Faça você mesmo sua própria bomba nuclear!

O experimento que provou: qualquer país pode criar uma arma nuclear.

Você tem, por exemplo, 10 anos de sobra? Então você provavelmente poderia projetar uma arma nuclear funcional. Isso é o que indica uma experiência um tanto estranha, realizada na década de 1960 pelo governo dos Estados Unidos.

original1-600x391

Na década de 1960, com a Segunda Guerra Mundial finalizada a algum tempo, os Estados Unidos e a União Soviética ainda estavam em um longo conflito: a Guerra Fria. Ambos os países estavam nervosos, sabendo que cada um tinha projetado e construído armas nucleares. Pelo menos, no entanto, eram os únicos dois países que poderiam controlá-las. Mas quanto tempo levaria até o próximo país construir uma arma? Isto preparou o palco para uma estranha experiência, conduzida pelos Estados Unidos.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a desenvolver armas nucleares. A União Soviética foi o segundo. Qual país seria o próximo? Não havia dados disponíveis sobre a ideia ainda. O desenvolvimento da bomba atômica dos Estados Unidos aconteceu em circunstâncias extraordinárias – incluindo a de não saber se a ideia era mesmo possível. A União Soviética não falava sobre como eles chegaram a sua bomba – embora naquela época os EUA sabiam que havia espiões russos no Projeto Manhattan.

O experimento americano foi feito para estimar qual a probabilidade de qualquer outro país chegar ao mesmo processo.

Em 1964, os EUA escolheram três jovens estudantes de física que já tinham doutorados, mas sem qualquer formação específica sobre armas. Eles receberam um salário, uma equipe de suporte básico e toda a informação disponível ao público sobre armas nucleares, e tiveram que (tentar) projetar uma bomba nuclear.

Os Estados Unidos queriam saber se um pequeno número de pessoas brilhantes, com motivação suficiente e o conhecimento de que tais bombas são possíveis poderia apresentar o projeto certo.

Ninguém teve que esperar muito tempo. Em 1967, os doutores apresentaram aos funcionários do experimento um projeto que todos os envolvidos concordaram: era uma bomba atômica funcional. Com uma equipe maior, ou um pouco mais de experimentação, não levaria muito tempo para algo que já era letal se aperfeiçoar.

Fonte: hypescience

13 Comentários

  1. So Falta o Brasil pegar o incentivo e fazer o mesmo, haha se bem que acho que nos já possuímos o conhecimento necessário para projetar uma Bomba Atômica, só falta mesmo vontade Politica e Coragem

    • Tenho um livro, editado por um físico brasileiro, que demonstra como evitar falhas em ogivas americanas, utilizando como informação apenas os dados que foram repassados ao Senado americano, no processo que investigava a responsabilidade por essas falhas. Os EUA chegaram a pedir ao Brasil a proibição da publicação desse trabalho acadêmico. Quem sabe consertar e apontar erros nos projetos alheios saberia fazer um projeto próprio?

  2. Uma bomba atômica até pode levar algum tempo e requer algum conhecimento especifico, agora uma bomba suja, eu conheço N hospitais com sala de raios x que seriam teoricamente fácil de invadir e roubar o radio ou césio. Sempre achei a segurança destes lugares simples demais. Mas posso estar errado, afinal não trabalho com isso e nunca tentei nem pretendo rouba uma sala dessas kkkk

    Agora imagina o estrago de uma bomba suja na praça da sé no horário de pico?
    umas 6 mochilas bem posicionadas e a desgraça esta feita.

    Claro que se vivermos com este tipo de medo nem sairemos de casa, mas o futuro já esta ferrado mesmo, dentro de algumas décadas será vizinho contra vizinho.

  3. O Brasil tem todos os meios para fabricar sua nuke a muitooo tempo, e os yankees sabem disso. Aliás, ja a temos, ou será que aqueles buracos concretados pelo Collor estava esperando 10 anos para a bomba ficar pronta? Não é a toa as sabotagens que sofremos nos nossos foguetes, que é o maior temor dos yankees, pois deixará nossas nukes operacionais.

  4. Li sobre uma experiência c alunos de certa facul// iankSS que recebereram material e outras coisas , incipientes, p construir, se possível, um artefato nuclear…e conseguiram….A n lenda urbana sobre às Nucks Brasuca diz:Tem tres artefatos nucleares, um montado e dos p montar q seriam detonados na serra do cachimbo…se verda//…um dia saberemos.sds.

  5. A bomba em si não é problema.
    O problema é faze-la pequena e potente, uma bomba da década de 1940-1950 hoje talvez nem sirva para fazer terrorismo, pois eram enormes e necessitavam de grandes bombardeiros para leva-las ao território inimigo, e isso nós leva a outro problema o vetor para a criança. Um míssil confiável hoje é tão complexo quanto a própria bomba, ter a bomba e não poder joga-la é pior que não ter bomba nenhuma.
    Outra coisa importante é o custo de manutenção de todo o conjunto que deve funcionar de maneira impecável, inclusive em feriados religiosos, por motivos já descritos acima.
    Melhor não fazer rs…

    • E as “famosas” maletas-bomba do tempo da cortina de ferro? Não servem? Precisa de caros e detectáveis mísseis? Não é preciso destruir um cidade inteira, um artefato suficiente para um quarteirão, uma universidade ou algo do tipo já deixaria uma região metropolitana comprometida em termos biológicos. E, sem água, comida , eletricidade e outros quesitos mais a derrota é certa. O problema é a dura resposta.

  6. Td as outras armas de destruição (de massa) q ñ sejam Nuclear , quimica e ou Biologica eu estou “quase” propenso a aceitar a mesma.Questão do meu/nosso espaço vital.Mas, onde está o testamento de Adão q deu o às terras iankss p os mesmos?!?!ou o Canadá p os atuais moradores das mesmas ?!?! Eu sou cria dos n governos militares…se sou o q sou devo a eles.sds.

Comentários não permitidos.