Tradução e adaptação E.M.Pinto
Sugestão: leandro Mendes
A Rússia vai em breve começar a desenvolver um protótipo de um jato de combate leve avançado para complementar os caças T-50 de quinta geração, informou a Ria Novosti um alto oficial do governo nesta última quarta-feira afirmandoa inda que o roçamento para tal, foi incluído no programa de reaparelhamento.
A nova aeronave está prevista para ser mais barata de produzir e mais fácil de manter, mas também deve possuir capacidades de combate e características de desempenho comparáveis aos das aeronaves de classe pesada.
A Rússia desenvolve atualmente o caça derivado do T-50, o PAK-FA, um caça pesado multifunção que será o núcleo futuro da força de caças da VVA .O T-50 deverá entrar em serviço com a Força Aérea Russa em 2016.
Segundo a fonte, a ideia de desenvolver um segundo tipo de caça de quinta geração teria surgido em fevereiro de 2012. A Rússia sempre teve pelo menos dois tipos de caças táticos que, em geral complementavam-se um ao outro, como no caso da dupla MiG-29/Su-27.
Não foi especificado qual será o escritório de projetos que levará adiante o desenho e projeto da aeronave, se será a RAC MiG ou a Sukhoi (nas imagens um provável desenho do Mig 39 um conceito de um caça leve 5G).
33 Comments