Defesa & Geopolítica

Brasil-Rússia discute otimização das relações entre os dois países

Posted by

O Ministério das Relações Exteriores em Brasília sediou na segunda e na terça-feira, dias 9 e 10, a 8.ª Reunião da Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia. O presidente do Grupo Mir Mídia, Alexander Medvedovsky, esteve presente às sessões do encontro, representando duas empresas russas.

Falando ao programa Voz da Rússia, Medvedovsky explicou que a Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia se reuniu com tripla finalidade: analisar o estágio atual do relacionamento entre os dois países, planejar ações futuras e examinar os problemas que as empresas públicas e privadas dos dois países estão enfrentando, para poder superá-las.

A meta, enfim, desta Comissão é otimizar o relacionamento entre Brasil e Rússia, o que compreende o desenvolvimento da parceria estratégica, o fortalecimento da aliança tecnológica e a cooperação em diversos ramos, como os dos setores militar, de pesquisa espacial e de cooperação energética, com ênfase em projetos de utilização da energia nuclear. A TI, Tecnologia da Informação, também ocupa lugar de ponta nas relações entre Rússia e Brasil.

Outro aspecto abordado pelos participantes do encontro foi a meta de elevação da balança comercial entre os dois países, no sentido de levá-la ao patamar de 10 bilhões de dólares até 2015. Para isso, foram discutidas formas de implementar o comércio bilateral através do aumento dos volumes de cooperação tradicional e da busca de novos “pontos de crescimento”.

Alexander Medvedovsky também destacou o alto nível dos participantes, entre os quais, o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Alexei Likhachev. No encontro, Likhachev destacou a importância da intensificação das relações russo-brasileiras através da criação de empresas conjuntas nos mais variados setores da economia.

No âmbito da comissão bilateral foram assinados também documentos concretos sobre a cooperação. Vadim Kolomiets, diretor para o desenvolvimento de negócios da empresa Sonda Technology, da cidade de Miass, na região de Chelyabinsk, informou ao jornalista Alexander Krasnov, da Voz da Rússia, sobre a assinatura de acordo de cooperação com a companhia brasileira Silefar.

Vadim Kolomiets revelou que foi elaborado um programa de criação de equipamentos para identificação de pessoas pelas suas impressões digitais e pela biometria em geral. A unidade deverá ser montada no Estado do Paraná.

Por fim, Alexander Medvedovsky elogiou a organização do evento, dizendo ter se impressionado com o profissionalismo demonstrado por russos e brasileiros tanto nos preparativos quanto na realização da 8.ª Reunião da Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia.

A Comissão se reúne anualmente em cada um dos países, de forma alternada. Em 2014 o encontro deverá realizar-se em Moscou.

Fonte: Diário da Rússia

18 Comments

shared on wplocker.com