Brasil-Rússia discute otimização das relações entre os dois países

O Ministério das Relações Exteriores em Brasília sediou na segunda e na terça-feira, dias 9 e 10, a 8.ª Reunião da Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia. O presidente do Grupo Mir Mídia, Alexander Medvedovsky, esteve presente às sessões do encontro, representando duas empresas russas.

Falando ao programa Voz da Rússia, Medvedovsky explicou que a Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia se reuniu com tripla finalidade: analisar o estágio atual do relacionamento entre os dois países, planejar ações futuras e examinar os problemas que as empresas públicas e privadas dos dois países estão enfrentando, para poder superá-las.

A meta, enfim, desta Comissão é otimizar o relacionamento entre Brasil e Rússia, o que compreende o desenvolvimento da parceria estratégica, o fortalecimento da aliança tecnológica e a cooperação em diversos ramos, como os dos setores militar, de pesquisa espacial e de cooperação energética, com ênfase em projetos de utilização da energia nuclear. A TI, Tecnologia da Informação, também ocupa lugar de ponta nas relações entre Rússia e Brasil.

Outro aspecto abordado pelos participantes do encontro foi a meta de elevação da balança comercial entre os dois países, no sentido de levá-la ao patamar de 10 bilhões de dólares até 2015. Para isso, foram discutidas formas de implementar o comércio bilateral através do aumento dos volumes de cooperação tradicional e da busca de novos “pontos de crescimento”.

Alexander Medvedovsky também destacou o alto nível dos participantes, entre os quais, o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Alexei Likhachev. No encontro, Likhachev destacou a importância da intensificação das relações russo-brasileiras através da criação de empresas conjuntas nos mais variados setores da economia.

No âmbito da comissão bilateral foram assinados também documentos concretos sobre a cooperação. Vadim Kolomiets, diretor para o desenvolvimento de negócios da empresa Sonda Technology, da cidade de Miass, na região de Chelyabinsk, informou ao jornalista Alexander Krasnov, da Voz da Rússia, sobre a assinatura de acordo de cooperação com a companhia brasileira Silefar.

Vadim Kolomiets revelou que foi elaborado um programa de criação de equipamentos para identificação de pessoas pelas suas impressões digitais e pela biometria em geral. A unidade deverá ser montada no Estado do Paraná.

Por fim, Alexander Medvedovsky elogiou a organização do evento, dizendo ter se impressionado com o profissionalismo demonstrado por russos e brasileiros tanto nos preparativos quanto na realização da 8.ª Reunião da Comissão Mista Intergovernamental Brasil-Rússia.

A Comissão se reúne anualmente em cada um dos países, de forma alternada. Em 2014 o encontro deverá realizar-se em Moscou.

Fonte: Diário da Rússia

18 Comentários

    • Rogério n confunda as coisas … uma coisa e a busca do Brasil por tecnologia ( mesmo pagando caro …)…sendo assim ..compreenda q soberania esta acima de qualquer transação comerciais q envolva uma empresa q mesmo q Brasuca è..cima de tudo ..privada … .. mesmo essa ”venda’ n se compara ao q compramos da Boeing em jatos comerciais … o caso mais recente o da Gol … 6 Bi de dolletas ….. parabens a Embraer por essa venda .. de 2.5 Bi (n entendo o pq da falta de lobby .. pra se vender aki mesmo no mercado interno )

    • Matou a charada, n´so temos mais concorrentes industriais no Bric, do que parceiros. India China e Russia querem mais que todos que continuemos a ser o fazendão de sempre, o BRICS e o cabaré de esquina do comercio mundial, com as putas disputando entre si o melhor e mais abonado criente.

      • Claro que sim… só os esquerdopatas antiamericanos idiotas não percebem a taca que vai ser se alinhar a quem tem os mesmos interesses que nós… mas cadê massa “incefálica” para concluir o óbvio… claro que esse alinhamento não tem nada a ver com a dinâmica de desenvolvimento dos participantes do grupo mas somente um posicionamento estratégico (na cabecinha deles) contra os interesses americanos… são alinhados contra os USA somente por orientação dos países centrais da esquerdopatia internacional… o que pode ser bom para a Rússia e ao mesmo tempo ser bom para o Brasil ???… no frigir dos ovos, quase NADA… idem China e Índia… o mais interessante para nós no grupo é a África do Sul, por questões estratégicas…

  1. Giancarlos rolam muito mais coisas bem maiores e muito mais complexas que o SU35BM/S que na verdade no meio disso tudo é apenas complemento.
    O mais importante é o SISDABRA e defesa aerea justamente o que trata em profundidade o acordo intergovernamental de 2008.
    Tudo isso se arrasta a anos.Jamais deixou de avançar e vem sendo tratado no mais alto sigilo e segredo.
    São negociações mesmo complexas e demoradas.
    O SIVAM levou uma decada e mesmo com espionagem,presões e muito suborno levamos tudinho como queriamos e de la pra ca deu muitos frutos o Saber é um deles,o Sagitario tambem e muitos outros e tecnologias desenvolvidas por nossos centros militares,academicos e privados tambem são fruto disto.A Avibras se beneficiou muito e a propria Embraer tambem e ate a Embraer Segurança e Defesa tambem é fruto disso.
    Paciencia e estrategia é a chave a unica coisa que me encomoda é este governo e sua cupula militar serem altamente aliciaveis enves de serem corruptores o que seria muito melhor para o Brasil no que desejamos.No final sera tudo decidido para contemplar a corja gananciosa privada que lambe os sacos e que banca todos esses safados no poder.

  2. Ja passou da hora de palavras ditas e escritas ,, se tornarem realidade … essa parceria tecnológica BRA-RUS.. tem q sair logo …

  3. Tem algo estranho no ar…muitos sabem de minha preferência pela parceria militar BR-RU, mas quero ser justo e falar de fatos, sem manipular nada ao meu gosto, e dizer que tem algo acontecendo nos bastidores. De acordo com uma reportagem, A Presidenta Dilma teria dito ao Presidente francês que não escolheria o RAFALE devido seu alto custo, e pelo posicionamento esnobe dos EUA mediante o escândalo da espionagem, por certo não será escolhido o SH, nossos políticos estão vendo uma forma de não desajeitar os laços políticos de ambas as partes, ficaria o Gripen NG, que tem o melhor custo (porém deixa a desejar no quesito autonomia de forma gritante, deixando a necessidade de muitos caças para cobrir o continental espaço aéreo brasileiro, o que o tornaria caro). Mas agora os russos estabelecem parcerias com o Brasil, defendem sua cadeira na situação da Síria, ajudando o Brasil a se projetar politicamente (pois nosso país defende uma visão similar a dos russos neste assunto… posição contrária a OTAN e EUA) entre outras muitas alianças comerciais. Agora eis a pergunta…SERÁ QUE NOSSO PAÍS VAI ESTENDER A UTILIZAÇÃO DOS F-5, E FECHAR A ALIANÇA PAK-FA EM 2016? o que vcs acham?

    • Sim ARC voce esta certo do ponto de vista geopolitico a escolha do Gripen é um meio termo para continuarmos encima do muro mandando beijinhos para todos os lados mas é tambem o melhor pacote do FX2 por se um projeto em ascenção testado e aprovado por nossos pilotos e especialistas e apontado pela industria como o mais rentavel industrialmente.
      Venderemos Gripens para a America latina e ate Venezuela pois o que tem de Americano nele ja foram feitos estudos de substituições e a volvo ja esta emplacando motor-turbina proprio e superior ao GE.
      O Gripen nas mão de nossos caçadores sera mortal e é adequadissimo a nossa asimetria.
      Seu uso na Amazonia sera fundamental pois esconde-lo e por ele em voo sera uma surpresa importantissima.
      Sua estrutura ja é feita 80% por industrias Brasileiras e seu trem de pouso reforçado para a versão naval ja a 2 anos é feito no Brasil.
      Tudo indica que o NG sera o vencedor do FX2 e que teremos co-produção 5.0 com os Russos.

      • Espero que vc esteja certo, seria a reviravolta para a FAB, que padece com o ferrado-5, e ter o PAK-FA seria alcançar soberania aérea contra qualquer país do mundo, não estariamos atras de mais ninguém.

    • “SERÁ QUE NOSSO PAÍS VAI ESTENDER A UTILIZAÇÃO DOS F-5, E FECHAR A ALIANÇA PAK-FA EM 2016?”

      Eu acho que sim.

      Mas aí pergunto (hipóteses):
      *E o caça da marinha, que foi anunciado como sendo o mesmo que a FAB escolhesse?
      *Ou vamos de A-4 até o fim da vida útil do “São Paulo”?
      *Falando nisso, qual seriam as prováveis aeronaves do pretendidos porta-aviões brasileiros? Os modelos disponíveis são poucos atualmente.
      *Vamos colocar todos os ovos em uma cesta, sem um caça leve?
      *A abertura ao PAK-FA incluiria acesso ao SU-34 também?

      Ab

      • Mesmo que a Marinha adotasse o caça do FX, não daria para operar a contendo no A-12. O Gripen ainda não tem versão naval, o Rafale já operou mas apenas vazio, e o F-18 tá na mesma do Rafale, ou seja, operaria sobre restrição e exigindo modificações no navio para operar a contendo. Então o mais provável é voar o A-4 até o osso e depois aposentar os dois. Até lá, a marinha ambiciona já estar com pelo menos um NAe novo, e dele sim operar aeronaves novas. Mas nesse caso, poderia-se perfeitamente realizar outra licitação ou compra direta até lá, ou mesmo condicionar a escolha do navio a do caça. Do que se sabe até hoje sobre esse futuro aeródromo, é que seria um NAe pesado, de 60 mil toneladas, muito provavelmente desenvolvido em conjunto com a DNCS, BAe ou com os Russos. Porém esse navio não teria dificuldades em compor uma ala aérea, poderia se operar qualquer aeronave, desde que claro, ela esteja apta a operar de um NAe. Não creio que os Russos planejem operar o PAK FA embarcado, aliás, nem sei se seria possível, devido ao porte dele, e como o Bruno postou a cima, os russos estão planejando uma aeronave 5g de porte médio, muito provavelmente para suprir essa lacuna. Poderia se considerar essa aeronave por exemplo, em um desenvolvimento conjunto, semelhante a parceria com a Índia no PAK-FA/FGFA. Quanto a oferta do Su-34, ele nunca foi oferecido diretamente, nem sei se a marinha se tem interesse hoje numa aeronave do gênero, mas não creio que os Russos colocariam qualquer restrição. Em outras palavras, se o Brasil assim quiser, passará a fazer parte.

  4. 1maluquinho
    13 de dezembro de 2013 at 14:35

    Giancarlos rolam muito mais coisas bem maiores e muito mais complexas que o SU35BM/S que na verdade no meio disso tudo é apenas complemento.
    O mais importante é o SISDABRA e defesa aerea justamente o que trata em profundidade o acordo intergovernamental de 2008.
    Tudo isso se arrasta a anos.Jamais deixou de avançar e vem sendo tratado no mais alto sigilo e segredo.
    São negociações mesmo complexas e demoradas.
    O SIVAM levou uma decada e mesmo com espionagem,presões e muito suborno levamos tudinho como queriamos e de la pra ca deu muitos frutos o Saber é um deles,o Sagitario tambem e muitos outros e tecnologias desenvolvidas por nossos centros militares,academicos e privados tambem são fruto disto.A Avibras se beneficiou muito e a propria Embraer tambem e ate a Embraer Segurança e Defesa tambem é fruto disso.
    Paciencia e estrategia é a chave a unica coisa que me encomoda é este governo e sua cupula militar serem altamente aliciaveis enves de serem corruptores o que seria muito melhor para o Brasil no que desejamos.No final sera tudo decidido para contemplar a corja gananciosa privada que lambe os sacos e que banca todos esses safados no poder. ==== Amigo, espero q suas palavras esteja cheia de fatos , de tal forma q venha a beneficiar a segurança de n país, e por tabela no modo de vida, As n empresas de segurança sói agradecem se tiver T&T p nós…Sds tavorich.

Comentários não permitidos.