Reuters
MOSCOU, 9 Dez (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, reforçou o controle sobre a mídia da Rússia nesta segunda-feira ao dissolver a principal agência estatal de notícias e substituí-la por uma organização destinada a promover a imagem de Moscou no exterior.
O movimento para abolir a RIA Novosti e criar uma agência de notícias que será conhecida como “Rossiya Segodnya” (Rússia Hoje) é a segunda investida do tipo em duas semanas, num momento em que Putin tenta reafirmar sua autoridade depois de protestos contra seu governo.
A maioria dos meios de comunicação russos já é leal a Putin, e os oponentes têm pouco tempo no ar, mas a reestruturação destacou a importância da mídia para Putin manter o poder e a preocupação do Kremlin sobre a imagem e avaliação sobre o presidente.
“O foco principal da … Rossiya Segodnya é destacar no exterior a política de Estado e a vida pública da Federação da Rússia”, de acordo com um decreto assinado por Putin.
As raízes da RIA Novosti remontam a 1941, quando o Serviço de Comunicação Social Soviético foi estabelecido pelos governantes comunistas.
Em seguida, o veículo se transformou na agência de notícias APN em 1960, quando foi encarregada de informar sobre “a vida sócio-econômica e cultural do povo soviético e itens que refletiam o ponto de vista da sociedade soviética sobre os acontecimentos internos e internacionais importantes”.
Lá o cara ñ diz q vai engajar a mídia, ele faz…O Big Brother orwelliano. Uma democracia controlada.Trágico.Sds.
O estado mafioso russo vai de vento em popa.
UM VIVA PARA OS RUSSÓFILOS, SEMPRE TÃO DEMOCRÁTICOS !!!…
O nosso estado mafioso também vai muito bem… os PETRALHAS que o digam…
Democracia só existe com pluralidade no acesso às informações. Ou seja, só na Escandinávia.
Quer dizer que nem aqui, né ???… só na Escandinávia tem DEMOCRACIA, porque aqui vai seu uma ditadura a moda cubana… sem direito a banana a milanesa… rsrsrsrsrsrsrsrsrs