A UE e o FMI escravizam a Europa Oriental

Piotr Iskenderov

Em face do agravamento da situação política interna na Ucrânia e das discussões a propósito das perspectivas do desenvolvimento das relações entre Kiev e Bruxelas, não menos notáveis acontecimentos desenvolvem-se em outros países da Europa Oriental. A causa é a mesma: a pressão dos institutos ocidentais, plena de perdas econômicas concretas para os países. Exemplos evidentes são a Hungria e a Romênia – considera nosso observador Piotr Iskenderov.

Nesta semana no parlamento romeno desenrolaram-se debates agudos a propósito da aprovação do orçamento estatal para 2014. “Eu não assinarei esse documento” – prometeu antecipadamente o presidente Traian Basescu.

A causa do sério confronto político entre as autoridades da Romênia foram as recomendações anti-crise da União Europeia e FMI. Mais concretamente o alto imposto sobre os combustíveis, que o FMI “recomendou” (leia ordenou) incluir no orçamento estatal na qualidade de seu ponto central. Conhecido por suas simpatias pró-ocidentais, o chefe de governo Viktor Ponta apoiou inteiramente essa exigência. Ele está convicto de que o imposto sobre os combustíveis permitirá “aumentar as pensões, aumentar o salário mínimo e destinar subsídios complementares à agricultura”.

Entretanto, o presidente Traian Basescu e muitos especialistas independentes não tendem a partilhar do otimismo do primeiro-ministro. Na opinião do chefe de Estado, o imposto citado não apenas não ajudará a solucionar os problemas sociais, mas desfechará novo golpe na economia romena: “acionará o volante da inflação e bloqueará as perspectivas de crescimento da Romênia.”

O FMI, por enquanto, não interfere na situação. Entretanto da sede do Fundo já deram a entender que quaisquer tentativas de rever os parâmetros da política orçamentária combinada com esse instituto levará a um relatório, negativo para Buscareste, ao Conselho de Dirigentes do FMI. E isto, por sua vez, congelará o procedimento de destinação de um pacote de crédito de quatro bilhões para a Romênia.

A esperteza consiste em que os recursos combinados pelo governo romeno com o FMI e UE em julho deste ano deverão ir para a formação de “uma linha de crédito preventiva” que Bucareste pretende acionar apenas em “circunstâncias de crise”. Em outras palavras trata-se da criação de “almofadas de segurança”, que se encontram sob o controle do governo nacional. Um plano análogo foi elaborado também pelo governo da vizinha Hungria.

Mas justamente a criação de um fundo anti-crise, subordinado ao governo, provoca sério descontentamento da direção da UE e FMI. Antes ambas as organizações já deram a entender a Budapeste que este pode esquecer de receber semelhante trunfo, se não seguir com exatidão as exigências dos credores.

O cálculo é simples, inicialmente garantir a concordância total de Budapeste, Bucareste e outras capitais da Europa Oriental com as condições orçamentárias escravizadoras, depois, como consequência, o aumento dos problemas socioeconômicos, em seguida o pedido de novos créditos ao Ocidente. E como resultado a garantia do controle total da UE e FMI sobre a economia nacional e política.

 

 

Fonte: Voz da Rússia

18 Comentários

  1. “O cálculo é simples, inicialmente garantir a concordância total de Budapeste, Bucareste e outras capitais da Europa Oriental com as condições orçamentárias escravizadoras, depois, como consequência, o aumento dos problemas socioeconômicos, em seguida o pedido de novos créditos ao Ocidente. E como resultado a garantia do controle total da UE e FMI sobre a economia nacional e política.”
    ———————————–

    Resumo perfeito das táticas de agiotagem mafiosa de banqueiros da UE/EUA, que utilizam o FMI como um lucrativo instrumento de alavancagem para os seus”negócios”…

      • além de escravizar o pais ,faz seu povo ser usado como mão de obra barata e suas mulheres do leste europeu a se prostituir

      • pode ficar despreocupado aqui não tem nehuma mulher com decendencia sionista ,mas no leste europeu tem um monte dessas pragas!!!!!!!

      • Antissemitismo escancarado… e é com tipos como esse que tem desavisados que querem que tenhamos “boas relações”… rsrsrsrsrs… só se for eu sodomizando o bicheirento… rsrsrsrsrsrsrs…

      • “faz seu povo ser usado como mão de obra barata e suas mulheres do leste europeu a se prostituir”

        Quem usa o povo como mão de obra barata sào os próprios países do leste. Por isso a juventude quer fazer parte da União Européia, para poder trabalhar em outros países como cidadãos europeus e recebendo salários dignos.

        E quem prostitui as mulheres do leste europeu é principalmente a máfia russa.

      • Ilya,

        Nessa eu acho que a Voz da Rússia misturou demais… União Europeia e FMI são coisas diferentes, eles colocaram tudo junto só pra justificar os interesses russos na Ucrânia.

        Eu prefiro que o Brasil seja amigo e sócio da União Europeia do que ser escravo ou sócio do FMI e Banco mundial com sede em Washington… O FMI e o BANCO MUNDIAL sempre escravizaram e interviram no Brasil e na América Latina… Enquanto que a Europa, à parte a Inglaterra da Bruxa Tatcher, sempre nos via com bons olhos e aceitava acordos e rolagens de dividas sem condições intrometidas em nossa politica ou economia interna!!

        Já o FMI e o Banco Mundial faziam sempre uma intervenção em nossa política interna como base pra aceitar qualquer proposta de rolagem da divida…

        Quem viveu os anos 80-90 do século passado sabe muito bem do que estou falando!!

        Valeu!!

  2. Artigo cretino de uma publicação cretina pertencente ao Sistema Putin de Comunicação. Os países da Europa Oriental tiveram o dissabor de suportar 40 anos de brutal ocupação militar soviética,além da opressão política e econômica. Aqueles que tentaram se sublevar contra isso, Hungria (1956) e a antiga Tchecoslováquia (1968) pagaram um alto preço em vidas humanas. Com o fim da nefanda URSS esses países, agora livres, procuram buscar da melhor forma o seu lugar no mundo. Algo que os manifestantes nas ruas de Kiev igualmente querem fazer com asua querida Ucrânia.

    Entretanto, essas atitudes enfurecem Moscou e especialmente o déspota que ocupa o Kremlin, provavelmente pelo fato de ainda estar saudoso das glórias do antigo império soviético. Onde ele pode usar de pressões, chantagens e toda sorte de expedientes escusos, tal como ocorre na Ucrânia, os mesmos são utilizados. No caso dos outros países, há muito livres do jugo e atualmente experimentando regimes democráticos, é utilizado o jornalismo marron de veículos noticiosos como a malfadada Voz da Rússia.

    • Tireless exercendo a sua função de agente da CIA, para variar…

      Mas… O momento de gargalhada se seu quando fez uso da intervenção soviética na Hungria, como peça de resistência retórica…

      Stalin vive!

      Piada.

      • Claro! Imagino as gargalhadas nervosas que você dá todas as vezes que o povo resolve se insurgir contra aqueles que os oprimim não é meu nobre Ilya? Você deve imaginar: Quanta petulância do povo! rs!

      • O povo ucraniano está dando o exemplo a nós de como que devemos tratar os socialistas/comunistas… UM VIVA AOS UCRANIANOS PATRIOTAS… aos vendidos a vala…

  3. E vamos lá com a velha recita de arrocho e aumento de imposto. Mesmo que comprovadamente não dê certo.

    Talvez agora os europeus concordem com o fato de que FMI e Banco Mundial não servem pra outra coisa além de encher as burras do sistema financeiro internacional com a desgraça da população local. E, claro, manter um certo ar de civilidade europeia frente ao mundo.

    Estão exigindo lá o mesmo que fizeram aqui na década de 1970 e 1980. A única novidade é a inclusão do Banco Central Europeu nas negociações.

    Aliás, até as negociações são no mesmo estilo: “nós mexemos em toda a economia e vocês fiquem quietos senão não tem dinheiro”. E Isso porque toda a Europa seguiu a risca as sagradas recomendações dos gênios desse sistema na década de 1990, criando o paraíso na terra que está virando inferno agora.

  4. Voz da Rússia… BAH !!!… só idiotas se alinham a ela em suas elucubrações parciais… nem vale a pena esquentar a moringa ao ler artigos editados por esse pasquim russófilo… quem são os russos para falar em liberdade se são eles exatamente os maiores escravizadores do século passado ???… milhões de ucranianos que o digam… para ficar em um só exemplo, pois se formos contar as demais repúblicas invadidas por Moscou, então é melhor os russófilos nem começarem a contar… vai ficar feio para eles…

  5. Coitados desses caras (Hungria, Romênia, Ucrânia e afins) se fodiam nas mãos dos Russos e agora se fodem nas mãos do ocidente.

    • Não se fie nesses pasquim russos, meu caro… pergunte ao povo do leste europeu com quem eles querem se unir… veja o exemplo ucraniano… estão lutando contra o governo vendido aos russos para que se afaste de Moscou… sabem com quem estão lidando… COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO, meu caro… é melhor abraçar o capeta e ir ao inferno que abraçar um comunista para ir ao céu… não tenhas dúvidas… e olha que nem mais comunistas os russos são… mas guardam resquícios do imperialismo comunista em sua geopolítica para a região…

Comentários não permitidos.