Paraguai: comissões legislativas aprovam Venezuela no Mercosul

As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário, informaram à Agência Efe fontes legislativas.

O protocolo para a entrada do país caribenho no Mercado Comum do Sul será analisado amanhã na sessão ordinária da Câmara dos Deputados, onde o Partido Colorado, que tem maioria no plenário, prevê aprová-lo definitivamente, disse à Efe o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Ramón Romero Roa. “Temos maioria para acompanhar e aprovar” o protocolo na câmara baixa, disse o deputado colorado.

O Senado paraguaio aprovou o protocolo na semana passada, após mantê-lo bloqueado desde 2006.

Venezuela no Mercosul

A entrada da Venezuela, que já é parte do grupo e ostenta a presidência, foi aprovada por Brasil, Argentina e Uruguai em junho do ano passado, no mesmo dia em que os três países suspenderam o Paraguai pela “ruptura constitucional” que, segundo esses três governos, foi representada pelo impeachment do então presidente Fernando Lugo.

O Paraguai não deu o sinal verde para a entrada da Venezuela, apesar de Lugo ter tentado incentivar sua aprovação em várias ocasiões durante seu mandato (2008-2012), antes de ser cassado e substituído pelo liberal Federico Franco, que era seu vice-presidente.

Enquanto durou a suspensão, que terminou com a posse do presidente Horacio Cartes (do Partido Colorado), no dia 15 de agosto, o Senado paraguaio chegou a votar e negar a adesão da Venezuela mais uma vez. Quem mantém oposição à entrada da Venezuela no bloco é o Partido Liberal, maior legenda da oposição.

Por outro lado, Romero Roa enfatizou que ninguém pode obrigar o Paraguai a tomar decisões em um sentido ou outro. “O presidente (Cartes) assumiu esta posição política e considerou mais prudente que as relações com países do Mercosul possam ser recuperadas, sobretudo tendo pendente temas econômicos importantes com a União Europeia”, explicou.

A câmara baixa prevê na ordem do dia da sessão de amanhã abordar o protocolo e também a possível retirada da declaração de “persona non grata” emitida no ano passado contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, então chanceler, por uma suposta intromissão durante a crise pelo impeachment de Lugo.

A revogação da declaração já foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores, mas o plenário decidiu adiar seu debate para amanhã para tratá-lo junto com o tema da entrada da Venezuela no Mercosul.

AFP

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. “As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.”

    “e também a possível retirada da declaração de “persona non grata” emitida no ano passado contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro”

    xuPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! rsrsrsrsrsrs

    😀

    to caindo da cadeira aqui….. hahahahahahahahhahaha

    🙂

    Banana mundozinho roda,
    Mundozinho bananinha roda, RODA.

  2. por LUCENA
    .
    .
    .“(…) As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário (…)”
    .
    .
    Hahahahahahahahahah…

    • Qual a graça?
      Pq nossos vizinhos e amigos venezuelanos deveriam ficar fora do Mercosul?
      Só pq seus governantes são lunáticos e incompetentes?

      Acho uma notícia ótima para o povo venezuelano, espero que traga prosperidade a eles.

  3. Perfeito, todos saímos ganhando cm a adesão da Venezuela, mas temos é que tornar o Mercosul, um mercado comum de fato, pois a Argentina vive sabotando este projeto com medidas contra nosso fabricantes, o que é uma pena.

    Acho interessante tb a inclusão do Peru e Bolívia. Este ultimo se não em engano é membro temporário ou espectador algo assim não?

  4. .“(…) As comissões de Assuntos Constitucionais e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados do Paraguai aprovaram nesta terça-feira o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, última etapa antes da votação em plenário (…)”

    Arregou né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    —————

    Acho que uma possivel integração do Chile e do Peru no bloco seria bem vinda…. Imaginem uma ferrovia ou estrada ligando de um lado a outro do atlântico ao pacífico? beneficiaria os dois países… Além de ajudar ainda mais no desenvolvimento da região Norte do país especificamente no Acre

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      “(…)Imaginem uma ferrovia ou estrada ligando de um lado a outro do atlântico ao pacífico? (…)”
      .
      MagnusIIIBR
      .
      .
      Sr.MagnusIIIBR,isso já é fato,existe pois,há uma rodovia que liga o Brasil ao pacífico pelo Peru e uma ferrovia que passa pala Bolívia e vai ao Chile.
      .
      Há um intercâmbio logístico de fato entre o Brasil,Chile e o Peru e com o tempo,o Mercosul irá aumentar,pois ainda há aqueles calcitrantes que vêm o Mercosul como uma coisa feita por comunistas e para comunista…rsrsrs…dá para entender essas cabecinhas de vento ?

      • Banziei, tinha esquecido que havia a rodovia…. mas a ferrovia….???

        Seria legal ter uma ferrovia pois em minha opinião é mais seguro, mais rapido, mais barato e com capacidade de transporte maior

  5. Agora o Mercosul tem um membro que manda prender empresarios e varejistas, e coloca o exercito em shoppings e lojas de magazines prendendo gerentes e promovendo o “saque social”

    fundo do poço Mercosul, deixou de ser um bloco econômico para vier um bloco populista barato.

    • Boa pergunta. Quem vai querer abrir empresas em um país que se apropria de tudo sem dar a mínima satisfação aos investidores?

    • Tem muito empresário merecendo cadeia, não é pouco não, basta fazer uma visitinha ao Procon e dar uma olhadinha em como anda a sonegação, na casa dos 600 bilhões anuais, Imagine quantos caças, navios, escolas, creches…. daria para comprar e manter com isso.

      • Tudo bem, mas são as empresas que geram empregos e sustentam as economias. As estatais também atrasam impostos além disso desviam e desperdiçam bilhões com incompetência e corrupção.

  6. O Chile e o Peru estão fazendo acordos bilaterais com os países mais avançados do mundo econômico ( Coreia do Sul, japão ,EUA…) e por isto são as econômicas que mais cresce, e diminuem a desigualdade social no continente, basta ver a aliança do pacifico.
    Sabem quando vão querer se juntar ao mico que virou Mercosul?
    Quando nevar no Piauí !

  7. Só aguardando a posse de Bachelet no Chile, depois da vitória de lavada sobre a direita.

    Quem assistiu a visita oficial de Dilma ao Peru ficou sabendo que algo novo está no ar.

    Mais uma vitória de lavada do trabalhismo na Venezuela, o tempo está ficando difícil para a direita tresloucada de lá.

    Em breve, Mercosul com Chile, Peru, Bolívia e Equador, começará a avançar em direção ao Caribe.

    Se brincar, até a Colômbia trocará o México pelo Mercosul.

  8. Um bloco com dois países imensos – Brasil e Argentina – e a 5.ª maior reserva de petróleo do planeta. E tudo isso nas mãos ideológicas de Cuba, uma ilhota vagabunda.

Comentários não permitidos.