OMC fecha pacto histórico que ampliará comércio em até 1 trilhão de dólares

Primeiro acordo para liberalização do comércio global em quase 20 anos de existência da organização, “Pacote de Bali” envolve, além do tópico agricultura, uma série de medidas de ajuda a países em desenvolvimento.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou neste sábado (07/12) um acordo classificado como histórico em cúpula realizada na ilha de Bali, na Indonésia. O pacto, obtido após quatro dias de intensas negociações, vai permitir avanços na liberalização do comércio internacional.

“Desta vez houve consenso entre todos os membros”, anunciou o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo. Especialistas calculam que o acordo poderá representar um aumento de até um trilhão de dólares no comércio global e gerar até 21 milhões de novos postos de trabalho. Entretanto, grupos antiglobalização afirmam que ele beneficiará principalmente as grandes corporações.

O chamado “Pacote de Bali”, um acordo de facilitação do comércio global por meio da redução de barreiras comerciais − porém menos ambicioso do que o previsto na Rodada Doha − envolve, além de questões envolvendo agricultura, um pacote de ajudas a países em desenvolvimento.

“Apenas o princípio”

Era grande a expectativa já na sexta-feira de um consenso entre os países, especialmente depois que um entrave com a Índia, capitaneado pelos Estados Unidos, foi derrubado. Os indianos queriam garantir que seu programa de subsídio de alimentos à população mais carente ficasse de fora do acordo. Após intensas negociações, os EUA aceitaram a proposta até que se busque, nos próximos quatro anos, uma solução definitiva.

No encerramento da sessão ministerial em Bali, o diretor-geral Roberto Azevêdo ressaltou que “pela primeira vez na nossa história” a OMC realmente chegou a um acordo. “O pacote de Bali não é o final, é o princípio”, disse o brasileiro, visivelmente emocionado.

Após o consenso, a programação do evento prevê a emissão da declaração final pelos ministros e representantes dos 159 países-membros da OMC presentes em Bali e o encerramento da conferência, um dia além do previsto – devido às intensas negociações das últimas horas.

A Declaração Ministerial de Bali apresenta acordos nos pontos de facilitação do comércio, agricultura e desenvolvimento, que permitirão à OMC avançar na Rodada Doha.

“Encomendamos ao Comitê de Negociações Comerciais que prepare um programa de trabalho, nos próximos 12 meses, claramente definido sobre as questões restantes do Programa de Doha para o Desenvolvimento”, diz a minuta aprovada pela conferência ministerial.

O Ministério brasileiro das Relações Exteriores saudou o acordo. “Os resultados são amplamente positivos para o Brasil”, afirmou o ministério por meio de um comunicado. “O acordo de facilitação de comércio, de grande interesse para o empresariado e para o governo brasileiros, impulsiona reformas que já estão sendo implementadas no país e facilita o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros”, prossegue o texto.

Primeiro da história da OMC

Esse acordo global é o primeiro na história da OMC, que nasceu após a conclusão da Rodada do Uruguai, em 1994 em Marrakesh, no Marrocos. O encontro abriu caminho para a criação da organização, um ano depois.

O Programa de Doha para o Desenvolvimento – também conhecido como Rodada Doha – surgiu na capital do Catar em 2001 com o objetivo de liberalizar o comércio entre os países-membros da OMC e está estagnado desde 2008.

MD/efe/lusa/dpa/afp

 

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    O Brasil se sente com esse resultado em Bali,satisfeitíssimo por muitas razões em especial uma;o presidente da OMC é o brasileiro o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo.
    .
    Isso deve ser um tormento a turminha que só vive dizendo que o Brasil é uma “putenfia”…rsrsrsr
    .
    Agora vem a cereja do bolo que essa turma ante-brasil vai se engasgar,vejam só essa informação.
    .
    **************
    .

    PRESIDENTE DILMA COMEMORA VITÓRIA DE BRASILEIRO PARA A DIREÇÃO DA OMC
    .
    .
    O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, e assume o cargo no dia 31 de agosto, substituindo o francês Pascal Lamy

    .
    .
    (*) fonte : [ correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/05/07/internas_economia,364742/presidente-dilma-comemora-vitoria-de-brasileiro-para-a-direcao-da-omc.shtml ]
    .
    .
    ********************
    .
    O brasileiro estava concorrendo com o mexicano,que era o candidato da vaca-sagrada( EUA ) e odos Europeus
    .
    Pois é…É o Brasil fazendo história na política externa para o mindo vê.
    .
    Isso era difícil de se vê no passado, que alguns querem reviver…rsrsrsr

  2. novamente um chute no saco da turminha sionista hipócrita traidor da pátria que quando o brasil elegeu o representante falaram que a omc não apitava mais nada ,puro recalque
    tomou na cabeça os anti brazil malditos
    chupa entreguistas ,perderam novamente ,e cada vez menos tempo para as mentiras desses que não acertam nada em geopolítica aparecer
    um ano e dois meses para calar a boca dos pessimistas urubologos de plantão ,

    • Inteligência pura, eles trabalham para os internacionalistas… rsrsrsrsrsrs… se assim não fosse, não passariam nem na porta… rsrsrsrsrsrsrs… isso que dá ler somente literatura esquedopatizante… calcina o pouco de massa cinzenta que lhe restou… rsrsrsrsrsrs…

      • pronto já estão mudando o discurso rsrrsrs
        mas o que importa mesmo é que a traira sempre cai na isca rsrsrs
        zoinho conjuntivite esta ficando descontrolada

    • Vai ganhar o que maria ganhou atrás da horta… rsrsrsrsrsrsrs… é a necessidade que a mente esquerdopata tem de possuir o consenso de seus pares para poder dar um passo sequer em direção a lugar algum… não sabe pensar por si só… por isso não tem projeto de nação… necessita se integrar a algum grupo… mentalidade de manada… TRÁGICO…

  3. Grande vitória da organização que caminha pra deixar de ser mais um fracassado instituto internacional como era antes da atual administração do Brasileiro!

    E novamente vemos que a língua longa dos abutres caiu foi calada!!

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/123303/Vit%C3%B3ria-na-OMC-afunda-jornalismo-do-contra.htm

    Sabe como é né… Tem gente que pouco se importa com o Brasil, se melhora ou não, se cresce ou não, se fica mais importante ou não… Quer mesmo é jogar contra tudo o que pode dar certo pro país só pra fazer proselitismo político contra a atual administração… o que mostra que ODEIAM MAIS DO QUE AMAM!!

    Mas o povo no fim não se deixa enganar… e isso já estamos vendo pra todo lado!!

    Valeu!!

    • francorp só freud para salvar esses espíritos opacos rsrsrsrs
      temos que internar essas pobres almas perdidas em seu mundo bipolar e daotonico rsrsrsrs

  4. DILMA COMEMORA ACORDO NA OMC COM ELOGIO A AZEVÊDO

    “O acordo de Bali demonstra nosso acerto ao indicar o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo para dirigir a OMC”, escreveu a presidente no Twitter nesta manhã; Dilma Rousseff ressaltou, sobre o pacote para o comércio global acertado pelos ministros da organização na madrugada de sábado, os resultados “amplamente positivos para o Brasil”; e avaliou, ao contrário do que pensam os colunistas brasileiros e boa parte da mídia do País, que “a saída dos impasses globais estão em acordos multilaterais, onde todos têm voz”; quando Azevêdo se tornou diretor-geral da OMC, em setembro, a imprensa tradicional desqualificou o órgão; acordo histórico pode agora injetar US$ 1 trilhão na economia mundial

Comentários não permitidos.