Dilma agradece a Hollande por apoiar iniciativa contra espionagem

Presidente brasileira diz que quer ter França como parceira na construção de “nova ordem mundial”, e líder francês defende Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (12/12), em Brasília, o presidente francês, François Hollande, e aproveitou para agradecer pelo apoio dado por Paris à iniciativa promovida na ONU por Brasil e Alemanha contra a espionagem americana.

“Queremos ser sócios na construção de uma nova ordem mundial, mais justa, igualitária e democrática”, disse Dilma. “Quero agradecer o apoio do presidente Hollande às iniciativas brasileira e alemã nas Nações Unidas na defesa da privacidade na era digital.”

A presidente brasileira ressaltou, ainda, que “interessa muito uma parceira com a França em todas as áreas que dizem respeito à defesa cibernética”. Em abril de 2014, o Brasil sediará uma reunião sobre governança na internet, e Hollande já confirmou presença.

Defesa e ciência

A visita de Hollande é uma retribuição à viagem de Dilma à França no ano passado. Na declaração à imprensa, os dois países comentaram também a destruição do arsenal químico da Síria e os acordos sobre o programa nuclear iraniano.

“Há expectativa por parte do Brasil de que haja uma conclusão satisfatória de um acordo que atenda às preocupações da comunidade internacional e, ao mesmo tempo, respeitando o direito do Irã de uso pacífico da energia nuclear”, ressaltou Dilma Rousseff.

Sobre a Síria, François Hollande disse que, apesar da destruição dos armamentos, ainda não há paz. Ele também reconheceu o direito do governo iraniano de manter energia nuclear para fins civis.

Depois do encontro bilateral, o Ministério de Relações Exteriores ofereceu ao presidente francês um almoço no Palácio do Itamaraty. Durante o brinde, Hollande reafirmou a posição de apoio a uma mudança na governança mundial.

“Trabalhamos muito para que as Nações Unidas evoluam. E o Brasil deve ocupar um lugar que lhe cabe no Conselho de Segurança”, disse.

A construção de um satélite geoestacionário brasileiro em parceria com a França também foi objeto das conversas. Além disso, há um entendimento para transferência tecnologia espacial e também um contrato entre a brasileira Odebrecht e a francesa DCNS na área de defesa.

Nas áreas de ciência e tecnologia, foi anunciada uma cooperação em computação de alto desempenho para o Sinapad (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho), o que foi comemorado pelo governo brasileiro.

“Atualmente apenas dez países detêm capacidade instalada nesse campo. Com a implementação desse plano de trabalho, o Brasil entra para esse restrito grupo e vai realizar pesquisas em áreas estratégicas”, celebrou Dilma.

Turismo e educação

Os Ministérios da Educação dos dois países lançaram nesta quinta um programa que permitirá aos jovens passarem um ano no outro país, com visto temporário gratuito, chamado de visto “férias-trabalho”.

O programa é destinado a jovens entre 18 e 35 anos, que poderão trabalhar no país para complementar a renda durante o período. O número de beneficiados ainda será definido, mas os participantes precisarão atender a alguns requisitos além da idade, como possuir passagem de volta emitida ou dinheiro suficiente para comprá-la.

Além disso, até 2025, a França se comprometeu a receber mil estudantes brasileiros de mestrado profissional, que poderão passar até dois anos em estágio em empresa ou laboratório de pesquisa na França. Esse novo entendimento faz parte do programa Ciências Sem Fronteiras, que tem a França como terceiro destino mais procurado por estudantes brasileiros.

Também ficou acordada a expansão da parceria para a oferta de cursos de francês para brasileiros, incluindo acesso a um curso online gratuito, o Français sans Frontières.

Parceria estratégica

Brasil e França mantêm parceria estratégica desde 2006, principalmente nas áreas de ciência e tecnologia, defesa e educação. As trocas comerciais atingiram o valor de US$ 10 bilhões no ano passado. A França é atualmente o sexto maior investidor no Brasil.

Durante a visita do presidente francês, os dois países também lançaram o Foro Econômico Franco-Brasileiro, que tem o objetivo de reunir empresários dos dois países para incentivar investimentos por meio de encontros periódicos.

“Temos grandes ambições para duplicar nossas trocas comerciais nos próximos anos”, disse François Hollande.

Também fizeram parte do pacote de acordos as parcerias nas áreas de saúde, agricultura, esportes, propriedade intelectual.

Fonte: DW.DE

 

28 Comentários

  1. “líder francês defende Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”…nossa, que lindo… ONU sim, OMC não?

  2. KD RAFALE kkkkkk TA PASSEANDO NO BOSQUE COM O F18 kkkkk
    Parceria aeroespacial com a França?Esse governo entende merda nenhuma de segurança nacional fazer parceria aeroespacial com a França para nosso Geoestacionario é uma idiotice.A França alem de invejar e muito nossa base aeroespacial assumiu o lugar de escudeira dos EUA substituindo na pratica a UK que ainda é a cabeça pensante e o coração do monstro Macobeba e o pulmão e estomago esta nos EUA e o intestino e o cu em Israel.
    Reflitam…A Alemanha não aceita mais imposições e restrições como tributos de guerra,se desenvolve cada vez mais e arrasta a CE nas costas,o mesmo quadro que culminou com a 2GM.Ja se achega a China por baixo dos panos,a Turquia,Paquistão e Arabia Saudita tambem.
    Embreve teremos rachas na CE e consequentemente na OTAN quando a França que sempre tende pro lado melhor a si no momento debandara para o colo da mãe Russia.
    Dessa vez a conflito inevitavel mundial marcara de vez a fim da hegemonia dos EUA e da UK que vai ate tentar largar os EUA sozinhos mas vai tomar um sacode de qualquer jeito.
    E enquanto isso na babacolandia chamada Brasil Almirantes devaneiam que são flotilha avançada da Royal Navy e são mestres de jogarem dinheiro publico no ralo com compras e projetos que jamais nos darão poder de dissuasão e os simpaticos Brigadeiros da FAB sentem-se esquadrão avançado da USAF e se contentam com qualquer merda que tenha o selinho made in USA e também são mestres de jogarem dinheiro publico no ralo.
    Do outro lado o EB a unica arma que identifica Anglos como provaveis adversos,que tem de tirar leite de pedra pois quando o pau cantar MB e FAB inexistem e é a unica arma onde todas as decisões a serem tomadas sobre rearmamento,aquisição de tecnologia tem de ser examinada e aprovada tambem pela MB e a FAB.
    Puta que pariu a Tucanalha tinha cupula militar que tendia aos Russos e a Petralhada tem cupula militar que tende ao Irmão Caim do Norte vai entender.

  3. Os puritanos que me perdoem, mas François Hollande se comporta como um canastrão,na tentativa de violar uma virgem,promete tudo até casamento e Dilma se deixa levar na lábia francesa !

    Mas eu sempre disse que os franceses não são confiáveis,devemos ter cautela com eles,agora nos prometem apoio na ONU,e tudo mais até conseguirem seus objetivos,depois desconversam,dizem que não foi bem assim etc,etc !

    Vamos lembrar dos códigos dos mísseis argentinos entregue aos britânicos pelos franceses, tomemos cuidados com esses ”parceiros” !

  4. Eu duvido que a Ogra faça os jogos de Obama e de Hollande.
    Eu pago pra ver.Ele tem mil defeitos mas pisou no calo dela babou e ate hoje nesse pais capaxo vendido foi a unica que teve coragem de dizer não ao Irmão Caiim do Norte e ate ameaça-lo com quebra de contratos e fim de acordos.
    Depois da TPM dela Obama ficou quietinho e americanos estão todos no sapatinho.
    Todos que frequentam este espaço a tempos sabem que fui eu quem mais combati a candidatura dela.Não votei em ninguem no primeiro turno e votei nela sim no segundo turno para o Brasil não retornar aos entreguistas.
    Agora me vejo em semelhante situação.Não vejo nenhum candidato confiavel e todos alem dela fazem o jogo do Irmão Caim do Norte que sonha fazer do Brasil alem de seu quintal tambem sua garagem.Tornar-nos seus soldados em seus unilateralismos e retirar-nos do caminho BRICS o que para nós seria UM IRREPARAVEL RETROCESSO.
    Ate que surja alguem comprometido com o que é Nacional,com asoberania e com o momento Brasileiro frente a nossos interesses no palco internacional me verei obrigado A VOTAR DE NOVO NA OGRA.
    Dilma Shrek

  5. eu concordo com os acordos com a frança
    e agora a dilma tem que seguir o que o lula falou para ela e se reaproximar dos estados unidos e fechar os acordos que estavam sendo discutidos
    é assim que se faz politica !!!

    • Não é assim que se faz politica meu caro e nem tampouco que se enganja em nossos interesses internacionais do momento.
      O lobo não quer largar o osso e os tolos ainda não adentraram o seculo 21 e acham que balançar a tenra bundinha pra todos é a certificação de bons programas.
      Ficaremos de bundas arregassadas,cofres vazios e riquesas indo pelo ralo pois toda a corja politica importa-se apenas em fazer-se na vida as custas do povo.
      Acompanhamos o fluxo deles e transformamos o Brasil em Brasil S.A. quando deveria ser Brasil Ltda.
      Todos apenas nos veem como nutrientes de forma geral e nada a mais alem disso.
      Seja quem for que estiver no poder deste pais sempre faz o ogo externo cpoma bunda virada a nosso povo.
      A quem pertence o Brasil?Aos Brasileiros ou a essa crja bandida politica e seus gananciosos privados amestrados?
      Quando este povo verdadeiramente se iram não vai sobrar FDP nenhum vivo e a ganancia externa anseia por isso justificando intervenção humanitaria.
      Para realmente termos liberdade,justiça e igualdade teremos de nos batermos contra nós mesmos e contra o mundo.
      Ja escolheu seu posicionamento e atitude?
      Ja escolhi o meu.Não existe maior honra e gloria possivel a um ser humano do que lutar pela propria liberdade e pela liberdade de seu povo mesmo que custe sua vida.
      Então veras que um filho teu não foge a luta e que prefere morrer do que ser escravo.

    • rsrsrsrsrsrssrsrrsrss… pra lamber o saco do petralhas o bicheirento pede até para namorar usamericanus feios, bobos e maus… rsrsrsrsrsrsrsrs… esse bicheirento é um canalha hipócrita… rsrsrsrsrsrs… não vale um pequi roído… esquerdopatazinho sem vergonha !!!…

  6. E meus amigos …ta e na hora de fechar as portas mesmo ……….http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13460/Compra-de-cacas-so-daqui-a-tres-anos/… vamos em busca de tampões mesmo q 12.. .KIRFs … F-16 ..f-5. chega de sonhar … chutem logo o FX-2 q isso … 3 anos ?? n sei nem mais o q falar … canalhice sem fim … ta na horas das empresas se retirarem da disputa … hora da FAB encontra algum tipo de boicote .. algo ”sutil” .. diminuir a disponibilidade dos meios do GTE .por exemplo (falta de peças … falta de combustivel .. pessoal pra manutenção .. erros administrativos etc etc ) …..n e possível

  7. Olha, o Rafale é um excelente vetor…

    Mas ja passou o tempo de compra-lo

    Seria muito melhor o governo demitir todo o comando da FAB e pensar em entrar no projeto do PAK FA, que, daqui a 5 ou 6 anos ja estará contando com novos motores e com uma configuração mais avançada que a atual…

    Comprar o Rafale agora seria investir muito dinheiro em uma aeronave que em menos de meia década estará obsoleta… E ainda estaremos pagando por isso

    .

    • Rafinha Supusitron voce esta começando a entender.
      Não nos interessa mais vetores 4.0 o Brasil tera uma solução 4.5 de momento para reforçar-se e adentrara programa 5.0 e 6.0 tambem.

  8. VOU MATAR SEUS SONHOS; o FX esta morto e enterrado, para sempre

    A gerentona revanchista não vai comprar Rafales, nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã.

    A gerentona revanchista não vai comprar Griphens NG, nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã.

    A gerentona revanchista não vai comprar F18, nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã.

    A gerentona revanchista não vai comprar SU35, nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã.

    O nome do caça da FAB hoje, amanhã e depois de amanhã, se chama F5, e só, e quando eles começarem a se desmanchar por conta própria, vão comprar qualquer coisa usada mesmo, Grphen C/D F16 do deserto etc.

    • Meu caro esse teu xororo ja esta enlatado e esse papinho de revanchismo so cabe na comissão da inverdade.
      Comprar vetor 4.0 quando o mundo adentra 5.0 se encaminhando para 6.0 e viver por 50 anos pagando serviços e manutenção os olhos da cara tem que ser muito otario mesmo né.
      Talvez\ se a gerentona fosse igual todos os outros e comprasse material descontinuado fora de linha como todos fizeram voce estaria soltando foguetes né mesmo.
      Essa cupula atual da FAB nõ merece nem 14 Bis.
      Os caras são tão ridiculos que choraram ao saberem que não teriam choppeidança nos hangares da USAF kkkk
      Bando de ridiculos e dar vetors novos a eles pra que pra usarem contra nós do lado da coalisão corsaria amiguinha deles.
      Deveria era extinguir a FAB e subdividi-la entre o EB e a MB.

      • Quer dizer então que a Dilma não é revanchista, maluquete ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… até um tempinho atrás vc não pensava assim… como vc muda de hábito, madre tereza… rsrsrsrsrsrs… ela é o próprio REVANCHISMO encarnado…

      • Com certeza ela aprendeu a “variar opiniões” com o doutor sapo barbudo especialista em canalhagem… rsrsrsrrsrsrsrs… a escola foi boa…

      • Desculpa ai Barca… agora que percebi que falavas do maluquete… mas minha resposta não é muito diferente em se tratando dele…

  9. por LUCENA
    .
    .
    .
    Não ficarei surpreso se nessa novela do FX-2 aparecer no meio desse massante episódio,um novo personagem, o programa de 5° geração,quer seja o francês ou o sueco.

    • A França nao tem nenhum programa de 5ª geração…

      Quato aos suecos, esses nao conseguiram nem fazer o NG voar ainda… Quanto mais um 5ª geração…

      O único caça de 5ª geração que poderíamos participar é o PAK fa, pois ainda esta e, vias de desenvolvimento

      Mas pra isso, temos que demitir o comando da FAB ter coragem de sermos senhores do nosso caminho

      • Até o rafrutinha passa corretivo no pastel de vento… rsrsrsrsrsrsrs… não pode cumpanheiro, fazer assim com outro PETRALHA… fere o estatuto do partidão… rsrsrsrsrssrs…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      ” A França não tem nenhum programa de 5ª geraçã ”
      .
      .
      Positron,você tem certeza ?….para Dassaudt colocar em prática o seu projeto ela necessita ter caixa e/ou parceria,o rafale é um projeto intermediário,em transição de um 4º G para um de 5°G.assim como o SU-35 russo,então não fique admirado se a Dassaudt,vier com a novidade de 5° G.
      .
      .
      A França,tem na sua História vários governo com cunho socialista,aliás pode-se dizer que,após a revolução francesa,o socialismo tem uma grande repercussão na política daquele pais e que até hoje se vê traços dos ideais socialista em todos os períodos de governo da França.
      .
      Más o fato de haver socialismo na França não quer dizer que há momentos em que a França tenha comportamentos deplorável digno de um governo fascista,com todos os cacoetes medievais que só os recalcitrantes e sem noção consegue suportar…rsrsrsr
      .
      A França socialista de Mitterrand,que aboliu a pena de morta na França,nem se compara com a França de Charles de Gaulle e de Sarkozy por exemplo.
      .
      Eu compara o França como aquele que adora um bom vinho,nos momentos em que esta sóbrio,lúcido consegue caminhar bem e raciocinar bem más,nos momentos em que está bêbado,não consegue raciocinar e nem consegue andar direito,faz arruaça na rua,joga pedra nos visitantes,maltrata os mendigos,pula os quintais dos outros….coisa de vagabundo !
      .
      Ultimamente a França,com toda sua tradição socialista,com todo o iluminismo que só o socialismo tem,a França está bêbada,virou alcoólatra e não consegue praticar o que há de bom na governaria moderna,como o respeito e a fraternidade na política,que só no socialismo se vê.
      .
      A França de uns tempos para cá,tomou todo o vinho da adega,virou alcoólatra, está se comportando como os fascistas,com a xenofobia por exemplo,foi assim no governo nazista de Vichy e como é nos tempos de hoje com a extrema direita, que faz a França ter certas atitudes,que só um vagabundo da pior espécie,tem !

      • Olha….

        pelo menos eu nunca ouvi falar em projetos de 5ª geração oriundos da França

        Se os gauleses tiverem algum projeto assim, deve ser secreto…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Ódio e preconceito: França vive primavera sombria
      .
      .
      O país que desenhou os conceitos de Direitos Humanos e onde as liberdades cívicas são um exemplo universal se meteu no labirinto das fobias: à islamofobia e ao racismo que marcaram a campanha eleitoral para as eleições presidenciais de abril e maio passado se seguiu uma homofobia agressiva que fez várias vítimas.

      .
      O país que desenhou os conceitos de Direitos Humanos e onde as liberdades cívicas são um exemplo universal se meteu no labirinto das fobias: à islamofobia e ao racismo que marcaram a campanha eleitoral para as eleições presidenciais de abril e maio passado se seguiu uma homofobia agressiva que fez várias vítimas e colocou em primeiro plano pequenos grupos fanáticos que, oriundos de várias correntes da direita, confluíram em uma frente comum de perigosas intenções. O debate sobre o casamento homossexual fez a França voltar à Idade Média.
      .
      O artigo é de Eduardo Febbro, direto de Paris.
      .
      (*)fonte: [ port.pravda.ru/mundo/24-04-2013/34536-franca_preconceito-0/ ]

Comentários não permitidos.