Rússia desenvolverá caça leve de 5ªGeração

Mig 39 5ªG (6)

Tradução e adaptação E.M.Pinto

Sugestão: leandro Mendes

A Rússia vai em breve começar a desenvolver um protótipo de um jato de combate leve avançado para complementar os caças T-50 de quinta geração, informou a Ria Novosti um alto oficial do governo nesta última quarta-feira afirmandoa inda que o roçamento para tal, foi incluído no programa de reaparelhamento.

A nova aeronave está prevista para ser mais barata de produzir e mais fácil de manter, mas também deve possuir capacidades de combate e características de desempenho comparáveis ​​aos das aeronaves de classe pesada.

Mig 39 5ªG (2)

A Rússia desenvolve atualmente o caça derivado do T-50,  o  PAK-FA, um caça pesado multifunção que será o núcleo futuro da força de caças da VVA .O T-50 deverá entrar em serviço com a Força Aérea Russa em 2016.

Mig 39 5ªG (3)Segundo a fonte, a ideia de desenvolver um segundo tipo de caça de quinta geração teria surgido em fevereiro de 2012. A Rússia sempre teve pelo menos dois tipos de caças táticos que, em geral complementavam-se um ao outro, como no caso da dupla MiG-29/Su-27.

Mig 39 5ªG (4)

Não foi especificado qual será o escritório de projetos que levará adiante o desenho e projeto da aeronave, se será a RAC MiG ou a Sukhoi  (nas imagens um provável desenho do Mig 39 um conceito de um caça leve 5G).

Mig 39 5ªG (5)

Fonte: Ria Novosti

33 Comentários

    • Concordo, caças leves não é a expertise da Sukhoi. Além do mais é de se questionar a capacidade da Sukhoi de fornecer simultaneamente em larga escala 4 aeronaves diferentes para a VVA(Su-34, Su-35, PAK-FA e essa aeronave nova) sem contar as exportações de Su-30 e Su-27. Não seria muito lógico, ainda mais se considerarmos que a MiG tá com boa parte de sua capacidade ociosa, com poucas encomendas.

  1. Lucas Senna
    15 de dezembro de 2013 at 15:17

    Concordo, caças leves não é a expertise da Sukhoi. Além do mais é de se questionar a capacidade da Sukhoi de fornecer simultaneamente em larga escala 4 aeronaves diferentes para a VVA(Su-34, Su-35, PAK-FA e essa aeronave nova) sem contar as exportações de Su-30 e Su-27. Não seria muito lógico, ainda mais se considerarmos que a MiG tá com boa parte de sua capacidade ociosa, com poucas encomendas. ==== Bom outra ótima oportuni// p Pindorama…e p ontem.Sds.

    • Olha, considerando o objetivo da Marinha de operar 2 NAes pesados, e o fato de já ter sido cogitado parcerias com a DNCS, com a Rússia e até uma parceria tripla entre ambos, de fato seria uma boa e certamente é algo que a Marinha tem em mente no futuro, equipando assim os NAes com uma ala aérea de respeito e de quinta geração. Seria interessante uma parceira ao estilo do PAK-FA/FGFA com essa nova aeronave, só que envolvendo Brasil e Rússia.

  2. Amigos,

    Essa é uma clara evidência de que os russos de certo chegaram na mesma conclusão dos americanos: o stealth é o futuro… Mesmo que a capacidade de detecção eleve-se ao ponto de localizar um stealth mais facilmente, é praticamente certo que uma aeronave de geração anterior será mais vulnerável… Soma-se a isso que uma pesada aeronave de caça stealth, como o PAK FA, certamente não será barata e no futuro deverá ser complementada por uma aeronave stealth mais leve, que será o verdadeiro cavalo de batalha, possível de ser utilizado diante das defesas avançadas que se farão presentes a partir do segundo terço deste século.

    Em suma, mesmo os russos não contam em ter Su-35 ou Mig-35 como suas vanguardas para daqui a duas décadas. Assim sendo, reafirmo que não faz qualquer sentido o Brasil investir em uma aeronave modernizada da quarta geração, como F-16 ( qualquer block ) ou Su-35, requerendo-se como mínimo indispensável para uma defesa consistente uma verdadeira aeronave de geração 4.5. E dentre esses últimos, apenas Rafale, Typhoon ou ( mínimo dos mínimos ) F-18 E/F seriam as opções que hoje estão prontas. Há, evidentemente, uma opção alternativa na forma do Gripen NG, mas se a questão é reequipar-se rapidamente sem a necessidade de um caça “tampão”, então as opções ficam restritas as demais descritas acima…

    E mesmo assim, uma força equipada com aeronaves de geração 4.5 será, daqui a vinte anos, somente uma força defensiva, com limitada capacidade de projeção de força, fazendo-se necessária a aquisição de uma aeronave de quinta geração já na próxima década para manter-se atual diante das ameaças dessa primeira metade de século. Até poderá até ter uma grande capacidade de ataque, mas dependerá de quantidade para compensar a qualidade e tornar-se elemento sério de dissuasão…

    • Ta ta..

      O Stealth é o futuro… Até o mundo mineral sabe disso…

      Mas nao seria melhor investir no PAK fa ao invés de adotar 2 linhas de produção de caças stealth?

      Anda tem a complementação com os Su 35

      Bom, talvez, como disseram, seja para alavanca a Mikoyan …. Será um projeto muito bem vindo para a empresa

      De qualquer jeito, como a SUKOY ja avançou muito nas pesquisas de um 5 G, então, as tecnologias 5 G nao deve ser mais mistérios para os russos

      • Rafa_Positron…

        A razão é uma combinação de alguns pontos:

        – Custo operacional ( se pergunte porque os americanos fecharam a linha do Raptor e não continuaram investindo só nele )…

        – Existirão prioridades de cunho tático que não se aplicarão ao PAK FA e que demandarão aeronaves menores e menos custosas, mas ainda assim dotadas de uma capacidade stealth… A razão de ser do Mig-29, em complemento ao Su-27, é essa; ou seja, uma aeronave menos custosa para cumprir funções de defesa aérea e ataque tático, enquanto que o Su-27 cumpria missões de superioridade aérea em território adversário e garantia escolta a longa distância ( tal como será o PAK FA ).

        – Por mais poderoso que seja o Su-35, ele JAMAIS terá uma assinatura radar menor que a de um stealth, o que o tornará muito mais vulnerável aos cenários futuros. Não será capaz de exercer superioridade aérea longe de casa e nem funções de ataque, tornando-se limitado; além de, como expliquei acima, não ser exatamente a melhor aeronave para funções de cunho tático. Mig-35 e similares ( que cumpririam essas missões táticas ), além de outros baseados na quarta geração, passam pelo mesmo dilema em relação as suas funções. Portanto, exige-se uma aeronave stealth que tenha um custo inferior ao PAK FA para poder ser a ponta de lança dos ataques táticos…

        – O que os russos provavelmente planejam é basicamente um mix Hi-Lo de aeronaves stealth, tal qual os americanos e em substituição a dupla Flanker/Fulcrum ( como expliquei acima )…

        – Outro ponto é o mercado de exportação, visando concorrer diretamente com os novos tipos pelo mundo ( como o F-35 ).

      • Olá _RR_

        Algumas dúvidas:
        1 – O F-35 pode ser considerado “leve”? Sinceramente, acho um avião bastante complicado sob o ponto de vista tecnológico (todas as versões). Não questiono a eficiência do avião, mas a capacidade de se manter uma frota de razoável tamanho sem comprometer orçamentos.
        2 – A Rússia (me parece) não vai seguir totalmente os mesmos caminhos dos EUA neste caso. Acredito que os meios russos serão “o mais stealth possível”, dentro de uma escala que definiria até onde a invisibilidade faria realmente diferença em um conflito. Por exemplo: quantidade de mísseis transportados nas baias internas, que pode limitar a flexibilidade de um caça leve. Sempre me pareceu que a doutrina russa dá muito valor a variedade e quantidade de armas transportadas, seja um MBT, um VBTP (VCI), seja em um caça. Não acha que esse caça leve poderia ter sérias limitações?

        Abs

  3. Eu já sabia ….. rsrsrsrsrrs
    Tirando a brincadeira de lado era um passo natural para a Rússia ela sempre operou Hi-low e isso é um sinal que o Pak-fa está no estágio finalde desenvolvimento.
    Dou 90% de chance de ser a mikoyan-gurevich (ou Mig para os Íntimos) a Rússia não é como o Brasil que deixa falir suas indústrias de defesa.Ao longo da história foram muitas invasões e tentativas de conquista que foram derrotadas.A Velha Mig não fechará as portas, nem ela e nem a Dassault o mundo da aviação não pode perder estas duas grandes empresas.

  4. Olha, estou quase desistindo de ler notícias relacionadas à desenvolvimento de caças e etc. Isto tudo é bom porque me deixou claro que estamos e parece que estaremos nos arrastando muito tempo com esta estória de ‘defesa’. Salva-se a Marinha e o Exército (mais ou menos)…. porque a FAB está na UTI já tem alguns anos.

    Parabéns aos russos pela ideia. Com certeza vão tocar o projeto pra frente.

  5. Notícias como essa me fazem desacreditar na queda da Rússia como potência global, eles realmente levam a sério suas defesas, não medem esforços para chegar onde querem, parabéns aos russos…já nosso país é de dar profunda vergonha, humilhação total, temos mais riquezas que os russos, porém uma cultura social execrável. É colegas do Plano Brasil, só nos resta admirar países como Rússia, EUA, França,etc, por suas conquistas militares, pois nosso país está na UTI e não demorará muito a vir a óbito.

    • Arc disse: “nosso país é de dar profunda vergonha, humilhação total” Fora do assunto do caça russo, mas dentro do assunto vergonha e humilhação; esta semana vi uma reportagem sobre serra pelada, que foi tomada dos garimpeiros brasileiros e entregue a uma companhia Canadense, que esta extraindo ouro com maquinas pesadas. Vergonha e humilhação é também querermos comprar um caça na mão de um inimigo que nos espiona e diz em alto e bom tom que não somos confiáveis, esse caça dos russos talvez fosse a solução para o Brasil, nem digo FAB, que esta amarrada a um bando de velhos recalcados.

  6. Uma boa visão dos Russos espero que seja concretizado e que possa ter um foco para países que queiram um caça com custo mas barato.

    Vai chover comentários de que devemos entrar neste projeto

  7. Esse desenho é um tapa na cara de um trolador idiota que disse que o próximo caça de quinta geração Russo seria um Su-25 recauchutado.

    Toma seu POBRE!

    🙂

    • Mas oq o PAK fa tem a ver com o Su 27?

      O radar é AESA
      Tem baias internas
      O cockpit é diferente
      A eletrônica é diferente
      O motor será totalmente novo
      O revestimento é diferente

      Enfim…

      Uma vez eu li em algum site que o painel do Su35 é muito mais avançado do que o do Rafale e o do Typhoon …

      Os 5g russos nao tem nada a ver com os projetos anteriores… Apenas o painel do PAK F é semelhante ao do Su 35 (a exceção do HUD que é maior no T50)

      Mas isso nao é demérito pois, como foi dito, o painel do su35 é bastante avançado….

  8. Parece que recentemente se cogitou o desenvolvimento de um caça de 5ª geração pela Rússia em parceria com o Brasil.
    Quem sabe poderíamos estar juntos neste projeto.
    O futuro é realmente dos caças stealth, mas os problemas da aviação de caça da FAB requerem solução imediata.
    Precisamos imediatamente de um caça, e depois de a Dilma afirmar que não comprara o Rafale, e devido à quebra de confiança dos Americanos,acho que ficamos nas mão dos suecos.
    Mas como o Gripen NG ainda vai demorar um pouco para se tornar operacional, a solução imediata poderia ser o Sukhoi.
    Mas o Amorim falou que não fará Leasing deste caça.
    Meu Deus… como é que se resolve isto.
    Será que compraremos um tampão de segunda mão novamente?

  9. Mais um sonho …seria o caça perfeito pra MB e FAB .. sendo q a FAB com um outro pesado . .o PAK … .. 60 T-50BR .. mais uns 130 MIG-39 (sendo 48 pra MB)… sonha e bom d+….

  10. GilmarJose
    15 de dezembro de 2013 at 22:08

    Parece que recentemente se cogitou o desenvolvimento de um caça de 5ª geração pela Rússia em parceria com o Brasil.
    Quem sabe poderíamos estar juntos neste projeto.
    O futuro é realmente dos caças stealth, mas os problemas da aviação de caça da FAB requerem solução imediata.
    Precisamos imediatamente de um caça, e depois de a Dilma afirmar que não comprara o Rafale, e devido à quebra de confiança dos Americanos,acho que ficamos nas mão dos suecos.
    Mas como o Gripen NG ainda vai demorar um pouco para se tornar operacional, a solução imediata poderia ser o Sukhoi.
    Mas o Amorim falou que não fará Leasing deste caça.
    Meu Deus… como é que se resolve isto.
    Será que compraremos um tampão de segunda mão novamente?
    === Amigo, eu acreditava fiel/ nesse pessoal q está no GF/congresso, + os fatos dos últimos anos , me provaram q eles estão interessados em …NADA ref. a segurança e bem estar do país. E cito como exemplo o amarrado FX2, ou seja, o 2º , o VLS e o fato de comprarmos uma tecnoloíga dos subs alemães e ñ produzirmos nenhum até agr;só temos os mesmo 5 e td meia bocas, pelo fato de terem baixa autonomia estando submersos, por ñ ter AIPs…eramos p ter no mínimo + uns 17 , p ñ perdermos a capaci// tecnologica e à maõa de obra qualificada …Estamos tendo um avanço errático e lento e bem pontuais no quesito segurança…No social ainda estamos quase lá.O país c cresci/ pífio por falta de administração e infraestrura e normas financeiras arcaicas ….sei ñ. Daí eu ser contra o voto obrigatorio-Abaixo a ditadura do voto Obrigatório…e lixos nolixo. P ontem.Sds.

  11. Ja vem sendo desenvolvido a 3 anos inclusive versão navalizada.
    Ja venho falando isso a tempos releiam materias passadas.Lembram?
    Ele foi oferecido ao Brasil logo que a Dilma tomou posse e esse vetor havia sido vazada informação de alto oficial Russo para um jornal local Russo e chegou ate ser mencionado uma unica vez no New York Times e logo foi abafado.
    Seria uma versão menor do T-50 mono turbina e foi oferecido ao Brasil e posteriormente seria oferecido a India.
    Lembram da frazezinha da Dilma para Medvedev -Conversaremos tambej com os Indianos…quando ela saia da sala de reunião que teve com ele a portas fechadas em Beijing.Foram duas frazes captadas pela midia internacional !-Nada ainda esta decidido 2-Conversaremos tambem com os ndianos.
    Medivedev saiu saltitante dando pulinhos e gritinhos como comemorace a conquista da Copa do Mundo.

  12. Roberto CR ( 16 de dezembro de 2013 at 20:23 ),

    1 – De fato… O F-35, antes de qualquer coisa, foi pensado para levar seu combustível e suas armas internamente. É uma medida para garantir o máximo raio operacional possível sem depender de tanques externos. Isso, evidentemente, o torna uma aeronave mais pesada que um F-16. E sua tecnologia embarcada realmente o torna consideravelmente mais caro… Se ele vai substituir completamente o F-16, é outra história; mas acredito que terá de ser em algum momento, haja visto que os próprios Falcons estão envelhecendo rapidamente e não há outro substituto que não o F-35…

    A questão aqui é o custo/benefício. Os americanos acreditam que mesmo uma quantidade menor de aeronaves maiores possa fazer o mesmo trabalho que aeronaves anteriores. E esse pensamento é, pelos menos em parte, concretizado pela precisão dos armamentos e das capacidades da própria aeronave em si. Se antes eram necessárias esquadrilhas de aeronaves para cumprir com a missão usando bombas comuns, hoje apenas algumas aeronaves munidas de armamento de precisão podem fazer o mesmo; e ainda que a aeronave seja mais cara, o fato de se ter que mobilizar uma quantidade muito menor de aeronaves acaba compensando frente ao custo/benefício que seria se fosse ter que mobilizar uma quantidade maior de meios…

    O F-35, entre outras coisas, foi criado para ser “a aeronave para o primeiro dia da guerra”, atacando alvos importantes, principalmente da defesa aérea… Dentro dessa doutrina, os Raptores seriam as aeronaves para conquistar o espaço aéreo e mante-lo guarnecido para as ondas de ataque ( podendo ou não ser substituído posteriormente por F-15 ). E outras aeronaves de maior detectabilidade viriam a seguir, acrescentando força bruta…

    2 – Os russos tem uma filosofia de fazer tudo “bom o bastante”. Para eles, não interessa que seja a “ultima moda” tecnológica. Basta que cumpra com a função. Outro parâmetro é o financeiro… Os russos não podem se dar ao luxo de esbanjarem como fazem seus potenciais adversários. Para eles, o equilíbrio entre qualidade e quantidade é ainda mais importante.

    Contudo, ainda assim não podem deixar de lado o fato de que as defesas aéreas evoluem consideravelmente rápido, juntamente com outros caças mais furtivos, ao ponto de tornar Flanker e Fulcrum inevitavelmente obsoletos já a partir da próxima década. Portanto, não podem deixar de investir em uma legítima aeronave stealth, mesmo considerando as limitações naturais desse tipo de arma.

    Em outras palavras, acredito que os russos serão obrigados, em algum momento, a dotar-se de quantidades razoáveis de aeronaves stealth; não por querer, mas porque será absolutamente necessário contar com a furtividade para bater-se com os novos sistemas de defesa aérea que já estão ( e outros que logo estarão ) em serviço. E como não se pode esperar que o provável custo operacional do PAK FA permita que se utilize esse caça para tudo, então haverá a necessidade de uma aeronave que seja eminentemente tática e menos custosa para cumprir com essas missões de carater especial…

  13. Esse novo 5G russo seria uma bela oportunidade de aprendizagem para um país que entrasse como sócio, pois ao contrario do T-50, deve estar com o projeto bem no inicio, mas achei esse Mig 39 muito parecido com aquele conceito 5G da Saab e da Coreia do Sul, mas penso que esses canardes seria um fator que prejudicaria a furtividade do caça, aquele outro conceito da Mig de um caça leve parecido com o F-35 parece ser mais plausível , mas é uma otima noticia saber que em breve ira surgir mas um caça 5G, tomara que não demorem para por o primeiro protótipo em testes pois já estou curioso .

    • Essa sociedade foi oferecida primeiramente ao Brasil meu caro a mais de 2 anos.Existe inclusive a versão navalizada dele.
      Esta sendo desenvolvido em segredo em base secreta na Siberia inclusive ja voa um prototipo.

Comentários não permitidos.