“Constrangimento e sabotagem impostos por nossos pretensos aliados” – quase faz o Brasil ser responsável pelo fracasso da OMC

 Roberto Azevêdo – Foto: AFP

Giovanni Lorenzon

A vitória do possível na conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC), concluída sábado em Bali, salvando o sistema multilateral do colapso, no plano brasileiro representou uma conquista econômica e um alerta à política externa do país. Faltou pouco para o “abraço de urso” dos adulados amigos latinos fazer naufragar o encontro e o Brasil seria o grande perdedor em todas as frentes. E seria, sim, considerado o responsável pelo fracasso.

Depois de superado o impasse com a Índia, que insistia em manter seus subsídios aos pequenos agricultores, Cuba, apoiada por Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua, se recusou a aceitar o entendimento fechado, ainda que modesto, exigindo uma referência no texto final à necessidade de abolição do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. Sem consenso, como em outros fóruns internacionais, não há acordo.

“Constrangimento e sabotagem impostos por nossos pretensos aliados”, reagiu o embaixador Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Depois de o governo lutar incansavelmente para fazer do brasileiro Roberto Azevêdo diretor-geral da OMC, em eleição disputada em maio último, e vencendo o candidato do México apoiado pelos Estados Unidos, justamente o quinteto sempre defendido e afinado ideologicamente ao país imporia uma derrota política internacional.

A situação acabou contornada em uma tensa reunião, na madrugada de sexta para sábado, entre Azevêdo e a delegação cubana, com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo tendo que reagir rápido nos bastidores. Se o caso dos indianos era tema da alçada da OMC, o embargo aos cubanos – indesejável e injusto, ainda mais que resquício da Guerra Fria – definitivamente não. Isso é problema da Organização das Nações Unidas (ONU), no máximo.

O mundo deixou a Indonésia com a perspectiva de que novos US$ 1 trilhão circulem com a redução e barateamento da burocracia aduaneira – base do acordo negociado – e ganha fôlego para aprofundamento de negociações futuras (pelo menos até 2015) mais espinhosas. Evitou-se ainda que os Estados Unidos abandonassem de vez a OMC e partissem para acordos bilaterais à revelia das regras do sistema multilateral, bem como a entidade foi salva da absoluta inoperância e ressituada como centro do comércio mundial – e principal fórum de defesa dos países subdesenvolvidos e emergentes.

Já o Brasil deixou a reunião com uma lição a ser tirada. Na verdade, nem novidade assim. É preciso rever a estratégia geopolítica de alinhamento automático com aquelas nações problemáticas e que só querem tumultuar nos encontros internacionais e não mais se submeter às “chantagens que nos impõem”, reclamou o ex-chanceler Luis Felipe Lampreia.

Mesmo nas relações bilaterais não é possível confiar. A Bolívia e o Equador já desafiaram o Brasil em episódios comerciais, como a nacionalização de uma operação da Petrobras (2006), pelo primeiro, e a expulsão da construtora brasileira Odebrecht (2008), no segundo. Da Venezuela já foi esperado um investimento na Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, que nunca veio, e nos últimos meses vários exportadores são vítimas de calote por conta da bancarrota do país bolivariano.

Pode-se sair do âmbito da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) e descer mais ao Sul, parando na Argentina. Com este vizinho, então, são incontáveis as restrições e chantagens engolidas pelo país, especialmente durante a dinastia K – com Néstor Kirchner antes e agora com Cristina Kirchner – enquanto Brasília continua com o discurso de apoio à recuperação econômica da Argentina.

Enumerá-las seria enfadonho. As últimas: a continuidade do bloqueio aos calçados brasileiros na fronteira, que já sofrem há anos com cotas enquanto crescem as importações chinesas; a protelação calculada na entrega da lista de produtos do país para que integre a listagem do Mercosul a ser negociada com a União Europeia, visando um acordo bilateral, com prazo até final de dezembro.

Diga-se, de passagem, que no âmbito político, a Argentina sempre minou nos bastidores internacionais a entrada definitiva do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

No fundo, a política externa brasileira, apoiada nessa pseudo organização da irmandade latina dificilmente mudará. O Brasil vai continuar abafando os casos e negociando pontualmente a cada situação. Está impregnado no DNA do governo inaugurado pelo ex-presidente Lula esta diretriz. É o quer ouvir os apoiadores de dentro.

Fazem, também política externa, com o chapéu dos outros. Não estão preocupados com os milhares de empregos perdidos com as dezenas de fábricas de calçados fechadas no Rio Grande do Sul depois que os argentinos resolveram que segurar os dólares nas compras ao Brasil poderia ajudar sua indústria. O que nunca ocorreu, claro.

Com o episódio de Bali, numa esfera muito mais delicada e abrangente, o Brasil levou mais um susto, mas acabou ganhando graças à habilidade da diplomacia nacional que se recuperou a tempo e à habilidade do incansável negociador Roberto Azevêdo.

E ganha economicamente porque o país é um dos que mais têm interesse em ver a OMC funcionar – de um lado porque é principal economia industrializada entre os emergentes depois da China, mas perdendo cada vez mais competitividade, e do outro é um gigante da agricultura mundial e precisa quebrar as barreiras impostas por europeus e americanos, tema que será debatido na Rodada Doha agora sob nova perspectiva.

O que aconteceu na conferência da OMC está dentro da curva e pode se repetir. Fora da curva seria o Brasil fazer valer sua aptidão para a mansidão, mas com certa autoridade, ao exigir contrapartidas visando os interesses da sua economia e da sua população, em última instância. É do jogo.

Como qualquer país que queira algum protagonismo internacional mesmo dentro dos limites da cooperação justa e sem ingerência no domínio dos outros.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

 

47 Comentários

  1. “Constrangimento e sabotagem impostos por nossos pretensos aliados”, reagiu o embaixador Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Depois de o governo lutar incansavelmente para fazer do brasileiro Roberto Azevêdo diretor-geral da OMC, em eleição disputada em maio último, e vencendo o candidato do México apoiado pelos Estados Unidos, justamente o quinteto sempre defendido e afinado ideologicamente ao país imporia uma derrota política internacional.=== Nossos mui amigos…assim como é p o bem estar de td no planeta, eles tentam sabotar…Que o BRASIL se cuide qto a Venezuela(Argentina, Colombia ,Bolivia …) e sua F.Aérea alta/ moderna…poderá os causar sérios problemas por causa da Guiana…e nem caçs nós emos p mitigar à ação deles;espero estar mt errado…e tem mt pontos de confrontos.Abrolhos dona, abrolhos, temos de construir, e ou comprar + uns17 subs c AIPs,e caças e td isso p ontem…pragmatismo.Qdo a vítrima está bem armada o predador dorme c fome a até ferido, o q e mt bom.Sds.

  2. Vamos ao Contraponto!

    ACORDO COMERCIAL RESTRITO É MAIS PODER PARA OS PODEROSOS.

    Hoje, mais cedo, quando falei dos problemas enfrentados pelo Brasil, que expande fortemente sua produção agrícola mas tem de enfrentar uma queda nos preços que anula seus ganhos, prometi falar da importância de acordos comerciais globais, com regras acertadas e obrigatórias para todos os países.

    É que queria chamar a atenção dos leitores para uma informação, que já havia sido dada, en passant, aqui, sobre as pressões de dois acordos com muita coisa encoberta: as alianças transpacífico e transatlântico, ambas lideradas pelos Estados Unidos.

    Mais uma vez me socorro do excelente correspondente do Estadão em Genebra, Jamil Chade, que hoje repercute o vazamento – ocorrido há dias – das exigências americanas nestes tratados, através do Wikileaks.
    Uma delas, narra Chade, é o direito de multinacionais questionarem leis nacionais de governos em tribunais internacionais.

    O documento deixa clara a exigência americana que os 12 países envolvidos no acordo do Pacífico “criem leis protegendo investimentos americanos, modificando até normas nacionais”. “Um dos pontos de interesse é o setor de mineração no Chile e Peru”, diz Chade, informando que os EUA pretendem ” o direito de multinacionais questionarem leis nacionais de governos em tribunais internacionais”.

    Claro que a Casa Branca conta com a necessidade destes países de venderem para os EUA e, com isso, aceitem a faca no pescoço.
    A matéria diz ainda que os americanos “fazem exigências em temas como acesso a mercados para seus produtos, saúde pública, mudanças climáticas, biodiversidade e comércio eletrônico” e que nem mesmo aliados tradicionais dos EUA, como Japão e Austrália estão conseguindo defender internamente as regras do diktat estadunidense.

    Do lado do Atlântico também não será fácil para os americanos a tarefa de impor acordos leoninos.

    Hoje, a Comissão Europeia multou a Johnson&Johnson e o laboratório Novartis em US$ 22 milhões, por retardarem a entrada de um analgésico mais poderoso que a morfina, usado em pacientes com câncer. A J&J pagou à Novartis para que ela não produzisse o remédio na Holanda, onde sua patente tinha expirado em 2005.
    Este é um dos fenômenos mais recorrentes: uma patente extinta ou não utilizada servir apenas para impedir a produção local de um bem.

    É por isso que, apesar de toda a grita dos que acham de o Brasil deveria sair firmando acordos bilaterais para expandir suas exportações, nosso país tem fincado pé na defesa de acordos globais, que criem obrigações e direitos iguais para todos os países.
    E o Acordo de Bali, sob a liderança do brasileiro Roberto Azevêdo, presidente da OMC, foi o primeiro passo concreto para isso em 15 anos.

    • Nascimento,
      muito bom o contraponto que você postou…

      Já sobre o ex-embaixador Ricupero. É dele a frase abaixo, frase que o derrubou…Dita enquanto era ministro da Fazenda no governo Itamar Franco:

      “Eu não tenho escrúpulos. Eu acho que é isso mesmo: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”

      • Eu me lembro desse epsódio em que o Sr.Ricupero,disse isso,jamais esqueci !
        Certamente deve esta plantando algo para minar o nosso país !

    • Qual é o problema meu caro em multinacionais questionarem leis nacionais em tribunais internacionais? Se você colocasse a sua cachola para funcionar ao invés de praticar CTR+C/CTR+V de um blogzinho chapa-branca (E o pior, sem citar a fonte) saberia que esse tipo de questionamento não se dirige à leis preexistentes mas sim a leis posteriores que, elaboradas de forma oportunista e com viés populista, venham a causar prejuízos financeiros à empresa.

      Trata-se do princípio da boa-fé objetiva nos contratos o que, no caso do direito internacional, atende pelo nome de Cláusula de Stoppel, e impede as partes de adotarem comportamentos contraditórios, de valerem-se da própria torpeza. Um exemplo claro foi a nacionalização das refinarias da Petrobrás na Bolívia. Se alguém no GF ou na Empresa tivesse colhões, teria levado o Estado boliviano às cortes internacionais e, caso o cocaleiro não pagasse o preço dela mais a indenização pela quebra de contrato, O país poderia sofrer uma série de sanções a serem aplicadas por oragnismos internacionais.

      Contudo, não há de se esperar uma atitude altiva da diplomacia dos atabaques brasileira…rs!

      • Hoje é um novo dia; De um novo tempo que começou; Nesses novos dias, as alegrias; Serão de todos, é só querer; Todos os nossos sonhos serão verdade; O futuro já começou…

        Ta calminho agora?

    • A reportagem em momento algum desmerece o papel decisivo do BRASIL na resoluçao do impasse, a materia apenas chama a atençao para um problema criado por aqueles que o pt consideram mui amigos, foi uma vitoria brasileira sim, mas poderia ter ocorrido tudo sem problemas menores , o governo brasileiro esperava problemas por parte dos inimigos eleitos pela petralhada ,porem a saia justa foi criada pelo lixo latino, O RESTO eh CHOVER NO MOLHADO ,muito bla bla bla apenas para tentar se promover , balelas tuas !

  3. Geralmente a Voz da Rússia pratica jornalismo marrom em defesa do Czar Putin,mas aqui ela foi simplesmente brilhante ao colocar a nú as trapalhadas da diplomacia dos atabaques inaugurada após 2003 sob a batuta da dupla Ex- Rei Sol/Megalonanico. E de como essa diplomacia causa prejuízos ao Brasil e que por pouco não nos custou uma derrota espetacular, que apenas virou vitória heróica pelos hercúleos esforços do Embaixador Roberto Azevedo.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      .
      quer dizer que quando convem a voz da Russia serve

      cinismo e hipocrisia transbordam de voce

      e aquela conversinha trilogiense de que os paises tem interesses, e não amigos ?

      ta pôde?

      hauahuahuahuahuauhahuahuauhuhauhauha

      .
      De qualquer maneira, a diplomacia brasileira dando show de competencia….

      ao contrario da diplomacia dos atabaques de Israel PuTenfia que vive de repetir que faltam 6 meses pro Irã ter uma bomba atomica

      • sabe rafa eu já falei aqui essas pessoas se escondem de suposta direita ,mas se o nosso governo fosse de direita e estivesse conduzindo o brasil ,esses tiraleite fingiria ser a suposta esquerda e estaria fazendo campanha contra também
        na verdade são antibrasil infiltrados em nossa fileiras
        aqui nesse site mesmo você percebe que sionistas, redskin, fascistas ,e separatistas se defendem e se ajudam contra o brasil
        sabe porque ,pois são uma minoria ridícula que so tem voz na internet ,pois essa internet ainda é elitizada
        o dia que a internet chegar para os quatro cantos do brasil a voizinha dessa turma sera silenciada para sempre

      • Idiotas unidos jamais serão algo mais que o mosquito do coco do cavalo do bandido… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  4. Agora eu faço questão de usar o jargão trilogiense que eles sempre usam quando sai uma noticia de que os EUA nos sabotam

    .
    “OS PAISES NÃO TEM AMIGOS, TEM INTERESSES”

    ..
    pau que da em Chico dá em Francisco tb

    • Rafrutinha supositron,,, só vive com o pau na boca… rsrsrsrsrsrsrs… menina danada… rsrsrsrsrsrsrsrs…

    • Pau que dá em chico… E porque este pau nunca bate na Bolívia, Paraguai, Venefavela, Cuba… Este pau não dá é em ninguém. Não dá no chico porque é cumpnheru. E não dá no francisco porque não tem cacife.

  5. A diplomacia dos atabaques de Israel PuTenfia deveria se espelhar na nossa competente diplomacia, que é comandada por pessoas competentes e preparadas como Celso Amorim

    O que a diplomacia derrotada e atabaquiana de Israel faz alem de distribuir mensalão no Congresso dos EUA e tentar melar um acordo diplomatico com OZIRANIANU FEIO E BOBO?

    Israel PuTenfia é ridiculo…… um paiseco obtuso……. se não fossem os EUA fazendo “Transferencia de Tecnulugia” pra Israel PuTenfia, hoje eles seriam apenas plantadores de uva no deserto….

    Israel putenfia deve o que tem à piedade internacional, que se compadeceu do Holocausto provocado pelos Nazista

    • Já lhe disseram isso mas eu vou repetir. A sua ignorância quando se trata de Israel é imensa. Os dirigentes lá nunca disseram que o país é uma “PuTenfia”, pois nenhum deles tem a língua presa como aqui, e também não comem “mortandela” e arrotam filé na hora de jactar-se de seus feitos. Israel exporta remédios, vacinas, aviões (drones), armas, mísseis e tecnologia. Basta recordar que as próprias forças armadas dos EUA utilizam diversos sistemas israelenses como o Míssil Rafael Popeye e o casulo designador de alvos Litening.

      Outra coisa que sua tapadice não sabe: Os EUA financiaram os israelenses para desenvolverem seu ABM Arrow, cuja tecnologia foi empregada nos Patriots PAC3 e no THAADS.

      Se o seu dono(Já que você não é gente, é cachorro), hoje anda em pé é graças a dois judeus Sabin e Salk que fizeram as famosas vacinas contra a pólio.No seu caso a antirrábica resolveria mas essa foi inventada por um francês…

      Israel não exporta jogador de futebol e sim Prêmios Nobel. Já totaliza 10 Prêmios Nobel e o “Brasil – PuTênfia” nada. Como dizia o Odorico Paraguaçu: “A ignorância é que atravanca o progresso”.

      • “Se o seu dono(Já que você não é gente, é cachorro)”

        bem se ve que vc costuma ver os outros como a sua imagem no espelho… eu ja lhe disse que suas ofensas me fazem bem?

        pare de me patrulhar…

        va procurar fazer algo melhor da vida, rapaz…

        e sim, o que eu disse em linhas preteritas é tudo verdade… Israel PuTenfia só é o que é pq funciona como entreposto dos EUA no oriente medio

        é um pais de uma diplomacia deprimente… se comportam como os Nazistas de outrora…. até atiram em jornalistas para depois perguntarem…..

        graças as transferencias de Tecnulugia dos americanos é que Isarael tem alguma coisa…..

        ponto

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        “(…) A sua ignorância quando se trata de Israel é imensa. (…)”
        .
        “(…)Israel não exporta jogador de futebol e sim Prêmios Nobel. Já totaliza 10 Prêmios Nobel e o “Brasil – PuTênfia” nada. Como dizia o Odorico Paraguaçu: “A ignorância é que atravanca o progresso”. (…) ”
        .
        .HMS_TIRELESS
        .
        .
        .
        E a sua ignorância sobre o Brasil ?…como é extraordinária,você não conhece nada sobre o Brasil e se busca só demostra desprezo,demostrando isso com extraordinário sentimento de quem sente recalque .
        .
        Geralmente isso é coisa de quem tem incapacidade de progredir e crescer na terra natal.
        .
        Em Israel há muita gente capacitada,lá há excelente centros de pesquisa de primeiro mundo em bora que o governo corrupto sionista que se instalou lá,seja a maior das mazelas que assombra aquele aguerrido povo.
        .
        Você das duas uma,lá você não teria condições de progredir não por falta de oportunidade más pela sua falta de preparo pois,quando um cara é capaz ele tem condições de crescer até na sua terra natal,como os seus sentimento de desprezo com o Brasil,demostra que você é um daqueles frustrados por não ter evoluído,e recalcado como você é,lá em Israel,seria um estorvo para a sociedade israelita,assim como você. é aqui !
        .
        Ou então,Você é masoquista pois,se fosse capaz para alguma coisa e fosse bom nisso,estaria morando em Israel ou nos EUA que você adora muito e esqueceria um país que você detesta profundamente.
        .
        Pra mim você,é um frustrado na profissão não porque aqui não tem condições para bons profissionais,tem e falta e há muitos que vem da Europa e de Israel e prosperam aqui,assim como muitos brasileiros também,más hás os HMS_TIRELESS da vida,rancorosos e recalcados e culpa o Brasil pela sua falta de incapacidade de ser feliz no lugar onde vive e não tem coragem de buscar lá fora,a sua felicidade quer seja por medo ou pela sua imensa incapacidade de lutar por um lugar ao sol.

      • Meu caro pastel de vento, o Sr. é um fanfarrão….

        Usa a velha tática diversionista, aliada à tentativa de desqualificar o intelocutor, sempre que não possui argumentos e precisa pura e simplesmente marcar posição.Você me acusa de ser ignorante e de desqualificar o Brasil, mas simplesmente não aponta onde. Eu citei um fato concreto ou seja, que Israel já tem 10 prêmios Nobel e o Brasil nenhum, e também o fato de aqui “nestepaiz” jogador de futebol ter mais prestígio que professores ou pesquisadores. Falei alguma mentira? ou os recentes dados da OCDE desmentem aquilo que eu digo? E por acaso isso significa desprezo pelo Brasil?

        Sinceramente, resta claro que o rancoroso e recalcado aqui é você, que não tem senso crítico em perceber que além da falaciosa propaganda oficial o Brasil vai comendo poeira nos índices educacionais.

      • Tireless, vc está discutindo com animais… não tente ser ponderado e racional,,, mande-os logo tomar doril… com essa raça não dá para ficar no bommocismo… é tiro na nuca e pronto… discutir com idiotas do naipe deles é andar pra trás… por isso que meu métodos de entroncha-los é como se mata porco caipira: paulada na cabeça… rsrsrsrsrsrsrs…saudações…

      • lucena definiu corretamente
        o tiraleite diz que não exportamos nada !!!!!
        exportamos soldados da força expedicionária brasileira para invadir pela italia e ajudar eles a ser livre novamente
        ele acha que isso é pouca coisa
        deixamos esses fugidos de guerra virem para o brasil e américa latina vinheram puxando a cadelinha e agora querem pagar de pit bull
        demos guarida para eles e hoje a imprensa vendida sionista quer ver o brasil andando de lado
        sera que foi isso que ocorreu na ibéria ????? na época dos mouros ,sera que não são de confiança ?????
        sera que eles gostam mais de israel putenfia mesmo nascendo aqui no pais que os acolheu ??????
        sera que vale ter religios diferentes juntas ????? convivendo ???? sera que isso não é perigoso para a religião materna ?????
        ou que a outra religião trama contra a nossa ????
        isso são coisas para o decendente de conquistador se perguntar ,sera que vale apena ser humilde ????? se outros povos querem nos destruir e fatiar nosso pais

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        “(…)Eu citei um fato concreto ou seja, que Israel já tem 10 prêmios Nobel e o Brasil nenhum, (…)”
        .
        .
        É nisso que você se apega…no Nobel…que nesta mais do que comprovado em uma propaganda do tipo pega “bobo”…hahahah…essa instituição que premiou Obama com o premio da paz,alias a tua vaca-sagrada que sempre faz guerra pelos quatro cantos do mundo, é o país onde há mais presidente com o premio Nobel da paz…hahahah… você tem senso crítico bem hilário…hahahahah..
        .
        Houve e há brasileiros que tiveram e têm capacidade de mesmo tamanho ou até superior a muitos que recebeu nobel,desde físicos,químicos,literatura,..etc.
        .
        **********************************
        .
        Adolpho Lutz (1855-1940) Médico clínico, sanitarista, microbiologista, e pesquisador, foi o criador da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil.
        .
        Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas (1878-1934) Foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista, que trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanossoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia. Teve quatro indicações ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1921.
        .
        Cesare Mansueto Giulio Lattes (1924-2005) Um dos mais famosos cientistas brasileiros de todos os tempos, Cesar Lattes revolucionou o estudo da física no país. Pesquisador que confirmou a existência da partícula conhecida como méson pi. Também foi um líder científico dos físicos brasileiros e foi uma das principais personalidades por trás da criação de várias instituições importantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É um dos poucos brasileiros na Biographical Encyclopedia of Science and Technology de Isaac Asimov, como também na Enciclopédia Britânica. Embora tenha sido o principal pesquisador e primeiro autor do histórico artigo da Nature, descrevendo o méson pi, Cecil Powell foi o único agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1950
        .
        Crodowaldo Pavan (1929-2009) – Crodowaldo Pavan foi um biólogo e geneticista brasileiro. Foi presidente do CNPq de 1986 a 1990. Foi professor-emérito da Universidade de São Paulo. A principal contribuição científica de Pavan foi baseada no estudo das larvas de uma mosca chamada Rhynchosciara angelae. Suas pesquisas revelaram um processo chamado amplificação gênica de cromossomos politênicos (gigantes), pelo qual partes dos cromossosmos “inflam” por causa da duplicação de trechos de DNA. Sua especialidade era genética de populações e celular.
        .
        Henrique Morize (1860-1930) foi engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro. Trabalhou também como astrônomo. Defendeu tese sobre os raios catódicos e de Roentgen, fazendo a primeira descrição de corpos opacos no interior de um organismo vivo, com o uso do raio X, o que talvez tenha sido a primeira pesquisa experimental, dentro do contexto da Física Moderna, realizada no Brasil.
        .

        Maurício Oscar da Rocha e Silva (1910-1983) – Médico, farmacêutico e químico brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro, que ficou conhecido como um dos mais brilhantes cientistas do país pela descoberta de uma potente substância vasodilatadora denominada bradicinina. A descoberta foi um marco na área da biologia básica e desencadeou uma vasta lista de pesquisas correlatas e representou uma melhora radical na expectativa e na qualidade de vida dos hipertensos. Paralelamente envolveu-se intensamente na campanha pela criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC. No exterior, Rocha e Silva pesquisou a histamina, utilizada em medicamentos cardiovasculares.
        .
        Mário Schenberg (1914 – 1990) – Físico, político e crítico de arte brasileiro. Publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade, astrofísica e matemática. Trabalhou com José Leite Lopes e César Lattes e foi assistente do físico ucraniano naturalizado italiano Gleb Wataghin. Colaborou com o físico russo naturalizado americano George Gamow e com o astrofísico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar
        .

        Oswaldo Cruz (1872-1917) – Cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente. Fundador da medicina experimental brasileira e que obteve reconhecimento mundial como sanitarista pelo fato de ter conseguido erradicar as febres amarela e bubônica e a varíola na então capital federal, Rio de Janeiro, durante o governo de Rodrigues Alves.
        .
        Vital Brazil (1864-1950) – Médico, herpetólogo e higienista brasileiro, foi um dos maiores nomes da história da pesquisa médica no Brasil e o descobridor do soro antiofídico. Preparou os primeiros soros comprovadamente eficazes contra os venenos dos Crotalus e das cobras do gênero Bothrops, no Instituto Bacteriológico de São Paulo. Foi diretor do Instituto Soroterápico, que mais tarde originaria o Instituto Butantã. Criou um centro de pesquisas biológicas em Niterói – o Instituto Vital Brazil. Ficou conhecido como Dr. Brazil pela sua dedicação à saúde pública e pelo seu entusiasmo pelos estudos experimentais.
        .
        Além destes Cientistas, não podemos deixar de fora desta lista:

        Anísio Spínola Teixeira (1900-1971)
        Manoel Amoroso Costa (1885-1928)
        Aristides Azevedo Pacheco Leão (1914-1993)
        Carlos Chagas Filho (1910-2000)
        Celso Monteiro Furtado (1920-2004)
        Luís da Câmara Cascudo (1898-1986)
        Darcy Ribeiro (1922-1997)
        Djalma Guimarães (1894-1973)
        Fernando Lobo (1913-2001)
        Florestan Fernandes (1920-1995)
        Fritz Feigl (1891-1971)
        Fritz Muller (1822-1897)
        Graziela Maciel Barroso (1912-2003)
        Gilberto Freyre (1900-1987)
        José Bonifácio de Andrade e Silva (1763-1838)
        José Leite Lopes (1918-2006)
        João Barbosa Rodrigues (1842-1909)
        Milton Santos (1926-2001)
        Nise da Silveira (1905-1999)
        Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997)
        Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982)

        .
        .
        (*)fonte:[ cientistamalluko.com/2011/07/maiores-cientistas-brasileiros.html ]
        .
        .
        AH !…e o PELÈ o melhor e o maior jogador de futebel de todo os tempos…isso Israel não tem ! …é melhor que o Maradona….hahahahahha….cara você e o premio Nobel,são umas piadas..hahahahahah

      • Na falta de argumentos você continua se repetindo meu caro pastel de vento! Além de tentar me desqualificar ainda me acusa do que não fiz afinal em nenhum momento eu desmereci algum cientista Brasileiro, apenas expus o fato de que certamente por maiores investimentos em educação, ciência e tecnologia o Estado de Israel, em que pese ter apenas 65 anos de existência, já teve 10 prêmios Nobel ao passo que o Brasil até o momento não teve nenhum.

        E ao contrário do que o seu recalque de vira-lata terceiromundista conformado e feliz diz, o Nobel não é propaganda enganosa. Enganosa é a propaganda oficial dos avanços do “Brasil- PuTênfia”, que como foi cabalmente mostrado pela OCDE continua patinando nos índices educacionais. E aí reside a diferença entre eu e você. Enquanto você é um viralatas feliz com o que está aí, eu quero o Brasil avance e ocupe o seu justo lugar no mundo.

        Entendeu ou quer que eu desenhe?

    • Rafa_Positron,

      A maior parte do que Israel tem hoje é pelo seu próprio esforço, que gerou centros de excelência, tais como a IAI, ELTA, entre outros… A economia israelense é hoje a mais estável e diversificada do Oriente Médio, estando entre as 20 mais sólidas do mundo. É um dos líderes em desenvolvimento agrícola, conservação de água, energia solar e é o primeiro no investimento em tecnologia em relação ao PIB, sendo um dos maiores exportadores de tecnologias do planeta, nos mais diversos ramos ( mas notadamente militar ), sendo hoje o país que mais oferece mão de obra qualificada ( proporcionalmente falando, em relação a sua população ) no mundo.

      É para tanto que os sistemas das aeronaves militares brasileiras hoje são de inspiração israelense em grande parte. Israel está entre os poucos países no planeta que consegue desenvolver por si mesmo sistemas embarcados para aplicação a nível militar para todos os ramos de forças armadas. Mísseis como a família Python ou o míssil de cruzeiro Delilah estão aí para provar a capacidade deles; e outros verdadeiros ícones, como o Iron Domme ( um sistema sem igual no mundo até aqui ).

  6. por LUCENA
    .
    .
    .
    Agora,a turma do; “o que é pior para o Brasil é muito bom para gente”,vão procurar na sua esquizofrenia de vira-lata,factoides ou nos feik’s de plantão,escarnecer a capacidade do Brasil(brasileira) de articular temas complicados,coo esse ai.
    .
    Senhores,vai começar o massante horário PolíTico dos traíras…Hahahahah…com a palavra O…….

  7. Bem o BRASIL precisa urgentemente mudar o seu modo de agir, como um todo é inadmissivel que o governo brasileiro mantenha ainda pessoas como os Sres. Luis Felipe Lampreia e Rubens Ricupero envolvidas em algo tào crucial ao país !

    Rubens Ricupero já deveria ter sido exonerado a tempo, por conspirar contra a democracia brasileira, isso fica claro no vídeo que passou à história como ”Escandalo da parabolica ” em 1994 esse tipo de gente não tem credibilidade nenhuma !

    O BRASIL é muito grande se se sente prejudicado pelos seus ”parceiros”,então é só abandoná-los !

  8. Já passou da hora de saírmos do lado dos que só reclamam.
    Eu sempre defendi o Mercosul e uma aliança sulamericana. Mas nos últimos anos os fatos tem mostrado que eu estava errado.
    O pensamento geral de nossos vizinhos é aquele que culpa a sua riqueza pela minha pobreza.
    Alba não é a solução, longe disso.
    Por outro lado um desenvolvimento unilateral do Brasil nos tornaria um novo EUA, com problemas nas fronteiras, etc. Seriam mais um visto como imperialista (burguês como alguns pobres acéfalos doutrinados gostam).
    Contudo, já passou da hora de saírmos do lado dos que só reclamam. Mesmo que queiramos uma Argentina forte, um Paraguai forte, etc, não dá para ficar eternamente esperando e pagando o preço pelas suas incompetências, nós já temos as nossas, e são muitas.
    Está na hora, de olharmos para o outro lado do atlântico e por sobre a américa do sul, para o outro lado do pacífico.

    • BRILHANTES COLOCAÇÕES, meu amigo… é EXATAMENTE como eu penso que deveríamos nos portar… não dá para carregar nas costas essa cambada latrina pela eternidade… merecemos o nosso destino de sermos o maior país CAPITALISTA e DEMOCRÁTICO do hemisfério sul… já poderíamos ser se os esquerdopatas não atrapalhassem tanto…

  9. “Constrangimento e sabotagem impostos por nossos pretensos aliados”, reagiu o embaixador Rubens Ricupero, ex-secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

    Sera mesmo que houve Constrangimento e sabotagem, será que o quinteto Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua, não condicionaram seu apoio ao BRASIL a citação do embargo a Cuba ?, que ao contrário do que o autor (Giovanni Lorenzon) diz tem tudo a ver sim com a OMC, pois inviabiliza a nação caribenha pois é um embargo econômico, comercial e financeiro !

    A vitória não foi somente do BRASIL,foi uma vitória dos países do terceiro mundo,cabe agora o BRASIL honrar esse posto e a todos que depositaram a confiança em nós !
    Apesar do Sr. Rubens Ricupero esta arrancando os poucos cabelos que lhe restam eu tenho a lhe dizer que entre ”mortos e feridos todos se salvaram” !

  10. Exorcizando notícia pseudo ruim… sai deu diabo….. kkkkk!

    O Brasil invisível à elite branca

    Lá no Brasil invisível

    Em uma viagem pelo interior mais pobrezinho do Nordeste, este jornalista deu com uma cena que então parecia meio exótica. Crianças alimentadas, numa barulheira alegre, lotavam um ônibus escolar amarelo como aqueles de filme americano, mas estalando de novo.

    De onde saíra aquilo? Na lataria, estava escrito: “Programa Caminho da Escola – Governo Federal”. O jornalista confessa com vergonha que até este ano jamais ouvira falar do “Caminho da Escola”. Além do mais, tende a desconfiar de que alguns desses programas com nomes marqueteiros sejam ficções, que existam apenas naquelas cerimônias cafonas de anúncios oficiais.

    O “Caminho da Escola”, porém, financiou quase 26 mil ônibus desde 2009, em mais de 4.700 cidades. Digamos que os ônibus carreguem 40 crianças cada um (deve ser mais). Dá mais de 1 milhão de crianças. Conhecendo a falta de dinheiro e as distâncias das escolas nos fundões do país, isso faz uma diferença enorme.

    Daqui do centro rico de São Paulo, o Brasil, esse país longínquo, e muitas ações do governo parecem invisíveis. Quase ninguém “daqui” dá muita bola para programas populares dos governos do PT até que o povo miúdo apareça satisfeito em pesquisas eleitorais.

    Juntos, tais programas afetam a vida de dezenas de milhões de pessoas, tanto faz a qualidade dessas políticas, umas melhores, outras nem tanto, embora nenhuma delas seja nem de longe tão ruim quanto a política econômica.

    http://www.esquerdopata.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-12-10T13:36:00-02:00&max-results=20&reverse-paginate=true

    • Mais um a se alinhar a pseudo pensadora marilengalenga xuxai… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… tem ódio a classe média porque a mesma pertence a ela (recebe mais de R$ 8.000,00 como docente da usp)… rsrsrsrsrsrs… é aquela história: minha miséria é fruto da sua prosperidade e nunca da minha indigência moral e intelectual… mas o estado vai resolver tudo… assim como resolveu nos últimos 500 anos… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… o estado é o pai da pátria brasileira… só que se esquece de pagar a pensão para seus filhos… rsrsrsrsrsrsrs… enquanto houver essa mentalidade de dependência eterna ao estado NADA MUDARÁ… FATO…

  11. So existe uma motivacao para se criticar nossa diplomacia atual, ciume politico e desespero diante de FATOS incontestaveis, nao conheco qualquer importancia de nossa diplomacia desde o periodo militar ate o fim do governo FHC, a nao ser coisas absurdas como embaixadores tirando o sapato nos aeroportos americanos ou o pito que FHC levou de bill Clinton quando questionou a relacao comercial entre os 2 paises. Nos ultimos 13 anos, tivemos as maiores vitorias de nossa diplomacia, como a eleicao de um brasileiro para presidir a FAO, a eleicao de outro brasileiro para a OMC, o grande acordo Brasil-Turquia-Iran que foi muito melhor que esse atual e agora a grande vitoria deste acordo na OMC que estava travado ha quase 20 anos. Nao reconhecer essas vitorias e criticar nossa diplomacia chamando-a de atabaques e antes de tudo um exercicio de ignorancia e numa visao mais ampla descredencia o autor da critica,pois o coloca na mera condicao de um politicopata alienado,incapaz de reconhecer os meritos de seus adversarios, esse, segundo a sabedoria chinesa , e o maior caminho para se perder uma guerra. Por isso a oposicao brasileira esta cada vez se mais diminuindo, estao cercados de alienados e incapazes.

  12. na verdade o brasil fez a omc se salvar e consegui o acordo que vai melhorar para o exportador brasileiro .
    mais uma vez os anti brasil ficaram a ver navios
    dilma mais 4 anos por favor !!!!!

    • Vc com sempre nao entendeu a materia, leia mais algumas 100 vezes , veja se percebe que nao houve a intençao de desmerecer o presidente da omc brasileiro,mas sim demostrar que aliados do brasil causaram problemas, e nao os outros paises, tudo ocorreu dentro da normalidade ,apenas os esquerdotraficantes criaram dificuldades ao brasileiro, burrice tem limites,cinismo tambem !

      • o caso dele é exatamente isso: BURRICE e CINISMO latentes… deve dormir de fraldão para não molhar a cama com sua baba canina… rsrsrsrsrsrsr

Comentários não permitidos.