Cooperação em energia estreita laços entre Argentina e Rússia

Ministro das Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov, e o seu homólogo argentino Hector Timerman em Buenos Aires – Foto: Reuters

Ana Lucía Mucci

Atual acordo da associação russo-argentina prevê cooperação nas seguintes áreas de energia: hidrelétrica, nuclear, de gás e petróleo.

Com relações diplomáticas que remontam a 1855, a Argentina e a Rússia têm historicamente pontos de vista coincidentes em muitas questões.

Prova recente disso é o atual acordo da associação russo-argentina, que prevê cooperação nas seguintes áreas de energia: hidrelétrica, nuclear, de gás e petróleo. Ambos os países têm demonstrado interesse no aumento da cooperação nessas áreas. A intenção de assinar novos acordos bem-sucedidos nessa área é discutido em todas as reuniões bilaterais nos últimos anos.

Mesmo durante a Guerra Fria, quando a Argentina ainda estava dentro da zona de influência dos EUA, as relações com a URSS permaneciam cordiais.

Mas o ano de 2008 se tornou o mais importante nas relações entre os dois países, após ambos assinaram um acordo de parceria estratégica.

Em 2010, por ocasião da celebração de 125 anos de relações bilaterais, o então presidente russo Dmítri Medvedev visitou a Argentina e assinou vários acordos que devem reforçar os laços em áreas estratégicas como transporte, energia, tecnologias espaciais e militar.

A maior empresa da energia nuclear russa, a Rosatom, já entrou no mercado argentino com promessas de grandes investimentos. Desde 2011, a Rosatom está tentando a receber o acesso ao projeto de construção de novas usinas nucleares na Argentina.

Agora, Rússia e Argentina estão elaborando acordos para a exploração conjunta de jazidas de gás e petróleo. A recente recuperação da estatal argentina dedicada à exploração, refino e venda do petróleo e seus produtos derivados Yacimientos Petrolíferos Fiscales abriu muitas oportunidades importantes para a realização de projetos junto com a Rússia e, especialmente, com a petrolífera russa Gazprom.

Em questões de política internacional, os dois países são defensores de soluções multilaterais e dos princípios do direito internacional, tais como o respeito à soberania e não-intervenção nos assuntos internos de outros Estados. Ambos também fazem parte e participam ativamente dos fóruns internacionais como a ONU e G20.

 

Fonte: Gazeta Russa

 

15 Comentários

  1. Era o Brasil quem deveria esta fazendo negócios com a Argentina,fortalecendo o cone sul,afastando a influência de nações européias e dos EUA, mas como já sabemos o Brasil sempre dorme no ponto.

    • Aqui você está sendo injusto César. O Brasil deu todas as oportunidades para os argentinos. E tudo o que os hermanos fizeram foi nos sacanear no Mercosul. Mas será divertido ver os argentinos se darem conta que deram um abraço no diabo ao se aproximar da Rússia no campo energético, quando poderiam ter uma cooperação desse nível com Brasil e a Petrobrás.

      • Eu sou brasileiro,mas verdade seja dita,quem quer se associar a uma nação fraca,que acumula fracasso em todas as áreas, que não consegue organizar uma Copa do Mundo, não consegue fazer uma estrada direito e por ai vai !
        Quem? o BRASIL é uma vergonha,nós ficamos aqui nesse site mostrando as muitas soluções para fazer dessa terra uma nação,mas a toda hora somos tomados de assalto por mais um fracasso,mais uma decepção !
        E não venham com esse papo de esquerda,direita etc e etc !
        A Petrobras é uma verdadeira piada,só sabe nos roubar e nos vender gasolina batizada de fábrica a preços altissímos ,e dar dinheiro para Rede Globo,para disser que ela é um orgulho nacional !
        Como eu disse era o Brasil quem deveria esta fazendo negócios com a Argentina,fortalecendo o cone sul,afastando a influência de nações européias e dos EUA, mas como já sabemos o Brasil não é do ramo,não tem competência !

      • César, eu sei que você é um patriota genuíno, bem ao contrário de alguns fanfarrões aqui. E embora eu discorde de muitas opiniões suas, eu as respeito pois possuem base….

        Quando você diz que nossa nação acumula fracassos em quase todas as áreas e sequer consegue organizar uma copa do mundo, eu igualmente concordo afinal, banânia é uma realidade e o “Brasil PuTênfia”uma ficção.

        Mas volto a insistir, você está sendo injusto. Todos os presidentes eleitos após 85 tentaram oferecer cooperação honesta com os hermanos, e foram solenemente traídos com medidas protecionistas e facadas nas costas. Mesmo o Lula fez de tudo para ter os argentinos do lado e os Kirchner só sacanearam.

  2. Boa sorte aos hermanos… irão precisar… seu governo esquerdopata pensa igual ao nosso… lá eles entregam aos russos, aqui ao chineses… TODOS VENDIDOS… para isso que eles queriam o fim dos governos PATRIOTAS dos militares… democracia é só para enganar a plebe e sugar-lhes as riquezas… não me lembro de privatizações na época dos militares… hoje, até aeroportos privatizaram… isso porque detestam a burguesia capitalista… rsrsrsrsrsrsrsrs… e tem otários que vem aqui defende-los… esses sim, merecem o paredon por serem idiotas… rsrsrsrsrsrs…

    • zoinho míope azul argentina e brasil estão trabalhando juntos em vários setores e esse é um deles ,você é um desavisado e não acerta nada !!! GRAÇAS A DEUS pois o que você fala é apenas coisas ruins ,torce contra o brasil .
      continue assim ,não acertando nada rsrsrs

  3. César Pereira
    8 de dezembro de 2013 at 13:34

    Era o Brasil quem deveria esta fazendo negócios com a Argentina,fortalecendo o cone sul,afastando a influência de nações européias e dos EUA, mas como já sabemos o Brasil sempre dorme no ponto.=== Será q estamos dormindo no ponto? Sei ñ é melhor esperar p vermos em isso vai dar…até pq temos um cacife melhor.Sds.

    • Desculpa ai Giancarlos, mas eu discordo de termos cacife no setor enérgetico , eu vejo muita propaganda mas quando vou fazer pesquisas para ver a veracidade dos fatos na maioria das vezes me decepciono,vejo que é só falácia !
      O Governo acredita muito na ignorancia do povo, vide a euforia com o pré sal, já sabemos que essa riqueza não ira mudar de fato a realidade brasileira,nem ira baixar o preço dos combustíveis !

    • giancarlos, pelo o que eu vejo e sei a respeito dos argentinos, os russos vão tomar calote, eles vão entrar na lista dos que levaram ferro com os hermanitos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………..

  4. Enquanto isso, na Ucrânia, o pau tá comendo contra o governo atual por se aproximar da Rússia e sofrer influências da mesma… jogaram e quebraram a estátua do líder comunista Lenin e, decapitando a mesma, exibiram a cabeça em praça pública… isso demonstra o qnto os ucranianos DETESTAM os comunistas… é porque sabem o qnto essa idiotice esquerdopata pode ser perigosa para a nação… eles estão vacinados e nós ainda querendo pegar essa praga para provar o qnto é ruim… será preciso provar do veneno para saber que mata ???… vamos por pra correr toda essa gente vermelha nojenta nas urnas… qualquer, QUALQUER sigla que tenha vínculos com a ideologia esquerdopata deve ser sumariamente esquecida na hora do voto para não termos que agir como os ucranianos tiveram, ou seja, pela força… FORA COMUNISTAS E SOCIALISTAS DOENTES… aqui não, gentalha…

  5. Ta certissima a Argentina

    A Argentina sofreu na pele as consequencias das “relações Carnais” com os EUA e a dolarização da economia

    eles quebraram e ficaram defasados graças aos EUA e os Tirelles dançadores de tango….

    Parabens aos hermanos

Comentários não permitidos.