Mais 220 caminhões MAN para o EB

.Os caminhões Worker 15.210 4×4 já se tornaram uma visão comum nas operações e exercícios do Exército Brasileiro (acima e abaixo), sendo bastante apreciados pela tropa devido a sua robustez e confiabilidade (Fotos: Roberto Caiafa)

A MAN Latin America acaba de conquistar duas novas licitações de veículos para o Exército. São 220 unidades no total, sendo 120 caminhões Worker 26.260 tanque, usados em operações como as de combate à seca no Nordeste, e 100 caminhões Worker 15.210 4×4 basculante para atividades de rotina das tropas.

A empresa, que já havia anunciado negociação de 860 unidades para o Exército em agosto, atinge a marca de 1.080 caminhões em licitações para as Forças Armadas somente em 2013.

Com o novo lote, a frota Volkswagen no Exército Brasileiro irá ultrapassar cinco mil unidades. A MAN é hoje a segunda maior fornecedora de veículos à instituição.

Testes em situações extremas

O segmento de veículos para uso militar requer a oferta de produtos robustos e confiáveis para atender às exigentes demandas do setor. Nesse sentido, os caminhões Volkswagen e MAN passam por situações extremas durante diversos testes de rodagem realizados pelas Engenharias da fábrica da MAN, em Resende, e em Munique, na Alemanha, além dos rigorosos processos de homologação realizados pelas Forças Armadas do Brasil.

Um caminhão MAN Worker 15.210 4×4 enfrenta chuva forte e terreno acidentado durante a Operação Paraibuna II, recente exercício de amplo espectro da 2ª Divisão de Exército realizado no interior do estado de São Paulo (Foto: Roberto Caiafa).

A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Fonte: Tecnologia & Defesa

4 Comentários

  1. Essa compra é tão necessária quanto urgente…

    A capacidade de transporte e de logística do EB estava seriamente comprometida…

    Muitos reclamam: “o governo esta lotando o EB de caminhões pra ajudar a industria automobilística”

    Nao é bem assim…

    Os veículos de transporte do EB estavam capengas… Serio mesmo…. Estavam sem a mínima condição de uso decente…

    Muitos falam: “precisamos é de misseis”… Eu concordo, mas nao esqueçamos de que o astros 2020 esta andando….

    Ademais, alem de arma, precisamos de logística adequada para transporta-las

  2. Viva o governo trabalhista! Viva a coligação pelo desenvolvimento, pela riqueza de todos, pelo fim da miséria e da pobreza! Viva, pois só um país rico, com população fora da miséria, pode pensar seriamente em sua defesa.

Comentários não permitidos.