Ameaça entre velhos amigos

Fiódor Lukianov

Não tem nada de estranho no fato de a Rússia ter colocado mísseis balísticos móveis de teatro de operações “Iskander” nas fronteiras da União Europeia. Os dirigentes russos tantas vezes prometeram instalá-los em resposta ao sistema de defesa antimíssil da Europa, de modo que isso estava para acontecer em algum momento.

A discussão sobre a segurança europeia deprime. Omundomuda. AEuropasetornaperiferia estratégica. Na Ásia Oriental, uma série de contradições amadurecem. A declaração de Pequim sobre a zona de controle de defesa área no mar da China Oriental causou um rebuliço na região e além. A península da Coreia está em constante tensão e preparação para guerra. O que dizer sobre o Oriente Médio, onde de repente pode se iniciar a reconstrução de fronteiras – Síria, Iraque e adiante por todos os lugares.

Nesse contexto, a Rússia e a ONU continuam a franzir a testa um para o outro e a trocar gestos simbólicos. E eu arrisco a supor que nem mesmo os mais convencidos falcões do Pentágono ou da Praça Arbatskaia estão em posição de imaginar que a Europa arderá em um conflito armado com a participação de grandes potências.

Aliás, por isso mesmo tão tranquilamente, sem olhar nas possíveis consequências, se põem a agir – seja ao colocar o sistema de defesa antimíssil americano na Europa ou a resposta russa de instalar mísseis balísticos ao longo da zona de responsabilidade da Aliança. Sendo o confronto real, pensariam cem vezes antes.

Aos estrategistas militares e profissionais, é típico olhar para o passado. Eles se preparam para guerras que conhecem, e veem o inimigo com que já se acostumaram. A Rússia, pelo menos, faz isso honestamente. Os EUA o faz, camuflando uma nostalgia de Guerra Fria com a ameaça mitológica de mísseis iranianos.

Mas a arena mundial do século 21 está em outro lugar, no Oceano Pacífico. Isso significa dizer que os Iskanderes vão ameaçar os inimigos apenas simbolicamente. As possibilidades reais têm que ser intensificadas no Extremo Oriente, para que pelo menos se lembrem de nós lá.

Fiódor Lukianov: Presidente do Conselho de Política Externa e de Defesa

 

Publicado originalmente pelo Kommersant

Fonte: Gazeta Russa

13 Comentários

  1. “Eles se preparam para guerras que conhecem, e veem o inimigo com que já se acostumaram. A Rússia, pelo menos, faz isso honestamente. Os EUA o faz, camuflando uma nostalgia de Guerra Fria com a ameaça mitológica de mísseis iranianos.”

    Mentiras e mais mentiras!

    Os EUA até ajudaram finaceiramente a rússia na década de 90, quem vive o sonho de superpotência são os russos que ainda não acordaram para o novo mundo.
    Por sorte as futuras gerações russas estaram mais interessadas em cultura e economia do que em bancar os valentões. Um dia esses ex-comunistas, recalcados pela derrota humilhante na Guerra Fria, irão desaparecer.
    Graças a Deus.
    Os Putins da vida são dinossauros e serão extintos em poucas décadas.

    • Sempre entro no site para ver as noticias por aqui, mas nunca tinha feito cadastro.
      Mas vendo a tremenda bobagem que vc manifestou não poderia deixar passar batido.
      Seguindo essa sua logica absurda, o que a Russia deveria fazer??
      Se tornar mais um país que come quieto na mão dos Estados Unidos??
      Abrir mão do SEU papel na esfera global e passar a fazer parte da esfera ocidental??
      Outra coisa so pra completar:
      ” Um dia esses ex-comunistas, recalcados pela derrota humilhante na Guerra Fria, irão desaparecer.
      Graças a Deus.”
      Vendo isso eu percebo que não é de comunistas que devemos ter medo e sim de pessoas com mente de concreto como a sua.
      Acho que vc acredita que comunista como criancinha…
      “Graças a Deus”…Essa parte melhor nem comentar né amigo.

      • Amigo eu realmente gostaria de um mundo socialista, mas isso deve partir do caração de todos os cidadãos
        ( amar e dividir com o próximo), mas sou contra o comunismo forçado e ditaduras violentas, por isso disse graças a Deus.

        “Mas vendo a tremenda bobagem que vc manifestou ”

        Bobagem quem está dizendo é você, a Rússsia nunca parou com a corrida armamentista.
        A Rússia é um dos países mais capitalistas e corruptos do mundo, eles nem querem saber mais de socialismo, cerca de 35% das riqiuezas deles está na mão de 0,1% da população, justamete os mesmos que lideravam o comunismo.

      • E quem te garante que não come, amiguinho tolinho ???… comeram, comem e comerão… se vc soubesse um pouquinho mais dos fatos passados em solo tomado pela seita comunista não vinha aqui dar uma de entendido daquilo que desconhece… seja mais útil e poste algo mais crível… qnto a ““Graças a Deus”…Essa parte melhor nem comentar né amigo.” dá para supor o qnto vc não acredita que Ele pode fazer alguma coisa por nós… realmente, não precisa comentar mais nada… mais um comunistazinho no PB… mais do mesmo… se bem que acho que vc é só mais uma máscara do rafrutinha trollando nossa paciência… se for, menos mau… já tamos acostumados com as besteiras que ele fala…

      • Obrigado Blue Eyes, Na Resistência.

        Esses peudocomunistas amaericanizados são difíceis de aguentar.
        Esse aí é mais um que não sabe do que está falando.

        Valeu!

      • Athelon

        “Abrir mão do SEU papel na esfera global e passar a fazer parte da esfera ocidental??”

        A Rússia nãp pode abrir mão do seu papel na esfera global, pq esse papel não existe mais, acabou com o fim da União Soviética.
        E só não terminou em tragédia pq os americanos salvaram eles com muito dinheiro.

        Seu comentário inútil serviu apenas para defender políticos capitalistas e extremamente corruptos!

        Um dia esses ex-comunistas(milionários e corruptos), recalcados pela derrota humilhante na Guerra Fria, irão desaparecer.
        Graças a Deus.

  2. hahahahahah, muito bem meu jovem aprendiz, logo, logo vc esmagara a aliança, rebelde, que partiu para uma aliança com os povos ocidentais, sua perspicácia, esta acima dos inimigos, como mestre no xadrez vc jogou muito bem, e ainda avisou seus adversários que eles estão em xeque-mate um movimento em falso, seus peões já estão tremendo de medo do erro é da burrice na jogada, com o rei em cheque eles não tem alternativas. parabéns Putin mostre há eles como um verdadeiro player joga realmente.

    • Mas quanta bobagem!

      “parabéns Putin mostre há eles como um verdadeiro player joga realmente.””

      Vai é quebrar a Rússia como os soviéticos fizeram.
      Se lembra da derrota humilhante que os soviéticos tiveram nos anos 80?
      Pena que eles não aprenderam a lição.

      “logo vc esmagara a aliança, rebelde, que partiu para uma aliança com os povos ocidentais,”

      Fanatismo é patético, a aliança rebelde nunca mais voltará ao domínio russo, ela está do lado mais poderoso e é livre.
      Me pergunto como alguns cidadãos podem torcer por uma guerra só pq são fãs do time perdedor.
      O que tem na cabeça?

      Seu comentário parece uma piada, ainda mais vindo de um fã de cinema americano. Deve gostar de macdonalds e dirigir um chevrolet. Americanizado hipócrita!

      • Detestam os usamericanus maus mas não largam sua cultura… vai entender… eu, pelo menos, assumo que tenho predileção pela cultura americana tradicional, não essa atual, hollywoodiana e consumista… mas a vitoriana, aquela que moldou o velho oeste na bala… onde homem era macho e não tínhamos rafrutinhas aboiolados dançando como Justin Bieber… tá faltando é a cultura do macho desbravador nesse Brasil… tínhamos uma até melhor que a do Cowboy americano… a do Bandeirantes, figura mítica e selvagem… já fomos uma nação com caráter… hoje convivemos com lacraias, MCs, rappers e demais porcarias aviadadas… a viadagem tomou conta do país…

      • Isso aí Blue Eyes!

        Esse comentário do Darth_Sidious foi o pior que já li em todos os tempos, venceu a até o Rafa.
        O cidadão torce para que haja uma guerra onde irâo morrer milhões de pessoas, só isso já prova a M… que ele tem na cabeça.

        E ainda usa um nickname retirado de um filme que é quase um símbolo da cultura americana.

        Comunista de macdonalds é f…
        No fundo o problema desses caras é o complexo de inferioridade por ser brasileiro subdesenvolvido, é inveja pura dos americanos.

        Esses sim são os verdadeiros traídores da nossa pátria.

      • “Comunista de macdonalds é f…
        No fundo o problema desses caras é o complexo de inferioridade por ser brasileiro subdesenvolvido, é inveja pura dos americanos.

        Esses sim são os verdadeiros traídores da nossa pátria.”

        Essa eu vou gravar e emoldurar… ficou perfeita… é isso mesmo, caro amigo… são bostas querendo ser gente… dá nisso… Freud explica…

    • Os russos nunca pararam com a corrida armentista, nem mesmo quando eram ajudados finaceiramente pelos americanos e europeus. Agora que estão percebendo que vão perder de novo (fato que todo mundo já previa) começam a espernear e fazer ameaças.

      Podem colocar mísseis onde quiserem, a OTAN é muito mais poderosa e não tem medo deles.

Comentários não permitidos.