EUA pedem a Pequim ‘telefone vermelho’ por tensão no Mar da China

Washington solicitou a Pequim nesta sexta-feira a instalação de um “telefone vermelho” com a Coreia do Sul e o Japão diante da tensão provocada pela criação de uma zona de defesa aérea chinesa sobre o Mar da China Oriental.

“A China deve trabalhar com os demais países, entre eles Japão e Coreia do Sul, para aplicar medidas destinadas a restabelecer a confiança, a exemplo de canais de comunicação de emergência que permitam enfrentar os riscos criados pelo recente anúncio” da zona de defesa aérea, declarou Marie Harf, porta-voz do departamento de Estado.

Pequim decretou unilateralmente no dia 23 de novembro uma “zona de identificação de defesa aérea” sobre o Mar da China Oriental, incluindo as Ilhas Senkaku, arquipélago administrado pelo Japão mas reivindicado pelos chineses, sob o nome de Ilhas Diaoyu.

Washington, Tóquio e Seul enviaram aviões militares à polêmica zona de defesa aérea, para deixar claro que não aceitam a medida.

Harf assinalou que a zona chinesa se estende a espaços aéreos administrados por outros países. Pequim gerou uma “situação na qual duas autoridades diferentes afirmam seu direito de orientar aviões civis, criando potencialmente uma grande confusão”.

“Isto gera uma dinâmica desestabilizadora, que poderá levar os vizinhos da China a adotar novas medidas de resposta”.

A nova zona de defesa aérea instaurada pela China suscita uma “preocupação real”, disse na quinta-feira, em Pequim, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também visitou Tóquio e Seul em seu giro pela Ásia.

AFP

 

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. A China deve trabalhar com os demais países, entre eles Japão e Coreia do Sul, para aplicar medidas destinadas a restabelecer a confiança, a exemplo de canais de comunicação de emergência que permitam enfrentar os riscos criados pelo recente anúncio” da zona de defesa aérea, declarou Marie Harf, porta-voz do departamento de Estado.==== A China tem razão, essas ilhas sempre foram Sinos, e quanto a ilhota q o S.coreanos estão falando, …um boa carga de RDX acaba c esse problema. logo c às queixas do corenos…Já eram p ter feito isso a mt tempo…Essa linha vermelha c esses países é uma boa…sds.

  2. por LUCENA
    .
    .
    .
    ” A nova zona de defesa aérea instaurada pela China suscita uma “preocupação real”, disse na quinta-feira, em Pequim, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também visitou Tóquio e Seul em seu giro pela Ásia.”
    .
    .
    O governo americano mais do que nunca quer uma solução pacífica naquela região não por uma questão só geopolítica dele más ,por ele saber que uma guerra ali vai arrastá-lo nem que ele queira pois há muitos cidadãos americano espalhado naquela região em bases.
    .
    Em uma guerra com a China os únicos lugares que o capeta não gostaria de está serão nesses bases americana.
    .
    O governo americano aos poucos,está virando refém das circunstância que a sua política externa criou….poderá no futuro,esse fato se tornar uma peça teatral no estilo de uma “trágio-comédia” explicativo de como foi o fim do império americano,vai ser engraçado… 🙂

    • é lucena ,quem tudo quer nada tem ,os gringos se esparramaram pelo mundo ,e agora tem desavenças pelos quatro cantos do mundo !!!
      mas eu já disse que os gringos não vao colocar a mao na cumbuca
      o japao e a coreia do sul apenas são bois de piranha .
      na hora h os gringos deixam eles a ver navios como fizeram com israel putenfia rsrsr

Comentários não permitidos.