Usina de Belo Monte manteve em segredo veio de ouro, agora já sepultado sob concreto

Belo Monte

MARCELO LEITE
DE SÃO PAULO

 “Quando analisamos as rochas escavadas do sítio Belo Monte, verificamos que várias delas continham traços de ouro. A partir daí, todo nosso esforço foi manter esse segredo, para evitar que Belo Monte se transformasse numa nova Serra Pelada.”

O “verdadeiro segredo de Belo Monte” -a existência do ouro- foi revelado ontem por Antônio Kelson Elias Filho, diretor de Construção da Norte Energia -detentora da concessão da hidrelétrica.

25 mil homens erguem a 3º maior usina do mundo; veja especial (http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/)

Não chega a ser surpresa que um veio do metal tenha sido descoberto na região da cidade paraense de Altamira, à beira da Transamazônica.

Afinal, a cerca de dez quilômetros de outro canteiro de Belo Monte, o do sítio de Pimental, começam os trabalhos para abrir a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil, Belo Sun.

E Serra Pelada, o maior garimpo do país, fica a 400 km dali, em linha reta (o que, em território amazônico, pode ser considerado perto).
tesouro sepultado

Segundo Kelson, o veio até seria economicamente viável, se fosse avaliado de maneira isolada.

Como sua exploração implicaria adiar a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no entanto, a ideia foi abandonada.

“Não valia a pena. Fechamos o poço com concreto”, afirma o diretor da Norte Energia.

Assim se sepultou, para sempre, o segredo de Belo Monte.

Kelson havia prometido “revelaria à Folha o verdadeiro segredo de Belo Monte” em setembro, durante visita à usina para a elaboração da reportagem “[“A Batalha de Belo Monte]”:

O segredo seria contado “se a reportagem resultasse equilibrada”. Após o debate sobre a usina realizado no auditório do jornal, anteontem, Kelson, como é mais conhecido, cumpriu a promessa.

Foto: Operários trabalham nas armações de ferro no canteiro de obras do sítio Belo Monte, onde está sendo construida a casa de força principal da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu

Fonte: FSP

10 Comentários

  1. Concordo que energia vale mais que ouro, mas o que está no subsolo brasileiro pertence a nação e não caberia a este cidadão a decisão de aproveitar ou não este recurso.. Na minha humilde opinião os responsáveis pela decisão de concretar a sondagem e manter segredo seriam passiveis de processo pelo DNPM ou orgão que o supere.

  2. Sera verdade mesmo, ou só mais uma estória, difícil de saber,se tivéssemos tecnologia poderíamos aproveitar essa suposta riqueza ,tecnologia é tudo para um país é ela que torna uma nação livre e independente !

  3. E olha que coincidência. Os pseudo-índios não sabem produzir energia elétrica mas sabem cavar buracos na rocha.
    Será que foi por isso que eles bateram o pé e não aceitaram mudar para outra área até maior?
    Porque uma descoberta como essa pode até não chegar à mídia nacional, mas com certeza já havia sido vazada na região. Com certeza. A rádio-peão não falha.

    • Pois é! nada e por acaso não e verdade?!
      Impacto ambiental uma ova, e olhão gordo de entidades internacionalistas mesmo, através de ongueiros X9 trairas, a velha tatica de trocar espelhinhos por ouro com indigenas continua firme e forte.

  4. O veio ainda pode ser explorado, não a parte diretamente abaixo da usina por que isso iria abalar a estrutura da barragem, mas o resto do veio espalhado pela região sim. Veios de minério se estendem por áreas colossais, tanto que vão explora-lo em uma região próxima. Porém quanto a usina, não dava para move-la, as obras já estavam começando e nem sempre é possível achar outra região adequada e próxima para instala-la. Simplesmente não havia o que se fazer. E explora-lo antes de terminar a construção iria atrasar ainda mais a obra, em até décadas. Sem cabimento. A riqueza ali contida simplesmente não valia a pena.

    • Empalador, eu posso estar enganado, mas acho que o seu link não diz que o ouro embaixo de belo monte será explorado. Ele fala de outros projetos.

  5. Hidroeletrica nao e a unica forma de energia economicamente viavel, mas ouro e a unica forma de dinheiro que realmente existe, juntamente com a prata. Contem valor. Nao depende de credibilidade. Papel depende de credibilidade, pode ser manipulado, desvalorizado etc. Mas o pais se chama Brasil, nao reconhece ouro como dinheiro. Aceita o dolar como reserva mundial, e um pouco do Yuan chines. Enfim, ainda predomina no Brasil a mentalidade colonial. povo subalterno, pais do futuro, daqui uns milhoes de anos.

Comentários não permitidos.