Anistia critica Europa por resposta ‘vergonhosa’ a crise de refugiados sírios

Os países da União Europeia (UE) deveriam “se envergonhar” pelos números insignificantes de refugiados da Síria que se disseram disposto a acolher, diz o grupo de direitos humanos Anistia Internacional.

Apenas dez países do bloco se ofereceram para acolher refugiados e o total destes chegaria a 12 mil no máximo, reclama a entidade. O Reino Unido e a Itália estão entre os países que sequer ofereceram acolhida.

Mas o governo do Reino Unido diz que mantém o foco na região e que é um dos maiores doadores internacionais. A ajuda da União Europeia atingiu 1,3 bilhão de euros, segundo as autoridades.

O bloco diz que sua prioridade é fornecer ajuda para as pessoas da Síria deslocadas internamente, que seriam 6,5 milhões, e aqueles acolhidos em outros países.

Foto: BBC

Líbano tem 250 acampamentos com refugiados, que agora enfrentam um rigoroso inverno

A ONU estima que cerca de 2,3 milhões de sírios fugiram para países vizinhos desde março de 2011.

A maioria dos sírios que fugiram de seu país foi para Líbano, Jordânia, Turquia e Iraque.

Cerca de 6 mil chegaram à Bulgária, um dos Estados membros mais novos da UE, e o país pediu ajuda financeira a Bruxelas para responder ao fluxo.

Em setembro, a Suécia se tornou o primeiro estado membro da UE a oferecer residência permanente a refugiados sírios. Mais de 14 mil sírios buscaram asilo no país nos últimos dois anos.

Alemanha recebeu 1 mil refugiados e tem planos para admitir outros 9 mil.

O Reino Unido diz que não tem planos de reassentar ou fornecer proteção temporária a refugiados sírios, apesar de pedidos de asilo individuais estarem sendo considerados, dependendo do caso.

‘Falhou miseravelmente’

“Em vez disso, estamos dando o máximo de ajuda possível para as pessoas da região”, disse um porta-voz do governo britânico à BBC, acrescentando que o país gastou 500 milhões de libras em ajuda, um montante superior ao que os outros Estados membros da UE combinados teriam oferecido.

No início deste mês, a UE apresentou planos para tentar impedir que mais imigrantes morram no mar Mediterrâneo, depois que mais de 350 pessoas, muitas delas vindas da Síria, perderam suas vidas em um naufrágio nas proximidades da ilha italiana de Lampedusa, em outubro.

Uma das propostas é a de que os Estados membros enviem aviões para que a UE possa reassentar milhares de pessoas a partir dos campos de refugiados.

A ONU pediu aos países ocidentais para acolher até 30 mil sírios até o final de 2014.

Foto: BBCMulheres sírias reclamam da falta de ajuda humanitária em região onde crianças andam de chinelos de dedo em pleno inverno

Um montante fixo de 6 mil euros seria pago aos países para cada refugiados reassentado da lista da ONU.

Os líderes da UE vão considerar o pacote em 19 de dezembro.

A Anistia Internacional diz que a UE “falhou miseravelmente” em fornecer um refúgio seguro para os sírios, observando que 55 mil destes conseguiram chegar a algum país europeu para pedir asilo.

Dez países se comprometeram a permitir a entrada de 12 mil pessoas, afirma a Anistia, com 80% do total de ofertas vindo da Alemanha. A França ofereceu 500 lugares e Espanha, 30.

O relatório da ONG também critica as operações “push-back” que visam a reter sírios que viajam a partir da Turquia, observando que a Comissão Europeia aplicou 228 milhões euros para reforçar o controle das fronteiras.

As duras condições enfrentadas pelos refugiados sírios foram destaque esta semana diante das primeiras nevascas no vale de Bekaa, no norte do Líbano, onde dezenas de milhares de sírios estão abrigadas em tendas.

Um total de 838 mil sírios fugiu para o Líbano; estes vivem em acampamentos, edifícios abandonados ou com amigos e familiares.

O clima muito frio também suspendeu uma ponte aérea de alimentos e outros suprimentos humanitários da ONU do Iraque para áreas curdas no nordeste da Síria.

Doze aviões carregados de suprimentos deverão ser enviados ainda antes do que a ONU espera ser o mais severo inverno da região em um século.

Fonte: BBC Brasil

9 Comentários

  1. O clima muito frio também suspendeu uma ponte aérea de alimentos e outros suprimentos humanitários da ONU do Iraque para áreas curdas no nordeste da Síria.

    Doze aviões carregados de suprimentos deverão ser enviados ainda antes do que a ONU espera ser o mais severo inverno da região em um século. === Questão de empatia, e amor cri$tão…Sds.

    • Faço minhas as suas palavras… Data venia, eles não reponderão por falta de forças morais para faze-lo…

      • O ocidente esta em crise e sentindo-se ameaçado economicamente pelos mercados emergentes (Brasil, Índia e China, os BRICs) e por conta disso cada vez mais xenófobo e intolerante com os povos estrangeiros tratados como intrusos e verdadeiras ameaças à paz e nobreza do povo europeu/estadunidense….A pouco tempo atrás tivemos o caso de uma idosa de 77 anos que foi barrada no aeroporto de Madri ficando três dias confinada na área de imigração, sem poder nem mesmo trocar de roupa…Estes tipos de incidentes cada vez mais acontecem com frequência em países ocidentais….Como EUA, Austrália e Europa principalmente…Surtos e ataques como este em lugares públicos como em ruas e aeroportos acontecem cada vez mais nestes lugares…Sob diversas formas…E a cada dia mais radicais….Quem não se lembra a mais tempos atrás de um outro caso do rapaz na Austrália que foi perseguido por surfistas simplesmente por ter falado em voz alta algo em português…Simplesmente por ser Brasileiro….Nas disputas eleitorais na França Sarkozy disse que o país tem estrangeiros demais e que irá fazer políticas mais duras contra a imigração…Estes são nossos parceiros estratégicos…Como foi da Líbia….O mesmo pais que ja foi um dos principais parceiros estratégicos da Líbia foi o mesmo que encabeçou junto com a Itália a sua invasão e destruição…O mesmo pais que é nosso parceiro estratégico é o que quase nos invadiu a algumas décadas atrás..E por causa de Lagostas…. A Europa está adotando um perigoso caminho que é o de jogar a culpa de seu fracasso/problemas sócio econômicos nos estrangeiros…..Discurso este notório e típico da extrema direita estadunidense(Tea Party/republicanos radicais/Neoconservadores) e europeia……”Os Judeus são a causa da nossa decadência”(Partido Nazista)……Hoje a coisa toda evoluiu….O alvo não são mais os judeus e sim o “estrangeiro”……

  2. por LUCENA
    .
    .
    .
    Isso todo mundo sabia que seria assim,basta vê o que se tornou a Líbia só escombro.
    .
    Agora que aos poucos vai mostrando as consequências das atrocidades que foram patrocinadas pela liga árabe,os amigos da Síria,os EUA e a OTAN,ai os americanófilos como sempre,hipocritamente dizem que tudo é uma farsa que aliás, em tema em que há farsa e safadeza é com eles mesmo e a sua vaca sagrada.

  3. “Anistia” nao comenta o papel “vergonhoso” que UN, OTAN em criar a crise que ocasionou essa crise de refugiados. Nao me surpreende tal atitude. Anistia, nao e uma organizacao neutra. Tal qual a chamada Medicos sem Fronteiras, trabalham em coordenacao com os servicos secretos dos paises imperialistas europeu.

  4. “União Europeia: o fim da tolerância

    Fora com a tolerância… Na Europa acaba de eclodir mais um escândalo estrondoso, baseado em motivos étnicos. As autoridades suecas fizeram listas de ciganos e de finlandeses que residem no país.

    E embora esta discriminação étnica fosse reconhecida como ilegal, apesar de ter sido feita apenas no papel, a polícia dispõe hoje da informação completa sobre os representantes das minorias. Por enquanto, não está claro, que destino terão os que foram incluídos nestes “registros de suspeitos”.

    Os principais estrategistas da Europa já anunciaram o fim da política de multiculturalismo, que pressupõe a coexistência pacífica dos representantes de diversas nacionalidades e religiões. Depois disso, a União Europeia foi abalada por uma série de escândalos nesta esfera.

    Por exemplo, depois das desordens organizadas por ciganos no verão de 2010 na França, o antigo presidente desse país Nicolas Sarkozy anunciou o fechamento de duzentos acampamentos dos ciganos e a deportação de imigrantes ilegais búlgaros e romenos. Os parlamentares, o clero e os representantes da ONU, sem falar das organizações de proteção dos direitos humanos, como, por exemplo, a Human Right Watch, pronunciaram-se contra uma medida tão severa. Mas isso não fez as autoridades francesas rever os seus planos, que violam o direito fundamental dos cidadãos da Europa, independentemente da sua nacionalidade, de residir livremente no território da União Europeia. Neste verão, os membros do parlamento britânico exortaram a criar uma barreira que impeça o afluxo de migrantes. Os responsáveis russos também falam do afluxo excessivo de estrangeiros.

    Mas agora o sinal de alarme vem da Suécia, um país que parecia tradicionalmente um oásis de bem-estar. Na base de dados da polícia constam os nomes, números de documentos de identidade, endereços e ligações de parentesco dos cidadãos de nacionalidade cigana e dos finlandeses. A maioria deles não têm, nem pode ter, um passado criminal. Por exemplo, as crianças pequenas. Mas todos eles estão, sem saber disso, sob a tutela especial e invisível dos órgãos de proteção da ordem pública. A intolerância étnica sempre existiu na Europa e agora ela está novamente “despertando”, reputa o vice-diretor do Instituto da Europa, Mikhail Nosov.

    “Isto sempre se vê claramente nos problemas em torno de ciganos e dos imigrantes. Sabe-se bem que muitos partidos nacionalistas têm bancadas nos parlamentos europeus e às vezes chegam a ocupar lá posições de liderança. Este é um dos problemas mais complicados com que depara agora não somente a União Europeia mas o mundo inteiro. E a tensão depende dos métodos a que se recorre para resolver estas questões. Infelizmente, não foi encontrada até hoje uma receita universal.”

    A polícia sueca abstém-se dos comentários mas promete realizar um inquérito. Hanna Tume, membro do Partido da Esquerda da Suécia, declarou abertamente que o seu país está perante um caso “de autêntico racismo”. Mas a sua voz é solitária – os órgãos do poder e as instituições sociais, da mesma maneira que os órgãos de segurança, preferem guardar silêncio. Os representantes da Finlândia também preferem não comentar o evento. E isso não se deve exclusivamente ao receio tradicional de brigar com um vizinho mais forte. Soube-se que neste país existem listas próprias das pessoas, cuja língua materna é o sueco. Os russos também mereceram uma atenção especial e as mulheres russas chegaram a ser destacadas num grupo especial. As autoridades finlandesas pensam que elas podem se dedicar à prostituição em qualquer momento.

    A crise revelou as piores qualidades da União Europeia, que estavam latentes desde a eliminação do nazismo em resultado da Segunda Guerra Mundial, ressaltou Alexei Kuznetsov, dirigente do Centro de Pesquisas Europeias junto do Instituto de Economia Internacional e de Relações Internacionais.

    “É uma pena que, devido a pequenas desavenças do dia-a-dia, os europeus não achem solução melhor do que buscar inimigos externos. É difícil de prever o quanto esta tendência irá crescer, por agora se trata de algumas poucas repercussões do problema. Quanto a mim, continuo a encarar o problema com um certo otimismo.”

    No entanto, as pesquisas sociológicas na Europa vaticinam com uma periodicidade assustadora o crescimento da preocupação dos cidadãos do continente por causa do excesso de estrangeiros. Uma outra causa da preocupação é que os estrangeiros não sabem falar a língua do país em que residem e vivem de acordo com as suas próprias regras, em comunidades isoladas. Os europeus mais céticos asseveram que aí nem se pode falar de integração.

    Aliás, os dados da ONU também revelam que o número de imigrantes em todo o mundo já ultrapassa substancialmente a casa de 200 milhões e que este processo não acusa tendência de diminuição. Portanto, é pouco provável que, nas condições de instabilidade socioeconômica, a resistência da população nativa da Europa ao afluxo de imigrantes diminua em breve.

    Uma tarde no bairro controlado pelos neonazistas em Atenas;

    “Os brutamontes da extrema-direita da Aurora Dourada se encarregaram de semear a ordem segundo seus costumes : zero imigração africana ou magrebina, zero moradores de rua, zero pichações. Não voa uma mosca sem que eles cortem suas asas. Seu reinado se estende desde a Praça Ática até Agios Panteleimonas. A Aurora Dourada fez de Agios Panteleimonas seu trampolim de conquista. Irrompeu no bairro em 2009 e em 2012 já obteve o melhor resultado eleitoral de sua história (15%). O artigo é de Eduardo Febbro, direto de Atenas.

    Eduardo Febbro, Carta Maior

    O crepúsculo está em calma. A Aurora Dourada vela pela ordem nesta área central de Atenas onde não restou nem um imigrante nem um indigente das redondezas. A extrema direita grega e seus brutamontes de poucas palavras fizeram do bairro de Agios Panteleimonas (a igreja ortodoxa) seu sítio privado. « É preciso colocar minas terrestres nas fronteiras para que os imigrantes não entrem », diz um tipo enorme que não dá seu nome porque não quer. Mas diz sem rodeios : « tem cara de esquerdista, como teu governo », diz em tom de ameaça.

    Houve uma época em que este perímetro de Atenas era um bairro popular, com crianças que jogavam nas ruas e garantiam uma barulhenta desordem. Já não é mais assim. Os brutamontes da extrema-direita da Aurora Dourada se encarregaram de semear a ordem segundo seus costumes : zero imigração africana ou magrebina, zero moradores de rua, zero pichações. Não voa uma mosca sem que eles cortem suas asas.

    Seu reinado se estende desde a Praça Ática até Agios Panteleimonas. O número 52 da rua Aristomenus ainda carrega as marcas da ação da Aurora Dourada. Em 2010, os valentões do partido de Nikos Michaloliakos queimaram o local onde os imigrantes muçulmanos vinham rezar. A polícia não abriu nenhuma investigação e nenhum vizinho protestou. Esta é a terra da Aurora. Terra grega, como demonstra o ondulante silêncio das bandeiras com as cores nacionais que tremulam nas sacadas.

    A Aurora Dourada obteve nas eleições de maio passado seu melhor resultado : 15% dos votos, o dobro. « Tenham medo, já chegamos », disse Nikos Michaloliakos no dia seguinte. A metodologia dos músculos deu seus frutos. A Aurora Dourada fez de Agios Panteleimonas seu trampolim de conquista. Irrompeu no bairro em 2009 e em 2012 já conseguiu o melhor resultado eleitoral de sua história. Os estrangeiros que ocupavam a zona ou dormiam na esplanada da igreja foram expulsos a golpes. Imigrantes, judeus, maçons, todos são inimigos da nação para este partido fundado por Michaloliakos nos anos 80, logo depois de ter saído da prisão onde cumpriu uma pena (várias na realidade) por atividades subversivas e violência. De modo similar a outros movimentos europeus de ultra-direita, a Aurora Dourada cresceu sob o tema da imigração.”

    Tribunal grego deixa preso deputado de extrema direita;

    O juiz de instrução deixou sob arresto o deputado do parlamento grego Christos Pappas, reconhecendo que ele é “o imediato do dirigente de uma organização criminosa”.

    “O número dois” na hierarquia dos ultra-direitistas foi o último a comparecer ante o tribunal, entre os outros cinco deputados presos ao amparo da mesma cláusula. Durante a busca, entre suas pertenças foram encontradas armas, símbolos nazistas e literatura proibida.

    A perseguição judicial dos elementos de ultra-direita começou na Grécia após o assassinato do músico antifascista Pavlos Fyssas, que causou protestos em massa em todo o país.”

    O ocidente esta em crise e sentindo-se ameaçado economicamente pelos mercados emergentes (Brasil, Índia e China, os BRICs) e por conta disso cada vez mais xenófobo e intolerante com os povos estrangeiros tratados como intrusos e verdadeiras ameaças à paz e nobreza do povo europeu/estadunidense….A pouco tempo atrás tivemos o caso de uma idosa de 77 anos que foi barrada no aeroporto de Madri ficando três dias confinada na área de imigração, sem poder nem mesmo trocar de roupa…Estes tipos de incidentes cada vez mais acontecem com frequência em países ocidentais….Como EUA, Austrália e Europa principalmente…Surtos e ataques como este em lugares públicos como em ruas e aeroportos acontecem cada vez mais nestes lugares…Sob diversas formas…E a cada dia mais radicais….Quem não se lembra a mais tempos atrás de um outro caso do rapaz na Austrália que foi perseguido por surfistas simplesmente por ter falado em voz alta algo em português…Simplesmente por ser Brasileiro….Nas disputas eleitorais na França Sarkozy disse que o país tem estrangeiros demais e que irá fazer políticas mais duras contra a imigração…Estes são nossos parceiros estratégicos…Como foi da Líbia….O mesmo pais que ja foi um dos principais parceiros estratégicos da Líbia foi o mesmo que encabeçou junto com a Itália a sua invasão e destruição…O mesmo pais que é nosso parceiro estratégico é o que quase nos invadiu a algumas décadas atrás..E por causa de Lagostas…. A Europa está adotando um perigoso caminho que é o de jogar a culpa de seu fracasso/problemas sócio econômicos nos estrangeiros…..Discurso este notório e típico da extrema direita estadunidense(Tea Party/republicanos radicais/Neoconservadores) e europeia……”Os Judeus são a causa da nossa decadência”(Partido Nazista)……Hoje a coisa toda evoluiu….O alvo não são mais os judeus e sim o “estrangeiro”……

    • Estão tentando juntar os cacos de anos de governos socialistas… deu no que deu… Europa fraca, invadida e neurótica… agora estão aplicando a decadência por aqui… se continuar, o fim será o mesmo; trágico e doloroso…

  5. As velhas virgens europeias estão quebradas, só na Espanha o desemprego entre os jovens chega a quase 30%, e nivel de estresse com imigrantes que disputam empregos com estes jovens locais, esta cada vez mais alto por conta disto, acham mesmo que neste cenário, estão querendo trazer mais imigrantes e refugiados?

Comentários não permitidos.