Brasil quer “caça tampão” até novo Gripen chegar

O Brigadeiro do Ar Juniti Saito, chefe da Força Aérea Brasileira, junto com o coronel Peter Lancia e o Brigadeiro George Verner, em frente a um caça Gripen do Esquadrão 211 da Força Aérea da República Tcheca, durante visita a Base Aérea de Caslav. (Foto: Capitã Denisa Smitalová)

FERNANDA ODILLA/IGOR GIELOW

O Brasil vai pedir à empresa sueca Saab, fornecedora dos futuros caças da FAB, que sejam fornecidos alguns aviões enquanto os novos modelos não chegam.

O “tampão” seria um Gripen da geração atual, o modelo C/D. O Brasil anunciou ontem que irá comprar, por US$ 4,5 bilhões, 36 Gripen NG, a nova geração do avião.

O problema é que os aviões só começam a chegar, se o contrato for assinado até o fim de 2014, em algum momento de 2016. Enquanto isso, o Brasil só terá à sua disposição para defesa aérea antigos caças F-5 modernizados, já que os Mirage-2000 em uso hoje serão desativados no dia 31.

Os Mirage, 12 ao total, já eram uma solução provisória encontrada pela FAB em 2005, quando foram aposentados os antigos Mirage-IIIEBR, com mais de 30 anos de uso. Usados, tiveram sua vida útil esticada ao máximo.

Em 2005, os suecos chegaram a oferecer Gripens usados como “tampão”, então a expectativa é de que o pedido do Brasil seja aceito. Os F-5 terão de ser remanejados para Anápolis, onde fica o GDA (Grupo de Defesa Aérea), responsável por proteger Brasília de ameaças.

O contingente que ficará na cidade goiana será mínimo: seis pilotos, um major e cinco capitães, para manter a unidade e cumprir horas de voo nos F-5. Hoje há 46 desses aviões, que foram modernizados pela Embraer e contam com computadores atuais, mas não foram desenhados como interceptadores, e sim aviões para combate aéreo.

O próximo caça da FAB terá a missão de unificar as capacidades dos modelos existentes hoje. Ou seja, fazer interceptação como os Mirage, combate tático como os F-5 e ataque a solo como os AMX.

Em teoria, a demanda brasileira na década que vem será por 120 aeronaves, inclusive caças navais. O Gripen tem uma versão navalizada, ou seja, com mudanças como trem de pouso reforçado para pouso em porta-aviões, na prancheta. Por ora, a Marinha mal opera os poucos caças A-4 Skyhawk de que dispõe.

Fonte: Folha

 

18 comentários em “Brasil quer “caça tampão” até novo Gripen chegar

  1. Antes dos baba ovos mascadores de chiclete começarem a miarem ATE AGORA NINGUEM ENTENDEU DEPOIS DE TODOS ESSES ANOS QUE GRIPEN NG NÃO É UM CAÇA E SIM UM PROGRAMA e estamos comprando a. sociedade dele.
    Desde o inicio a Saab manifestava a intenção de transferir para o Brasil toda a parte Fabril do Gripen para o Brasil ja que o mesmo é feito 80 aqui e muitos serão as associações de aperfeiçoamentos e pesquisas e apromoramentos.
    Ja tinha dois anos que Saito tinha ido a Europa tratar do que chamam agora tampão,que outros chamam de leasing e que a Saaab ja tinha oferecido ao Brasil que é fornecer de sua reserva aeronaves C/D para usarmos enquanto se fabricam NO BRASIL a versão NG.
    Como é um programa faz parte do contrato recebermos todos aperfeiçoamentos a serem desenvolvidos como a Saab faz com a Africa do Sul por ter sido sua primeira cliente.

    • Isso mesmo Andrew27, imediatamente substituir os 12 mirage que estão saindo de serviço por 12 SUs, dos quais seis seriam SU 34 FULL BACK e os outros seis 35 BM. Aí ficariamos em muito melhor situação do que estavamos até antes, com com os 12 mirage em serviço. Além disso já iriamos dispor de uma razoavel proteção na amazônia azul. Os russos estariam dispostos a um leasing desses caças, creio que imediatamente.
      O País não pode mais ficar tão desguarnecido, como tem estado, as nossas riquezas aumentaram demais e a cobiça e ganância dos piratas também!

    • Qual a vantagem seria ter o SU35 como tampão sem linhas de serviços?
      Nenhuma.O SU35 so interessa ao Brasil se for no minimo CONSECIONADO caso contrario não é vantagem ter um caça tão avançado sem a espertiase do mesmo e nos sairia muito caro.

  2. Que eu sabia, ontem o MD Amorin afirmou que há um prazo de até 4 anos para a entrega da primeira unidade, após a assinatura do contrato, ou seja, somente em 2018/2019 que nós teremos as primeiras unidades do NG.

  3. O próximo caça da FAB terá a missão de unificar as capacidades dos modelos existentes hoje. Ou seja, fazer interceptação como os Mirage, combate tático como os F-5 e ataque a solo como os AMX.

    É muita tarefa para um só tipo de caça,o Brasil poderia comprar também os Su-30/35.

    E ficaria assim:
    Su-35: interceptação
    Su-30: ataque ao solo
    Gripen :combate tático

  4. Nada mais lógico, afinal estes caças na verdade verdadeira, somente no final de 2017 estarão operacionais em um esquadrão brasileiro.
    Portanto os Griphens C/D dos estoques suecos, juntam a fome com a vontade de comer, já que ajudam a criar uma doutrina operacional em equipamento daquele país.

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Preparem os lencinhos de renda americanófilos para o choro..rsrsrs…adeus o F-16 !…..sonhem “bananinhas”..ehehheeheh….,parece que os suecos vão sair na frente novamente.
    .
    Vamos colocar mais lenha nessa fogueira,para torra as bananinhas do tio Sam…;)
    .
    .
    Quando for para comprar os aviões de instrução que preparação os novos pilotos da FAB e da MB ?
    .
    Ouvi falar que o projeto ítalo-ruso ( Aermacchi M-346/Yakovlev Yak-130),é muito bom,será que vai dá yak-130 ou M-346… ? 😉

  6. Uma sugestão a Dª Mª a louca, q tal 20 caças Su-35 “s” ? Iria mudar o meu conceito e d e mt outros , mostraria q somo independentes e estamos chateados c o tio samtanás,e o novos caça resultante da tecnologia comprada dos Suecos iriam ter turbinas q ora ekipam os caças Migs31BM. Garanto q os iankss iriam tirar da cara esse risinho de tipo vou “sacanear eles”qdo vierem comprar n turbinas;e radares AESA dos Chineses construidos dentro de n necessi//.P Ontem dona.Sds.

  7. Creio que umas 8 unidades de Gripen C/D já seria o suficiente, se o assunto for somente o GDA…

    Contudo, para garantir que viessem o mais rapidamente possível, seria interessante se o Brasil fizesse uma compra em separado do contrato dos NGs… Muito provavelmente, os suecos tem exemplares em muito bom estado estocados e, creio, poderiam ser entregues em talvez um ano… Em outras palavras, fosse fechado agora, o contrato poderia garantir os primeiros caças para o inicio de 2015, com entregas até 2016 ou 2017.

    Ademais, pelo que sei, seria possível transforma-los para o padrão E mais adiante…

  8. Os caças tampões só vem a demonstrar o nosso amadorismo em questão de defesa,se tivéssemos planejamento não levaríamos mais de uma década para decidir o FX e evitaríamos esse gasto desnecessário,mas isso infelizmente faz parte da nossa cultura, deixar tudo para a última hora !

  9. Amigos, esqueçam qualquer conjectura sobre a vinda dos Sonhos, o fx2 felizmente já acabou e ao meu ver fizemos uma ótima escolha.Não virá nem Flanker nem Pak-fa.O momento é de nos concentrarmos em absorver a tecnologia que virá.O gripen é um caça excelente e com ele temos muito a aprender.
    O passo lógico seria a vinda do modelo CD que possivelmente terá alguma similaridade.
    Que venham os nossos Gripens.

  10. Vi um artigo em que a Africa do Sul talvez colocasse à venda seus caças Gripen por falta de recursos em operá-los … um possibilidade pode se fazer aí como tampão…
    O fato da finalização do FX melhora também as possibilidade de abertura do governo para aquisição de outros meios em paralelo para completar a defesa aérea em geral. …. seja SUs ou mesmo F18, afinal (minha opinião pessoal) também precisamos de caças maiores que possam abranger áreas mais amplas de nosso território..
    Abraços,

    • O patio da Saab esta cheio deles meu caro e melhores condições e nos sairia muito mais barato do que comprarmos usados dos outros.
      Aguardem,Angola comprara de nós o NG.Argentina tambem e muitos outros paises.Com a substituição do motor pelo Volvo ate a Venezuela entra nessa e ja deixa de ser uma grana que entra pra Russia.
      Pensem bem,podemos sermos os fornecedores continental regional de caças e serviços.

  11. Eu quase me esqueci,e vocês também,ainda vai ser assinado o contrato,ou seja pode dar tudo errado por falta de verba. kkkkk 🙂

    • Não existe falta de verba meu caro.Existe probabilidade de contigenciamentos para adequação de contas.
      Tnto a situação quanto a oposição nesse quesito caças ja compreenderam que são prioridade.A males que vem pra bem e graças ao Sr.Snowden nossos politicos deixaram de serem Alices no pais das maravilhas e nem o ativismo que não passa de ferramenta enrustida de dominadores para impedir-nos de avançarmos e para não termos condições de nos defendermos tambem não se cria mais.
      Os unicos que ja estão querendo tirar partido disso é a midia da igreja universal que adora sensacionalismos para manipularem mentes.
      O Brasil tem tanto dinheiro que roubam roubam e roubam cada vez mais e mesmo assim crescemos mais que todos os outros paises Ocidentais com IDHs e outros graficos superiores a nós.
      Tudo que se planta dá.Cuspa no chão e no Brasil nasce um pé de cuspe kkkkk

Comentários não permitidos.