François Hollande, desembarcar no Brasil depois de amanhã com presidente da Dassault Éric Trappier

rafale

RICARDO BONALUME NETO

Quando o presidente francês, François Hollande, desembarcar no Brasil, depois de amanhã, trará um personagem especial: Éric Trappier, presidente da Dassault, fabricante do caça Rafale.

A França tenta vender há anos o caça ao Brasil. O Rafale foi dado como quase certo vencedor da concorrência F-X2 no governo Lula (2003-2010) pelo então presidente Nicolas Sarkozy, em 2009. As chances de o caça francês ser escolhido o principal avião de combate da Força Aérea Brasileira durante décadas futuras –depois de uma novela que já dura mais de uma delas– aumentaram por vários motivos. François Hollande tem uma boa relação com a presidente Dilma Rousseff. Ela o visitou poucos meses depois de ele ser eleito.

Trappier deverá responder a todos os detalhes –técnicos, políticos, financeiros– que Dilma e Hollande quiserem saber sobre o bilionário contrato para aquisição de 36 aviões –mas que podem chegar a 120, se a FAB tiver condições de renovar toda sua frota de caças-bombardeiros e for viável sua produção no Brasil pela Embraer.

Um dos principais rivais do Rafale, o caça americano F/A-18 Super Hornet, sofreu muito politicamente com as revelações de espionagem dos EUA, inclusive no Brasil e na França. Outro ponto a favor do Rafale é a parceria que Brasil e França têm na construção de submarinos. Em missões recentes, como no Afeganistão, na Líbia e no Mali, o Rafale foi muito bem-sucedido em combate.

“Uma das missões envolveu um voo da base aérea de Saint-Dizier, na França, até o Mali, o equivalente a voar de Porto Alegre a Boa Vista”, disse ontem Benoît Dussaugey, o novo vice-presidente responsável pelo consórcio Rafale International.

O “principal vendedor” do mais importante avião da Dassault veio ao Brasil para dez dias de conversas. Ele falará com autoridades e empresas nacionais que poderão se envolver na produção de componentes para os Rafale da FAB caso ele seja escolhido pelo governo de Dilma –ou seu sucessor, se ela decidir adiar a compra, como fizeram os dois presidentes anteriores.

Está prestes a ser concluído um acordo de venda e produção de 126 Rafale para a Índia, incluindo no final 100% de nacionalização do avião, com total transferência de tecnologia. Seria um bom exemplo do que poderia acontecer no Brasil, embora o objetivo inicial aqui seja de uma nacionalização de pelo menos 50% (mais que isso não traria custo-benefício para apenas 36 aviões).

Dussaugey esteve ontem na Embraer, uma das cerca de 50 empresas, entidades ou centros de pesquisa com os quais o consórcio já tem acordos de cooperação. Um dos exemplos de transferência de tecnologia que ele cita é a Omnisys, de São Bernardo do Campo (SP), controlada pela multinacional Thales, que seria responsável pelos radares do Rafale.

“O Rafale é inteiramente francês, o que permite uma irrestrita transferência de tecnologia”, diz Dussaugey, alfinetando seus concorrentes, o sueco Gripen, que possui componentes fabricados nos EUA, e o F/A-18, ambos dependentes do bom humor do governo americano.

Fonte: Folha

50 Comentários

  1. Putz! É impressão minha ou este artigo está bastante tendencioso? Particularmente, não tenho uma preferência… tenho é sentido de urgência! Do jeito que tá não pode continuar…

    • Todos os artigos na midia envolvendo F18 e Rafale são tendenciosos meu caro prova de que rola muita corrupção e propinagem por traz dessa licitação fajuta e sem vergonha.
      A oferta Russa é superior a elas todas e irrecusavel por qualquer nação seria que visa autosuficiencia tecnoindustrial.

      • É exatamente por isso que eu evito um favorito… Eu não li as propostas, não sei o que foi oferecido e os apaixonados seguem fazendo suas serenatas para as meretrizes…

      • Barquinha a proposta Russa sobre caças é mais do que conhecida e voce a encontra NET afora nas declarações oficiais Russas e em sites especializados do genero.Mas como voces sensacionalistas de plantão acostumaram-se a alimentarem-se das especulações manipuladas da midia comprada e vendida a Yankees façam bom proveito.
        Ate a oferta oficial Russa de oferecimento de complexo multiplo de defesa aeroespacial e redes existe em sites oficiais especializados internacionais e eu mesmo ja a postei por duas vezes aqui.
        Preferem encherem linguiça com balbozeiras e viverem como tolos medindo conhecimentos.

  2. Eu sou contra comprarmos tudo nas mãos dos franceses,que a meu ver não são confiáveis , já lhes entregamos o PROSUB e agora vamos entregar o FX !

    Deveríamos começar uma nova licitação internacional com o prazo máximo de dois anos,no qual seria escolhido o vencedor,pois desde o FX1 surgiram muitas coisas novas no mercado !
    Isso é o que eu queria,mas como tudo no BRASIL demora décadas para se pensar em uma solução, eu me contento até com o caça JF-17 (produzido futuramente quem sabe na Argentina) pois não podemos ficar sem aeronautica ! nossa situação já beira o caos !

  3. Quem sabe?????? Se vier está de bom tamanho, mas aposto no azarão do Gripen se realmente esta novela do FX acabar.Porem o Amorim disse que não seria bom colocar todos os ovos numa mesma cesta, pra bom entendedor nem Russos(já que levaram os sistemas anti-aéreos ) e nem franceses(já que levaram o prosub).
    Só restaram o cagado, chipado ,desdentado e jurássico F/A-18 e o pequeno porem bom Gripen, o que me preocupa no mesmo é que ele é como se fosse um quebra cabeça de nações, sendo que muitas partes do avião a Suécia não tem como repassar tecnologia como no caso da Turbina que apesar de ser fabricada pela Volvo é a mesma que equipa o F/A-18.
    Enfim a novela precisa terminar.

    • O Amorim disse que um dos 3 será escolhido,ele como ministro da defesa merece alguma credibilidade.Eu pessoalmente acredito que o Fx morreu como programa, mas a visita de Éric Trappier pode trazer surpresas, estou realmente curioso.Se for bom para nós pra mim está OK.

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Também,Sr.walfredo, eu acho que durante as tratativas de negócio do programa X2,haverá alguém entre os franceses ou suecos,que colocará no rol de vantagem,o seu projeto de 5° geração,visto que a dassault e SAAB,ambas tem já planos de uma aeronave de 5°G.
      .
      Com muita certeza,haverá muita novidade para nós imortais sobre o programa brasileiro,fica difícil nesse momento,não atrelar ao programa do X2,um projeto de 5° G.
      .
      As demais informações é só especulação e muita maionese,basta vê os “entendidos” que vivem especulando com as suas boçalidades sobre tal assunto,como os envolvidos não soubesse de nada e sim os PaupiTeiros da trilogia..rsrsrsr

  4. É, amigo maluco… parece que não foi dessa vez que vc acertou… bye, bye Flankers… só em outra encarnação… talvez tenha sido melhor assim… será ???…

  5. O Rafale e a saida mais honrosa dentro das proposta do FX-2 … apesar de caro …sua Versão F4 .. pra FAB e MB ta perfeito …. mais a FAB precisa de um ”pesado”… SU-35 /T-50.(n podemos perder mais essa oportunidade ) …

    • Saida honrosa amigo seria a escolha do desejado dos pilotos desde o FX1 e tambem no FX2 o SU35BM.
      Esa short list foi preparada para mamarem o que podiam nos Franceses e no final abrirem as pernas a Americanos.Bando de vendidos que vendem a soberania do Brasil e nosso direito de nos defender-mos.
      Por muitos anos não faltaram capaxos de todos os tipos mentindo inventando manipulando para perpetuarem o Brasil submisso e condicionado.
      Bando de traidores que justificam obtenção de tecnologia avançada,independencia tecnologica e autosuficiencia tecnoindustrial com paranóias ideologicas.
      O sonho desses filhos da puta estrapola a questão rearmamento e soberania nacional e adentra nosso momento estrategico pois querem retirar-nos do caminho BRICS o que para nós seria um retrocesso irreparavel.
      So tem filhas da puta meu caro e pensam individualmente e de formas tendenciosas.

  6. Uma das missões envolveu um voo da base aérea de Saint-Dizier, na França, até o Mali, o equivalente a voar de Porto Alegre a Boa Vista”, disse ontem Benoît Dussaugey, o novo vice-presidente responsável pelo consórcio Rafale International. ==== Serve qlq caça supersônico;os carrissimos f-18 dos ianks pelo preço seriam bem menos, eu prefiro os caças Su-35″S”..então, q venham os rafales C e p ontem, são bem melhores q esse n caças F-5M(lerdas) isso posso garantir…p ontem.Sds.

  7. Que venha o Rafale.
    O que não pode e a FAB continuar a voar o Jurássico F-5, e algumas autoridades por ai acharem que só porque foram “reformados” estão em condições de defender os céus do Brasil ate a chegada do futuro vetor.
    Precisamos urgentemente de caças modernos. Seja ele qual for pois nosso espaço aéreo está desprotegido.
    (Espero que não sejam os SH, apesar deste ser tão bom quanto os outros).
    Mas do jeito em que as coisas estão, acho que esta novela não vai acabar tão cedo.
    A julgar pelo compromisso que nossas autoridades vem demonstrando com a FAB, é provável que em breve tenhamos que nos contentar com algum caça tampão.

    • Afinal devido á triste realidade de ter que voar o F-5, um avião tão antigo e despreparado para a guerra moderna, e devido á incapacidade de o governo decidir o que é melhor para a FAB e em consequência melhor para o Brasil, pode ser que o ideal mesmo seja comprar um bom caça tampão, e ir se preparando para entrar na era da 5ª geração daqui a uns 20 ou 30 anos.
      É claro que eu quero um caça novo e moderno para a FAB, mas são mais de dez anos desta vergonhosa novela, e recentemente vem um ministro “escorregadio” dando um monte de resposta incertas e que não nos permite chegar a nenhuma conclusão sobre a decisão final do FX-2.
      Em dez anos os sucessivos governos não tiveram a coragem de decidir.
      Então, em que eu devo me basear para acreditar que irão decidir agora?

  8. Estou a tanto tempo vendo essa enrolação do FX-2 que tenho quase certeza que essa Visita não vai acabar em NADA, assim como foi na Russia, descaso dos nossos Governantes Não tem Limites.

  9. “Um dos exemplos de transferência de tecnologia que ele cita é a Omnisys, de São Bernardo do Campo (SP), controlada pela multinacional Thales, que seria responsável pelos radares do Rafale.

    Taí. Essa é a “ToT irrestrita” do caça francês: a famosa transferência “de mim para mim mesmo”.

    Se a Thales transfere a tecnologia de seu radar para a Omnisys, que pertence à Thales, ela está transferindo tecnologia para quem mesmo? Uh? Uh? Uh? 🙂

    E depois, se os franceses um dia venderem a Omnisys, como eles costumam fazer quando o negócio acaba ou chafurda (vide o caso da Embraer, que já teve enorme participação francesa na época do FX1)? Será que nossos parceiros estratégicos (by Lula e NJ) permitirão que a Omnisys faça uso “irrestrito” da “tecnologia irrestrita” transferida?

    E se a Omnisys for nacionalizada, como adoram apregoar os partidos da esquerda radical que apóia o governo da esquerda caviar (PT)? Será que os “parceiros estratégicos” irão gostar? Será que a empresa nacionalizada vai poder vender a tecnologia transferida “irrestritamente” para a Bolívia? Pro Paraguai? Pro Irã? 😉

    Só sendo uma besta quadrada completa ou um PeTralha safado e muito do antiamericanalha pra entrar nessa conversinha boba francesa.

    Irrestrita é a CARA DE PAU dos franceses… 😉

    E dos, felizmente, poucos que apoiam essa FALÁCIA chamada Rafale, dentro e fora do governo do PT.

    E ainda tem essa pérola: “O Rafale é inteiramente francês, o que permite uma irrestrita transferência de tecnologia”

    Sugiro a quem ainda acredita nessa pérola pesquisar sobre os componentes “não franceses” no Dassault Rafale. Seguem alguns links:

    http://www.airframer.com/aircraft_detail.html?model=Dassault_Rafale
    http://www.aereo.jor.br/2010/04/26/rafale-um-caca-100-frances/
    http://www.aereo.jor.br/2010/12/05/wikileaks-rafale-possui-tecnologia-dependente-dos-eua/

    Se os EUA realmente não quiserem a Dassault não vende mais UM ÚNICO RAFALE NO MUNDO!

    • Excelente como sempre amigo Vader! um golpe certeiro a desmontar o risível chororô francês. E o mais engraçado é que mesmo com a faca e o queijo na mão como agora os franceses vão fazer alguma trapalhada que irá impedir a escolha do Rafale….rs!

    • Ow Vaderuxo UXO UXO UXO …. não faz assim não .. :/
      .
      Vai começar a novela da Francofobia ?
      .
      O que foi? O Rafale perdeu a “avionica ocidental” ?
      .
      Os sistemas do rafale não CUNVERSAM mais com os nossos ?
      .
      Ja sei: O GUNverno Dazizquerdas feias, bobas e barbudas esta recebendo propina ???
      .
      .
      Esqueci de algum detalhe tecnico que voce, na qualidade de engenheiro com curso de piloto, ja enumerou à exaustão ????????

      .
      Em pensar que voce chegou a torcer efusivamente pelo rafale em tempos de outrora…. Igualzinho como quando vc era intusiasta do PROSUB, dando parabens a todo mundo (ate ao GUNverno)

      .
      RELEMBRAR É VIVER, MEU QUERIDO (Lembre-se: A lingua é o chicote da alma, e o peixe morre pela boca):

      .
      .
      —————————-
      Bem, se acabou mesmo (tudo indica que sim), espero que a decisão tenha se baseado em critérios objetivos (e não subjetivos: “gosto mais desse do que daquele” ou “vou ganhar mais nesse do que naquele”), ainda que não apenas técnicos.

      Estou com o amigo Kaleu: a hora é de comemorar porque a novela parece ter chegado ao fim (ou será que apenas começou? – rsrsrs). De fato o Dassault Rafale é um excelente caça, talvez, tecnicamente, o melhor dos três concorrentes. Agora é torcer para que a opção seja a mais acertada e os futuros governos respeitem a trajetória do Projeto.

      No mais, aguardemos o pronunciamento da FAB. A partir de hoje sou Rafale desde criancinha e o F3 é a melhor aeronave de caça do mundo, rsrs…

      Abs.

      Fonte: http://www.aereo.jor.br/2009/09/07/brasil-e-o-primeiro-comprador-internacional-do-rafale/

      —————————-

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Me diz uma coisa: Se o PAK FA voltar á cena, voce vai usar o mesmo rol de desculpas esfarrapadas ou vai se reciclar em um novo curso de pilotagem ????

      hauahuahuahuahuahauhauhuahuahua
      huahauhauauauhauahuhauhuahuahhu

      trols….

      • Parabéns Rafa_positron, vc colocou o safado do Vader com o seu verdadeiro nome, Felipe CPS = Felipe Caça Piroca Suéca, kkkkkkkkkkkkkkkk… Cidadão de Campinas, pilantra. Agora sou Blue Eyes,…, sai fora lúcifer.

      • Mudou de calcinha, rafrutinha ???… rsrsrsrsrssrs… agora é carlota aubusta ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

    • Engraçado é que o vader faz com os franceses exatamente o mesmo que ele tanto critica em relação aos ditos AntiAmericanos

      que é isso ?

      a) Hipocrisia
      b) Falso Moralismo
      c) Faça o que eu digo mas não o que eu faço (Demostenes Torres)
      d) Falta de Moral
      e) Todas as alternativas anteriores

  10. SER VIAVEL SUA PRODUÇÃO NO BRASIL PELA EMBRAER…Que idiotice.A Embraer é rival comercial da Dessault ja com a Saab se complementariam.

    ESTA PRESTES DE SER CONCLUIDO UM ACORDO PARA A FABRICAÇÃO DE 126¨RAFALES PELA INDIA INCLUINDO 100% DE NACIONALIZAÇÃO…Mentira.Esta é rolando ações judiciais sobre corrupção na licitação Indiana e o contrato da Dessault com a India não inclui 100% de nacionalisação.

    Apesar de tudo o unico que jamais falou asneira em toda essa lenga lenga de FX2 o vice-presidente que por sinal é quem esta a frente de todo rearmamento ja havia expressado que o Rafale não estava descartado.
    Seria a melhor escolha ao Brasil o Rafale mas a Frnça não o repassaria totalmente como o FX2 exige e nem tampouco desenvolveria em territorio nacional as aeronaves pois as primeiras seriam montadas na França e as demais aqui se nós provarmos a eles que teriamos capacidade de monta-los aqui e não temos.
    Eu não acredito que a Dessault ceda totalmente nas exigencias do0 Brasil e seu produto é carissimo,sua manutenção e serviços s]ão carissimos e eles tambem não nos repassariam tecnicas especiais pois viveriam as custas dos serviços.
    Sendo assim o Rafale é inviavel ao Brasil e um similar a ele e ate mais avançado e com muito mais compensações a nós é o SU35BM/S que mesmo consecionado com libertade de integração de armamentos e linhas de manutenção torna-se uma oferta impossivel de ser superada por qualquer outra nação.
    Ou a França e a Dessault arreganham as pernas bem arreganhadinhas para nós ou não levam nada.

  11. E a teoria de não botar os ovos na mesma cesta para o boçal Morim Térnim de Tergal é caças,helicopteros,submarinos Franceses kkkkkk e ficarmos na mão quando mais precisarmos.

  12. Caro Vader não é bem assim,se os E.U.A vetarem as peças que estão no Rafale,os franceses podem comprar de outros fornecedores ou até mesmo fabricalas,mas isso acarretaria uma elevação de custos,se até a Boeing usa peças chinesas para baratear custos,todas as tecnologias chamadas críticas são propriedade da França.

  13. Caro Vader não é bem assim,se os E.U.A vetarem as peças que estão no Rafale,os franceses podem comprar de outros fornecedores ou até mesmo fabricalas,mas isso acarretaria uma elevação de custos,se até a Boeing usa peças chinesas para baratear custos,todas as tecnologias chamadas críticas são propriedade da França.

    Obs:Já estou tão cansado desse FX-2 que qualquer coisa que venha está de bom tamanho.

  14. Bons tempos em que o VADERUXO era Rafale desde criancinha:

    .
    —————
    Bem, se acabou mesmo (tudo indica que sim), espero que a decisão tenha se baseado em critérios objetivos (e não subjetivos: “gosto mais desse do que daquele” ou “vou ganhar mais nesse do que naquele”), ainda que não apenas técnicos.

    Estou com o amigo Kaleu: a hora é de comemorar porque a novela parece ter chegado ao fim (ou será que apenas começou? – rsrsrs). De fato o Dassault Rafale é um excelente caça, talvez, tecnicamente, o melhor dos três concorrentes. Agora é torcer para que a opção seja a mais acertada e os futuros governos respeitem a trajetória do Projeto.

    No mais, aguardemos o pronunciamento da FAB. A partir de hoje sou Rafale desde criancinha e o F3 é a melhor aeronave de caça do mundo, rsrs…

    Abs.

    Fonte: http://www.aereo.jor.br/2009/09/07/brasil-e-o-primeiro-comprador-internacional-do-rafale/

    —————

    Vaderuxo, como se ve, muda opinião como muda de roupa

    A conversa do PROSUB então… Depois de parabenizar todo mundo, até o GUVERNO dazizquerdas feias e bobas, começou a descer a lenha

    É o firme em suas convicções….

    Piada

  15. Pessoal, é impressão minha ou justamente no final de 2013 começou a “Maratona Mídia dos Sonhos”?

    Até semana passada eu e boa parte da galera aqui sonhávamos com o Su-35 (sonho de Maluco).
    Esta semana é a vez do Rafalle.
    Semana que vem é a vez do Gripen e na última semana do ano, volta o sonho do F-18SH.
    .
    Bom… ai acaba tudo e a gente volta à nossa realidade (F-5 Eterno, A-1 substituto de F-5 e A-29 nosso 5ª geração).

    Grande abraço.

    🙂

  16. Irrestrito… até parece que a Boeing vai fazer isso… SAAB (com metade das peças americanas) ah sim, vai também, Rafale também duvido… ah de se entender que pode ser qualquer uma (até mesmo fora dessa lista) não vai haver essa história de irrestrito, é insano pensar isso!!!! O máximo que teremos é um certo apoio para fabricarmos algo hoje e no futuro (que depende muito da vontade de querer aprender, buscar, se virar).

    Dentro do SL, na minha opnião, o melhor caça é o Rafale é indiscutível isso, pago meus impostos (que não são poucos) para ter o melhor, quero o melhor para meu país.

    Realmente o SU-35 seria excelente, melhor ainda um combinado Rafale/SU-35, seria mais que perfeito.

    Sonho, não, poderia ser uma realidade se tivéssemos políticos e pessoas sérias, responsáveis e preocupadas realmente com o país.

    Abços,

    • Perfeito seria termos condições de produzirmos o nosso com tecnologia brazuca… mas quem disse que a PETRALHADA quer isso !!!…

  17. Co-Produção é o que mais a Russia e sua industria querem e é o que enche os olhos da Odebrecht que se não firmar algo com os Russos levando a AVIBRAS na aba firmara com Chineses e Paquistaneses.
    A Co-produção com os Russos que pode envolver diretamente o GF com a Sukhoi,a AVIBRAS com a MIG (sonho antigo da Mig) e a Odebrecht com a Irkut.
    Voces terão surpresas.
    A co-produção dispensa licitações por tratar-se de tecnologia e material essencial a segurança nacional e a Odebrecht tem olhos tão grandes que juntou os dois da cara com o da bunda e ficou um olhão so.

Comentários não permitidos.