dilma Rousseff noticiou a vitória dos suecos. Ficamos quites com as desfeitas da França de Hollande e de seu antecessor Sarkozy ao Brasil.

Não foi a única retribuição dada ao medíocre Hollande. Mas a outra, por acaso concomitante com aquela, aplica-se também a todos os que aqui ridicularizaram a iniciativa de Dilma e do então ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores, de apresentar à ONU uma proposta de resolução motivada pela espionagem dos Estados Unidos: estender às comunicações digitais, em todo o mundo, os direitos de proteção já reconhecidos a governos, cidadãos, empresas e entidades.

O “socialista” Hollande não permitiu a adesão da França à proposta. Só a conservadora Angela Merkel, entre os governantes citados na espionagem denunciada, teve a dignidade de juntar-se a Dilma. A resolução foi aprovada por consenso da Assembleia Geral, na quarta-feira, sem sequer precisar de votação. A França de Hollande teve de se curvar. Aqui, para conhecimento (ligeiro) desse êxito, só esmiuçando o noticiário.

Apesar de nem lembrado, foi uma grande vitória também do denunciador Edward Snowden, extensiva ao jornalista Glenn Greenwald, que o ajudou na revelação de injustificáveis espionagens americanas. A nova consequência das denúncias dá-se, aliás, em momento de certa confusão a propósito de asilo de Snowden no Brasil. Minha leitura da sua carta aos brasileiros não vê ali uma proposta de asilo no Brasil em troca de revelações. Seu impedimento de atender a pedidos de senadores brasileiros, “até que um país conceda asilo permanente”, aplica-se a qualquer país. E, a meu ver, reflete muito menos um possível pedido do que uma realidade conhecida: mesmo na Rússia, seu asilo provisório está sob a condição de que não revele documentos da espionagem americana.

Daí que não tenha havido recusa do governo brasileiro a asilo de Snowden. Nem decisão negativa de Dilma Rousseff a respeito, só a ela cabendo decidir. A campanha para concessão do asilo está crescendo, mas o fator decisivo, não só no Brasil, será outro. Como ninguém sabe o que Snowden tem ainda a revelar, prevalece o temor de que grandes novidades provoquem reações extremadas dos Estados Unidos. Não é de pedido e concessão que Snowden depende, mas de encontrar, com seus coadjuvantes, solução para os medos que provoca.

A propósito, a eliminação do caça americano, na compra brasileira, está identificada por muitos como represália à espionagem de e-mails de Dilma. Do ponto de vista moral não faz muita diferença, mas outra razão fixou-se desde longe: os americanos não são confiáveis. Por mais que a Boeing ofereça garantias de transferência de tecnologia, acima dela estará sempre o governo americano, para impor limitações e proibições quando queira, por motivos políticos e não necessariamente reais. Com a democracia sueca não há risco.

SEM ESQUECER

João Goulart recebeu de volta, simbolicamente, o seu mandato de presidente, por proposta dos senadores Randolfe Rodrigues e Pedro Simon. Em 2 de abril de 1964 o Congresso declarou vaga a Presidência, por abandono alegado pelo senador paulista Auro de Moura Andrade. Mas era mentira, Jango não saíra do país. Houve, portanto, dois golpes de Estado em 64: o militar e o parlamentar. Este, ainda mais desprezado pela historiografia do que o outro, e isentados os seus articuladores de toda consequência, ainda que apenas como nódoa biográfica. Lá está Moura Andrade, por exemplo, em retrato presidencial no Senado.

Jango ressurge por efeito da passagem do Brasil de “país sem memória” a “país que não esquece”. Melhor: que não deixam esquecer. Não é o caso só dos desaparecimentos e torturas. Estão aí, outra vez, as mortes de Jango e de Juscelino. O que torna mais plausíveis as suspeitas de suas causas é sempre o mesmo: a ideia de investigá-las, para chegar-se a uma palavra final em qualquer sentido, levanta a inquietação de pessoas que se ligaram à ditadura, e procuram depreciar qualquer esforço de esclarecimento. Por certo, têm os seus motivos. E outros têm memória.

Fonte: FSP via Notimp

12 Comentários

  1. O BRASIL já esta pronto para prosseguir na modernização da aeronáutica nacional, o projeto Gripen NG, vai agregar conhecimento de ponta ao parque aeronáutico brasileiro,agora devemos nos preparar para absorver o máximo de conhecimento possível !

  2. Infographie-Rafale-vs-Gripen-©-avionslegendairesO melhor da compra dos caças suecos não está nas condições do negócio nem nas conveniências do avião, já muito conhecidas. Está no momento em que foi comunicada. Foi só o presidente francês François Hollande dar as costas, encerrada a vinda a Brasília com ofertas e um chefão da fábrica do caça Rafale, e Dilma Rousseff noticiou a vitória dos suecos. Ficamos quites com as desfeitas da França de Hollande e de seu antecessor Sarkozy ao Brasil. ==== Absorver e desenvolver um caça Brasuca > e melhor …e p ontem.Sds.

  3. Não há dúvidas que o melhor caça do short list é o RAFALE, a escolha do Gripen NG causou surpresa até na SAAB .

    Bom, se a escolha do caça é uma decisão que envolve SOBERANIA E SEGURANÇA NACIONAL, foi feita por um espírito de RECIPROCIDADE , envolvendo apoio dado ou tirado em alguma ação… dessa forma se estabelece o TOM que faltava para nos dar a luz do critério “””altamente técnico “”” dessa escolha.
    A única dúvida que fica é que se foi espírito de reciprocidade que teria influência de um certo diplomata morin de ternin ou se o tom principal foi o da vingança , palavra essa que me lembra revanche de revanchismo de revanchista … seja lá o que for a escolha foi feita emocionalmente e não técnica e não é assim que se dirige um Estado do tamanho do Brasil.

    • Tenho a mesma visão sua… a escolha do Gripen pode ser uma grande surpresa negativa se a SAAB não cumprir com a TT tão prometida ou se a mesma não conter tecnologias tão revolucionárias qnto esperam… o tempo dirá…

  4. por LUCENA
    .
    .
    .
    .
    Puxa vida….e agora…hahahahahah…a cachorrada agora vai latir…hahahahahahh…chooora bananeira,chora…hahahahahahah

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Israelenses exigem fim de espionagem dos EUA
      .
      Autoridades repudiam programa americano, que interceptou e-mails de ex-líderes do país.
      .
      .
      Ministros israelenses exigiram neste domingo, 22, que os Estados Unidos parem de espionar Israel, após revelações de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) interceptou e-mails dos escritórios de ex-líderes do país.

      Veja também:
      .
      l# Netanyahu tenta acalmar queixas em Israel por acusação de espionagem dos EUA
      .
      # EUA revelam detalhes sobre vigilância durante governo Bush
      link Por espionagem, Alemanha pode rever contratos com empresas norte-americanas

      .
      Esta foi a primeira vez que autoridades israelenses expressaram raiva desde que detalhes dos programas de espionagem norte-americanos começaram a ser revelados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden. Israel aproveitou o escândalo para pedir novamente a libertação de Jonathan Pollard, um ex-analista do serviço de inteligência norte-americano que está preso há mais de três décadas nos EUA, acusado de ser espião a serviço de Israel.
      .
      “Isso não é legítimo”, disse o ministro israelense de Inteligência, Yuval Steinitz. Ele pediu que os dois países cheguem a um acordo sobre espionagem.
      .
      “É bem constrangedor algo assim entre países que são aliados”, disse o ministro do Turismo”, Uzi Landau. “Este é um momento melhor do que qualquer outro para Jonathan Pollard ser solto.”
      .
      Documentos vazados por Snowden e publicados por The Guardian, Der Spiegel e The New York Times na semana passada revelaram que a agência britânica de inteligência GCHQ trabalhou com a NSA de 2008 a 2011 para interceptar e-mails que pertenciam aos gabinetes do então primeiro-ministro, Ehud Olmert, e do ministro de Defesa, Ehud Barak.
      .
      Amir Dan, porta-voz de Olmert, minimizou as revelações. Segundo ele, o e-mail alvo de espionagem não era usado para comunicações importantes.
      .
      (Fonte: Associated Press)
      .
      .
      **************************
      .
      (*) fonte :[ estadao.com.br/noticias/internacional,israelenses-exigem-fim-de-espionagem-dos-eua,1111580,0.htm# ]
      .
      .
      .
      É o fim da picada…essa é para lascar o cano !!!… 😀 😀 😀

      • por LUCENA
        .
        .
        A versão alemã do FX-brasileiro…rsrsrsrsr
        .
        Por espionagem, Alemanha pode rever contratos com empresas norte-americanas
        .
        .
        [ estadao.com.br/noticias/internacional,por-espionagem-alemanha-pode-rever-contratos-com-empresas-norte-americanas,1111310,0.htm ]
        .
        .
        É o fim da picada…essa é para lascar o cano !!!… 😀 😀 😀

  5. Besteirol puro, o autor da materia deu uma VOLTA enorme, conjecturando possibilidades idiotas como ele ,apenas para tocar no assunto do bunda rachada jango, materia lixo e tendenciosa, BASTA OBSERVAR que 😮 gripen ficou em primeiro lugar na classificaçao da FAB ,o SH em 2, a demora na decsao fez surgir especulaçoes variadas e infundadas , TUDO leva a crer que o brasil esperou o desenrolar do projeto GRIPEN NG, apos a classificaçao deste como um E,F e o sinal verde da SAAB dizendo que o projeto esta maduro, o brasil se sentiu confortavel em escolhe-lo, as nogociaçoes com a boeing simplesmente se encaixavam como um plano 2 , esta negociaçao poderia premiar a boeing, mas como suecos sao sortudos, a espionagem fez o brasil descartar a segunda via, O GOVERNO DILMA ,soube levar este processo, as criticas ao gripen ,se dao na quase totalidade ,apenas por força das paixoes , mas seria uma boa uma força operacional HI LO, boas opçoes seriam o SU35 ou F 15, sem paixao , apenas objetivando capacitar ! (12 de imediato )

  6. A Dassault.. perdeu essa concorrência pela arrogância .. ..agora n adianta chorar …. o RAFALE era o meu preferido no FX-2…. vieram aki e ”’ O preço e esse e ponto final!! ” … perderam ai …tiveram a chance de ouro e a jogaram fora …

  7. O Gripen ficou no primeiro lugar nao apenas por questões técnicas, mas por um conjunto de fatores que envolvem técnica, preço e ToT…

    Se fosse so por critério de poder de fogo, o Rafale seria o primeiro lugar com certeza….. Mas o Rafale é muito caro e por melhor e mais poderoso que ele seja nao vale a pena investir uma montanha de dinheiro em uma caça de 4,5ª geração quando o mundo esta cada vez mais caminhando para a 5ª geração….

    Agora o Gripen é nosso novo caça… E devemos absorver o que pudermos dele…. Devemos fazer o melhor proveito dele!

    ….

    Alias, por falar nisso, quem foi afinal o caça que ficou em primeiro lugar?

    – A Eliane Cantanhede da foia disse que o primeiro lugar foi o Gripen

    – O Jobim disse que foi o Rafel

    – O Reinaldo Azedo da arvrinha disse que foi o F18

    Afinal de contas, quem foi o primeiro lugar no relatorio dessa bagaça ???

Comentários não permitidos.