“Invejo Obama porque pode espionar e nada acontece”, diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira que a espionagem é uma das profissões mais antigas do mundo, disse que inveja o presidente Barack Obama por “poder” espionar e elogiou a nobreza do Edward Snowden, o ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), asilado na Rússia.

“(A espionagem) sempre existiu. É uma das profissões mais antigas do mundo, ao lado de algumas outras. Não vamos enumerá-las. Não há tantas profissões tão antigas”, disse, com ironia, Putin durante sua entrevista coletiva anual.

O chefe do Kremlin assegurou que as criticadas “escutas” feitas pelos serviços secretos americanos têm como objetivo a luta antiterrorista. “Deus me livre, não vou justificar a ninguém. Mas é justo dizer que tudo o que se faz, principalmente, na luta contra o terror, são atividades antiterroristas”, disse.

Quanto às críticas que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu na Europa pelas escutas a seus aliados, reconheceu: “O invejo (Obama). O invejo, já que pode fazer (escutas) e não vai acontecer nada”.

Putin admitiu que as atividades de espionagem “têm componentes negativos” e que “politicamente, certamente, deve se limitar o apetite dos serviços secretos”. “Deve haver regras mais ou menos compreensíveis e acordos concretos, também de caráter moral”, ressaltou.

Ao mesmo tempo, considerou “nobre, embora complicada” a decisão de Snowden de revelar informação classificada sobre o trabalho dos serviços secretos dos Estados Unidos. “Não nego que não me é indiferente. Acho que graças a Snowden mudou muito na cabeça de milhões de pessoas, incluído nas dos maiores grandes dirigentes políticos da atualidade”, afirmou Putin.

O líder também reconheceu que nunca se chegou a reunir com o ex-técnico americano, que recebeu em agosto asilo temporário na Rússia e que a Justiça americana pede que seja extraditado.

“Não, não conheço pessoalmente o senhor Snowden, nunca me encontrei com ele. É um homem nobre, interessante, mas ele tem seus assuntos e eu, os meus familiares. Ele deve decidir seu futuro. Nisso, nem o ajudamos, nem o limitamos, simplesmente lhe demos asilo”, disse.

Putin também insistiu que “no plano operacional” a Rússia “não trabalha e nunca trabalhou” com Snowden, nem tentou arrancar-lhe informações sobre seu antigo trabalho. E negou que a Rússia tenha algum conhecimento sobre a informação privilegiada à qual o norte-americano teve acesso, ao que lembrou que como condição para permanecer na Rússia deve se abster de realizar atividades contra os interesses dos Estados Unidos.

AFP

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Tá, será mesmo? Será que o ex-agente da KGB não tá escondendo o jogo? Ele pode ser muitas coisas, mas santo certamente não é uma delas…

  2. Hááá Putin, deixa de ser descarado, kkkkkkkk, o cara e ex agente KGB, kkkk,, pior que de certa forma admiro esse filha da pu…quem dera o Brasil tivesse uma velha raposa patriota destas em seus quadros.

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Deeeuuusss…nos livre e guarde,vá gostar de tirano assim lá na China…rsrsrsr
      .
      Realmente você gosta de ditador né pulguento…hahahahh,vai morar lá,ele adora colocar empresário que adora criticar o governo dele no xilindró,no teu caso…o canil…Hahahah…você deveria agradecer a Deus por morar em um país como o Brasil que você pode falar o que quiser sem ser reprimido pela sua preferência ideológica.

      • Ta sem assunto Helvecio ? rsrsrs, não sou eu que vivia defendendo o finado Chavito, e agora o caiu de Maduro.
        e se falar que e mentira, eu faço o que aprendi com vc, o rei do copia e cola.
        Eu copio e colo dezenas de comentários seus ( ou do seu comité sei lá) defendendo Chaves, maduro, os Castro e ate Stalin.
        Acho que quem tem fetiche por ditador entre nós dois, não sou exatamente eu não, rsrsrs

  3. Putin tem um QI de 200, coitado do Obama, se formou em algumas faculdades dos EUA, mais mesmo assim não é capaz de bola uma simples estratégia nesse caso Putin, não precisa arrancar nada do Snowden, já sabe quase tudo seus agentes por acaso não estão por la também fazendo varredura vice-versa ambos são espionadas, mais como sempre Obama tem vários órgãos, para acessurala coisa que o Putin tira de letra sozinho. Viva o atual comandante é presidente supremo da Rússia, o chefão da FSB vai mostra quem tem a situação sob-controle.

    • Seu QI deve ser de 400, caro DS !!!… consegue ter até poder de onipresença e onipotência… rsrsrsrsrsrrsrsrs… vc deve trocar e-mails cerebrais como o Putin ou seria msm ou whatsapp ???… rsrsrsrsrrsrsrssrsrs.. pra andar tão bem informado sobre o que o agente da FSB pensa !!!… rsrsrsrssrsrsrs…

  4. hahahaha….vcs vão ver…a resposta desta gente a todas essas patifarias,espionagens,provocações,cara de paulagens,tentativas de promover golpes e desestabilizações,”escudos antimísseis”,sabotagens de todo tipo ou espécie e não seio o que mais… vira do espaço…virão lá do espaço..os russos darão lá do espaço… 🙂

    • Russofilia burra… o que os russos fizeram de tão bom ao Brasil para que até hoje vcs puxem o saco deles ???… a única coisa que os russos fizeram até hoje no Brasil foi infiltrarem agentes comunistas desde a década de 30 para avacalhar o país e fazerem aqui a mesma merda que fizeram por lá durante 70 longos anos…

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Quando os EUA invadem um país é em nome da democracia e dos direitos humano,quando a “polícia política” americana americana invade e arrebenta com os direitos individuais e bisbilhotam os cidadães,é em nome da segurança americana…rsrrsrs…..vai outro fazer isso,para vê o que o puritanismo barato dos hipócracia americana e os seus seguidores (americanófilos) dizem….rsrsrrs…em nome da “democracia”…… do estilo americano 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      .

      Quando os EUA invadem um país é em nome da democracia e dos direitos humano;
      .
      Quando a “polícia política” americana,invade e arrebenta com os direitos individuais e bisbilhotam os cidadães,é em nome da segurança americana.
      .
      Agora,vai outro fazer isso para vê o quê o puritanismo barato da hipócracia americana e os seus seguidores (americanófilos),para vê o que estes fazem e falam..….rsrsrrs….
      .
      Logo se lembra da tão surrada “Geni”,a pobre “democracia” aquela estilo americano…. 😉

    • “O invejo (Obama). O invejo, já que pode fazer (escutas) e não vai acontecer nada”.
      .
      presidente russo, Vladimir Putin
      .
      .
      As consequência virão aliás, já há indícios que já começou…..a Boeing que o diga !

Comentários não permitidos.