Sukhoi completa entrega de caças bombardeiros Su-34 do contrato 2008

SU 34 PBE.M.Pinto

Com informações: Ria Novosti

Um lote de caças bombardeiros Su-34  foi entregue à Força Aérea Russa nesta última segunda-feira, completando o  último lote do acordo de 2008 com o Ministério da Defesa e a fabricante  Sukhoi. O contrato previa a entrega do primeiro lote de 32 caças bombardeiros SU 34 para  VVA.

A aeronave, também conhecido pelo codinome Fulback pela OTAN, foi entregue na planta aeronáutica de  Novosibirsk, que faz parte da holding Sukhoi.

Funcionários da Sukhoi disseram que a companhia já iniciou a implementação de um segundo contrato muito mais abrangente com o Ministério da Defesa, que vissa a entrega de um lote adicional de 92 caças su Su-34, perfazendo um total de 124 aeronaves em vigência até o ano fiscal de 2020.

SU 34

Derivado do caça Su-27,  o Su-34 é equipado com motores de pós-combustão a jato AL-31MF e pode transportar uma carga útil de até oito toneladas de armas guiadas de precisão a uma distância ssuperior a 4 mil km, o Su 34 é equipado com aviônica em estado de arte e possui tecnologias de furtividade, o RCS da aeronave se equipara a caças de menores dimensões, a sua suite eletrônica provê a aeronave interferidores Jammeadores e sistemas de guerra eletrônica que permitem ao bombardeiro penetrar regiões saturadas de contramedidas e efetuar o ataque com elevada capacidade de sobrevicência.

Inicialmente o Su 34 irá substituir os caças bombardeiros e aeronaves de guerra eletrônica Su 24 em serviço na Força Aérea Russa e posteriormente, na Marinha Russa que segundo fontes consultadas, se prepara para lançar o seu pedido de compra de aeronaves deste modelo.

6 Comentários

  1. Alguém pode me responder se este caça pode operar a partir de porta-aviões ?

    Parece que a Sukhoy esta mesmo sobrecarregada…. o desenvolvimento do PAK FA deve tomar boa parte do funcionamento da empresa…

    ainda tem o SU 35

      • hum… então ele é um caça naval que opera somente a partir de base fixa….

        A questão é: como a Russia nunca deu muita bola para porta aviões, parece ser mais vantajoso operar esses Su 34 apartir de base terrestre do que os Mig 29 Navais no Kusnetzov ….

        ou estou enganado ?

      • Nem é por isso, tanto que a Rússia planeja operar dois NAe pesado no futuro. É que para poder se cogitar operar algo tão grande quanto um Su-34 embarcado seria necessário obrigatoriamente um NAe Catobar, e não Sky Jump como é o Kuznetzov. No NAe atual seria impossível opera-lo, e mesmo num catobar ainda poderiam haver restrições de carga que ele poderia carregar. Talvez uma catapulta eletromagnética desse conta, mas seja como for, até os russos começarem a operar os seus NAe Catobar serão algumas décadas(essa não é a prioridade deles hoje) então fica algo meio inútil ter todo o trabalho e custo de reforçar a estrutura para algo que talvez nunca venha a ser usado.

  2. “pode transportar uma carga útil de até oito toneladas de armas guiadas de precisão a uma distância ssuperior a 4 mil km, ”

    Essa informação está totalmente errada.
    Com todo o respeito aos editores!

    4 mil KM é o alcance de translado sem carga nenhuma, com oito toneladas de armamentos o raio de combate não passa de um terço disso.

1 Trackback / Pingback

  1. Força Aérea russa continua a se reaparelhar dentro do cronograma

Comentários não permitidos.