Novaer avança na produção do protótipo do avião de treinamento militar T-Xc

A Novaer, empresa sediada em São José dos Campos (SP), especializada no desenvolvimento de projetos aeronáuticos, está progredindo na construção do protótipo do avião de treinamento militar T-Xc.

Boa parte dos seus conjuntos estruturais como as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem do monomotor acrobático estão prontas. Na atual fase de montagem estão sendo feitas a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens.

As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem.  Ao final do processo, serão então instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de voo) em preparação para os testes de solo e voo.

O TX-c se enquadra numa aeronave de treinamento para suprir as necessidades de treinamento da Força Aérea Brasileira para os seus cadetes na Academia da Força Aérea. O T-Xc deverá voar em breve e a Novaer também está desenvolvendo uma variante civil para quatro lugares, o U-Xc.

Fonte: C&R

6 Comentários

  1. Excelente projeto, mas que corre o risco de morrer na praia em virtude da estupidez governamental e a sua política externa dos atabaques de fazer cortesia com o chapéu alheio. Esse aparelho seria o substituto ideal para os T-25 da AFA, sem falar nos aeroclubes. Contudo, o governo brasileiro, representado por sua excelência o Ministro da Defesa Sr. Megalonanico, optou por adotar o UNASUR 1 A.K.A BAT (Bolivarian Aircraft Trainer), baseado em um projeto argentino de baixa tecnologia, o IA-73. Tudo isso para fazer média com a bocuda boçal.

    • Este projeto da Novaer também contemplará o mercado civil com uma versão utilitária (4 lugares) porque existe esta lacuna como uma oportunidade de negócios e que está nas mãos de quem vem de fora. Eu tenho certeza que eles vão fazer sucesso porque este mercado está aquecido aqui no Brasil sem falar que existe apoio financeiro do Finep no projeto.

    • Se a decisão for técnica estratégica, a escolha será o Novaer Pelegrin
      Se a decisão for politica bolivarina retardada, sera a porcaria do UNASUR 1

  2. A Novaer, empresa sediada em São José dos Campos (SP), especializada no desenvolvimento de projetos aeronáuticos, está progredindo na construção do protótipo do avião de treinamento militar T-Xc. ==== Parabéns, q tal montar um caça supersônico p as dimensões do Brasil? Sds.

Comentários não permitidos.