Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden, diz Presidente da Boeing Brasil

maxresdefaultPresidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak: “Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden”

Em entrevista ao site de VEJA, Donna Hrinak, presidente da gigante americana no país, afirma que a reação da presidente Dilma à espionagem é justificada — mas reitera que uma nação como o Brasil ‘não pode ficar sem defesa’

Ana Clara Costa

A ex-embaixadora americana, Donna Hrinak, que comandou a equipe diplomática dos Estados Unidos no Brasil entre 2002 e 2004, conhece o projeto de renovação dos caças desde o início da década passada, quando ainda era chamado de FX-1. De lá pra cá, Donna migrou para o setor privado comandando, nos Estados Unidos, as áreas de Relações Instituicionais de empresas como PepsiCo e Mondelez (antiga Kraft). Pela Boeing, voltou ao Brasil em setembro de 2011 para tentar convencer o governo petista a escolher sua empresa para o fornecimento dos 36 caças necessários para a renovação da frota da Força Aérea.

A investida vinha dando certo até o infortúnio causado pelo ex-agente de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, que ventilou para a imprensa mundial as interceptações da NSA em governos e grandes empresas — incluindo o Brasil e até mesmo a Petrobras. A saia-justa que fez a presidente Dilma cancelar sua visita oficial a Washington, em setembro, também respingou sobre a Boeing, deixando-a em desvantagem em relação às demais competidoras: a francesa Dassault e a sueca Saab. Segundo Donna, a reação do governo brasileira é justificada, mas ela acredita que Snowden não pode afetar as relações comerciais entre os dois países. A executiva acredita que a decisão sobre a compra dos caças é uma questão de urgência. “É incrível imaginar um país do tamanho do Brasil sem defesa. A sexta maior economia do mundo precisa projetar poder, proteger as fronteiras”, afirmou. Confira trechos da entrevista.

O ministro Celso Amorim tem dado indicações de que o FX-2 pode ser retomado e decidido em breve. A Boeing já sente essa movimentação?
Como a FAB vai parar de usar os Mirage, há um sentimento de urgência para a tomada de alguma decisão. Talvez o discurso do Brigadeiro Juniti Saito (Comandante da Aeronáutica) no Congresso, em agosto, fortaleça esse sentimento de que a compra dos caças seja uma prioridade para a FAB. Essa concorrência tem mais de 18 anos, então toda lógica indica que uma decisão deve sair cedo ou tarde. Mas nossos contatos têm sido contínuos, não se intensificaram. Inclusive o Brigadeiro também falou no Congresso que a oferta da Boeing melhorou mais que as outras (as concorrentes Dassault e Saab).

As denúncias do ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, sobre espionagem americana deterioraram as relações bilaterais com o Brasil. Isso afeta a questão dos caças. Como contornar?
A relação de defesa entre os dois países tem se fortalecido nos últimos anos. Prova disso é a venda de Super Tucanos que a Embraer fez à força aérea americana. Isso inclui a possibilidade de usar mísseis da Boeing nos Super Tucanos não só nessa venda, mas também para outras ao redor do mundo. Então acho que a relação continua forte. Nós temos um diálogo bilateral entre os dois governos que tem sido contínuo. Sobre o Snowden, as revelações são sérias. As reações do governo brasileiro e da própria presidente Dilma não são somente justificadas, mas necessárias. Há muitas pessoas nos Estados Unidos que também se sentiram ofendidas pelas ações da NSA. Mas, com todo respeito à profissão de jornalista, eu acho que os dois países não podem deixar que um jornalista controle as relações. É uma relação bilateral de muitos anos. Compartilhamos valores e interesses. E não podemos deixar que essa relação seja afetada por Edward Snowden.

Qual é o plano B da Boeing para caso a decisão sobre o FX-2 seja adiada ainda mais?
É incrível imaginar um país do tamanho do Brasil sem defesa. A sexta maior economia do mundo precisa projetar poder, proteger as fronteiras. Algumas das nossas parcerias dependem da decisão do FX-2. Outras, não. Temos parcerias com a Embraer, a Unicamp e a Fapesp na parte de biocombustível de aviação. E achamos que o Brasil tem muitas vantagens competitivas para poder desenvolver uma indústria comercialmente viável. Então essa colaboração vai continuar. Também acabamos de assinar uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre sensoriamento remoto. Temos várias parcerias que vão continuar. O que muda é a velocidade e a intensidade, que vão depender da decisão sobre os caças.

A oferta da Boeing mudou muito de 2008 até hoje?
Sim. Todo mundo fala em transferência de tecnologia. E nós estamos falando em desenvolvimento de tecnologia nova. Acho que a construção da sede da Boeing e de um centro de pesquisa e tecnologia no Brasil ajuda a fortalecer nossa participação na oferta e implica numa parceria maior com a indústria brasileira. Embraer é o exemplo mais óbvio, mas podemos identificar mais de 5 empresas que poderiam participar da oferta junto com a Boeing. E estamos usando esse tempo no Brasil para identificar mais empresas. Em outubro, doze companhias brasileiras visitaram as instalações da Boeing em Saint Louis, nos Estados Unidos. Antes, um grupo havia visitado a área de aviação comercial em Seattle precisamente para ver como podemos desenvolver cadeias de fornecedores entre o Brasil e os Estados Unidos. Isso não tem nada a ver com o FX-2.

Então caso o governo decida pela Boeing, poderá haver um benefício à cadeia de aviação comercial?
A ideia é fazermos a parte de montagem e manutenção dos caças no Brasil. Como maior empresa aeroespacial do mundo, temos força tanto na área comercial como na de defesa. É mais ou menos o modelo da Embraer. E uma das vantagens desse modelo é a sinergia entre as duas partes. Então é inevitável que haja transferência e sinergias em áreas comercial e de defesa. E isso vai ter um impacto na indústria e muitas outras áreas.

A Boeing foi a última empresa a criar uma operação no Brasil depois do FX-2, atrás de Dassault e Saab. Isso prejudicou a participação?
Isso mostrou seriedade. Tomamos a decisão de estabelecer uma operação permanente aqui quando vimos que isso seria um bom negócio, no geral, para as duas partes. Se fosse apenas pelo FX-2, teríamos criado algo cinco anos atrás, quando o projeto foi anunciado. Então o objetivo não é esse. O objetivo principal é desenvolver pesquisa. A própria presidente diz que pesquisa que não sai do laboratório e vai para a indústria não é suficiente. E nós temos relações com 200 universidades no mundo. Por isso decidimos abrir. Porque acreditamos na possibilidade de uma parceria permanente.

36 Comentários

  1. Eu espero que esse processo seja fechado,eu sempre defendi o Rafale e ainda defendo,mas se a Boeing equiparar a sua proposta a da Dassault e o preço é realmente a metade,acho que vale a pena,espero que nesse pacote venha tb a transferencia do Código Fonte,pois isso daria a nossa independencia,mas a Dilma é uma Tecnocrata e ao meu ver ela quer uma proposta intermediaria,nem da Dassault nem da Saab,mas que dê para comprar um caça superior ao Gripen mas não gastanto muito e um pacote não tanto caro na ToT quando o da França.
    Mas como já disse esse FX2 é um sacooooooooooo,espero que isso acabe dia 18 quando a Dilma se reunirá com os militares.

  2. já demoraram tanto que quando o brasil decidir (acho que não vai), já estaremos mais uma vez em defasagem, visto que o mundo já se prepara para os caças de 5G. e até que compremos um de 5G o mundo já estará no 10G e assim sucessivamente eternamente.

  3. Falou tudo amigo Caio, A escolha não tem razão de ser, a FAB escolhendo qualquer um quarta geração mesmo que fosse ano que vem só vai receber o primeiro lote em 2017 mais tardar 2020, o mundo vai estar recebendo 6ª geração e FAB recebendo 4ª geração continuando com o mesmo atraso em que se encontra hoje.

  4. A área dela era relações Internacionais e agora é uma VENDEDORA … Vai tentar vender o peixe dela , é sua nova função, deve ganhar muito bem pra isso.
    Mas eu concordo com ela, o Snowden não deve afetar as relações
    Brasil EUA,
    Brasil Rússia,
    Brasil Haiti,
    Brasil Argentina,
    Brasil França… não deve afetar.
    Mas a compra dos caças TEM que ser afetada, OITENTA ANOS de Boing no Brasil TEM QUE AFETAR essa compra .

    http://www.youtube.com/watch?v=tChKvcvaWDE

    http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8

  5. “uma nação como o Brasil ‘não pode ficar sem defesa’”…

    Sem problemas Donna Hrinak; que então, compremos o Su-35 para estarmos bem defendidos…

    Agradecemos vo$$a preocupação….

    🙂

    • Su-35 em época de 5a geração não defende NADA… estamos sempre na rabeira tecnológica porque quem nos governa quer ir para um lado e nós para outro… é uma queda de braço eterna… não somos nação… não ainda…

      • Pois é B.Eyes

        E enquanto outros países planejam o seu 5ª geração (Turquia, Coréia do Sul, Suécia, Japão) nós ficamos aqui, discutindo qual 4ª g é mais caro, é mais barato, quem é melhor…. São 15 anos de FX-2. Pergunto: não poderíamos pelo menos ‘reinventar’ um caça de 4ª g++ ?
        É tão difícil assim ter boa vontade política? Ou a tal boa vontade não seria um dom divino? Acho que não né, afinal, LulaMolusco é um Deus rsrsrsrsrs…

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        São mais de 99,999% de brasileiros que a faz desta terra sagrada a sua nação,más tem os inconformados que não conseguem crescer e nem se desenvolver,provavelmente viviam as custas do erário público na época da ditadura e agora estão amargando e comendo o “pão que o diabo” amassou neste governo,ou seja,não fazem parte da maracutaia,ficou fora da jogatina do ParTirdo,deve ser por isso que tanto critica o ParTido da cituação…rsrsrsrsr
        .
        São mais de 99,999% de brasileiros quer seja nato ou não que trabalham e acreditam na nação brasileira,más tem os 5° coluna que vivem conspirando e acham que não existem nação brasileira;ainda bem que são muito poucos,abaixo de 0,001% de vira-latas que vivem latindo e vendo o Brasil passar…Hhehehehe

      • Comunista trabalhar, kkkk ou são sindicalistas ou funcionários públicos inúteis ou vivem de bolsa migalha, o deus deles, além de nunca estudar até cortou o dedo p/ não precisar trabalhar mais, se estão em uma universidade, não saem do grêmio p/ poderem usar o wi-fi “di gratis”

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        Rogerio,
        .
        .
        Alguém tem que trabalhar neste pais meu buda das bestas…..ainda bem para vocês que são os 99,999% dos comunistas e assim, os restantes,possam ter uma vida mansa,só na sombra e água fresca….rsrsrs.
        .
        Nas Universidades,há também aqueles zé-ruelas que detestam Karl Max ,detestam grêmios estudantis,não procuram se aculturar politicamente,não procuram se inteirar sobre o que é comunismo e socialismo;ai quando vão se manifestar sobre tais temas,corre o risco de falar baitolagem nos blogs, sobre tais temas,ou sobre o Brasil ou a nação brasileira…rsrsrsrrs

      • São esses que trabalham, arrumam bons empregos, fazem uma poupança e depois montam uma pequena industria que geram empregos e riquezas para o país, já os bobocas do grêmio viram sindicalista e ficam reclamando que o governo não da casa, terra e até passagens de ônibus “di gratis’

      • É EXATAMENTE ASSIM, Rogério… esse lucenático é só mais um desses débeis mentais que vivem a nossas custas…

      • por LUCENA
        .
        .
        “(…) Comunista trabalhar, kkkk (…)”
        .
        (*) por :Rogério
        .
        .
        .
        O Patetão azul pode ser qualquer coisa menos comunista…rsrsrsr
        .
        “(…) o deus deles, além de nunca estudar até cortou o dedo p/ não precisar trabalhar mais (…)”
        .
        Agora, se refere ao ex-presidente;que é um empresário,dono de uma cadeia de farmácia (farmácia popular do trabalhador) e de uma rede de uma ótica (ótica popular do trabalhador),todas a nível nacional, ai eu te pergunto;você ainda acredita que um empresário bem sucedido é comunista ?….rsrsrsr…até as pedras já sabem que,assim como o diabos odeia a cruz,é assim o empresário com o comunismo.
        .
        Eu não ficarei surpreso se um belo dia,na restiva fobes;vir na sua capa a cara do LULA…hahahahahah…o que irão falar os direitistas e os da esquerda…hahahahah
        .
        .
        .
        lula comunista…….hahahhahaha

      • kkkkk, não falei que era comunista e sim o deus deles.

        “Eu não ficarei surpreso se um belo dia,na restiva fobes;vir na sua capa a cara do LULA…hahahahahah…o que irão falar os direitistas e os da esquerda…hahahahah”

        Que nem o Fidel Castro? kkkkkkk

        Dizem que na Coreia do Norte pode-se ver até Bentley nas ruas…….

      • Enquanto o povão pasta.. aprenda a pastar, lucena… vais precisar… se bem que vc ja deve saber… pois o qnto é burro não dá para não ter aprendido…

  6. “Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden” Essa dona tá simplificando em muito o que aconteceu, como se fosse apenas uma fofoquinha do Snowden, quando na verdade foi exposto uma invasão sem prescindente onde se focou governo, ministros e empresas, se isso é ser parceiro e amigo, não sei o que é ser inimigo.

  7. “Relação entre Brasil e EUA não pode ser afetada por Snowden, diz Presidente da Boeing Brasil”

    Engraçado ela dizer isso, já que, quem afetou a relação do Brasil com os EUA foram as atitudes e medidas do próprio governo norte-americano em conjunto com a NSA e não o Edward Snowden.

  8. Cara de pau sem limites …. mais se tratando de Brasil … nunca se sabe o q pode acontecer … uma eleição pode mudar tudo … memoria do brasuca e curta .. o futuro presidente ( caso a Dima perca ) pode mt bem entrar no ”comodismo” q o e o de costume .. chega no Saito… e pergunta …
    A-”dos 3 …qual vc prefere e pq … ??…
    S-… SH…
    A- mais pq ??
    S-..o SH e o melhor caça de sua geração .. 4.5 ( sera mesmo ??)
    A- mas n vamos ter tecnologia …po
    S- pra FAB .. isso n imposta …
    A- n vamos ter o Código fonte.tb.
    S- tb n importa (e serio isso ?? ) .. o importante …e q esta acima de tudo.. e nossa ideologia ”ocidental”..
    S- e o melhor caça q a FAB poderia ter
    A- blz .. me convenceu .. o vencedor o e SH

    se oficializa e es nosso futuro caça .. comprar uma caça q vai ter sua linha de produção encerrada logo apos nossa encomenda seria o fim .. preço da manutenção sobe … e entre fornecer determinadas peças criticas ”raras” de custo elevado pra USNAVY .. ou FAB .. de quem seria a prioridade ??…..

    meses depois
    A- …. Saito …..nessa ”data” 1 de abril … vai ter um evento de entrega do 1 SH-18
    S- Nessa ai n vai dar .. dia 1 de abril vou estar recebendo uma medalha nos EUA (pode ser qualquer uma ) …fico fora por 3 dias
    A- ok entao…e .. Parabéns (abraços )
    hehehehehe
    falando serio e acreditando na decência dessa pais chamo Brasil hj ao q parece temos um ;
    ”Au revoir Rafale ”’
    ”goodbye. SH..”
    sobrou o GripenNG …. q ao meu ver e uma cilada ..e um caça americano (radar motos etc etc … a aeronave e made in USA de 60 a 70% )… com o ”selo real Sueco ”’ nada mais .. q situação em .. o q fazer ??
    Engolir o orgulho e por em xeque a nossa soberania ( o q resta dela )?? = F-18
    Escolher a opção mais cara dos participantes do FX? = Rafale
    Cair numa armadilha ?? = GripenNG
    eeeee FAB… olha q fim levou suas escolhas ….

      • A FAB deveria se repensar … por a ideologia de lado e seguir em frente …como fizeram EB e MB ..mudar equipamento .. e ate algumas ”doutrinas” n significa ser ”hostil’ a determinado país .. a MB e prova maior disso .

  9. A lambisgoia vai quebrar é a cara kkkk
    Lembro da cara da ratazana Clinton no discuro de posse da Dilma : – A soberania e as riquesas do Brasil são inquestionaveis e inegociaveis.
    Bastou essa fraze para a perua que havia suspendido suas ferias no Caribe e vindo alegrezinha achando que toucinho do bife role com toucinho do bife role roçariam gostozinho e levaria vantagem kkk Quebrou foi a cara ficou putinh da vida e nem ficou para a audiencia a portas fechadas concedidas aos chefes de Estado ou representantes de governo.Chavez tambem não ficou pois quando foi cumprimenta-la e posar de papagaio de pirata tomou um baita esporro dedo na cara e tudo kkkkk

  10. Andre Bacha:“uma nação como o Brasil ‘não pode ficar sem defesa’”…

    Sem problemas Donna Hrinak; que então, compremos o Su-35 para estarmos bem defendidos…

    Agradecemos vo$$a preocupação…. ==== Falou é disse , então, q sejam os caças Russos Su-35″S” q vem c T&T p nós…e p ontem.Sds.

  11. O pior é que nem prometer, de mentirinha, ou oferecer uma parceria “amigo da onça” eles fizeram. Tentaram, na cara dura, defender a ideia que é natural espionar o telefone celular de outros presidentes. A ideia que passaram é de que espionaram, continuaram a espionar. Espiona quem pode e cala a boca o resto… Só esqueceram de um pequeno detalhe, o governo do Brasil é comandado por uma guerrilheira, não por um ganso babão.

    • E vc acha lindo que ela tenha sido guerrilheira, né, obtuso ???… só num país de 5a como o nosso isso aconteceu… povo ignorante é capaz de tudo… quero ver a moral do estado em condenar alguém por pratica de guerrilha tendo como líder da nação uma ex guerrilheira… que moral temos para cobrar de alguém que não se comporte como ela se comportou ???… o mundo está nos avessos por causa de raciocínios deploráveis como o seu… até papa gayzista agora temos !!!… é o império da desconstrução do que é certo para a avacalhação geral e irrestrita com fins a facilitar a rapinagem das riquezas nacionais… só os otários não veem isso… sem moral não temos futuro…

  12. O F/A-18 é praticamente uma mosca morta nesta reta final de concorrência, muito mais pela arrogância por parte dos EUA do que frescura de nossa parte.Se john kerry tivesse se desculpado no incidente Snowden o Brasil cederia como sempre cedeu.O espírito capacho falaria mais forte e fecharíamos como eles um negócio que já estava 100% certo.
    Porem quis o destino que as coisas mudassem e essa na minha humilde opinião ninguem leva, ou melhor, que leva é o alto comando da FAB e merecem bem merecido,são todos uns incompetentes.Merecem mesmo o Highlander F-5 que só restará um e não virá nenhum caça nem hoje nem nunca.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk highlander f-5 foi a melhor..mas concordo que a arrogância dos EUA na política com nosso país deve pesar na escolha dos caças, e se for acontecer ( pois o discurso do tAMORINdo foi estranho, deixando a entender que ele iria lutar pela decisão no pleito dele), duvido que seja o F-18, acredito que seja o Gripen NG, pois agradaria a todos.

  13. “O F/A-18 é praticamente uma mosca morta nesta reta final de concorrência”

    Será mesmo?? Teoricamente, (TEORICAMENTE) saberemos 18/12/2013 – se não rolar uma pizza…

  14. espero que o governo esteja ciente de que pode estar fornecendo todos os dados das operações dos F-18 em tempo real para a USAF…..isso é muito pior que embargo…rs…por isso sempre preferi se pagar mais caro para sermos independentes e não monitorados em tempo real….

Comentários não permitidos.