Maduro está na rota em direção ao caos

O chavismo, com Nicolás Maduro no timão, à primeira vista sobreviveu relativamente bem às eleições municipais de domingo na Venezuela. Obteve 49,3% dos votos para prefeitos e vereadores, contra 42,7% da oposição, confirmando a divisão do país. De modo geral, o governo manteve o domínio em amplas áreas do interior e municípios menores, enquanto a oposição triunfou nas maiores cidades e, simbolicamente, pela primeira vez em Barinas, berço e feudo da família Chávez. Mas é preciso levar em conta que o governo lançou mão de um rolo compressor ainda mais impressionante que o usado por Chávez. O resto de liberdade de expressão foi amplamente pisoteado. Os sete canais públicos de TV terminaram convertidos em canais privados do chavismo; as duas grandes redes privadas mostraram temor ante o Palácio Miraflores; e a Globovisión, outrora o único canal crítico, já havia sido vendida e somou-se à causa bolivariana. Ontem, Maduro propôs boicote ao jornal “El Nacional” do Grupo de Diários América (GDA), de que faz parte O GLOBO, alegadamente por “mentir sobre o resultado do pleito”

Uma pesquisa da ONG Monitoreo Ciudadano mostra que Maduro ordenou 156 cadeias obrigatórias de rádio e TV desde a posse, em março — média diária de 30 minutos. Na mídia estatal, a pressão foi mais intensa: 93 minutos por dia. Durante a campanha, os números passaram para 49 minutos e 108 minutos, respectivamente. Já Henrique Capriles, líder da oposição, teve somente uma participação ao vivo na TV.

Apesar de toda a pressão oficial, o comparecimento foi baixo para os padrões dos últimos pleitos, com 58,9% (o voto não é obrigatório no país), num sinal de cansaço do eleitorado diante da retórica “salvacionista” do chavismo e de descrédito na capacidade do governo de atacar com sucesso a grave crise, em que despontam inflação anual de 54%, escassez de produtos de consumo e violência recorde. Com o estado precário das finanças públicas, analistas estimam que Maduro terá de recorrer a uma desvalorização do bolívar, que, por um lado, aumentaria a receita do Estado com a exportação do petróleo; por outro, alimentaria a inflação via encarecimento das importações — e a Venezuela hoje importa praticamente tudo. É um dilema para o qual não parece não haver saída.

Nada indica que Maduro pretenda alterar sua política de radicalização do chavismo, uma forma talvez de compensar a ausência física de Chávez. Só que isto aumenta a ineficiência — o governo intervém hoje em todas as esferas da vida econômica —, com a consequente ampliação do desabastecimento e risco de a insatisfação popular se traduzir em saques e violência nas ruas. Para evitar o quadro, o presidente teria de conter a intervenção estatal e passar a descomprimir a iniciativa privada, para que os empresários voltassem a acreditar que vale a pena fazer negócios na Venezuela. Mas nada disto parece estar na agenda do Palácio Miraflores.

Fonte: O Globo via CCOMSEX

36 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Maduro…já a muito tempo apodreceu,já caiu..só uma questão de tempo para que algum genal inspirado pala vaca-sagrada,implante uma daquelas “democracia” que só os vira-latas acreditam…Heheheheh
    .
    O finado Hugo Chaves,quando estava no poder ninguém consegui derrubara o seu devaneio bolivariano só ele mesmo consegui fazer pós-mortem quando emplacou o motorista maduro…heheheh
    .
    Hugo Chaves cagou antes de entra no poder,uma vez lá dentro,soltou um pum
    e quando saiu, deu outra cagada madura …hahahahah

  2. Nas eleições chilenas compareceram 60% de eleitores no primeiro turno e ninguém falou em “cansaço eleitoral”.

    Já na Venezuela comparecem 58,9% e se fala em “cansaço eleitoral”.

    Eita que essa Globo não consegue nem mais surpreender a gente.

    • Mas no chile os eleitores nao foram votar em troca de papel higienico , na venezuela muitos preferiram ficar com a bunda suja doque perder tempo votando em narcotraficantes kkkkkkk

      • Como é fácil para os empresários enganar a turba. Basta estocar um produto, seja papel higiênico ou tomate, para criar um falso desabastecimento ou alta financeira, seguido de um grande estardalhaço perpetrado por seus empregados nos jornais e tvs.

      • E sim, realmente “Jênio” empresario prefere estocar produto e falir, e não vender e lucrar.
        estes socialistas de almanaque vivem em uma realidade paralela, não possivel serem tão burros.

  3. Até os anos 70,80 e meados dos 90 essa turma vinha à mídia pedir democracia, liberdade, igualdade, fraternidade, respeito aos direitos humanos, etc, etc. E a mídia, claro, dava todo o espaço que eles precisassem. Adoravam mandar os bucha de canhão apanhar da polícia para poder expressar a opressão burguesa na primeira página dos jornais e nos noticiários da TV. Agora, a mesma mídia que os apoiou está de joelhos, com medo, aterrorizada pela “revolução bolivariana”, nada mais que mais uma ditadura comunista, que rouba de quem produz para comprar apoio da massa ignorante e sem visão.
    E como era de se esperar, os mais ignorantes, os mais pobres (em todos os aspectos) são os mais fáceis de manipular.
    Essa revolução não é novidade. É uma versão do que aconteceu com Cuba e que a levou ao primeiro lugar no índice de desenvolvimento humano, liberdade e respeito aos direitos humanos.
    Não se enganem, não fosse a ajuda econômica, política e energética que a finada URSS enviava, Cuba já estaria na situação atual há muito mais décadas.
    Mas a “revolução bolivariana” é uma ditadura muito mais interessante, ela consegue algo muito mais impressionante, ela está quebrando uma potência petrolífera sem a pressão dos embargos dos demônios imperialistas “inimigos do povo e da revolução”.

    • A mesma quebradeira que acontece lá chegou até a Petrobras… é o fator INCOMPETÊNCIA ESTATAL SOCIALISTA que leva a esse quadro…

    • não foi a toa que este atual governo chegou ao poder neste pais:

      Os 10 assuntos mais comentados no Facebook no mundo e no Brasil em 2013:

      O Facebook divulgou a lista com os termos que mais se destacaram em posts de usuários na rede social em 2013. Confira à seguir quais foram os assuntos mais comentados no mundo e no Brasil:
      .

      Mundo:

      1 Papa Francisco

      2 Eleição

      3 Bebê Real

      4 Tufão Haiyan (Yolanda)

      5 Margaret Thatcher

      6 Harlem Shake

      7 Miley Cyrus

      8 Maratona de Boston

      9 Volta da França (Tour de France)

      10 Nelson Mandela

      Brasil:

      1 Manifestação

      2 Carnaval

      3 Neymar

      4 Rock in Rio

      5 Papa Francisco

      6 Mensalão

      7 Copa das Confederações

      8 Maracanã

      9 Vem pra rua (ou #vemprarua)

      10 Boate Kiss

      Relatório completo neste link

      http://www.facebookstories.com/2013/pt-br

      Fonte: Facebook

      Política é a arte de arrancar dinheiro dos ricos e votos dos pobres com o pretexto de protegê-los uns dos outros……

    • Walfredo, você é um cara inteligente, sabe do que isso trata.
      Mesmo sendo uma notícia da Globo ela tem origem no CCONSEX. E poderia ser de qualquer meio de comunicação, pois é um fato. Ninguém está inventando a notícia. Você está falando de democracia, pois bem, o que é democracia para você? O ele está fazendo na Venezuela? Leia o texto novamente, isto é fato. A esquerda adora falar em democracia, mas quando chegam ao poder viram isso aí. Ou será que existe algum país comunista democrático?
      Quanto aos comentários, eles são sim democráticos, todos tem o mesmo direito de se expressar. Ou você quer, como os bolivarianos, que todos tenham uma só opnião? A da esquerda salvadora (de que?). Qualquer bolivariano tem o mesmo direito de escrever contestando o que está aí acima. Claro que seria em vazio, como fazia o Fidel pois não há argumento contra um fato.

      • Concordo com tudo que vc disse Melkor, mas lembro que existe esquerdas e esquerdas. Por exemplo, a esquerda que hoje governa a França de nada tem com essa palhaçada que acontece na Venezuela.
        No final das contas não importa a bandeira (esquerda ou direita) que o governo levanta e sim sua competência e seriedade.
        sds

      • Sem dúvida nenhuma. Assim como também há direitas e direitas, umas boas, outras péssimas.
        Conduto, Infelizmente para nós a esquerda que inspira os governos sulamericanos não é a francesa.

      • Inteligente é que ele não é… há muito demonstra sua notável defasagem intelectual… japonesinho burro praca… recebe pouco pra fazer esse servicinho tosco de desinformação mal e porcamente…

    • A sua incapacidade racional o impede de enxergar que em materia de midias tendenciosas tanto esquerda como direita estao empatadas , o 100% fica por conta da sua limitaçao cognitiva !

      • Batman e Robin tão bravinhos comigo é?
        Se bem que parecem mais Nóia e Alcoólatra. Dois aloprados querendo chamar atenção.

      • Mudou o avartarzinho ,Humm,aquele lhe era mais adequado ,com aquele bigodinho de cueçao de couro kkkkk, mas va dizer que vc nunca queimou um braço- de- juda ou tomou um golden label para relaxar , se informe melhor , venha para a luz, seu irmao de ideias erradas nao teve a sorte e esperteza de se converter em tempo ( El chavito)

    • Eu me pergunto se você não tem vergonha na sua cara, quando defende as tosquices bolivarianas do desgoverno da Venezuela ?!.

  4. Argentina com greves e saques, Uruguai liberou o baseado, a Venezuela com o Ministério da Suprema Felicidade … sequestraram o papai noel e adiantaram o natal … kkkkkk esses caras conseguem se superar .

    • Mais papagaiada espânica… Paraguaios chamam golpe de impeachment, e querem ridiculamente de volta canhão que os brasileiros ganharam na guerra contra Solano Lopes… enquanto que bolivianos e equatorianos tem exótica alergia andina a contratos…
      Éhh!.. Para o Brasil não faz a mínima falta ter inimigos… com essa vizinhança de mui amigos que possui.

      Estados Unidos tem Europa dum lado, Rússia-Japão-Coreia do Sul do outro, Canadá em cima, e apenas uma tranqueira mexicana embaixo.
      Já o Brasil tem solamente 10 tranqueiras latinas dum lado, embaixo e em cima, e do outro lado dezenas de tranqueiras africanas.
      …e com tudo isso ainda tem gente que não entende porque os americanos deslancharam para frente e nós ficamos patinando quase sem sair do lugar.

    • rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… depois não gostam qndo falamos que moramos na américa latrina… só fazem caca o tempo todo… essa de liberar a marijuana foi a cereja do bolo… e depois vem aqui os esquerdopatas falar que os ingleses viciaram metade do povo chinês durante a guerra do ópio… e o que estão fazendo os esquerdalhas que governam a américa latrina, senão a mesma coisa… ???… imbecilizando a juventude e viciando-a através da maconha e do crack… gente inútil… gente hipócrita…

      • A diferença entre um país rico e um país pobre é diretamente proporcional a desigualdade de renda de sua população.

        Não existe país rico com miséria e pobreza. Quem quiser viver em um país desenvolvido tem que pagar a conta, recolher os impostos, aceitar que parte do ganho de uns garantirá um ganho mínimo para outros.

        Não existe almoço grátis. Quem quer segurança e tranquilidade tem que oferecer segurança e tranquilidade para seus vizinhos. Ninguém é feliz sozinho ou cercado de miséria e desilusão.

        Ser rico é essencialmente ser filantropo. Outro caminho é ser egoísta, hipócrita, fdp.

      • Seguindo este pseudoraciocinio,entao paises ricos apenas sao : Noruega,finlandia ,Dinamarca e coreia do sul,kkkkk somente nestes paises o numero de pobres nao chega a 1% da populaçao,vc consegue se superar , ja ja desbanca o pe-de -cao no quisito escargoh catedratico !

      • sem contar que Noruega,finlandia ,Dinamarca e Coreia do Sul são países capitalistas, portanto longe da pataqualha socialista.
        Já a china por outro lado, e rica e 90% do seu povo vive no miseré, graças ao socialismo.

    • Stadeu, eu tive um dia terrivelmente difícil… agora chego em casa e leio seu comentário e fico 5 minutos rindo…. não estou te sacaneando não… vc foi impecável… greves, saques e liberação de baseado…. desta vez o barco tá fazendo água! kkkkkkkk

  5. Quando loucos tomam o poder da nisso. Coitada da Venezuela de um lado loucos e incompetentes de esquerda, do outro ladrões e vendidos da direita.

    • Os “loucos” ganharam a eleição porque fizeram mais para a população e conquistaram sua confiança.

      A Venezuela é um aviso expresso para os que pensam em radicalizar as coisas por aqui, podem perder as mãos tentando salvar os anéis dos dedos.

      • walfredo
        Não da para negar, o governo da Venezuela é completamente louco e incompetente. Temos que ser justo a Venezuela está um caos.

        Mas também não nego que vc tem uma certa razão, a Venezuela só está sendo governada por esse governo de esquerda porque a direita traumatizou o povo a um ponto que qualquer coisa parece melhor do que era. Mas seja como for essa situação não vai se sustentar por muito tempo, aquilo vai explodir!

Comentários não permitidos.