Voa o terceiro helicóptero Multiuso da Mil o Mi-38

A Russian Helicopters e a United Engine Corporation anunciaram que o terceiro protótipo do helicóptero utilitário russo Mil Mi-38, equipado com as turbinas Klimov TV7-117V, fez seu voo inaugural em 29 de novembro último no centro de testes da Mil Moscow Helicopter Plant, em Tomilino (Rússia).

Esse é o primeiro protótipo equipado com as turbinas TV7-117V. Em 13 de novembro a aeronave realizou o primeiro ensaio em voo, porém permanecendo em voo pairado sobre a pista.

A nova turbina desempenha de 2.500 a 3 mil hp de potência e é baseada no turboélice TV7-117. Ambas possuem comunabilidade de 90%.

O Mi-38 atenderá aos segmentos de transporte de passageiros, cargas, executivo e até mesmo de hospital aéreo. A aeronave terá baixos níveis de ruído e vibração, além de apresentar velocidade de cruzeiro de 295km/h e alcance de 1.200km.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1jhAWkg” standard=”http://www.youtube.com/v/JZ-eQRjjNUY?fs=1″ vars=”ytid=JZ-eQRjjNUY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4632″ /]

A certificação está prevista para ser completada em 2015, quando a produção seriada deve ter início na fábrica de Kazan, que também esta construindo o quatro e último protótipo de voo que terá janelas maiores e sistema de combustível com proteção a impactos.

Fonte: C&R

6 Comentários

    • Salve Deagol.
      .
      Não entendi o tempo do verbo, “era para ser”, onde na matéria diz o contrário?
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Salve konner.

        “onde na matéria diz o contrário?”
        Não diz, nada contra a matéria!

        Tenho livros com fotos do mock-up desse helicóptero no começo dos anos noventa. Acredito que seja um dos melhores do mundo, mas recentemente li uma matéria dizendo que a Rússia preferia adquirir os Mi-17 por causa do preço!

        Saudações!

      • Salve Deagol.
        .
        Venho acompanhado o desenvolvimento deste projeto desde o ‘desenho’ no início da década de 1980, quando ainda era desenvolvido pela extinta joint venture Euro- Mil, representando a outra parte a Pratt & Whitney Canadá, e faço isso justamente porque ele nasceu para suceder o Mi-8 (que já é uma lenda), mais popular por sua designação de exportação Mi-17.
        .
        Acredite, o enredo de desenvolvimento deste projeto se deu no estilo novela mexicana, nunca vi, mas, dizem ser um dramalhão que nuca se acaba.
        Sem duvida isto elevou os custos de desenvolvimento, mas, quanto ao governo ter preterido deste a favor da continuação do Mi-8 para as forças armadas, vai uma distancia muito grande, até porque quando a Mil assumiu sozinha o desenvolvimento do Mi-38, foi com o total apoio do governo russo e das forças armadas da Rússia.
        .
        Creio que o fim se aproxima com sua produção em série prevista agora para 2015.
        .
        No que diz respeito à ‘forma’ e o ‘tempo’ em que o governo russo fará essa transição, acho que nem ele mesmo sabe ainda, até porque o Mi-8 tai firme e forte vendendo e dando conta do recado até hoje, mas, acredite, esta transição ocorrerá.
        .
        Saudações,
        .
        konner

Comentários não permitidos.