Após pressão russa, Brasil participará de reunião para conter guerra na Síria

Sugestão: Praefectus

País estará no encontro ‘Genebra II’ ao lado de Estados do Golfo Pérsico, dos EUA e de nações europeias; negociações reacendem a esperança de solução pacífica para o conflito sírio.


Diplomatas das grandes potências e da ONU discutem em Genebra cúpula sobre Síria, agendada para dia 22. (Foto: Fabrice Coffrini/EFE)

O Brasil estará na conferência de paz da Síria, no dia 22 de janeiro, na Suíça. A confirmação foi feita pela ONU na sexta-feira, 20, após uma reunião em Genebra entre representantes dos EUA e da Rússia com o mediador da ONU para o conflito na Síria, Lakhdar Brahimi.

No sábado, 14, o Estado antecipou que o Brasil seria convidado a participar da negociação. Moscou insiste na participação completa do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), como forma de “garantir legitimidade internacional” para o processo de paz que poderá ser iniciado. Outro objetivo é contrapor a presença de países, liderados pelos EUA, que pretendem impor na conferência de paz a saída do presidente Bashar Assad do poder como precondição ao diálogo.

A lista final de participantes fechada ontem inclui todos os membros do Conselho de Segurança da ONU, mas também outros 26 governos – o Brasil deve participar das principais decisões. A maioria é da região do Golfo Pérsico de influência no mundo muçulmano, como Argélia, Turquia, Egito, Jordânia, Líbano, Catar, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Entre os europeus, a lista inclui Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Dinamarca e Noruega.

Há dúvidas sobre a participação do Irã, defendida por russos e pela ONU, mas rejeitada pelos EUA e pelos europeus. “Não temos um acordo sobre isso ainda”, declarou Brahimi. “Não é um segredo que nós na ONU defendemos a participação do Irã. Mas nossos parceiros nos EUA não estão convencidos de que é a coisa correta a ser feita”, disse o diplomata argelino.

A oposição síria também não tem definida ainda uma delegação para a negociação que começa no dia 22 – não há data para acabar. As facções que tentam derrubar o regime Assad estão cada vez mais desunidas e grupos ultrarradicais ligados à Al-Qaeda estão assumindo controle entre os rebeldes em luta. Ontem, a Anistia Internacional afirmou que grupos jihadistas estão operando uma rede secreta de prisões.

VIOlÊNCIA

Perto de completar três anos, a guerra civil deixou um saldo de 120 mil mortos, segundo cálculos da ONU, além de ter obrigado quase um quarto da população a abandonar suas casas. Milhões de refugiados sírios estão espalhados por países vizinhos, como Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia. Longe de uma vitória militar definitiva de um dos dois lados, países da região e potências internacionais tentarão na Suíça chegar a um documento consensual que leve a uma transição pacífica.

“Genebra II”, como está sendo chamado o encontro, será a reedição de uma cúpula que ocorreu em junho de 2012, na qual emissários dos lados em conflito na Síria aceitaram um conjunto de princípios que os levaria a uma transição. O plano naufragou e, desde então, a guerra civil deixou dezenas de milhares de mortos e deslocados.

Fonte: Estadão

21 Comentários

  1. Moscou acertou na insistência da participação completa do Brics, isso dará mais legitimidade ao processo e mais uma vez a Diplomacia dos Atabaques poderá contribuir para um acordo mais justo !

    O BRASIL tem muito a contribuir, embora alguns tentem desmerecer a nossa participação nesses eventos, a Diplomacia dos Atabaques mais uma vez vai se fazer ouvir ao longe !

  2. por LUCENA
    .
    .”(…)como forma de “garantir legitimidade internacional” para o processo de paz que poderá ser iniciado. (…)”
    .
    .
    É a diplomacia do atabaque…rsrsrsrr……agora vai começar o show massante de lamúrias e de ridicularização de sempre,a cachorrada latindo o o Brasil caminhando para o sucesso,nascemos para brilhar…heheheheheh

    • Resolvi adotar os termos Diplomacia dos Atabaques ,porque alguns o usam com a intenção de nos diminuir,mas não há algo tão nacional como esse instrumento que ”fala” alto e se ouve ao longe !

      Um comentarista aqui cujo nome me esqueci,disse que é melhor a Diplomacia dos Atabaques,que a Diplomacia do assovio que tentam nos empurrar goela abaixo e muitos a aceitam com naturalidade !

      Pena ter esquecido o nome do comentarista que criou o nome Diplomacia do assovio,mas eu concordo com você helveciofilho é o Brasil caminhando para o sucesso !

      • Opa César,

        obrigado pela lembrança e não precisa me citar para usar “Diplomacia do Assobio”…meu comentário foi um contraponto inspirado na sua valorização da expressão “Diplomacia dos Atabaques”, reproduzo abaixo:

        ———————————————–
        César Pereira:

        ” “diplomacia dos atabaques”,sim “diplomacia dos atabaques” esse instrumento que se ouve ao longe que é tão peculiar ao nosso país quem pensa estar nos ofendendo nos ligando a esse instrumento desconhece a cultura do BRASIL,deve ser mais um desiludido ! PARABÉNS BRASIL !”
        ———————-
        Excelente observação!

        Más os nossos vira-latas gostam mesmo é da “DIPLOMACIA DO ASSOBIO”…
        Os yankees assobiam e eles vão correndo e abanando o rabo!

  3. muito bom a russia nos incluir em um tema importante e atual como esse
    o brasil cada vez mais forte e mais ativo pelo mundo

  4. Pra que serve mesmo aquele monte de embaixadas novas instaladas em países que o Brasil não tinha muito ou nenhum contato?

    Pra que serve mesmo?

    Pra que?

    A resposta está aí no artigo. A receita velha do mundo bipolar só serviu pra piorar tudo na Síria. Quem estabelece mais parcerias tem poder. E poder é estabelecido através de relacionamento com o maior número de países atualmente. A coisa não se limita ao tamanho do porrete.

    Talvez este seja o primeiro teste (ou laboratório se preferirem), de como as relações se darão no século XXI.

    O desafio será lidar com as “vontades” da União Europeia e dos EUA por não estarem habituados a darem satisfação de suas ações, por não estarem acostumados a terem que discutir com algo mais além de seus umbigos.

    E não se iludam quanto ao que vai acontecer com e contra o Brasil em 2014 por conta desse novo protagonismo. Se em 2013 a isentíssima imprensa internacional já se mostrava pouco disposta a destacar nossas ações, ano que vem piora. E eles estarão ao lado da oposição tentando criar algum tipo de “crise”. No começo do ano tentaram cortar a energia do Brasil prevendo o “caos” (mais um) de abastecimento elétrico. Depois, como desculpa para o erro craso, disseram que São Pedro ajudou. Depois veio o Mantega sendo substituído (ou caindo do governo) a cada mês. Não funcionou. Daí, em legítimas manifestações país afora em Julho, tentaram dirigir a interpretação dos evento para uma “primavera brasileira”, como se o povo tivesse ido as ruas para derrubar o governo federal, e não por causa da pancadaria gratuita distribuída pela PM de São Paulo em movimento pacífico. E, claro, PIB medíocre e inflação descontrolada estariam acabando com o país mês a mês.

    Em 2014 veremos a campanha presidencial mais suja de todos os tempos. E com um volume de “assessoria” externa sem precedentes.

    Liberdade tem preço. E ele é pesado.

    Finalizando, como me sinto meio ufanista hoje, compartilho duas músicas que eu gosto por conta da simbologia que carregam nas letras.

    Primeiro, o hino da Proclamação da República do Brasil

    Seja o nosso país triunfante.
    Livre terra de livres irmãos.
    Liberdade,
    Liberdade,
    Abre as asas sobre nós.
    Das lutas na tempestade
    Pra’que ouçamos sua voz…
    https://www.youtube.com/watch?v=3akWsGZjQuQ

    E a que eu acho que deveria ser um hino internacional de defasa da República, por conta de seu caráter revolucionário. Mas que só os franceses podem usufruir atualmente: A Marselhesa.

    Às armas cidadãos.
    Formem seus batalhões.
    Marchemos,
    Marchemos,
    Que o sangue impuro
    Banhe nosso solo.
    https://www.youtube.com/watch?v=ilkOhxYpb4o

  5. Antigamente a Rússia temia quando os EUA insistiam na presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, alegando que o Brasil sempre votaria a favor dos EUA.

    Como o mundo dá voltas…

  6. Muito bem pensado, não esperava menos de um estrategista como o Pres. Putin…Brasil querendo prefigurar no cenário internacional, precisando de apoio de potências como a Rússia que tem voz ativa em qualquer conferência mundial, e Rússia precisando de apoio de economias como o Brasil para apoiar sua posição contra uma intervenção militar no tal país, e também expandir seu mercado de material bélico…mais peças do quebra cabeça virão com o tempo, mas a figura final desse quebra cabeça pode ser um PAK FA.

    • O Brasil sempre foi usado como bucha de canhão… se nos chamaram é porque vai sobrar pra nossa cabeça… ainda mais com uma equipe “competentíssima” do governo atual que vive de diplomacia altiva e pasteleira, dada a pastelões e ziriguiduns mundo afora… vai acontecer a mesma coisa qndo o pateta do nove dedos se meteu na história do Irã… a pouca moral que nos restava foi de ralo abaixo… ficaram com cara de paisagem… rsrsrsrsrsrsrsrs… nesse mundo não existe “amizade”… somente interesses frios e calculados… brasileiro é tão bonzinho !!!… rsrsrsrsrsrssrs… e otário também…

  7. Não estão obstinados pra fazerem parte do clube dos cafagestes então toma postura ou acha que ficar encima do muro rebolando o rabinho e mandando beijinhos pra todos e pra todo lado resolve alguma coisa.

  8. Deixem de serem bestas, o Putin ta querendo nos fazer de bois de piranha, como o Obamis e o Sarkozy fizeram no caso do irã.
    E o Itamaravilha deslumbrado ta caindo de patinho de novo, mais uma vez levam a ideologia a frente da diplomacia tecnica.
    Acordem para vida idiotas úteis, não existem virgens puras no puteiro da geo politica mundial.

Comentários não permitidos.