E agora José?FAB reconhece transferência de tecnologia de helicópteros para indústria nacional

caracalSugestão: Francoorp

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) realizou durante a 14ª Reunião de Gerenciamento do Acordo do Projeto H-XBR, o reconhecimento da primeira fase da transferência de tecnologia dos helicópteros militares EC725. O evento, realizado no dia 2 de dezembro, com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), comprova o grau de investimentos feitos na indústria brasileira através do projeto.

caracal2No âmbito do projeto foram adquiridos 50 helicópteros EC725 para atender as demandas das Forças Armadas, numa contratação conjunta pioneira. O Projeto H-XBR configura a mais recente atuação do Governo Federal para alavancar a indústria brasileira na capacitação tecnológica para conceber, desenvolver e produzir aeronaves de asas rotativas. Por meio de um acordo de cooperação industrial a empresa francesa Eurocopter transfere a tecnologia das aeronaves para empresas beneficiárias no Brasil.

Para realizar o acompanhamento dos Projetos de Cooperação Industrial e a emissão de Parecer Técnico para auxiliar a COPAC no reconhecimento dessa transferência foi estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa (MD) e o MDIC.

Projeto H-XBR – Por meio do Acordo de Cooperação Industrial, em 23 de dezembro de 2008, ficou estabelecido que o Consórcio Eurocopter-Helibras, concretizaria a realização de 24 Projetos de Cooperação Industrial (do inglês – ICP). A parceria contribui para o desenvolvimento tecnológico, associado ao crescimento sustentado da Indústria Nacional de Defesa, especificamente aquela voltada para a área aeronáutica de asas rotativas.

FONTE: COPAC via Poder Aéreo

147 Comentários

    • eu acredito na fab !!!!
      pois aqui em são Paulo até firmas de esquina produz peças para automóveis de todas as marcas e modelos
      se minas gerais poder ter empresas em peças para helicópteros um terço do que são Paulo tem de peças de Autolatina ,isso já seria uma transferência de tecnologia fortíssima
      o governo federal adiantou um lado para minas gerais ,isso vai fazer com que os mineiros a terão empresas de tecnologia aeronaltica forte
      como o nascimento falou a mídia e a elite sempre quer transformar uma noticia boa em algo ruim ,
      ótimo para o brasil com certeza muitas outras empresas de helicópteros irão vir para o pais

    • Deixa de ser otario,vira-latas sao os VERMEelhos, vc vai virar adubo e nao tera o prazer de ver o produto desta ToT carucu !

      • Sim, com certeza são posicionamentos políticos e como nacionalista, ambas as ideologias políticas tem seus vícios. Mas com certeza, entre direita e esquerda, a direita é, de longe a mais nociva à nação. A história nos mostra que quando poderia fazer algo de bom para a nação, durante os quase 500 anos de história, sempre fizeram o que há de pior para a nação, subjugando-a a nações estrangeiras, entregando todo o seu rico patrimônio, destruindo o conceito de nação, condenando-a a subserviência, a pobreza, analfabetismo, `a alienação total, condenando-a à renuncia total ao seu direito de independência política e soberania nacional, sendo dona de seu próprio destino, já que o Brasil é o único país do mundo que não precisa de ninguém, de nenhum outro país!!!! Essa direitalha quer nos aniquilar, é subversiva, querem acabar com a nação brasileira e roubar tudo o que é nosso, inclusive um futuro próspero, feliz, compatível com os nossos recursos naturais e humanos!!! Se a esquerda não possue todas as virtudes que necessitamos ideológicamente ela possue muito menos vícios do que a direitopata. Ideológicamente, o nacionalismo é uma ideologia simplesmente perfeita, tem como foco, maximizar o bem estar da nação em todos os aspectos, sua segurança e amplas liberdades políticas e religiosas!!! O nacionalismo consiste num sistema político onde o governo e do povo, pelo povo e para o povo brasileiro. É um sistema capitalista, voltado a atender às necessidades nacionais primeiramente, onde os capitalistas não são covardes, corruptos e corruptores, e muito menos entreguistas, mas sim andam de braços dados com a nação, num pacto de união indissoluvel nacional, visando a felicidade geral da nação. Tudo que não presta hoje no Brasil foi criado pela direita, não tenham a menor dúvida disso, ela não é só a favor de estrangeiros, mas veemente e hipócritamente anti-brasileiros!!!! Canalhas históricos vendilhões da Pátria e da nação por um punhado de dólares!!!! Não passam de elementos subversivos!!!!

      • É, a direita é mais nociva que a esquerda para o país… rsrsrsrsrsrsrsrs… é Sr. Cavalo, quero dizer, Carvalho, é a direita que vem a décadas desconstruindo a cultura nacional, destruindo o conceito de família, nação, moral e demais valores da sociedade brasileira que mantém esse país em pé… e pensar que na época dos militares, para asisquerda, subversivo era um palavrão… rsrsrsrrsrsrs… como as coisas mudam !!!… queriam o poder para fazer o mesmo que os militares fizeram… só não tem a capacidade que os militares tinham de serem honestos e terem alçado esse país que era eminentemente agrário para um país desenvolvido em menos de 10 anos… mas como vc é um estúpido esquerdopata não admiro que venha com essas estultices de quinta categoria para dar uma de dono da verdade cagando loas para os que atualmente corrompem esse país… não é porque vc nasceu nesse solo que sua vontade é o melhor para esse país… se fosse não estaríamos nesse estado deplorável… ou o Sr. não lê e assiste noticiários ???…

      • zoinho azul e teropodre ,juntando os dois não da meio
        o teropodre perdendo a linha vai soltar o carretel
        para de papainho furado fica ai de caozeiro comedor de pequi rssr
        você e o zoinho azul não tem voz de comando
        os guerreiros estão cagando e andando para os dois colados rsrsrsrs
        e o AL carvalho acertou a veia bosterica dessa suposta direita brasileira
        eu acrescentaria que essa direita brasileira
        se escondem além de os normais puxa saco de gringo o mais comum nessa direita
        se esconde entreguistas ,
        traidor da pátria ,
        ganso
        cagueta ,
        e espião malditos ,
        separatistas ,
        sabotadores
        e por fim os sem futuro que apenas torcem contra pois são apenas espíritos opacos
        com isso tudo junto nessa suposta direita
        que na verdade é um grupo minoritário ridículo que acha que é inglês
        vai catar coquinho o entreguistas apátridas
        ou ame-o o brasil ou deixe -o

      • Delator confirma propina a homens fortes de Alckmin

        “Em novo depoimento, ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer aponta envolvimento de dois secretários de Geraldo Alckmin (PSDB), Edson Aparecido e Rodrigo Garcia, e de mais dois deputados, o federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o estadual Campos Machado (PTB), no esquema de corrupção em contratos de trem e metrô em São Paulo; caso foi encaminhado ao STF; Rheinheimer é autor do relatório encaminhado pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, à PF

        Brasil 247

        O inquérito do propinoduto foi parar no Supremo Tribunal Federal após novo depoimento do delator do esquema, o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer.

        Ele cita dois secretários do governador Geraldo Alckmin (PSDB) como recebedores de propina do cartel que atuava no Metrô e na CPTM, desde a gestão de Mario Covas, em 1998. Os políticos são Edson Aparecido (PSDB), chefe da Casa Civil, Rodrigo Garcia (DEM), secretário de Desenvolvimento Econômico. Além disso, envolve o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o estadual Campos Machado (PTB).

        O executivo afirma ter ouvido de um diretor da CPTM que os políticos recebiam suborno de empresas do cartel dos trens.

        Rheinheimer é autor do relatório encaminhado pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, à PF. No documento enviado no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Rheinheimer disse que Edson Aparecido (PSDB) foi apontado pelo lobista Arthur Teixeira como recebedor de propina das multinacionais suspeitas de participar do cartel de trens na capital paulista entre 1998 e 2008. São citados também como próximos do lobista mais três secretários de Alckmin: Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), José Aníbal (Energia) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico). Garcia é do DEM. No entanto, quando o teor da denúncia foi tornado público, ele voltou atrás e negou ser o autor.”

        fonte: não deu no jornal

        este pais nunca teve uma direita de verdade…patriota…voltada aos interesses dos Brasileiros….voltada aos interesses do pais…alias…nunca tivemos partido político algum assim…

      • Não é verdade… apesar de não ser “direita” propriamente dita, os integralistas defendiam os verdadeiros valores de elevação da pátria… então esse seu “nunca” é imerecido… ademais, colocar psdb e dem como “direita” é no mínimo desconhecer da mais comezinha distinção de ideologia política… os tucanos tem até “social” na sigla… não sei onde o Sr. quis chegar com essas distorcidas colocações…

      • Quem está parado no tempo é você com esse papo integralista que não emplaca uma. O que você quer que eu
        leia nessa mídia vendida dita pelos empregados do tio San
        que sõ conta mentiras uma atrãs da outra sem um mínimo de moral e ética – mesma que vc hipócritamente prega??? Jã li demais, mas nada que venha do PiG. A verdade dói mas ela tem de ser dita – direitalha vendilhão da Patria hipócrita!

      • COMENTÁRIO EDITADO [Supressão de termo ofensivo]
        Que estado deplorável, [***] !!! A crise é sua, é do PiG, é da Europa, ..é do seu tio Sam, nâo do povo brasileiro, estão muito bem cuidados há mais de 10 anos
        e não precisamos mudar nada!!! Estã quase tudo ótimo, comparando-se com o caos que a direitalha, subversiva de merda tem a oferecer à nacão brasileira!!!!

      • Se não tivéssemos que mudar nada, não teríamos esquerdopatas do seu quilate falando asneiras por aqui… sorry…

      • Cara vc digitou um monte de asneiras , aonde vc tirou que a direita em 500 anos e bla bla bla, vou te dar uma colher de cha apenas porque vc se referiu a esta naçao que adora pinico, fossa e ete, pois se citar paises que sao hoje exemplos de dinamica e desenvolvimente vc vai ficar como MENTIROSO diciminador de boatos falsos e hipocritas, por isto prefiro apostar na sua desinformaçao e nao acreditar que es um pau-mandado boateiro mentiroso, nao resistindo dou como exemplos direitas que alavancaram suas naçoes: EUA,Japao ,COREIA SUL,Dinamarca< austria, ALEMANHA, Inglaterra ,tudos pos segunda G ,entao faça um favor ,nao minta ao vivo , ha adolecentes frequentando o blog !

      • Filho, a Alemanha não passa de mais um, é dominada pelo tio Sam, não tem total independência política e soberania nacional, o Japão também é dominado pelos EUA. Por outro lado a Inglaterra é carne e unha com os EUA, embora nos dois países existem muitos miseráveis que nem se quer tem onde morare passam fome!! Os dois derrotados da 2a. Guerra, acima receberam a ajuda para reconstrução nacional – plano marshall e ambos se desenvolveram porque já possuiam uma estrutura desenvolvida, já eram desenvolvidos, antes dos EUA. Desses que vc vomitou, sõ a Coréia do Sul é um desenvolvimento recente e merece uma análise mais detalhada, mas estão de rabo preso com os ianques, com certeza!!!

      • Já falei… o pt tem que largar de ser sovina e contratar gente melhor aparelhada para trollar na net… esse al capone não tem a mínima condição de defender nem as besteiras que fala, que dirá uma posição político/partidária decente… é por demais desaculturado e desarticulado… burro mesmo… vamos pt… vamos meter a mão no bolso que a coisa tá feia pro seu lado…

      • “Mas com certeza, entre direita e esquerda, a direita é, de longe a mais nociva à nação.”

        Você chegou a esta conclusão “jênial” perguntando para cidadãos da Coreia do Norte, Cuba, Afeganistão, Venezuela ?
        E porque na Polônia, o socialismo e criminalizado por lei, assim como o nazismo?

      • Não me interessa os países socialistas e muito menos nazistas. O meu negõcio é o Brasil e nunca na histõria deste País os brasileiros e seus interesses estiveram tâo bem cuidados como nesta ultima decada. Direitalha nenhuma fez isso!!!! Nem preciso mencionar o já melhorou, todo mundo sabe….

      • COMENTÁRIO EDITADO [Supressão de termos ofensivos]
        Sr, CARVALHO, [***] sem mais delongas… não quero perder tempo com apedeutas… quem faz as afirmações idiotas que o Sr. fez não merece considerações… sorry…

      • Caros senhores, Blue Eyes na Resistência e Al Carvalho peço por gentileza que se atentem as normas de publicação de comentários no Plano Brasil. Por motivos de respeito mútuo, camaradagem e principalmente BOM SENSO, evitem o uso de termos ofensivos, ataques pessoais, se forem argumentar a respeito de algum comentário, que seja atacado as ideias e não a pessoa.
        Para qualquer dúvida acessem o link abaixo com as informações pertinentes as regras de publicação:
        http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/

        O Plano Brasil agradece!

  1. E agora José?? Uai, a quem pertence a Helibrás mesmo? A Eurocopter ? Então tá, continua sendo transferência de mim p/ mim mesmo, mesmo estilo da industria automobilística, GM p/ GM Brasil, Ford p/ Ford Brasil e assim vai. E tudo isso bancado pelo rico povo brasileiro, que nojo.

    Quando da criação da Helibras, a finalidade não era a independência brasileira na produção e fabricação de hélis? Pois agora é só uma reserva de mercado da Eurocopter.

    Contagem regressiva p/ os comentários dos lobistas franco-slavos, elogiando a noticia como se fosse uma maravilha.

      • Mais uma vez: quem absorve tecnologia sao os seres humanos que trabalham e aprendem… E nao as pessoas jurídicas…..

      • Se fosse vc não repetiria isso… além de esquerdopata vai passar a ser chamado de BURRO também… pense no que está afirmando… não tem fundamento… pessoas morrem e se vão de um jeito ou de outro… vc tem hora que parece mais toupeira do que de costume…

      • Caro moderador, acho que não há nada de mais chamar esse imbecil de burro, idiota e topeira já que esse vendilhão, também conhecido como cretino dos olhos azuis, o faz impunemente.com todos que argumentam contra as suas ideias loucas, mentiras e falacias, que só a direitalha/ direitopata produz!!! Esses vermes direitopatas não convencem a ninguém, exceto da sua debilidade mental!!!

      • Confira as calcinhas vermelhas no armário… pelo jeito não sobrou nenhuma que não tenhas rasgado nessa sua cólera esquerdopata vazia… não convence ninguém… só se for dar aula para crianças do ensino fundamental… melhor não… não queremos que estrague a mente de nossas crianças com suas baboseiras esquerdopáticas…

      • Pois é né? A bolivarianada, nossos “cúmpanhêros”, Na hora des gastar dinheiro deixam banânia a ver navios..rs!

    • Rogério,

      O exemplo das montadoras foi perfeito.
      A transferência ocorre sim porque a Helibrás somente monta os helicópteros. Quem fabrica os componentes são terceirizados no sul de Minas e Vale do Paraíba ( em sua maioria). Obviamente há contratos de confidencialidade, etc, mas estas empresas adquirem a tecnologia que poderá ser empregada em outros produtos.
      Se surgir uma nova empresa no setor, ou se por um milagre a Eurocopter vendesse toda a sua participação na Helibras, ainda assim as empresas terceirizadas continuariam tendo a capacidade para desenvolver as partes para o futuro montador.
      Esse foi o sentido da transferência.

      • Ainda em tempo também. A transferência não é da Eurocopter para a Helibras. No final do dia, a trasferência é da Eurocopter para os terceirizados da Helibras, e para as universidades envolvidas. Um embrião, mas com certeza um ganho. O AMX, por exemplo, não beneficiou somente a Embraer, mas a uma centena de outras empresas na região.

      • Transferencia de secundarios para terceirizados nossa isso é autosuficiencia tecnoindustrialcientifica né !
        Agora acredito este é um pais que realmente vai pra frente,pra frente da boca do lobo.

    • Se os franceses não cumprem os acordos criticam,se cumprem acham uma justificativa,amigo o dinheiro é do povo brasileiro realmente,mas foi bem gasto,eles estão cumprindo o que foi acordado entre as partes,já que vc está criticando talvez vc saiba de algum fato inesperado ou escondido na época da contratação,talvez vc saiba de algum outro fabricante que tenha oferecido alguma proposta superior ao dos franceses ?,talvez vc se junte ao maluquinho que vive propagando as supostas super ofertas russas que só ele conhece.

      Obs:Chamar as pessoas de lobistas franco-slavos,é de uma infantilidade enorme,qualquer pessoa,essa notícia é para ser comemorada,volto a repetir amigo,isso não é algo que se aplica a nossa nefasta cultura de futebol,aonde tudo que um time faz é ruim e o outro é bom.

      • Barquinha quanta balbuzeira heim e onde esta escrito que os Franceses cumpiram na risca o contrato que inclui transferencia total e irrestrita do EC725 KD isso Barquinha talvez seja algo que so voce viu kkkkkkk

      • KKKK,então eu te pergunto,vc gostaria de analisar a notícia pela sua visão de realidade algo similar ao que acontece no Filme Matrix,em que vc tem a opção de tomar a Pilula ?,se vc não quiser tomar a pílula tubo bem eu concordo com vc pois é o seu Universo.

      • transferencia de Tecnologia da EADS/ Eurocopter para a Helibras:

        76.52% Eurocopter
        12.45% Governo de Minas Gerais
        10.97% Bueninvest
        0.05% SACS

        Só rindo muito

        kkkkkkk

      • Gsotei de ver vc aprende rápido,isso é uma grande qualidade,tenho que citar vc mesmo.

        Só rindo,agora vê se aprende a não desmerecer o trabalho dos outros,separe a política partidaria de política de estado.

  2. É estranho de se notar que há pessoas que enchem a boca em falar que o COPAC escolheu tal aeronave com critérios técnicos e deu nota baixa epara outra por questões tais.Agora quando o mesmo COPAC vai contra seus dogmas pessoais aí berram feito crianças mimadas.
    Vai entender um coisa destas.

  3. O exemplo das montadoras é perfeito, especialmente para mostrar que a ToT aqui é para francês ver….

    No caso de uma montadora como a Ford, a GM, a VW ou a FIAT, ela transfere a tecnologia de determinados itens que ela compra de fornecedores locais. Pode ser o estofamento da porta, a peça de plástico que forma o painel, ou a trava elétrica. Entretanto o núcleo da tecnologia do veículo fica na subsidiária. Assim, se elas resolvessem sair do país, as indústrias locais continuariam fabricando o estofamento da porta,a peça de plástico do painel e por aí vai, mas jamais iriam conseguir projetar e construir um veículo do zero.

    Idêntico procedimento se dá com os helicópteros. Itens periféricos certamente tiverem sua tecnologia transferida para indústrias nacionais, para alimentar a cadeia de suprimento. Contudo, a parte crucial do projeto fica na Helibrás. Assim, no dia que a Eurocopter fechar a Helibrás, a parte crucial da tecnologia volta com ela. As indústrias locais continuarão produzindo itens periféricos, mas nunca irão projetar um helicóptero do zero.

    • por LUCENA
      .
      .
      .“(…) Assim, se elas resolvessem sair do país, as indústrias locais continuariam fabricando o estofamento da porta,a peça de plástico do painel e por aí vai, mas jamais iriam conseguir projetar e construir um veículo do zero.(…)”
      .
      .
      .
      É impressionante a sua incapacidade de saber muitas coisas que há no Brasil,isso se deve a sua paixão doentia de odiar e desprezar tudo que seja brasileiro… e assim você sempre jogando a bola fora ou chutando para sima,ou melhor,cuspindo para cima.
      .
      Esquece da Avibrás,Agrale em fim, capacidade tecnológica dos brasileiros de projetar e construir um carro peça por peça.
      .
      Gurgel queria ter uma fabrica genuinamente brasileira,porém esbarrou nas grande fabricantes que conseguem colocar carros barato e isso não é uma questão de tecnologia e sim de uma imensa rede mercadológica com financiamento próprio,pois as grandes montadoras internacional,elas tem os seus próprios bancos financeiro para financiar os seus produtos.
      .
      A Troller,uma empresa que foi criado por um cearense e tem a sua fabrica no Ceará,ele foi comprado pela Ford,um empresa americana para que o ecosporte,(produto de tecnologia USA) não fosse um fiasco pela desenvoltura do Troller.
      .
      O problema é esse,mercado quem os controla e quem o controla é quem manda.
      .
      .
      Puxa!!!! vida!!!!!..srsrrsrsrs

  4. Peçam para verem o contrato que deu a vitoria da licitação a Eurocopter nele ela garante total repasse do EC725 e nisto se inclui tudo.Jamais obterão acesso a ele.
    Perguntem para nossos militares quando questionaram a Eurocopter depois de terem ganhado a licitação e de terem assinado o contrato sobre sensiveis e codigos e a Eurocopter disse-lhes que pertencem a fornecedores e que deveriamos tratarmos diretamente com eles ou seja fazermos outro contrato se os pagassemos bem e se aceitassem repassar algo e não repassariam porque sobrevivem disso.
    Como Brasileiro é otario e se contenta com percentual secundario nacionalizado e empregos gerados como se isso representa-se algum acrescimo a nossos desempregados pois contempla poucos seletos e entre eles tem estrangeiros o sindicato dos trabalhadores comemora como se tivesse ganho a copa do mundo.
    Nesse maravilhoso pais habitado por otarios e gerido por ratazanas CAGAM E ANDAM para a soberania nacional e para nossa autosuficiencia tecno-industrial-cientifica.Importam-se mais com propinas,contratos e principalmente serviços que gera gratificações e beneficios proprios por longo prazo.
    Nós não somos mais o subnutrido que ia as portas dos condicionadores implorar migalhas fora de linha e ultrapassadas.Nós estamos comprando e pagando alto preço pelo que compramos,dinheiro que retiramos de serem aplicados em infraestrutura,capacitação,qualificação e para melhoria de vida de nosso sofrido povo e tudo isso para beneficiarmos politicos safados,milicos vendidos e privados gananciosos e TUDO AS NOSSAS CUSTAS.

    • Não fale assim do “Doutor Honoris Causa”… rsrsrsrsrsrsrs… só desses ele “ganhou” 26… rsrsrsrsrsrsrssrs… fazendo isso eles, os condecoradores, praticaram a mesma merda que fizeram com o prêmio Nobel qndo deram para o obamis… o título honorífico de doutor agora não significa mais nada, assim como o Nobel da paz… ao entrega-los a insignificantes, parece que de propósito, desmereceram os títulos que deveria preservar seu valor de merecimento, coisa que não houve…

  5. William sua pergunta é ótima e não daquelas que só criticam sem saber e ainda por cima adjetivam as pessoas.Amigo William a maior transferencia está na capacidade de fabricação da industria local,fabricar um componente não é tão simples assim,além de ter o máquinario,o conhecimento e a tecnologia,há os testes de qualificação,muito dos processos de usinagem,materias compostos não são conhecidos aqui no Brasil,nossa industria não tem mercado ou conhecimento para faze-lo,veja o caso da china ela pegou helis muito inferiores ao EC725,e desenvolveu a partir de um projeto,e deu continuidade,e porque nós não fazemos o mesmo ?.Porque infelizmente os maiores inimigos do brasil estão dentro do brasil,são politicos,cidadãos,e pessoas que por não terem sua corrente política no poder ou teses implantadas fazem o jogo do tudo que não é meu é Ruim!!!!!!!!,ou aquele caso de uma pessoa que fica rica e o outro ao invés de se espelhar e admirar a pessoa lança calunia,inverdades,na mente dessa pessoa o outro nunca ficou rico por meretios,mas de forma indevida.

  6. Eu adoro esse tipo de debate,pois a anosssssssssssssss a turma do adjetivo,que adora classificar as pessoas e as criticando,mas que na hora de apresentar dados não mostram,apenas colocam argumentos vázios e depois um adjetivo atua de forma constante,mas isso me deixa com vontade de apresentar dados e chama-los ao debate com dados técnicos e não com disse me disse ou papo de botequim.Vamos ao debate.

    Rogerio disse :

    ontagem regressiva p/ os comentários dos lobistas franco-slavos, elogiando a noticia como se fosse uma maravilha.

    Eu apresento os seguintes dados:

    Blindagens do EC725 serão produzidas no Brasil

    “A transferência de tecnologia da Eurocopter para a Inbra-Aerospace representa a mudança de patamar na capacidade tecnológica, proporcionando conhecimento para avançarmos na produção de peças simples, como acabamentos internos, de nível 2 e 3, que já produzimos atualmente, para peças complexas que fazem parte da estrutura da aeronave, de nível 1. A parceria é uma oportunidade excepcional de evolução dentro do mercado aeroespacial”, segundo Jairo Candido, presidente da Inbra Aerospace.

    http://www.inbraaerospace.com.br/blind725br.htm

    Helibras inaugura novas instalações para produção do EC725

    Entre as inovações promovidas na empresa por conta do contrato com as Forças Armadas está o desenvolvimento do Centro de Engenharia. Nos últimos três anos, este setor cresceu tanto que o número de engenheiros aumentou de nove, em 2009, para 70, em 2012. Recentemente, o Centro recebeu da Eurocopter o Design Authorized Organization Certificate, o que elevou a empresa ao quarto pilar de engenharia do grupo, juntamente com a França, a Alemanha e a Espanha.

    http://www.segurancaedefesa.com/Helibras_novas_instalacoes.html

      • muita cara de pau de todo mundo, “peças simples”? Sei,a Inbra ja faz blindagens p/ o Super Tucano, com certeza ficaremos menos dependentes da tecnologia estrangeira em helis graças ao aprendizado da Inbra em blindagem nivel 1. Ela deve estar na lista de doações partidarias.

      • Talvez vc ache insignificante uma blindagem de Heli,mas como disse antes vc desmerece as coisas sem apresentar dados,quando algo dá certo ou se mostra não de acordo com o que vc quer,vem os desmerecimentos.

        Como te disse,vamos analisar pela sua verdade ou vc vai tomar a pílula do Matrix ?.

      • Não lembro muito bem do filme, uma pílula vc via a realidade cruel, mas vc estava livre e podia lutar e a outra um sonho onde tudo estava bem, enquanto vc servia de óleo p/ as maquinas.

        Prefiro a liberdade, sempre. 😀

      • Liberdade sem desmerecer e sem mentir ou distorcer fatos,sempre se luta pela verdade e fidelidade as informações,liberdade se exerce com responsabilidade.

        Ok.

      • Como dizia Joseph Goebbels

        Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito

        Isso se aplica a vc amigo,fala,fala e não apresenta dados tamanho ralo o seu conhecimento sobre o assunto,mas vc procura um efeito,que é desmerecer um trabalho que está sendo feito com maestria por uma empresa,por um Estado MG e por uma região Itajuba,vc já procuro ler sobre os efeitos em Itajuba da compra desses Helis,o que está gerando em qualificação,ou vc acha que um helicoptero é simples como um carro.

      • http://www.cnpem.br/blog/2013/11/28/itajuba-tera-centro-de-helicopteros/

        No prazo médio de dez anos, o município de Itajubá, no Sul de Minas, deve sediar o embrião de um grande projeto de desenvolvimento do setor aeroespacial. Segundo o professor Ariosto Bretanha Jorge, coordenador do Instituto de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), já está sendo articulada a criação de um Centro de Tecnologias de Helicópteros, com ênfase em rotativas.

        Complexo aeronáutico ganha impulso em Minas Gerais com expansão de fábrica da Helibras

        http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/complexo-aeronautico-ganha-impulso-em-minas-gerais-com-expansao-de-fabrica-da-helibras/

      • Prefiro sempre a liberdade e a luta pela informação correta e verdadeira,sem distorcões e ou manipulações,sempre exercendo minha liberdade sem distorcer informações.

        Sempre na lutaaaaaaaaaaa,contra :

        Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade.
        Joseph Goebbels

      • Pra finalizar amigo,estou esperando os dados ou vc vai ficar nesse pato de buteco,dados,quando vc vai desmerecer ou fazer um comentário crítico sobre o trabalho dos outros vc tem que apresentar dados,caso os dados não sejam apresentados mostra que vc não tem conhecimento sobre o assunto,logo passa a ser um comentário desprezível.

      • “pato de buteco” foi vc quem começou com sua pílulas de gardenal . Quer dados??

        O governo a gastar R$ 5 bi pela compra de 50 helicópteros, que sequer são topo de linha do fabricante, de uma empresa cuja composição acionaria é:

        76.52% Eurocopter
        12.45% Governo de Minas Gerais
        10.97% Bueninvest
        0.05% SACS

        Se vc é otario que acha que é de interesse publico o país pagar 100 milhões por heli p/ empresas adquirirem know-how de blindagem e montagens, rsss, problema seu, continue aí com suas pílulas e repetindo besteiras de banners de fabricantes de peças.

      • Seja mais objetivo e separe política de política de estado,fico feliz por vc apresentar dados,que desmentem vc mesmo.

        Obrigado por me poupar tempo.

      • Eu estava com esperanças que vc tivesse aprendido,mas vejo que não,vamos aos fatos.

        Quanto ao Rafal ser escolhido ou não vai se dever ao preço e nada relativo as parceirias.

        A Marinha está feliz,seus Almirantes feliz.

        A Fab feliz.

        Talvez vc seja um Iluminado

        Só rindo mesmo..kkkkkkkkkkkkk

        Rogério disse :
        O governo esta tão contente com a parceria com a França que já descartou o Rafale

        Versão do Almirante da Marinha do Brasil.Agora os amigos escolham em quem acreditar num Almirante da MB ou no nosso amigo…kkk,fico com o Almirante.

        http://www.youtube.com/watch?v=ErE4c7BsTwA

        Só rindooooooooooo mesmo.

      • Amigo a caixa de transmissão é uma peça extremamente importante do Heli,mas como eu disse vamos analisar com ou sem pilula Matrix.

      • Amigo, montagens é só seguir o “procedimento operacional padrão” definido pelo fabricante do equipamento, simples assim.

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Só montagem? Se fosse os segredos das ligas no processamento do material de cada peça da caixa de transmissão, seguido da fabricação das mesmas e ai sim, em seguida a sua montagem e o mesmo acontecesse com os motores, tudo bem. Mas não: a transferência se restringe às estruturas e componentes integradores e da carcaça do helicóptero kkkkkkk

      Agora quanto a questão do helicóptero nacional, quero saber o seguinte: os materiais da caixa de transmissão e do seu motor, junto com todo o seu ciclo de concepção, desenvolvimento e produção serão feitos por cérebros de cientistas e engenheiros brasileiros? Ou apenas o projeto estrutural, de carcaça e elétrico serão brasileiros? Porque se for apenas para projetar carcaças, estruturas e redes elétricas, para voar com motor, caixa de transmissão e aviônicos cujos trabalhos intelectuais foram feitos fora, era melhor não ter feito, nada.

  7. Fato .. estamos caminhando ..apesar dos pesares o EC-725 foi sim um avanço .. talvez n como gostaríamos … e ta longe de ser um ”sonho” desejado …. mais e um começo ……na epoca n havia outra proposta parecida com essa … nem russa .. nem americana … muito menos italiana ….volto a repetir .. era isso ou nada .. talvez uma compra de prateleira

    • pois é Bruno, é um avanço, mas a um custo ridiculo, haveria mais ganho se simplesmente essa grana fosse investida na educação, ou no programa espacial por exemplo.

      • Verdade, Rogério, mas é um avanço. Se investirmos dinheiro igual ou menor no estudo de materiais e na concepção de sistemas de transmissão e motores para helicópteros, ai sim, concluiremos esse trabalho com êxito;

  8. Realmente, falar da competência da Copac é ridículo… Uma vez que esta comissão resolveu colocar um inexistente Gripen NG na short list do fx2

    E tiraram os su35

    E ainda criticam quem age movido por “ideulugias”

    • A SAAB prometeu aquilo que a FAB queria ou seja, co-participação no projeto. Bem diferente dos russos e seu péssimo pós-venda, algo que os indianos já confirmaram….

      • Me poupe… O Gripen NG é uma piada de mal gosto….

        E se é pra entrar em um projeto em andamento, os russos nos ofereceram o PAK fa

        Pra que entrar num projeto de 4,5ª geração? Se daqui a menos de uma década eles ja estarão obsoletos?

        Nao fato menor sentido

        A verdade é que o pak fa ja esta voando…

        Ja o Gripen NG, esse ninguém viu….

        .
        Quanto a conversa do pós venda, bom, parece que isso nunca vai mudar….

        Parece a historia do “solta pecinha chinês” … Até parece que a China nunca vai evoluir e nunca vai fazer bons produtos … Na cabeça de alguns, os chineses vão pra sempre fazer coisas ruins e nunca vão evoluir…

        Isso parece tb a eterna crise pela qual a russia passou nos anos 90… Alguns acreditam que eles ai da vivem nesses tempos…

        Enfim, como disse Goebels, uma conversa dita mil vezes…..

    • Rafa_Positron,

      O Gripen NG está lá por uma razão: é o que mais se aproxima das necessidades descritas na END.

      Diferente das outras propostas, a da SAAB contempla o desenvolvimento conjunto de estruturas e sistemas eletrônicos no Brasil, salvo engano com a co-propriedade de tudo o que for desenvolvido no Brasil ( inclusive na área de software ); e não a transferência de itens já prontos…

      O Gripen, em toda a sua concepção, inclui um desenho mais atual que o Su-35, sendo superior em vários aspectos, tais como RCS.

      • Duvido muito…

        Mas muito MESMO

        que um Gripen possa fazer frente a um Su 35….

        Se o NG conseguir fazer frente a um MIG 35 ja seria uma grande surpresa….

      • Contra fatos não há argumentos meu caro…..

        O desenho do Gripen, mesmo os primeiros A/B, é bem mais recente e com maiores preocupações em redução de RCS que um Su-35 , cujo projeto inicial remonta ao fim dos anos 70. Nem que os Russos tenham colocado uma camada de 2 metros de material RAM o RCS do Su-35 será menor que o de um Gripen….

        Quanto ao péssimo pós-venda russo, existe um excelente vídeo na internet da palestra de um Coronel da USAF, proferida na Tactical Weapons School em Nellis, transcrita na Trilogia que você tanto ama, onde ele faz diversas considerações acerca da participação dos indianos no Red Flag. Eis as melhores:

        a)Os indianos não conseguiam decolar em curtos intervalos. A justificativa é que além dos motores dos Flankers serem muito sensíveis à F.O.D, o suporte russo era ruim pois os motores tinham de ser madados de volta à Rússia.

        b) O RCS do Su-30 era imenso. O gesto do Cel. Fornoff abrindo os braços para descrever o RCS do caça russo fez muito sucesso nos blogs de defesa paquistaneses.

      • Bom… Primeiro o Gripen NG tem que sair do papel..

        Depois, tem que comer muito arroz com feijão

        Ai depois a gente ve como ele pode superar um su35

        Mas até la, tem muito chão !

      • Rafa_ Positron,

        Tudo depende do propósito da arma… O Gripen é essencialmente uma aeronave de defesa aérea. Foi projetado a princípio para defender o espaço aéreo de uma zona contestada, estando ou não conectado a uma rede de defesa ( principio de guerra centrada em redes ).

        Contudo, os suecos projetaram o Gripen exatamente para fazer frente a Flankers e Fulcruns… Todos os deltas com canard são essencialmente aeronaves extremamente manobráveis. Dispondo de sistemas eletrônicos no estado da arte e mísseis de uma mesma categoria, o Gripen pode fazer frente a qualquer aeronave de geração 4.5.

        Imagine o cenário Flanker vs Gripen. O Flanker ataca e o Gripen joga na defesa. De um lado, o Flanker, com seu poderoso radar e excelente manobrabilidade, fazendo aquilo para que foi projetado ( isto é, invadir espaço aéreo e domina-lo ). Do outro o Gripen, com um excelente equipamento eletrônico, mísseis iguais ou superiores aos do Flanker, e contando com sistemas de apoio em terra ( em suma, fazendo aquilo que ele sabe fazer melhor )… Dotado de um verdadeiro sistema de compartilhamento de dados, o caça sueco poderia manter-se em completo silêncio eletrônico, sendo alimentado por dados provenientes de qualquer outro meio aéreo ou de solo. Com seu RCS discreto, poderia aproximar-se do Flanker sem ser percebido, flanquea-lo ou apenas aproximar-se a distância de disparo de seus mísseis. Sistemas eletrônicos de interferência posicionados em terra ou aeronaves, poderiam saturar o espaço aéreo, ajudando a camuflar ainda mais o Gripen. O radar do Su-35, apesar de ser tão potente, jamais iria localizar uma aeronave pequena e esguia como o Gripen no limite de seu alcance e sob pesada interferência eletrônica, o que teoricamente poderia impossibilita-lo de tomar a iniciativa em território alheio. Em outras palavras, mesmo o poderoso Flanker deveria contar com suporte de outros meios para poder lograr êxito. Caso contrário, tornar-se-ia um alvo…

        Tendo um RCS consideravelmente menor, o Gripen também poderia lograr mais êxito que um Su-35 em missões de ataque. Evidente que o caça russo poderia ter um raio de ação maior, mas isso não diminui as qualidades do Gripen nesse quesito…

      • “Se o NG conseguir fazer frente a um MIG 35 ja seria uma grande surpresa….”

        Engraçado pq o mig-35 foi o primeiro a ser desclassificado na concorrência indiana.

        Segundo os indianos a AESA do mig nem funcionava direito e os motores tinham pouca durabilidade.

      • Mas todo mundo sabe que a Russia não vende equipamentos com a mesma configuração usada por suas forças armadas… Eles sempre vendem equipamentos com configurações inferiores aos que usam

        E outra: problemas sempre existem para serem resolvidos… é um desafio para a industria…

        o AESA desenvolvido recentemente para o Modelo T50 agradou demais a VVS e segundo um site ingles apresentou resultados muito animadores

        ou seja: houve uma evolução

        é certo qua a industria russa tem que se preparar para industrializar este novo componente, mas o mais importante é que eles ja dominam a tecnologia

        ….

        Pq eu digo que é melhor entrar no PAK FA ?

        Pq é um quinta geração que, na pior das hipoteses, será superior aos melhores 4,5 Geração disponiveis no mercado

        Alem disso, ainda da tempo de pegar o desenvolvimento do T50, já que ele só estará FULL VERSION daqui há uns seis anos

        enfim…

  9. A transferencia esta sendo feita para a subsidiaria da Eurocopter no Brasil, mas a industria brasileira não esta ganhando nada em termo de tecnologia. O dia em que a Eurocopter deixar o Brasil, eles levam toda tecnologia de volta pra Europa e ficamos de mão abanando

    • Tecnologia se transfere a partir de “pessoas físicas” … Nao pessoas jurídicas…

      Ademais, qual a outra empresa de helicópteros que temos?

      • “Tecnologia se transfere a partir de “pessoas físicas” … Nao pessoas jurídicas…”… vou mandar emoldurar essa pérola da tergiversação positrônica… rsrsrsrrsrsrs… essa é pra provar que cabelo tem ovo e chifre tem cavalo… rsrsrsrsrsrsrss… só falta o rafrutinha relinchar… rsrsrsrsrsrss…

      • Meu amigo… Uma pessoa jurídica é uma mera ficção do direito…

        Quem cria, quem pensa, quem desenvolve e quem elabora teorias sao os seres humanos…

        .

      • Pessoas de fato compõem sim a pessoa jurídica de direito que permanece por muito mais tempo que simples mortais… exemplos como MERCEDEZ, FERRARI, BOEING, SAMSUNG, SONY e por ai vai, perderam seus fundadores a muito tempo mas adquiriram ainda mais conhecimento nas áreas que atuam através de seu corpo de engenheiros que se renova sempre que necessário… essa bobagem que vc falou prova o qnto vc é mal formado em todas a áreas do conhecimento humano… recolha-se a sua insignificância, caro rafrutinha… não tente passar pelo que vc não é… esse tipo de falso conhecimento das coisas se ouve muito nos discursos do doutor apedeuta de Garanhuns… ele é mestre em parecer que entende de algo qndo na verdade desconhece completamente o assunto… técnicas esquerdopáticas de engabelação de otários…

      • Que temos cara palida kkkkkk

        76.52% Eurocopter
        12.45% Governo de Minas Gerais
        10.97% Bueninvest
        0.05% SACS

        Não temos nada, é propriedade privada das europas, assim com Fiat, Renault, VW, etc

        A diferença é que se a policia comprar vtr acima do preço só pq ela será montada aqui, e olha que o indice de nacionalização das automotivas brasileiras é superior a 60%, vai gente presa por superfaturamento, já helicoptero pode ne mesmo?

  10. Não dá para aguentar essa turma que detesta a cidadania brasileira. Os caras estão sempre se contorcendo para criticar o país suas conquistas e consequentemente sua gente. Mas oh gente infeliz, vão fazer o serviço antinacional bem assim lá nos States.

  11. “”””O evento, realizado no dia 2 de dezembro, com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), comprova o grau de investimentos feitos na indústria brasileira através do projeto.”””””

    A FAB não é uma indústria , ela apenas e tão somente uma das partes integrantes desse projeto, há também universidades, bancos ,a poderosa FIESP e a ABIMDE estão nessa história se é que alguns pessimistas já ouviram falar neles.

    http://www.fiesp.com.br/?temas=insdustria-da-defesa

    http://www.abimde.org.br/?on=noticias&noticia_id=2537

    então se não tem o que dizer fica quieto, fica de luto e chora na cama que é lugar quente … kkkkkkkkk

    http://www.youtube.com/watch?v=wy2QrfLCZhg

  12. A FAB ta pouco se lixando para cor do gato, desde que ele pegue o rato.

    A FAB quer ter equipamento para cumprir sua missão, quem tem que se preocupar com questões de transferência de tecnologia e o governo sob politica de estado e soberania, os brigadeiros da FAB se preocupam e com logistica doutrina e emprego;

  13. E outra, pelo preço pago pro cada uma destas excelentes aeronaves(O olho da cara) deveriam ser no minimo 50 para cada Força, e não cinquenta para dividir entre as três.
    Eu acho mais importante para FAB que “transferência de tecnologia” e ter um parque de manutenção pleno completo, para poder manter assim a operacionalidade por muitos anos de tal equipamento.

  14. por LUCENA
    .
    .
    .
    Só quero vê a cara desses vira-latas quando a EMBRAER começar entra no ramo dos helicópteros,que eles vão falar…rsrsrrssr

    • Eu sei o que eles vão dizer helveciofilho.eles vão dizer :

      Os Franceses não são confiáveis,não cumprem contratos.

      Já o maluquinho vai dizer que os Russos ofereceram um Super Mi 3000 by Donalo,e dizer que perdemos uma oportunidade em não fechar com a Rússia.

    • por LUCENA
      .
      .
      Brasil fará parte do maior laboratório de Física do mundo
      .
      Jamil Chade, Correspondente / GENEBRA – O Estado de S.Paulo
      .
      .
      .
      O Brasil vai fazer parte do maior laboratório de Física do mundo. Ontem, depois de três anos de um processo que parecia não ter mais fim, o Conselho Executivo do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), deu a luz verde para que um tratado de adesão seja desenhado entre a entidade com sede em Genebra e Brasília, o que deve estar concluído em 2014. A iniciativa deve custar cerca de US$ 10 milhões por ano ao Brasil, mas abrirá as portas para licitações milionárias e formação de centenas de cientistas.
      .
      Há três anos, diplomatas brasileiros mediaram a assinatura de uma carta de intenções entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Cern, entidade que entrou para a história com a criação da web há duas décadas e com o maior acelerador de partículas do mundo que, neste ano, garantiu a confirmação da existência do bóson de Higgs.
      .
      Em 2010, o evento com o Brasil foi comemorado como o primeiro passo para a entrada do País no centro. Mas, desde então, houve atrasos. O então ministro da Ciência, Aloizio Mercadante, chegou a visitar Genebra e prometeu acelerar o processo. Em 2012, o Cern enviou uma missão para avaliar a situação do País. Há três meses, o diretor da instituição, Rolf Heuer, ironizou diante de uma pergunta do Estado sobre o assunto. “Você sabe o que é um buraco negro? É incompreensível a demora do Brasil em apresentar a documentação.”
      .
      Nas últimas semanas, porém, o Brasil acelerou os trabalhos enviou a documentação exigida pelo Cern, o que envolvia um inventário da ciência no País e toda a capacidade de pesquisa existente. Ontem, o Conselho do Cern considerou que a documentação “atende aos critérios” para a adesão como membro associado. “O conselho chegou a um acordo de que o informe sobre o Brasil atende a todos os critérios”, explicou ao Estado o porta-voz do laboratório, Arnaud Marsollier. Resta a finalização e assinatura do acordo, que deve ser em 2014.
      .
      Com o acordo, as empresas nacionais poderão participar de processos de licitação de peças e serviços que prometem movimentar milhões de dólares. Para Sergio Bertolucci, diretor de pesquisas do Cern e a pessoa encarregada de avaliar o Brasil para sua adesão, o País “tem um enorme potencial”.
      .
      A adesão do Brasil foi aprovada pelo Cern como parte de um projeto de expansão da entidade para abrir suas portas aos países emergentes. Governos como o da Turquia e Coreia já foram convidados. Há dois meses, o Cern marcou a adesão oficial da Ucrânia e o governo russo decidiu retornar à entidade. Ontem, a entidade abriu suas portas oficialmente para Israel.
      .
      (*) FONTE: O Estado de S. Paulo

    • “Só quero vê a cara desses vira-latas quando a EMBRAER começar entra no ramo dos helicópteros,que eles vão falar…rsrsrrssr”

      Nesse dia eu vou dizer o seguinte para você meu caro pastel de vento: Agora sim vamos ter um Helicóptero nacional!

  15. Parece que a Eurocopter está cumprindo com o acordo feito e as montagens dos helis está indo em ordem.
    Quero realmente ver se no final vamos obter o nosso Heli-BR

  16. Credo.

    Os comentários estão parecendo uma ode ao canastrão do MaurícioR.

    Certo está o Julio Brasileiro: ” Mas oh gente infeliz…”.

  17. Podee Chupar..

    Chupa, Chupa…
    Chupa qué de uva,
    Chupa qué de uva,
    Chupa qué de uva..

    Chupa, Chupa…
    Chupa qué de uva,
    Chupa que de uva..
    Chupaa neném!!!

    Vai Danada..
    Vaii! vai descendo,vai descendo, vaii!
    Vai Subindo, vai subindo, vaii!
    Gostosinho, Gostosinho..
    Rebolando, rebolando, rebolando, sem parar!

    Vaii! vai descendo,vai descendo, vaii!
    Vai Subindo, vai subindo, vaii!
    Rebolando, rebolando, Vaii!
    Rebola, Rebola, rebola…

    Chupa, Chupa…
    Chupa qué de uva,
    Chupa qué de uva,
    Chupa qué de uva..

    Chupa, Chupa..
    Chupa qué de uva,
    Chupa qué de uva..
    Chupa!, chupa!, chupa neném!!

    Aii mulherr! Não se assusta, Sou eu MC Creu..[E Ai Mô]
    Chupaaa quee éé de uvaaa!!! 🙂

    • Prova inconteste que o mundo a cada dia emburrece ainda mais… e se cretiniza também… escolha perfeita para provar o que eu afirmei…

  18. Parece pouco para alguns, mas eu queria ver é os UH-60 Black Hawk (que não são nada baratinhos) com pelo menos 15% dessa “montagem” por aqui… e aí José?
    Espera aí, o EC-725 canha tantas criticas e o UH-60 Black Hawk, mesmo sendo tão caro e menos capaz (em se tratando de capacidade de transporte), sem nenhuma transferência de tecnologia sai ileso? Por que será????

    A FAB diz que a “empresa francesa Eurocopter transfere a tecnologia das aeronaves para empresas beneficiárias no Brasil”. E ainda tem gente falando que não transferem, aí fica difícil, se treinar o pessoal (estudantes, engenheiros e técnicos mecânicos) transferir a tecnologia a empresas do país para fabricar componentes do helicóptero não é transferência de tecnologia, então o que seria?
    É muita trollagem, e para piorar tudo aparece dois ou três BÊBADOS para reclamar do atual partido no poder, como se isso fosse o foco da matéria… putz!

    Não me refiro a todos, mas alguns aqui tem mesmo é o desejo de transformar o nosso país em colonia da vaca-dorada ou de pelo menos comprar tudo de lá, mesmo quando não é vantajoso para nós.

    • Montagem de A ou B tanto faz, o nome já diz, é montagem, e sendo uma montagem subsidiada com o meu dinheiro, pior ainda, isso gera riqueza na França, EU ou o raio que os parta e mão de obra barata aq, p/ mim tanto faz.

      p/ mim é só reserva de mercado mesmo. A Helibras “fabrica” o Esquilo ha 30 anos e até hj não tem condições de projetar algo similar por um motivo apenas, ela é só montadora.

      • Como eu já disse e pode se comprovado pela própria FAB, a transferência tecnologia está sendo feita. Pessoas estão sendo treinadas (estudantes, engenheiros e técnicos) além disso empresas nacionais estão FAZENDO alguns dos componentes do helicóptero.
        O que você quer mais?

        Quanto ao esquilo vc tem razão mas com o EC-725 a historia é outra.

        Em tempo, o dinheiro (seu, dos colegas e meu também) que paga os EC-725 também paga o UH-60 Black Hawk. E esse apesar de ser caro para caramba não trás beneficio, além claro de sua utilização propriamente dita, mas vcs que são tão críticos não reclamam disso… e aí o que vamos pensar?
        Desculpe Rogério, mas existe algumas coisas que vc defende que não acho certas.

      • Vamos lá de novo, tenho que comemorar a noticia que uma empresa europeia transfere tecnologia p/ sua filial cuja participação é de 76,52% treina funcionários para trabalharem bem nessa filial e em troca o governo compra 50 helicópteros por € 1,9 bi = R$ 6bi, R$ 120 milhões cada, valor alias muito mais caro que o Blackhawk, que esta cotado a R$ 80 milhões para a aquisição de poucas unidades, e dizem as “más” línguas que ele vem mais completo.

        O que eu queria?
        Que o preço pago fosse o de mercado, pois a essa “transferência” , só beneficia a EADS, que conseguiu entubar o governo com 50 aeronaves e uma fabrica com mão de obra barata na faixa.

      • Não adianta explicar… já se lia na Bíblia a 2000 anos: “E assim se cumpre o que foi dito pelo profeta Isaías, que disse: Ouvindo, ouvireis, mas não entendereis. E vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo se encontra endurecido. Taparam seus ouvidos e fecharam seus olhos para que seus olhos não vejam, e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os cure….” são como aqueles três macaquinhos que encontramos em lojas de decoração… um tapa a boca, outro o ouvido e outro os olhos… são uns obstinados…

  19. “””Rafa_positron 13 de dezembro de 2013 at 17:01

    Realmente, falar da competência da Copac é ridículo… Uma vez que esta comissão resolveu colocar um inexistente Gripen NG na short list do fx2

    E tiraram os su35 “”””

    É isso mesmo … querem pagar seis bilhões por um ser invísível ,inexistente e inoperante … isso que eu achamo de stealth rs rs rs rs …
    nem foto temdo bicho e se tiver é mentirosa.
    Pra fazer Gripen nós mesmos faríamos… fazemos todo tipo de jato na Embraer… alguém vai ensinar fazer a turbina inclusive a metalurgia (?) … duvidodó .

  20. Fico por aqui Rogerio,afinal como postei numa das suas resposta esse papo de bar acaba aqui.Realmente tive esperanças que vc tivesse aprendi mais vejo que n~ão.

    Rogério disse :
    O governo esta tão contente com a parceria com a França que já descartou o Rafale

    Versão do Almirante de Esquadra.

    http://www.youtube.com/watch?v=ErE4c7BsTwA

    Ou vc sabe mais que ele….rsrs,só rindo mesmo.

    OBS: Cara aprenda a separar política de políticas de Estado.

    E pra liquidar com essa tolice que vc diz dos franceses não cumprirem os contratos,os caras são o terceiro ou quarto maior exportador de armas do mundo,se eles não cumprissem contratos não chegaria a essa posição,vc repete por osmose algo mais do que desmentido,mas não te culpo.E se vc pesquisar vc vai ver que os E.U.A,quebram tantos contratos de maneira arbitria com o Brasil,QUE NÃO ESTÁ NO GIBI.Procure,e não apenas repita o que os outros falam.

    Rene Decartes

    “Penso logo existo”

    Fico por aqui.

    • Estão tão felizes que mesmo depois de encomendarem o Caracal, comprarm tb o Seahawk,

      Você não tem nada a ensinar não, volta pras suas pilulas de desinformação.

      • Vc nem viu o video…rsrsr,não fique repetindo o que os outros falam,procure se informar.

        Paro por aqui,se não dá próxima vez vou cobrar !.

      • Só rindo mesmo !!!!! O sujeito posta um vídeo sobre o subnuc p/ justificar seus argumentos sobre a Helibras, kkkkkkk

        Como eu já disse acima

        Estão tão felizes, que mesmo depois de encomendarem o Caracal, comprarm tb o Seahawk

      • Realmente amigo não te culpo pela sua falta de informação,vc disse que os franceses não cumpre contratos,apenas te mostrei um,mas vou tentar explicar,quando se tenta explicar algo a uma criança,vc tem que dar vários exemplos,tipo,quando uma criança teima com algo e vc diz:

        Ai ai ai não pode,por causa de disso e daquilo.Vc exemplicou seu ponto de vista e deu o meu e mostrei que vc está errado,mostrando que os franceses cumprem contratos.Desculpe se tive que recorrer a outros contratos cumpridos,mas quando uma pessoa não entende um tema vc pode usar outros para mostrar que ela está errada.

        Para Finalizar Rogerio deixo um conselho que o ET BILÚ do suposto vidente Urandir deixou para a Humanidade.E vc poderia segui-lo.

        Viu já estou usando exemplos audio visuais e texto,espero que vc entenda,caso não consiga,não vou te culpar.Siga os ensinamentos do ET BILU.Ele apareceu numa reportagem da Record e deixou essa mensagem.

        http://www.youtube.com/watch?v=GggUi3KQpLc

      • Seu mentiroso, eu não escrevi os franceses não cumpre contratos, isso é invenção sua, mentiroso, distorcendo o que os outros dizem, depois vem com discursinho hipócrita de que não gosta de desinformação, desinformação é o que vc faz.

        O que eu disse esta posto no meu primeiro comentário do post:

        1. Rogério says:
        13 de dezembro de 2013 at 13:44
        E agora José?? Uai, a quem pertence a Helibrás mesmo? A Eurocopter ? Então tá, continua sendo transferência de mim p/ mim mesmo, mesmo estilo da industria automobilística, GM p/ GM Brasil, Ford p/ Ford Brasil e assim vai. E tudo isso bancado pelo rico povo brasileiro, que nojo.
        Quando da criação da Helibras, a finalidade não era a independência brasileira na produção e fabricação de hélis? Pois agora é só uma reserva de mercado da Eurocopter.

        largue as pílulas azuis que estão te fazendo mal

      • Conta aí quais as missões deles. Conta aí o que o BH faz que o Caracal não faz e vice–versa.

        Se bem que as “más” línguas dizem que esta difícil instalar o Exocet no Caracal assim com radar de esclarecimento marítimo.

      • Espere ai…

        Vc estava falando do Bh ou do sea hawk ?

        Eu achei que vc estava falando do sea Hawk….

        Se for, o Sea Hawk é para missões anti submarino, salvo engano

  21. Bom… Eu nao estou muito por dentro da conversa…

    Mas muitos falam que a helibras esta so montando pecas…

    Mas ao que parece o Brasil passou a trabalhar com ligas de titânio depois desse projeto com a eurocopter

    Isso é um salto

    Se alguém puder me confirmar…

  22. Caro Rogerio vou perder mais 2 minutos descontruindo suas abobrinhas ,e será pela última vez.

    Regerio disse:

    Estão tão felizes, que mesmo depois de encomendarem o Caracal, comprarm tb o Seahawk

    Cara procura ler sobre um assunto antes de falar bestera,vc sabe a diferença entre Helicoptero de Transporte de tropas e de Assalto tático.Cara o Black Hawk transporta 14 pessoas,melhor soldados equipados,já o EC725 transporta 28 pessoas,esses dois Helicopteros são complementares,a função que um não faz o outro faz,chega a doer de tanta insistencia em algo absurdo,já te disse para seguir o ensinamento do ET BILÚ.

    Recado do ET BILU PARA A HUMANIDADE :
    Busquem conhecimento.

    Leia as coisas e procure se informar.

    Fabricante: EurocopterTripulação: 1 ou 2 pilotos

    Capacidade: 28 pessoas + 2 pilotos

    Peso vazio: 5,330 kg

    Peso carregado: 11.000 kg

    Carga útil: 5,670 kg

    Motores: 2 × Turbomeca Makila 1A4 turboshafts, 1.800 kW (2.413 shp) cada

    Velocidade máxima: 324 km / h

    Velocidade de cruzeiro: 285 km / h

    Alcance: 857 km

    Fabricante: Sikorsky

    Tripulação: mínimo 2

    Capacidade: 14 pessoas

    Peso vazio: 7.375 kg

    Peso carregado: 11.113 kg

    Carga útil: 4.819 kg

    Motores: 2× General Electric T700-GE-701

    Velocidade máxima: 357 km / h

    Velocidade de cruzeiro: 278 km/h

    Alcance: 600km

    Espero que vc entenda a diferença entre Helicoptero de Transporte de Tropas e de Assalto Tático.

    Eu sei que vc não vai entender mas te explico.

    Cara um Helicoptero de transporte de tropas é dedicado a percorrer uma distancia maior e transportar tropas em maior quantidade,para isso ele tem um projeto dedicado a isso,por isso que ele percorre mais de 250km a mais que o BLACK HAWK,JÁ O BLACK HAWK NÃO NECESSITA DISSO .

    Deu para entenderrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!11

  23. O Rogério vem do campo de concentração da trilogia… Os SS de la conseguem impor mesmo o pensamento único e massificada

    Heirich Himmler ficaria com inveja da competencia dessa gente

Comentários não permitidos.