As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário, informaram à Agência Efe fontes legislativas.
O protocolo para a entrada do país caribenho no Mercado Comum do Sul será analisado amanhã na sessão ordinária da Câmara dos Deputados, onde o Partido Colorado, que tem maioria no plenário, prevê aprová-lo definitivamente, disse à Efe o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Ramón Romero Roa. “Temos maioria para acompanhar e aprovar” o protocolo na câmara baixa, disse o deputado colorado.
O Senado paraguaio aprovou o protocolo na semana passada, após mantê-lo bloqueado desde 2006.
Venezuela no Mercosul
A entrada da Venezuela, que já é parte do grupo e ostenta a presidência, foi aprovada por Brasil, Argentina e Uruguai em junho do ano passado, no mesmo dia em que os três países suspenderam o Paraguai pela “ruptura constitucional” que, segundo esses três governos, foi representada pelo impeachment do então presidente Fernando Lugo.
O Paraguai não deu o sinal verde para a entrada da Venezuela, apesar de Lugo ter tentado incentivar sua aprovação em várias ocasiões durante seu mandato (2008-2012), antes de ser cassado e substituído pelo liberal Federico Franco, que era seu vice-presidente.
Enquanto durou a suspensão, que terminou com a posse do presidente Horacio Cartes (do Partido Colorado), no dia 15 de agosto, o Senado paraguaio chegou a votar e negar a adesão da Venezuela mais uma vez. Quem mantém oposição à entrada da Venezuela no bloco é o Partido Liberal, maior legenda da oposição.
Por outro lado, Romero Roa enfatizou que ninguém pode obrigar o Paraguai a tomar decisões em um sentido ou outro. “O presidente (Cartes) assumiu esta posição política e considerou mais prudente que as relações com países do Mercosul possam ser recuperadas, sobretudo tendo pendente temas econômicos importantes com a União Europeia”, explicou.
A câmara baixa prevê na ordem do dia da sessão de amanhã abordar o protocolo e também a possível retirada da declaração de “persona non grata” emitida no ano passado contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, então chanceler, por uma suposta intromissão durante a crise pelo impeachment de Lugo.
A revogação da declaração já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores, mas o plenário decidiu adiar seu debate para amanhã para tratá-lo junto com o tema da entrada da Venezuela no Mercosul.
AFP
“As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.”
“e também a possível retirada da declaração de “persona non grata” emitida no ano passado contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro”
xuPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! rsrsrsrsrsrs
😀
to caindo da cadeira aqui….. hahahahahahahahhahaha
🙂
Banana mundozinho roda,
Mundozinho bananinha roda, RODA.
por LUCENA
.
.
.“(…) As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário (…)”
.
.
Hahahahahahahahahah…
Qual a graça?
Pq nossos vizinhos e amigos venezuelanos deveriam ficar fora do Mercosul?
Só pq seus governantes são lunáticos e incompetentes?
Acho uma notícia ótima para o povo venezuelano, espero que traga prosperidade a eles.
Perfeito, todos saímos ganhando cm a adesão da Venezuela, mas temos é que tornar o Mercosul, um mercado comum de fato, pois a Argentina vive sabotando este projeto com medidas contra nosso fabricantes, o que é uma pena.
Acho interessante tb a inclusão do Peru e Bolívia. Este ultimo se não em engano é membro temporário ou espectador algo assim não?
Seria interessante a entrada do chile no MercoSul e teríamos uma saída p o Pacifico…ou então q o BRASIL saía logo desde amarrado acordo…os traíras dos Argentinos estão atrasando td os avanços socioeconomicos do bloco…Terrível.Sds.
.“(…) As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário (…)”
Arregou né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
—————
Acho que uma possivel integração do Chile e do Peru no bloco seria bem vinda…. Imaginem uma ferrovia ou estrada ligando de um lado a outro do atlântico ao pacífico? beneficiaria os dois países… Além de ajudar ainda mais no desenvolvimento da região Norte do país especificamente no Acre
por LUCENA
.
.
.
“(…)Imaginem uma ferrovia ou estrada ligando de um lado a outro do atlântico ao pacífico? (…)”
.
MagnusIIIBR
.
.
Sr.MagnusIIIBR,isso já é fato,existe pois,há uma rodovia que liga o Brasil ao pacífico pelo Peru e uma ferrovia que passa pala Bolívia e vai ao Chile.
.
Há um intercâmbio logístico de fato entre o Brasil,Chile e o Peru e com o tempo,o Mercosul irá aumentar,pois ainda há aqueles calcitrantes que vêm o Mercosul como uma coisa feita por comunistas e para comunista…rsrsrs…dá para entender essas cabecinhas de vento ?
Banziei, tinha esquecido que havia a rodovia…. mas a ferrovia….???
Seria legal ter uma ferrovia pois em minha opinião é mais seguro, mais rapido, mais barato e com capacidade de transporte maior
Agora o Mercosul tem um membro que manda prender empresarios e varejistas, e coloca o exercito em shoppings e lojas de magazines prendendo gerentes e promovendo o “saque social”
fundo do poço Mercosul, deixou de ser um bloco econômico para vier um bloco populista barato.
Boa pergunta. Quem vai querer abrir empresas em um país que se apropria de tudo sem dar a mínima satisfação aos investidores?
Tem muito empresário merecendo cadeia, não é pouco não, basta fazer uma visitinha ao Procon e dar uma olhadinha em como anda a sonegação, na casa dos 600 bilhões anuais, Imagine quantos caças, navios, escolas, creches…. daria para comprar e manter com isso.
Tudo bem, mas são as empresas que geram empregos e sustentam as economias. As estatais também atrasam impostos além disso desviam e desperdiçam bilhões com incompetência e corrupção.
O Chile e o Peru estão fazendo acordos bilaterais com os países mais avançados do mundo econômico ( Coreia do Sul, japão ,EUA…) e por isto são as econômicas que mais cresce, e diminuem a desigualdade social no continente, basta ver a aliança do pacifico.
Sabem quando vão querer se juntar ao mico que virou Mercosul?
Quando nevar no Piauí !
Só aguardando a posse de Bachelet no Chile, depois da vitória de lavada sobre a direita.
Quem assistiu a visita oficial de Dilma ao Peru ficou sabendo que algo novo está no ar.
Mais uma vitória de lavada do trabalhismo na Venezuela, o tempo está ficando difícil para a direita tresloucada de lá.
Em breve, Mercosul com Chile, Peru, Bolívia e Equador, começará a avançar em direção ao Caribe.
Se brincar, até a Colômbia trocará o México pelo Mercosul.
Um bloco com dois países imensos – Brasil e Argentina – e a 5.ª maior reserva de petróleo do planeta. E tudo isso nas mãos ideológicas de Cuba, uma ilhota vagabunda.