Sistema inédito reduz custo de transmissão de Belo Monte

Belo MonteRio de Janeiro

A linha de transmissão que transportará a energia gerada pela hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, para os grandes centros consumidores no país será a primeira da América Latina com 800 kilovolts (kv).

Atualmente, as linhas existentes no país são, em sua maioria, de 600 kv.

Quanto maior a voltagem da linha, menor é a perda de energia pelo caminho.

Segundo especialistas, o novo modelo permitirá o transporte de cargas mais altas de energia e deverá reduzir o custo de operação em até 12% na comparação com a tecnologia anterior.

Belo Monte terá uma das mais longas linha de transmissão do país, de 2.140 quilômetros, cortando os Estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

“A tecnologia de 800 kv é mais cara para instalar, mas reduz o custo operacional do projeto”, afirma o consultor Paulo César Esmeraldo, da consultoria italiana Cesi.

“Ela não trará um desafio de engenharia maior do que a construção de Belo Monte, por exemplo, mas conseguirá transportar a energia com mais segurança e por um valor mais baixo.”

O leilão da linha de transmissão de Belo Monte está previsto para 7 de fevereiro. A Taesa, empresa que tem a mineira Cemig como acionista, é uma das únicas que anunciaram publicamente o interesse em formar um consórcio para disputar o leilão.

Há ainda a expectativa de que a chinesa State Grid forme outro grupo interessado.

“A maior curiosidade do mercado é com relação à participação da Eletrobras e da Cteep [Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista], que tiveram seus caixas impactados recentemente pela renovação das concessões da Aneel”, afirmou Roberto Brandão, pesquisador sênior do Gesel/UFRJ (Grupo de Estudo do Setor de Energia Elétrica).

Tanto Eletrobras quanto Cteep aceitaram renovar concessão de geração e transmissão de vários de seus ativos mediante pagamento de indenização à União.

LINHAS E ATRASO

A mais recente grande linha de transmissão construída no país foi a que ligou as usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, aos centros consumidores no Sudeste.

Com 2.385 km e 600 kv, a linha atrasou um ano e dez meses para entrar em operação devido a problemas de licenciamento ambiental. Antes, a linha de Itaipu, com cerca de 800 km, tinha sido a última do tipo construída no país.

Segundo Esmeraldo, da Cesi, há só duas linhas do tipo em operação na China e uma em instalação na Índia.

A usina de Belo Monte é o maior empreendimento hidrelétrico em construção no país e teve sua entrada em operação adiada de 2014 para 2016. A usina terá capacidade para gerar 11.233 megawatts, mas, por não ter reservatórios, vai operar apenas no período de chuvas, o que reduz o aproveitamento de energia para cerca de 4.500 megawatts.

Foto: Vista noturna do canteiro de obras de Belo Monte

Fonte: Folha 

5 Comentários

  1. A usina de Belo Monte é o maior empreendimento hidrelétrico em construção no país e teve sua entrada em operação adiada de 2014 para 2016. A usina terá capacidade para gerar 11.233 megawatts, mas, por não ter reservatórios, vai operar apenas no período de chuvas, o que reduz o aproveitamento de energia para cerca de 4.500 megawatts. === Sem resevatório, no +, parabéns…sem reservatório q daria água e alimentos e às perdas ñ seriam tão grd assim…estudo de impacto ambiental..Sds.

  2. A incapacidade do governo em lidar com a pressão dos ongueiros verdolengas impediu a criação do reservatório o que impactará a produção de energia justamente nos meses de estiagem, onde a procura por energia aumenta e a oferta diminui… isso que é competência para gerir as riquezas do país !!!…

  3. Devemos criar novos centros industriais pelo país,isso de levar energia aos centros consumidores no Sudeste e ”abandonar” as demais regiões é um erro grave,devemos desenvolver esse país de maneira igualitária e não criar dois brasis as regiões norte nordeste do país se encontram em total abandono !

    • Mas o pai dos pobres de Garanhuns não disse a MAIS DE DEZ ANOS que ele iria mudar a cara do nordeste e mimimi e blablabla ???… mudou mesmo… agora tá todo mundo com cara de besta… acreditaram no mula e se “finaram-se”… rsrsrsrssrsrsrsrs… a mesma coisa vai ser com a poste…

Comentários não permitidos.