China começará a construção de mais dois Porta aviões em 2014 e 2015

Liaoning-July-2013-2

Red Dragon (Taiwan)

Texto Tradução e adaptação E.M.Pinto

Segundo as agências de notícia Taiwanesas citando fontes oficiais da Comissão Militar Central do Partido Comunista Chinês, a China vai dar início a construção de mais dois porta-aviões de propulsão convencional apartir de 2014 e 2015 respectivamente.

As Belonaves serão construídas em dois locais diferentes o primeiro em  Dalian  onde foi feito todo o processo de reconstrução do Liao Ning ex- Varyag e o segundo em outras instalações no porto  Xangai.

Segundo as fontes o intitulado Projeto 048 da Comissão, a China pretende estabelecer três grupos de batalha captaneados por porta aviões comissionados e operacionais até 2020. Desta forma as três grandes frotas da Marinha do PLA serão capazes de realizar missões com o total apoio de um porta-aviões cada uma.

LiaoningOs dois novos navios da classe alcunhada de Type 001A receberão atualizações em relação ao primeiro navio o Liao Ning, navio da era soviética da classe Almirante Kuznetsov, adquirido à Ucrânia em 1998. Segundo a fonte os navios serão dotados de rampa de ski-jump porém é provável que introduzam sistemas de catapultas magnéticas para o lançamento das aeronaves, tecnologia a qual a China afirma já dominar.
A fonte cita ainda que o Departamento Geral de Equipamentos do PLA  já teria assinado um contrato com a empresa com sede em Pequim,  China Shipbuilding Industry Corporation para construir os dois navios cujo valor do contrato é estimado em US $ 9 bilhões. Com informações de Taiwan Red Dragon Asian News para o Plano Brasil.

23 comentários em “China começará a construção de mais dois Porta aviões em 2014 e 2015

    • Segundo os planos chineses divulgados, a ideia é construir 4 porta-aviões, dois convencionais e dois nucleares.

      Os nucleares provavelmente devem ser deixados para serem construídos na década de 2020, um passo de cada vez…

      Aliás este é um modelo similar ao do PROSUB, a MB está construindo 4 Scorpene-BR convencionais e empregará a ‘expertise’ adquirida na construção do submarino nuclear.

    • A Marinha brasileira optou por aumentar e modernizar sua frota de Submarinos, o próximo passo será a construção das novas Barrosos melhoradas. Com o tempo teremos uma força de submarinos convencionais e nucleares para fazer o inimigo pesar duas vezes antes de atacar nossos mares (isso eu sendo otimista).

      Diferente da FAB, pelo menos a MB e o EB caminha para a modernização de seus meios, mesmo que seja em passos lentos.

  1. Para quem tem satélites, mísseis nucleares, caças as centenas, submarinos convencionais e nucleares e até base na lua … pode se dar ao luxo .

  2. Creio que o objetivo estratégico mais urgente da PLA Navy seja garantir suas rotas de navegação, especialmente com o Golfo Pérsico/Oriente Médio, de onde provem grande parte do petróleo que consome. O estreito de Malaca é um ponto critico nesta rota.

    E estes porta-aviões convencionais, com catapultas magnéticas devem se tornar um formidavel instrumento de projeção de poder dentro do seu raio de autonomia (desconsiderando o reabastecimento através de navios tanques…) Dá muito bem para colocar Guan sob pressão e dissuadir um bloqueio de Malaca…

  3. O Brasil precisa, mesmo que de forma lenta, continuar a investir em defesa. O mundo daqui a certo tempo será extremamente propício à guerras. Quando as confusões acontecem muitos aproveitam para saquear…. fica mais fácil.

  4. Só uma coisa me fica como interrogação. Pau que bate em Chico também bate em Francisco. Será que daqui a um tempo a China não se tornará um cisco no olho também da Russia?

    • Não creio que a China tenha essas ambições não, a parceria entre ambos os países é parecida com EUA e Canadá, ou seja, respeito recíproco, alianças comerciais fortes entre outras coisas, pois criar inimigos vizinhos é uma dor de cabeça que nenhum país do mundo quer, e dada a superioridade militar russa, a China não tem condições de enfrentá-los em pelo menos uns 20 anos (penso eu).

  5. Isso aí, mantenha o império ocupado mesmo… pois eles com suas 10 NAEs fazem os intervencionistas, expansionistas, Agressores e invasores violentos em todo o planeta.. serve gente pra contrastar, ninguém deve ter hegemonia nesse planeta, nem USA e nem China!!

  6. por LUCENA
    .
    .
    .
    Quais os fatores externo que demostram ao Brasil para fazer um esforço de guerra como a China está fazendo ?
    .
    Gostaria de saber aqui,quais os motivos graves e urgente que se assemelham ao da China,Russia,Índia,EUA,Israel,Arábia Saudita,em fim,em que contexto geopolítico que o Brasil tem de igual a estes países, que estão investindo pesado na sua capacidade bélica em vista das circunstância que ronda nas vizinhanças deles ?
    .
    O Brasil peca por não ter uma política de estado consistente e que os recursos pouco ou não,sejam constates e não sofra interrupções !!!!
    .
    Os únicos inimigos reais que estão assolando e horrorizando a sociedade brasileira,é o crime organizado dos narcotraficantes que transformou as nossas ruas em um campo de batalha,uma guerra civil que todos nós somos obrigados a tolerara e conviver com isso tudo,eis a “guerra silenciosa” que nós brasileiros estamos envolvidos e comprometidos dos pés à cabeça !!!!

  7. Um pouco fora do tema, mas nem tanto.

    O porta aviões indiano INS Vikramaditya foi espionado por forças da OTAN anos passado, enquanto realizava testes de mar na Rússia. O fato veio a tona final de Novembro/2013.
    Como este vai ser utilizado na mesma região que os porta aviões chineses, parece que a OTAN pretende se adiantar a eventuais cenários futuros.

    Foram utilizados um navio ELINT e um P-3C da marinha norueguesa

    Link para vídeo da notícia (India Today).
    http://indiatoday.intoday.in/video/ins-vikramaditya-spied-nato-indian-navy/1/325396.html

    Link para a versão em português (Defesa Aérea & Naval) com fotos.
    http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=33084

    Link que identifica o navio ELINT
    http://uglyships.wordpress.com/2009/02/11/marjata/

    O navio era civil antes de 2009, quando passou por reformas.
    http://uglyships.wordpress.com/2009/02/01/ramform-sovereign/

    Link que identifica o P-3C como sendo norueguês. Comparar fotos da matrícula (estabilizador vertical) e cocar do avião com as fotos.
    https://secure.flickr.com/photos/matthew_clements/9095220846/

    Seria de se esperar que o avião fosse devidamente “registrado”, mas nas barbas do mar territorial russo foi muita ousadia.

    Abs

  8. ARC
    12 de dezembro de 2013 at 16:20

    Não creio que a China tenha essas ambições não, a parceria entre ambos os países é parecida com EUA e Canadá, ou seja, respeito recíproco, alianças comerciais fortes entre outras coisas, pois criar inimigos vizinhos é uma dor de cabeça que nenhum país do mundo quer, e dada a superioridade militar russa, a China não tem condições de enfrentá-los em pelo menos uns 20 anos (penso eu). ==== Gostei do seu comentário;e tem mt lógica. Espero q o tal sr. bestaniahu, OM, judeuSS x desarmados Palestinos, tome seu comentário e durma pénsando no mesmo, e no dia seguinte retire-se das terras ocupadas, pela forças das armas, dos Palestinos…por um Estado Palestinos livre e vivendo em pax c os judeuSS…amém.Sds.

Comentários não permitidos.