Navio da Marinha chinesa se aproxima perigosamente de um cruzador lança mísseis da marinha dos EUA

USS Cowpens (CG-63) – Classe Ticonderoga

Um navio da Marinha chinesa se aproximou perigosamente, na semana passada, de um cruzador americano no Mar da China, o que quase provocou um incidente, revelou nesta sexta-feira o Pentágono, em um momento de forte tensão entre Washington e Pequim. O USS Cowpens, um cruzador lança-mísseis, se viu obrigado a manobrar para evitar uma colisão com o navio chinês, que cortou sua rota e reduziu a velocidade, informaram oficiais da Marinha e funcionários da Defesa.

O navio chinês ficou a menos de 500 metros do cruzador americano, destacou um alto funcionário do Pentágono, que pediu para não ser identificado. “Este episódio se desenvolveu em águas internacionais do Mar da China Meridional no dia 5 de dezembro”, disse o funcionário à AFP.

“Finalmente, uma comunicação efetiva ocorreu entre as tripulações (…) e os dois navios manobraram para dar passagem com toda a segurança”. O USS Cowpens navegava na zona do novo porta-aviões chinês, o Liaoning, quando ocorreu o incidente, precisou o funcionário.

As relações entre Washington e Pequim estão sob forte tensão após a decisão unilateral da China, em 23 de novembro, de instaurar uma zona aérea de identificação sobre grande parte do Mar da China Oriental, entre Coreia do Sul e Taiwan. Os Estados Unidos exortaram a China a renunciar à esta zona, e reforçaram sua presença naval na região, do mesmo modo que Tóquio e Seul.

AFP

 

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. Um navio da Marinha chinesa se aproximou perigosamente, na semana passada, de um cruzador americano no Mar da China, o que quase provocou um incidente, revelou nesta sexta-feira o Pentágono, em um momento de forte tensão entre Washington e Pequim. O USS Cowpens, um cruzador lança-mísseis, se viu obrigado a manobrar para evitar uma colisão com o navio chinês, que cortou sua rota e reduziu a velocidade, informaram oficiais da Marinha e funcionários da Defesa. ==== São essas atitudes q podem provocar uma crise internacional; ñ devemos eskecer do assassinato do arquiduque Ferdinand e tivemos a I WW…sds.

  2. Se deixar abalroar por um outro navio? O que que esses caras tem na cabeça? Esses chineses tão com alguma na manga, só pode… Ou isso ou perderam o juízo de vez…

    • Amigo Lucena temo que não,pra mim os Chineses estão agindo de forma irresponsável desviando a atenção para algum problema interno de alta gravidade,o povo já não aceita mais trabalhar de forma escrava,as exportações diminuiram,ontem resolvi jogar um pouco o Jogo Battlefield 4,e a história do jogo pode acontecer perfeitamente daqui a alguns anos,espero que não,é bem possível.

      • Eu não sou o Lucena barca kkkkk, o Lucena é o Helvécio. Quanto ao Battlefield 4, ainda não joguei mais já vi o walkthrough da campanha e a 7 frota não tem um final muito feliz nele não… Mas isso nem é de surpreender tanto, como todo governo autoritário, mais cedo ou mais tarde é enfrentado com a opção de ou se abrir ou enfrentar uma guerra civil. Vamos ver o que o governo chinês vai preferir. Abertura ou derramamento de sangue. Vale lembrar que existe uma província rebelde chinesa na fronteira com o Paquistão(não consigo me lembrar o nome agora) que a meio século sofre com uma sangrenta revolta jihadiista, dia sim outro também tem confronto por lá. Pra coisa escalar basta um pouco de gasolina e um fósforo.

  3. …O USS Cowpens navegava na zona do novo porta-aviões chinês, o Liaoning, quando ocorreu o incidente, precisou o funcionário…

    Um cruzador lança misseis Americano próximo do Liaoning em um período tenso como o que os dois países estão vivendo.
    É provável que os Chineses entenderam como uma séria ameaça ao seu porta aviões, e tomaram a medida menos drástica.
    Li em outra reportagem que o cruzador se recusou a alterar a sua rota, só o fazendo depois do incidente.

    Qual seria a atitude Americana se um destroier Chines navegasse naquela área em direção a um de seus porta aviões?

  4. Já faz umas duas semanas que a China anunciou o início de testes com seu porta-aviões.

    E os EUA mandam lá pro Mar da China justamente um navio Classe Ticonderoga, otimizados para combate aéreo apesar das modificações na classe após 11/09, para espionar. Não é um navio qualquer.

    Pena que não deram o nome do navio chinês.

    A escalada da tensão anda bem forte naquela região. Daqui a pouco alguém espirra na hora errada por aqueles lados e a coisa toda vai pro brejo.

  5. Testes multilaterais…. os Chineses testando os Japoneses e Americanos e agora os Americanos testando os Chineses enviando um Ticonderoga pra perto da zona de manobras do PA Chinês.
    Só espero que uma hora estes “testes” não deem em M….
    Abraços,

Comentários não permitidos.